Entrar

Plano de aula de Gêneros Literários: Sistematização

Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Gêneros Literários: Sistematização

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Gêneros Literários: Sistematização

Palavras ChaveGêneros literários, Épico, Lírico, Dramático, Atividades práticas, Discussão em grupo, Análise crítica, Teatro, Poesia, Cinema, Aplicação de conhecimento
Materiais NecessáriosTextos literários variados, Letras de músicas, Trechos de filmes, Espaço para apresentações teatrais, Papel e canetas para roteiros e anotações, Equipamento de projeção para filmes, Acesso à internet (opcional para pesquisa adicional)
Códigos BNCCEM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.; EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaLiteratura

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa estabelecer os objetivos de aprendizagem que guiarão as atividades em sala. Ao definir claramente o que se espera que os alunos alcancem, o professor pode direcionar melhor as discussões e atividades, garantindo que todos os aspectos essenciais dos gêneros literários sejam compreendidos e assimilados. Esta abordagem também serve para motivar os alunos e proporcionar um senso de propósito em sua aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os principais gêneros literários, como o épico, o lírico e o dramático, através de exemplos e características específicas.

2. Fomentar a habilidade de análise crítica dos alunos, permitindo que relacionem os gêneros literários estudados com obras de literatura que já conhecem.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de gêneros literários em textos variados, promovendo uma maior interação e engajamento na sala de aula.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para a aplicação prática dos conceitos de gêneros literários. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre como aplicar o conhecimento teórico em contextos variados, enquanto a contextualização mostra a relevância dos gêneros literários no dia a dia. Essa abordagem visa engajar os alunos e aumentar a compreensão e apreciação dos gêneros literários, facilitando o processo de aprendizagem durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um conto e percebe que a narrativa começa a descrever uma batalha épica, mas sem muitos detalhes sobre os personagens ou seus sentimentos. Como você classificaria esse conto em termos de gênero literário e por quê?

2. Considere a letra de uma música que você gosta muito. Ela fala sobre as dores do amor de forma profunda e pessoal. Qual gênero literário você associaria a essa letra e por que? Discuta se essa música pode ser considerada uma peça de literatura.

Contextualização

Os gêneros literários não são apenas categorias abstratas usadas pelos críticos; eles moldam a forma como experienciamos a arte e nos ajudam a entender melhor nós mesmos e o mundo ao redor. Por exemplo, o gênero lírico frequentemente nos conecta emocionalmente com as experiências humanas mais íntimas, enquanto o gênero dramático nos leva a questionar as relações sociais e morais através de diálogos e ações. Conhecer esses gêneros é como descobrir as ferramentas que escritores usam para tocar nossas emoções e intelecto.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa o conhecimento prévio sobre os gêneros literários, utilizando métodos que estimulem a colaboração, a reflexão e o pensamento crítico. As atividades são estruturadas para garantir que os alunos possam vivenciar e explorar ativamente as características de cada gênero, reforçando assim a sua compreensão e habilidades de análise literária. A escolha de uma atividade prática visa também engajar os alunos e tornar o aprendizado mais significativo e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Gêneros em Cena

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e prática as características distintas dos gêneros literários, reforçando a compreensão dos alunos sobre cada um.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar pequenas peças teatrais que exemplifiquem os gêneros literários discutidos: épico, lírico e dramático. Cada grupo deverá escrever um pequeno roteiro que represente um aspecto marcante de cada gênero, utilizando elementos como monólogos, diálogos, efeitos de cena e escolha de palavras específicas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um dos gêneros literários (épico, lírico ou dramático).

  • Peça que cada grupo elabore um roteiro curto (máximo de 10 minutos de duração) que represente o gênero designado.

  • Os grupos devem considerar o uso de características específicas de cada gênero, como o tom épico, a expressão lírica ou o conflito dramático.

  • Após a escrita, os grupos terão 30 minutos para ensaiar suas peças.

  • Cada grupo apresentará sua peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre como os elementos do gênero literário foram incorporados.

