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Plano de aula de Recursos Textuais: Montagem da Mensagem

Português

Original Teachy

'EM13LGG101'

Recursos Textuais: Montagem da Mensagem

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão de Texto: O professor deve orientar a aula de forma que os alunos sejam capazes de compreender textos de diferentes gêneros, identificando a maneira como a mensagem é montada e entendendo a importância de cada parte na estruturação do todo.

  2. Análise e Síntese: Os alunos devem ser capazes de analisar os textos propostos, identificando as partes que compõem a mensagem e sintetizando o conteúdo de forma coesa e coerente.

  3. Produção de Texto: Além de analisar e compreender a montagem da mensagem, os alunos devem ser capazes de aplicar esse conhecimento na produção de seus próprios textos, sejam eles narrativos, argumentativos ou poéticos.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolvimento da habilidade de leitura crítica: Os alunos devem ser capazes de ler os textos propostos de forma crítica, identificando não apenas a montagem da mensagem, mas também o propósito e o público-alvo do texto.

  • Desenvolvimento da habilidade de escrita: A partir da compreensão da montagem da mensagem, os alunos devem ser capazes de aprimorar a qualidade de seus textos, tornando-os mais coesos e coerentes.

  • Promoção do trabalho em equipe: Através de atividades em grupo, os alunos devem desenvolver a capacidade de colaborar uns com os outros, compartilhando ideias e opiniões de forma respeitosa e construtiva.

  • Estímulo à criatividade: Ao produzir seus próprios textos, os alunos devem ser incentivados a explorar sua criatividade, experimentando diferentes maneiras de montar a mensagem.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula revisando os conceitos de estrutura textual, gêneros textuais e interpretação de textos. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão teórica ou de um jogo de perguntas e respostas. É importante que os alunos tenham esses conceitos frescos em suas mentes, pois eles servirão como base para o novo conteúdo que será apresentado.

  2. Situações-Problema: O professor pode apresentar aos alunos duas situações-problema que envolvam a montagem da mensagem. Por exemplo, a primeira situação pode ser a análise de um cartaz de propaganda e a segunda, a interpretação de um poema. O professor deve perguntar aos alunos como eles interpretariam esses textos e quais elementos eles consideram importantes na montagem da mensagem.

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância de compreender a montagem da mensagem. Isso pode ser feito através da apresentação de exemplos práticos, como a importância de uma comunicação clara e eficiente no mundo dos negócios, na política e até mesmo nas relações pessoais.

  4. Ganho de Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a montagem da mensagem. Por exemplo, ele pode mencionar que a ordem das palavras em uma frase pode mudar completamente o significado da mensagem, ou que a escolha de certas palavras ou expressões pode evocar diferentes emoções ou reações no leitor.

  5. Introdução ao Tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula - a montagem da mensagem. Ele deve explicar que a montagem da mensagem envolve a organização de ideias, a escolha de palavras e a estrutura do texto, e que entender como a mensagem é montada é essencial para uma boa interpretação e produção de textos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Análise de Textos (10 - 15 minutos):

    1.1. O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

    1.2. Cada grupo receberá um conjunto de textos de diferentes gêneros (por exemplo, um poema, um artigo de notícias, um anúncio publicitário, um trecho de um romance, etc.).

    1.3. A tarefa do grupo será analisar os textos, identificando as partes que compõem a mensagem e discutindo como a mensagem é montada em cada texto.

    1.4. Para facilitar a discussão, o professor pode fornecer aos alunos um guia de questões, que inclua perguntas como: "Qual é o propósito deste texto? Quem é o público-alvo? Como a mensagem é montada? Quais são as partes mais importantes da mensagem? Por quê?".

    1.5. Depois de analisar os textos, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, explicando como eles interpretaram a montagem da mensagem em cada texto.

  2. Atividade de Produção de Texto (10 - 15 minutos):

    2.1. Após a atividade de análise, o professor deve pedir a cada grupo que produza um texto curto (de no máximo 10 linhas) no mesmo gênero dos textos que eles analisaram. Por exemplo, se o grupo analisou um poema, eles devem produzir um poema; se analisaram um anúncio publicitário, eles devem produzir um anúncio publicitário, e assim por diante.

