Objetivos (5 - 7 minutos)
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Introduzir o conceito de Trema: O professor deve garantir que os alunos compreendam a definição de trema, sua origem e uso. Isso inclui explicar que o trema é um sinal diacrítico, que consiste de dois pontos (¨) colocados sobre uma vogal para indicar que ela deve ser pronunciada separadamente de uma vogal adjacente.
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Apresentar a história do Trema: Além da definição, o professor deve fornecer um contexto histórico para o trema, explicando como e por que ele foi introduzido na língua portuguesa, e por que foi posteriormente abolido.
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Desenvolver a habilidade de aplicar o Trema: Os alunos devem ser capazes de identificar palavras que originalmente levavam trema e agora não o levam mais, e vice-versa. Além disso, devem ser capazes de escrever corretamente palavras que levam trema, seguindo as regras gramaticais.
Objetivos secundários:
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Promover a participação ativa dos alunos: O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, encorajando perguntas e discussões durante toda a aula.
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Estimular a pesquisa independente: Os alunos devem ser incentivados a buscar informações adicionais sobre o trema após a aula, a fim de aprofundar seu entendimento do tópico.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o conceito de sinais diacríticos, que foram estudados anteriormente. Ele pode fazer isso através de perguntas diretas aos alunos ou através de um pequeno quiz. Isso irá ajudar a preparar o terreno para a Introdução do trema.
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Situações-problema: O professor pode propor duas situações-problema para estimular o pensamento crítico dos alunos e engajá-los na aula. A primeira situação poderia ser a leitura de um texto antigo que use o trema, e pedir aos alunos para tentar entender o que o autor quis dizer. A segunda situação poderia ser a leitura de um texto atual sem o trema, e pedir aos alunos para tentar entender a palavra sem a ajuda do trema.
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Contextualização: O professor deve explicar a importância e a relevância do trema no contexto da língua portuguesa. Ele pode mencionar que, embora o trema tenha sido abolido da língua portuguesa em 2009, ainda é possível encontrar palavras em textos antigos ou emprestadas de outras línguas que usem o trema. Além disso, o professor pode mencionar que a habilidade de entender e usar o trema pode ser útil para os alunos em situações como a leitura de textos literários antigos, a compreensão de textos acadêmicos, ou a escrita de textos formais.
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Introdução do tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula - o trema. Ele pode fazer isso de forma atraente, contando uma curiosidade sobre o trema, como por exemplo, que o trema foi introduzido na língua portuguesa em 1971 para indicar a pronúncia do "u" em palavras como "pingüim", mas acabou sendo abolido em 2009 porque, segundo os linguistas, não era mais necessário. Outra curiosidade é que, embora o trema tenha sido abolido no Brasil, ele ainda é usado em Portugal e em alguns outros países de língua portuguesa.
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Ganhar a atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode também mostrar algumas palavras em que o trema é usado, como por exemplo, "linguiça" e "pinguim", e pedir aos alunos para tentar pronunciá-las sem o trema. O professor pode então explicar que o trema serve exatamente para indicar que a vogal que o precede deve ser pronunciada separadamente da vogal que a segue, como em "pinguim" (pronuncia-se "pin-gu-im") e "linguiça" (pronuncia-se "lin-gui-ça").
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de leitura e interpretação de textos antigos (7 - 10 minutos): O professor deve fornecer aos alunos textos antigos que usem o trema, como por exemplo, trechos de obras literárias do século XIX. Os alunos devem ser orientados a ler os textos e a tentar entender o significado das palavras que usam o trema. O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos que tiverem dificuldade e respondendo a quaisquer perguntas que possam surgir.
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Atividade de escrita de palavras com trema (7 - 10 minutos): Em seguida, o professor deve fornecer aos alunos uma lista de palavras que originalmente levavam o trema, mas que agora não o levam mais, como "linguiça" e "pinguim". Os alunos devem ser orientados a escrever as palavras corretamente, incluindo o trema. O professor deve circular pela sala, corrigindo os erros e fornecendo feedback imediato.
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Atividade de pesquisa sobre a abolição do trema (5 - 7 minutos): Para complementar a aula, o professor pode propor uma atividade de pesquisa em que os alunos devem procurar informações sobre a abolição do trema na língua portuguesa. Os alunos podem trabalhar em grupos e usar seus smartphones ou tablets para realizar a pesquisa. O professor deve orientar os alunos a buscar respostas para perguntas como: Por que o trema foi abolido? Quando o trema foi abolido? Quais foram as reações à abolição do trema? Após a pesquisa, os grupos devem apresentar suas descobertas para a classe. Esta atividade não só irá ajudar os alunos a entender melhor o trema, mas também irá desenvolver suas habilidades de pesquisa e apresentação.
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Atividade de discussão (5 - 7 minutos): Finalmente, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre o trema. Ele pode começar perguntando aos alunos o que eles aprenderam com a aula e quais questões ainda têm. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para compartilhar suas opiniões e experiências sobre o trema. Por exemplo, os alunos podem ser convidados a falar sobre se já viram o trema em algum texto e se tiveram dificuldade em entender a palavra, ou se já tiveram que usar o trema em algum texto que escreveram. Estas discussões irão ajudar a reforçar o aprendizado dos alunos e a tornar a aula mais interativa e engajadora.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em grupo e compartilhamento de conclusões (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e conclusões sobre a abolição do trema e sua importância. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para fazer sua apresentação. Durante essa discussão, o professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim a interação e o engajamento de todos.
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Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então conectar as atividades práticas realizadas pelos alunos com o conteúdo teórico apresentado na Introdução. Ele pode, por exemplo, destacar que a atividade de leitura de textos antigos com trema ajudou os alunos a compreender a importância do trema para a pronúncia correta das palavras. Da mesma forma, a atividade de escrita de palavras com trema ajudou os alunos a praticar a aplicação do trema de acordo com as regras gramaticais.
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Reflexão sobre o aprendizado (2 - 3 minutos): O professor deve então propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante a aula. Ele pode fazer isso através de perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ser incentivados a pensar em suas respostas e a compartilhá-las com a classe. Esta atividade de reflexão irá ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que precisam ser preenchidas.
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Feedback do professor (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor deve fornecer feedback aos alunos sobre o seu desempenho durante a aula. Ele pode elogiar os alunos por seu envolvimento e participação, e fornecer sugestões de melhoria para a próxima aula. O feedback do professor é uma parte crucial do processo de aprendizado, pois ajuda os alunos a entenderem suas forças e áreas de melhoria, e a se motivarem para continuar aprendendo.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo do conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos abordados. Ele deve reiterar a definição de trema como um sinal diacrítico colocado sobre uma vogal para indicar que ela deve ser pronunciada separadamente de uma vogal adjacente. Além disso, deve relembrar a história do trema, desde a sua Introdução na língua portuguesa até a sua abolição. Finalmente, deve enfatizar a importância de entender e usar corretamente o trema, mesmo que ele não seja mais utilizado na língua portuguesa.
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Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria do trema com a sua prática e aplicações. Ele pode mencionar que a leitura de textos antigos com trema ajudou os alunos a entender a importância do trema para a pronúncia correta das palavras. Além disso, a atividade de escrita de palavras com trema permitiu aos alunos praticar a aplicação do trema de acordo com as regras gramaticais. Por fim, a pesquisa sobre a abolição do trema ajudou os alunos a entender as implicações práticas da sua aplicação.
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Materiais complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar o seu entendimento do trema. Isso pode incluir livros, artigos, sites e vídeos que explicam em detalhes o conceito de trema, sua história e suas regras de uso. O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais por conta própria, como parte do processo de aprendizado autônomo.
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Relevância do trema no dia a dia (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do trema para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que, embora o trema tenha sido abolido da língua portuguesa, ainda é possível encontrar palavras em textos antigos ou emprestadas de outras línguas que usam o trema. Além disso, o professor pode argumentar que a habilidade de entender e usar o trema pode ser útil para os alunos em situações como a leitura de textos literários antigos, a compreensão de textos acadêmicos, ou a escrita de textos formais. Dessa forma, o professor irá mostrar aos alunos que o que aprenderam na aula tem aplicações práticas e relevantes para a sua vida cotidiana e acadêmica.