Atividade 2 - Batalha de Poemas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de escrever e identificar poemas de diferentes gêneros, além de promover a apreciação e compreensão das características específicas de cada um.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, competirão para criar poemas que exemplifiquem os gêneros lírico, épico e dramático. Cada grupo receberá um tema e deverá expressar suas características no poema, utilizando métrica, rima e vocabulário apropriados para cada gênero.

- Instruções:

  • Forme grupos de 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um dos gêneros literários e um tema.

  • Dê 20 minutos para que cada grupo crie um poema que represente o gênero e o tema escolhido.

  • Os grupos apresentarão seus poemas para a classe, seguidos de uma votação para escolher o melhor exemplar de cada gênero.

  • Após as apresentações, discuta com a classe como cada poema exemplifica seu gênero literário e por que foi escolhido como o melhor.

Atividade 3 - Cineclube dos Gêneros

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar como os elementos visuais e narrativos dos filmes podem ser utilizados para identificar e classificar os gêneros literários, aprimorando a compreensão dos alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão assistir a trechos de filmes que exemplifiquem os gêneros literários estudados. Após a exibição, eles discutirão em grupos pequenos e depois em uma discussão plenária como os elementos cinematográficos e narrativos se alinham com os gêneros literários.

- Instruções:

  • Selecione trechos de filmes que exemplifiquem claramente os gêneros épico, lírico e dramático.

  • Divida a turma em grupos de discussão de até 10 alunos.

  • Exiba um trecho de filme para cada grupo, fazendo rodízio para que todos os grupos vejam todos os exemplos.

  • Após a exibição, permita 10 minutos para discussão em grupo sobre como o trecho se encaixa no gênero literário.

  • Finalize com uma discussão plenária, onde cada grupo compartilha suas observações e reflexões sobre os trechos vistos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e ouvir as perspectivas de seus colegas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos gêneros literários e a importância de sua aplicação em diversas formas de arte e comunicação, além de desenvolver habilidades de comunicação e colaboração. Ao refletir sobre suas experiências, os alunos podem também identificar áreas que necessitam de mais estudo ou esclarecimento, orientando futuras atividades de aprendizagem.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Sugira que os alunos reflitam sobre como as características dos gêneros literários podem ser identificadas e aplicadas em diferentes tipos de textos, incluindo aqueles que não são tradicionalmente literários, como músicas e filmes.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais características que ajudaram você a identificar cada gênero literário nas atividades realizadas?

2. Como vocês aplicariam o conhecimento adquirido sobre os gêneros literários na análise de outras obras de literatura ou formas de arte?

3. Houve alguma surpresa ou desafio ao tentar adaptar os gêneros literários para os diferentes formatos das atividades (teatro, poesia, cinema)?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos gêneros literários, integrando os conhecimentos teóricos com as práticas realizadas durante a aula. Além disso, visa reforçar a importância dos gêneros literários como ferramentas essenciais para a análise e apreciação de textos e outras formas de arte, preparando os alunos para aplicar esses conceitos em futuras leituras e experiências culturais.

Resumo

Na etapa final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre os gêneros literários, reforçando o entendimento dos alunos sobre as características e exemplos de cada gênero: épico, lírico e dramático. É importante vincular os conceitos com as atividades práticas realizadas, destacando como a teoria foi aplicada em contextos criativos e analíticos.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades que permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento sobre gêneros literários. Essa abordagem prática não só reforçou a compreensão teórica como também demonstrou a relevância dos gêneros literários no contexto cultural e artístico mais amplo. A discussão em grupo e as atividades criativas serviram como ponte entre a teoria estudada e a realidade vivenciada, facilitando uma aprendizagem mais significativa.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância dos gêneros literários no cotidiano, não apenas na literatura, mas também em outras formas de arte e comunicação, como música e cinema. Compreender e saber identificar esses gêneros enriquece a capacidade dos alunos de apreciar e analisar diversas manifestações culturais, ampliando sua compreensão e sensibilidade artística.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies