Plano de Aula | Metodologia Teachy | Átomos: Características dos Átomos e Íons
Palavras Chave | Átomos, Prótons, Nêutrons, Elétrons, Íons, Cátions, Ânions, Redes Sociais, Metodologia Ativa, Tecnologias Modernas, Gamificação, Colaboração, Instagram, QR Codes, Talk Show, Edição de Vídeo |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Ferramentas de design gráfico online (ex: Canva), Aplicativos de edição de imagem, Aplicativos de leitura de QR codes, Ferramentas de edição de vídeo básicas, Projetor e computador para exibir vídeos |
Códigos BNCC | EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Química |
Unidade Temática | Química Geral |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade guiar os alunos na compreensão detalhada da estrutura atômica e na identificação dos diferentes tipos de íons. Ao estabelecer esses objetivos, os alunos serão capazes de aplicar o conhecimento teórico em atividades práticas e interativas, utilizando ferramentas digitais que facilitam a visualização e entendimento dos conceitos químicos fundamentais.
Objetivos principais:
1. Compreender a estrutura do átomo, reconhecendo as subpartículas que o compõem: prótons, nêutrons e elétrons.
2. Diferenciar os tipos de íons (cátions e ânions) e determinar o número de elétrons em cada tipo.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em ambiente digital.
- Aplicar o conhecimento sobre átomos e íons em situações cotidianas e tecnológicas.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o conteúdo teórico com aplicações práticas e curiosidades que despertam o interesse. Ao utilizar pesquisas em tempo real via celular, os alunos são incentivados a explorar o tema de maneira ativa e colaborativa, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
Aquecendo
離 Para iniciar a aula sobre átomos e íons, explique aos alunos que a compreensão desses conceitos é fundamental para a química e para muitas tecnologias modernas. Incentive os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre átomos ou íons. Pode ser uma curiosidade, uma aplicação tecnológica ou uma descoberta recente. Dê a eles alguns minutos para realizar essa busca. Após a pesquisa, peça a cada aluno para compartilhar o fato encontrado com a turma.
Reflexões Iniciais
1. O que você encontrou de interessante sobre átomos ou íons?
2. Como os átomos influenciam a tecnologia que usamos diariamente?
3. Quais são as principais subpartículas de um átomo? Defina cada uma delas.
4. Qual a diferença entre um cátion e um ânion?
5. Como a variação no número de elétrons afeta a formação de íons?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado aprofundada e interativa, onde eles possam aplicar os conceitos teóricos estudados em atividades práticas e lúdicas. Utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas, os alunos são incentivados a colaborar, criar e se engajar de forma significativa com o conteúdo.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Átomos no Instagram
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e formação de íons de forma criativa e lúdica, utilizando plataformas sociais e ferramentas digitais para engajar os alunos no aprendizado.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um perfil fictício no Instagram para um átomo específico (como o átomo de hidrogênio, oxigênio, etc). Eles precisam criar postagens que expliquem as características do átomo, subpartículas e íons relacionados, utilizando imagens, stories e legendas criativas. Os grupos devem usar aplicativos de edição de imagem para criar conteúdo visual atrativo.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher um átomo específico para representar.
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Criar um perfil fictício no Instagram utilizando ferramentas de design gráfico online (como Canva).
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Desenvolver ao menos cinco postagens explicando as subpartículas do átomo, formação de íons e curiosidades sobre o átomo.
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Cada postagem deve conter legendas criativas e ilustrações atrativas (memes, infográficos, etc).
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Pedir aos alunos que criem stories interativos, incluindo enquetes e quizzes, para engajar outros colegas.
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Apresentar o perfil à turma destacando os aprendizados e as decisões criativas utilizadas.
Atividade 2 - Caçada Atômica Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a pesquisa e a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e íons de maneira interativa e cooperativa, utilizando a gamificação e ferramentas digitais.
- Descrição: Nesta atividade em estilo de caça ao tesouro, os alunos usarão QR codes espalhados pela sala ou escola, cada um contendo pistas e mini-questões sobre estrutura atômica e íons. Utilizando seus celulares, os alunos deverão escanear os QR codes, resolver as questões e coletar pontos. O grupo que alcançar mais pontos, ou completar a caçada em menor tempo, será o vencedor.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Preparar QR codes contendo perguntas e pistas sobre átomos e íons.
