Entrar

Plano de aula de Átomos: Características dos Átomos e Íons

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Átomos: Características dos Átomos e Íons

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Átomos: Características dos Átomos e Íons

Palavras ChaveÁtomos, Prótons, Nêutrons, Elétrons, Íons, Cátions, Ânions, Redes Sociais, Metodologia Ativa, Tecnologias Modernas, Gamificação, Colaboração, Instagram, QR Codes, Talk Show, Edição de Vídeo
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Ferramentas de design gráfico online (ex: Canva), Aplicativos de edição de imagem, Aplicativos de leitura de QR codes, Ferramentas de edição de vídeo básicas, Projetor e computador para exibir vídeos
Códigos BNCCEM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade guiar os alunos na compreensão detalhada da estrutura atômica e na identificação dos diferentes tipos de íons. Ao estabelecer esses objetivos, os alunos serão capazes de aplicar o conhecimento teórico em atividades práticas e interativas, utilizando ferramentas digitais que facilitam a visualização e entendimento dos conceitos químicos fundamentais.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura do átomo, reconhecendo as subpartículas que o compõem: prótons, nêutrons e elétrons.

2. Diferenciar os tipos de íons (cátions e ânions) e determinar o número de elétrons em cada tipo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em ambiente digital.
  2. Aplicar o conhecimento sobre átomos e íons em situações cotidianas e tecnológicas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

‍ A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o conteúdo teórico com aplicações práticas e curiosidades que despertam o interesse. Ao utilizar pesquisas em tempo real via celular, os alunos são incentivados a explorar o tema de maneira ativa e colaborativa, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Aquecendo

離 Para iniciar a aula sobre átomos e íons, explique aos alunos que a compreensão desses conceitos é fundamental para a química e para muitas tecnologias modernas. Incentive os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre átomos ou íons. Pode ser uma curiosidade, uma aplicação tecnológica ou uma descoberta recente. Dê a eles alguns minutos para realizar essa busca. Após a pesquisa, peça a cada aluno para compartilhar o fato encontrado com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que você encontrou de interessante sobre átomos ou íons?

2. Como os átomos influenciam a tecnologia que usamos diariamente?

3. Quais são as principais subpartículas de um átomo? Defina cada uma delas.

4. Qual a diferença entre um cátion e um ânion?

5. Como a variação no número de elétrons afeta a formação de íons?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado aprofundada e interativa, onde eles possam aplicar os conceitos teóricos estudados em atividades práticas e lúdicas. Utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas, os alunos são incentivados a colaborar, criar e se engajar de forma significativa com o conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Átomos no Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e formação de íons de forma criativa e lúdica, utilizando plataformas sociais e ferramentas digitais para engajar os alunos no aprendizado.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um perfil fictício no Instagram para um átomo específico (como o átomo de hidrogênio, oxigênio, etc). Eles precisam criar postagens que expliquem as características do átomo, subpartículas e íons relacionados, utilizando imagens, stories e legendas criativas. Os grupos devem usar aplicativos de edição de imagem para criar conteúdo visual atrativo.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um átomo específico para representar.

  • Criar um perfil fictício no Instagram utilizando ferramentas de design gráfico online (como Canva).

  • Desenvolver ao menos cinco postagens explicando as subpartículas do átomo, formação de íons e curiosidades sobre o átomo.

  • Cada postagem deve conter legendas criativas e ilustrações atrativas (memes, infográficos, etc).

  • Pedir aos alunos que criem stories interativos, incluindo enquetes e quizzes, para engajar outros colegas.

  • Apresentar o perfil à turma destacando os aprendizados e as decisões criativas utilizadas.

Atividade 2 - Caçada Atômica Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a pesquisa e a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e íons de maneira interativa e cooperativa, utilizando a gamificação e ferramentas digitais.

- Descrição: Nesta atividade em estilo de caça ao tesouro, os alunos usarão QR codes espalhados pela sala ou escola, cada um contendo pistas e mini-questões sobre estrutura atômica e íons. Utilizando seus celulares, os alunos deverão escanear os QR codes, resolver as questões e coletar pontos. O grupo que alcançar mais pontos, ou completar a caçada em menor tempo, será o vencedor.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Preparar QR codes contendo perguntas e pistas sobre átomos e íons.