    2.2. O professor deve estabelecer algumas diretrizes para a produção do texto, como a inclusão de certos elementos (por exemplo, se o texto for um poema, o professor pode pedir aos alunos que incluam uma metáfora ou uma rima).

    2.3. O professor deve lembrar aos alunos que, ao produzir seus textos, eles devem considerar a montagem da mensagem - ou seja, eles devem pensar em como organizar suas ideias, escolher suas palavras e estruturar seu texto de forma a transmitir sua mensagem de maneira clara, eficiente e impactante.

    2.4. Após a produção dos textos, cada grupo deve compartilhar seu texto com a turma, explicando como eles montaram sua mensagem e por quê.

  3. Discussão em Grupo (5 - 10 minutos):

    3.1. Depois que todos os grupos compartilharem seus textos, o professor deve promover uma discussão em grupo, na qual os alunos podem fazer perguntas, compartilhar suas opiniões e aprender uns com os outros.

    3.2. Durante a discussão, o professor deve destacar os pontos positivos de cada texto, elogiando os aspectos bem-sucedidos da montagem da mensagem, e oferecendo sugestões de melhoria, quando necessário.

    3.3. O professor deve aproveitar a discussão para reforçar os conceitos-chave da montagem da mensagem, esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter e motivar os alunos a aplicar o que aprenderam em suas futuras produções textuais.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    1.1. O professor deve promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas.

    1.2. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas conclusões. O professor deve incentivar os alunos a explicar como eles aplicaram o conceito de montagem da mensagem em suas análises e produção de textos.

    1.3. Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos e aprofundar a compreensão do conceito. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Por que vocês escolheram essa palavra em particular? Como ela contribui para a montagem da mensagem?"; "Como vocês organizaram as ideias no texto? Por que essa ordem foi escolhida?"; "Quais dificuldades vocês encontraram ao tentar montar a mensagem? Como vocês as superaram?".

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    2.1. O professor deve aproveitar o final das apresentações para fazer uma revisão rápida dos conceitos teóricos apresentados no início da aula.

    2.2. O professor deve destacar como os conceitos de estrutura textual, gêneros textuais e interpretação de textos se conectam com a montagem da mensagem, e como eles influenciaram as atividades realizadas.

  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    3.1. Para finalizar a aula, o professor deve propor um momento de reflexão individual.

    3.2. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"; "Quais questões ainda não foram respondidas?"; "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em suas futuras produções textuais?".

    3.3. Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, eles podem compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem.

  4. Avaliação do Aprendizado (1 minuto):

    4.1. Ao final da aula, o professor deve fazer uma breve avaliação do aprendizado, perguntando aos alunos se eles se sentem mais confiantes em compreender e montar mensagens em seus textos.

    4.2. O professor pode também perguntar aos alunos se eles têm alguma dúvida remanescente, para que ele possa esclarecê-la na próxima aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode fazer um resumo dos conceitos de montagem da mensagem, análise de textos e produção de textos, destacando a importância de cada um na compreensão e na criação de textos eficazes. Além disso, o professor pode reforçar as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a leitura crítica, a escrita coesa e coerente, e o trabalho em equipe.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode destacar como as atividades de análise de textos permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de montagem da mensagem, e como a atividade de produção de textos os incentivou a colocar esses conceitos em prática. O professor pode também mencionar como a discussão em grupo enriqueceu o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes compartilhar suas experiências, aprender uns com os outros e aprofundar sua compreensão do tópico.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais de estudo complementares para os alunos aprofundarem seus conhecimentos sobre a montagem da mensagem. Estes podem incluir sites, vídeos, livros e exercícios online. O professor deve enfatizar que a prática regular e a exposição a uma variedade de textos são fundamentais para o Desenvolvimento das habilidades de montagem da mensagem.

  4. Importância do Tópico no Dia a Dia (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve explicar a relevância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como a habilidade de compreender e montar mensagens eficazes é fundamental em diversas situações, tais como na escola, no trabalho, em conversas com amigos e familiares, e até mesmo nas interações com a mídia e a publicidade. O professor deve encorajar os alunos a aplicar o que aprenderam não apenas em suas produções textuais, mas também em suas interações diárias, tornando-se comunicadores mais eficazes e críticos.

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