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Espalhar os QR codes pela sala ou escola em locais estratégicos.
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Fornecer aos alunos um link para um aplicativo de leitura de QR codes.
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Cada grupo deve escanear os QR codes, resolver as questões e anotar as respostas.
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Os grupos devem seguir as pistas para encontrar o próximo QR code até completar o percurso.
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Ao final, cada grupo deve entregar suas respostas e a pontuação será contabilizada.
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Anunciar o grupo vencedor e discutir as respostas corretas em sala.
Atividade 3 - Talk Show dos Átomos
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Facilitar a compreensão e a comunicação dos conceitos de estrutura atômica e formação de íons, promovendo habilidades de colaboração, criatividade e uso de tecnologias audiovisuais.
- Descrição: Os alunos irão criar e participar de um 'talk show' em formato de vídeo, onde um deles será o apresentador e os outros membros do grupo serão átomos e íons convidados. Eles deverão preparar roteiros que expliquem as características dos átomos e íons, as funções de subpartículas e realizar uma discussão em estilo de entrevista.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deve escolher um átomo e preparar um personagem para representar um íon ou uma subpartícula (próton, elétron, nêutron).
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Desenvolver um roteiro que inclua perguntas do apresentador e respostas informativas dos 'convidados'.
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Ensaiar a apresentação e gravar o talk show utilizando celulares.
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Utilizar ferramentas de edição de vídeo básicas para criar uma apresentação coesa e interessante.
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Exibir os vídeos para a turma e discutir os conceitos apresentados.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
Finalidade: Esta etapa tem como finalidade consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões sobre as atividades realizadas. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem seus insights e aprendizagens, enriquecendo o entendimento coletivo. O feedback 360° ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, empatia e autocrítica, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 1. Inicie perguntando aos alunos sobre os desafios que encontraram durante as atividades. 2. Pergunte a cada grupo qual foi o átomo ou íon que escolheram e por quê. 3. Solicite que os grupos expliquem as principais características e curiosidades sobre os átomos e íons que descobriram. 4. Encoraje os estudantes a comentar sobre o que acharam mais interessante e o que aprenderam de novo.
Reflexões
1. 類 Perguntas para Reflexão: 2. O que mais surpreendeu você sobre a estrutura dos átomos e íons durante as atividades? 3. Como você aplicaria o que aprendeu sobre átomos e íons a situações do dia a dia ou tecnologias modernas? 4. Quais foram as diferenças mais notáveis entre os cátions e ânions que você percebeu?
Feedback 360°
Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma a manter um feedback construtivo e respeitoso, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Sugira que utilizem frases como 'Eu gostei quando você...','Achei interessante quando você explicou...' e 'Uma sugestão para melhorar poderia ser...'.
Conclusão
Duração: 5 - 10 minutos
Finalidade: A conclusão visa consolidar o aprendizado e refletir sobre a relevância prática do conteúdo. Ao resumir os conceitos de forma divertida, conectando-os à vida moderna e destacando suas aplicações, os alunos podem perceber a importância real do que aprenderam e como isso se manifesta no dia a dia e nas tecnologias que utilizam.
Resumo
Resumo Divertido: Imagine que cada átomo é uma pequena celebridade no universo da química. Durante nossa aula, conhecemos as superestrelas próton, nêutron e elétron que juntos formam o palco do átomo. Também descobrimos como os átomos podem ganhar ou perder elétrons para se transformar em íons - os cátions e ânions, que são como as versões com mais ou menos fãs (elétrons) dessas celebridades!
No Mundo
No Mundo Atual: A exploração dos átomos e íons nos conecta diretamente com tecnologias modernas como baterias dos nossos smartphones, tratamentos médicos e até mesmo a computação quântica. Compreender como essas pequenas partículas se comportam nos ajuda a entender e inovar no mundo ao nosso redor.
Na Prática
️ Aplicações: O conhecimento sobre átomos e íons é essencial em diversas áreas. Desde a farmácia, onde a formação de íons é crucial para a criação de medicamentos, até a tecnologia, onde o entendimento dos elétrons permite o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos mais eficientes.