  • Espalhar os QR codes pela sala ou escola em locais estratégicos.

  • Fornecer aos alunos um link para um aplicativo de leitura de QR codes.

  • Cada grupo deve escanear os QR codes, resolver as questões e anotar as respostas.

  • Os grupos devem seguir as pistas para encontrar o próximo QR code até completar o percurso.

  • Ao final, cada grupo deve entregar suas respostas e a pontuação será contabilizada.

  • Anunciar o grupo vencedor e discutir as respostas corretas em sala.

Atividade 3 - Talk Show dos Átomos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Facilitar a compreensão e a comunicação dos conceitos de estrutura atômica e formação de íons, promovendo habilidades de colaboração, criatividade e uso de tecnologias audiovisuais.

- Descrição: Os alunos irão criar e participar de um 'talk show' em formato de vídeo, onde um deles será o apresentador e os outros membros do grupo serão átomos e íons convidados. Eles deverão preparar roteiros que expliquem as características dos átomos e íons, as funções de subpartículas e realizar uma discussão em estilo de entrevista.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um átomo e preparar um personagem para representar um íon ou uma subpartícula (próton, elétron, nêutron).

  • Desenvolver um roteiro que inclua perguntas do apresentador e respostas informativas dos 'convidados'.

  • Ensaiar a apresentação e gravar o talk show utilizando celulares.

  • Utilizar ferramentas de edição de vídeo básicas para criar uma apresentação coesa e interessante.

  • Exibir os vídeos para a turma e discutir os conceitos apresentados.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: Esta etapa tem como finalidade consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões sobre as atividades realizadas. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem seus insights e aprendizagens, enriquecendo o entendimento coletivo. O feedback 360° ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, empatia e autocrítica, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 1. Inicie perguntando aos alunos sobre os desafios que encontraram durante as atividades. 2. Pergunte a cada grupo qual foi o átomo ou íon que escolheram e por quê. 3. Solicite que os grupos expliquem as principais características e curiosidades sobre os átomos e íons que descobriram. 4. Encoraje os estudantes a comentar sobre o que acharam mais interessante e o que aprenderam de novo.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. O que mais surpreendeu você sobre a estrutura dos átomos e íons durante as atividades? 3. Como você aplicaria o que aprendeu sobre átomos e íons a situações do dia a dia ou tecnologias modernas? 4. Quais foram as diferenças mais notáveis entre os cátions e ânions que você percebeu?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma a manter um feedback construtivo e respeitoso, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Sugira que utilizem frases como 'Eu gostei quando você...','Achei interessante quando você explicou...' e 'Uma sugestão para melhorar poderia ser...'.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

Finalidade: A conclusão visa consolidar o aprendizado e refletir sobre a relevância prática do conteúdo. Ao resumir os conceitos de forma divertida, conectando-os à vida moderna e destacando suas aplicações, os alunos podem perceber a importância real do que aprenderam e como isso se manifesta no dia a dia e nas tecnologias que utilizam.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que cada átomo é uma pequena celebridade no universo da química. Durante nossa aula, conhecemos as superestrelas próton, nêutron e elétron que juntos formam o palco do átomo. Também descobrimos como os átomos podem ganhar ou perder elétrons para se transformar em íons - os cátions e ânions, que são como as versões com mais ou menos fãs (elétrons) dessas celebridades! 

No Mundo

No Mundo Atual: A exploração dos átomos e íons nos conecta diretamente com tecnologias modernas como baterias dos nossos smartphones, tratamentos médicos e até mesmo a computação quântica. Compreender como essas pequenas partículas se comportam nos ajuda a entender e inovar no mundo ao nosso redor.

Na Prática

️ Aplicações: O conhecimento sobre átomos e íons é essencial em diversas áreas. Desde a farmácia, onde a formação de íons é crucial para a criação de medicamentos, até a tecnologia, onde o entendimento dos elétrons permite o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos mais eficientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies