Entrar

Plano de aula de Informações sobre o Texto

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Informações sobre o Texto

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Informações sobre o Texto

Palavras ChaveExtração de informações, Compreensão textual, Análise crítica, Atividades interativas, Leitura crítica, Detetives textuais, Mapa mental, Teatro de leitura, Discussão em grupo, Aplicação prática
Materiais NecessáriosTextos variados (notícias, contos, manuais), Marcadores ou post-its, Papéis para mapas mentais, Lista de manchetes e resumos de artigos, Roteiros para teatro
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.; EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos visa estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam durante a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os estudantes sobre quais competências precisam focar e como podem aplicar o conhecimento prévio em situações práticas. Esta seção é essencial para alinhar as expectativas e garantir que tanto o preparo quanto a participação dos alunos sejam direcionados para os resultados desejados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e extrair informações relevantes de textos, demonstrando compreensão do sentido geral e de partes específicas.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação textual, essenciais para a compreensão efetiva de diferentes tipos de textos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e análise dos textos propostos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem o propósito de engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado previamente com situações práticas e relevantes, utilizando problemas baseados em situações reais para estimular o pensamento crítico e a reflexão. Além disso, visa proporcionar uma visão clara da aplicabilidade do tema no cotidiano, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um jornal e se depara com uma notícia importante, mas repleta de detalhes. Como você identificaria as informações mais relevantes para entender o que realmente aconteceu?

2. Pense em um manual de instruções de um aparelho eletrônico. Se você precisasse encontrar rapidamente como resolver um problema específico com o dispositivo, quais estratégias usaria para localizar essa informação no texto?

Contextualização

A habilidade de extrair informações relevantes de textos é crucial em situações do dia a dia, desde entender um contrato de serviços até analisar notícias para formar opiniões informadas. Além disso, essa competência é fundamental em diversas áreas profissionais, como na medicina para interpretar prontuários, no direito para analisar processos judiciais e na engenharia para entender manuais técnicos. Essa contextualização destaca a importância prática da habilidade que os alunos estão desenvolvendo.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa as habilidades de extração de informações relevantes de textos que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupo e em situações desafiadoras, eles não apenas solidificam seu entendimento do conteúdo, mas também desenvolvem habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. Cada atividade proposta visa atingir este objetivo através de métodos criativos e engajadores.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Textuais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar informações relevantes em diversos tipos de textos e justificar suas escolhas, promovendo a compreensão crítica e a capacidade de síntese.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a se tornarem verdadeiros detetives textuais. Serão apresentados a textos curtos e complexos, de natureza variada (notícias, contos, instruções), e terão que identificar e registrar as informações mais importantes e relevantes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de textos para cada grupo, sendo cada texto de um tipo diferente (notícia, conto, manual).

  • Cada grupo deve ler os textos e, utilizando marcadores ou post-its, destacar as informações que consideram mais relevantes.

  • Após a leitura, cada grupo apresenta para a classe as informações que escolheram e justifica suas escolhas.

  • Promova uma discussão em classe sobre as escolhas de cada grupo e como diferentes leitores podem destacar informações distintas.

Atividade 2 - Mapa Mental de Notícias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de sintetizar informações e de criar conexões entre tópicos, além de fomentar uma compreensão mais ampla do conteúdo noticioso.

- Descrição: Os alunos criarão mapas mentais de notícias, utilizando como base várias manchetes e resumos de artigos. Esta atividade visa não apenas a identificação das informações mais importantes, mas também a conexão entre elas para formar um panorama geral do que está sendo noticiado.

- Instruções:

  • Forneça aos alunos uma lista de manchetes e breves resumos de artigos atuais.

  • Peça que, em grupos, eles criem um mapa mental, conectando as informações de forma lógica e hierárquica.

  • Cada grupo apresenta seu mapa para a classe, explicando as conexões feitas e o motivo de destacarem algumas notícias sobre outras.

  • Realize uma análise coletiva dos mapas, discutindo as diferentes perspectivas e destaque das notícias.

Atividade 3 - Teatro de Leitura

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão aprofundada de textos por meio de uma abordagem criativa e colaborativa, incentivando os alunos a pensarem criticamente sobre o material e a trabalharem em equipe.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, em grupos, transformarão um trecho de texto em uma pequena peça teatral. Cada grupo deverá escolher e enfatizar as informações mais relevantes do texto, utilizando a dramatização para demonstrar sua compreensão e interpretação.

- Instruções:

  • Cada grupo escolhe um trecho de texto de um conto ou notícia.

  • Os alunos identificam e destacam as informações mais importantes do texto.

  • Com base nessas informações, eles escrevem um pequeno roteiro teatral.

  • Os grupos encenam suas peças para a classe, focando nas informações chave e explicando a importância delas no contexto original do texto.

  • Após todas as apresentações, discuta com a classe como as diferentes peças destacaram diferentes aspectos dos textos originais.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o processo de extração de informações e compartilhem suas descobertas e desafios com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos critérios utilizados para determinar a relevância das informações e proporciona insights valiosos sobre diferentes abordagens. Além disso, esta etapa promove a habilidade de articulação e argumentação dos alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar diferentes tipos de textos e praticar a extração de informações relevantes, é hora de compartilhar o que cada grupo descobriu. Vamos discutir como cada grupo abordou a tarefa e quais foram os desafios e aprendizados durante o processo.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os critérios que seu grupo utilizou para determinar a relevância das informações nos textos?

2. Como vocês acham que a habilidade de identificar informações chave pode ajudar em futuras situações de leitura e pesquisa?

3. Houve alguma informação que inicialmente pareceu irrelevante, mas que se tornou importante após discussões em grupo?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e robusta dos conceitos abordados. Além disso, visa a reforçar a conexão entre teoria e prática, mostrando aos alunos como o que foi aprendido pode ser aplicado em situações reais. Esta seção também serve para motivar os alunos, mostrando a aplicabilidade do conteúdo no dia a dia e a importância de continuarem a desenvolver suas habilidades de leitura crítica.

Resumo

Na etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando as técnicas de extração de informações relevantes de textos e a importância da compreensão crítica. Este momento é crucial para garantir que os alunos internalizem os conceitos trabalhados e possam aplicá-los em outras situações de leitura e pesquisa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. As atividades propostas permitiram que os alunos aplicassem diretamente o conhecimento teórico prévio em situações práticas, como a análise de textos variados e a criação de mapas mentais, reforçando a importância da teoria no desenvolvimento de habilidades práticas essenciais.

Fechamento

Por fim, enfatize a relevância do tema no cotidiano dos alunos, destacando como a habilidade de extrair informações relevantes de textos é fundamental em diversas áreas, desde a educação até a vida profissional. Este reconhecimento ajuda a solidificar o aprendizado e a motivar os estudantes a continuarem aprimorando suas habilidades de compreensão textual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies