Entrar

Plano de aula de Substâncias e Misturas

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Substâncias e Misturas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Substâncias e Misturas

Palavras ChaveSubstâncias, Misturas, Química, Ensino Médio, Metodologia Digital, Substâncias Puras, Substâncias Compostas, Misturas Homogêneas, Misturas Heterogêneas, Vlog Científico, Escape Room Virtual, Conteúdos Virais, Trabalho em Equipe, Tecnologia Digital, Engajamento, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à internet, Ferramentas de edição de vídeo (Canva, Powtoon, InShot), Plataforma de Escape Room virtual (Breakout EDU, Genially), Plataforma de compartilhamento de conteúdos (Google Meet, Padlet), Ferramentas de criação de infográficos e animações (Canva, Apresentações Google), Material de escrita (canetas, papel) para anotações
Códigos BNCCEM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer um entendimento claro das habilidades que os alunos devem adquirir ao final da aula. Ao definir os objetivos, o professor pode orientar as atividades de forma a garantir que os alunos consigam diferenciar entre substâncias e misturas, identificar substâncias puras e compostas e classificar tipos de misturas. Isso proporciona uma base sólida para as atividades práticas subsequentes e assegura que todos os alunos compreendam o que se espera deles.

Objetivos principais:

1. Diferenciar substâncias de misturas.

2. Reconhecer tipos de substâncias: puras e compostas.

3. Classificar diferentes tipos de misturas.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a habilidade analítica ao avaliar exemplos do cotidiano.
  2. Estimular a curiosidade e a investigação científica.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos e engajá-los de imediato no tema abordado. Ao pedir que busquem fatos interessantes sobre substâncias e misturas, eles se sentem mais conectados ao conteúdo, posteriormente enriquecendo o debate. As perguntas chave servem para direcionar a discussão e permitir que os alunos compartilhem suas impressões e conhecimentos adquiridos, preparando-os para as atividades mais práticas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre Substâncias e Misturas, explique aos alunos que hoje eles vão explorar mais a fundo como entender e diferenciar esses conceitos que são fundamentais na química e também em nosso cotidiano. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre substâncias ou misturas. Por exemplo, eles podem procurar sobre como as ligas metálicas são formadas ou qual é a substância mais pura conhecida. Assim, todos estarão engajados desde o começo e trazendo contribuições para a aula.

Reflexões Iniciais

1. O que diferencia uma substância pura de uma substância composta?

2. Quais são os exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas que vocês conhecem no dia a dia?

3. Por que é importante saber diferenciar substâncias de misturas em situações práticas?

4. Como as redes sociais e a internet podem ajudar ou atrapalhar na disseminação de informações corretas sobre substâncias e misturas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente, onde eles possam aplicar os conhecimentos adquiridos de forma criativa e contextualizada utilizando tecnologias digitais. Isso não apenas reforça o aprendizado teórico, mas também desenvolve habilidades importantes como pesquisa, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Misturas em Cena : Criando um Vlog Científico

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, roteiro, comunicação e edição ao explicar conceitos químicos em um formato moderno e digital.

- Descrição: Os alunos vão se dividir em grupos e criar um vlog ou um vídeo no estilo de um influenciador digital explicando a diferença entre substâncias e misturas, bem como exemplos de cada uma delas. O vídeo deve incluir infográficos, animações ou demonstrações práticas usando itens do dia a dia.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça para que escolham um papel dentro do grupo: apresentador, roteirista, editor, pesquisador e designer gráfico.

  • Os alunos deverão usar seus celulares e computadores para pesquisar, criar roteiros, gravar e editar o vídeo.

  • Incentive a criação de infográficos e animações utilizando ferramentas como Canva, Powtoon ou mesmo apresentações Google.

  • Peça para os alunos incluírem exemplos práticos do cotidiano, como liga metálica, água mineral, ar atmosférico, etc.

  • Os vídeos devem ter duração de 5 a 10 minutos.

  • Reserve os últimos minutos para que cada grupo apresente seu vídeo aos colegas.

Atividade 2 - Escape Room Virtual : Desvendando Substâncias e Misturas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a aplicação prática dos conceitos de substâncias e misturas de uma maneira lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de Escape Room virtual onde precisarão resolver enigmas relacionados a substâncias e misturas para escapar. Eles usarão seus celulares e computadores para acessar as pistas e resolver os desafios.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Direcione os alunos para um site de Escape Room virtual, como Breakout EDU ou Genially.

  • Instrua cada grupo a criar uma conta e acessar a sala de escape designada para a aula.

  • Os enigmas incluirão puzzles sobre a diferenciação entre substâncias puras e compostas, misturas homogêneas e heterogêneas, e a classificação de exemplos do dia a dia.

  • Os grupos deverão colaborar e utilizar recursos online para resolver cada enigma, desbloqueando as próximas etapas.

  • Durante a atividade, circule pela sala (ou monitore virtualmente) para oferecer auxílio e verificar o progresso.

  • Após resolver todos os enigmas, os grupos devem preencher um breve relatório digital sobre o que aprenderam.

Atividade 3 - Química nas Redes : Analisando e Criando Conteúdos Virais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades críticas e criativas ao analisar e produzir conteúdos de mídia, alinhando informações científicas com elementos de comunicação eficientes.

- Descrição: Os alunos irão utilizar as redes sociais para encontrar e analisar conteúdos populares (memes, vídeos, postagens) que abordem substâncias e misturas. Em seguida, eles criarão seus próprios conteúdos com informações corretas e cientificamente embasadas, visando torná-los virais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça para que cada grupo escolha uma rede social (Instagram, TikTok, Twitter, etc.) e pesquise conteúdos sobre substâncias e misturas.

  • Os alunos deverão analisar os conteúdos encontrados, verificando a precisão das informações e a forma como são apresentados.

  • Cada grupo deve selecionar um conteúdo e criar uma versão corretiva ou nova, utilizando ferramentas de edição de imagem e vídeo disponíveis online (Canva, InShot, etc.).

  • Os alunos devem considerar elementos que tornam um conteúdo viral, como humor, clareza e qualidade visual.

  • Peça que os grupos compartilhem seus conteúdos criados com a turma através de uma plataforma comum (Google Meet, Padlet, etc.).

  • Reserve tempo para uma discussão final onde os alunos podem votar nos conteúdos mais criativos e informativos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover uma reflexão profunda sobre o aprendizado adquirido, incentivando a troca de experiências e de feedbacks construtivos. Isso ajuda a consolidar o conhecimento, a melhorar a dinâmica de trabalho em equipe e a desenvolver habilidades de autoavaliação e de recepção de críticas construtivas.

Discussão em Grupo

[Discussão em Grupo] Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira um breve roteiro para introduzir essa discussão:

  1. Introdução: Peça para que cada grupo apresente brevemente o vídeo/vlog, o conteúdo criado para redes sociais, ou um resumo da experiência na Escape Room.
  2. Pontos Principais: Solicite que cada grupo destaque os principais aspectos que aprenderam sobre substâncias e misturas.
  3. Desafios: Pergunte quais foram os maiores desafios enfrentados durante a atividade e como eles foram superados.
  4. Aplicação Prática: Incentive os alunos a discutir como os conceitos aprendidos podem ser aplicados no cotidiano e em outras disciplinas.
  5. Conclusão: Reforce a importância da colaboração e do uso de tecnologias digitais no aprendizado.

Reflexões

1. Quais diferenças vocês encontraram entre substâncias puras e compostas ao realizar as atividades? 2. Como a experiência de criação de conteúdos digitais ajudou a reforçar seu entendimento sobre misturas homogêneas e heterogêneas? 3. De que maneira as habilidades desenvolvidas durante essas atividades (como pesquisa, comunicação e edição) podem ser úteis em outras áreas do conhecimento e na vida cotidiana?

Feedback 360°

[Feedback 360°] Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente os alunos para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Utilize a seguinte estrutura para o feedback:

  1. Aspectos Positivos: Cada aluno deve destacar pelo menos um ponto positivo sobre a participação do colega.
  2. Oportunidades de Melhoria: Indique áreas onde o colega pode melhorar, sempre de forma respeitosa e objetiva.
  3. Reflexão Pessoal: Cada aluno deve refletir sobre o feedback recebido e pensar em como pode aplicá-lo para melhorar em atividades futuras.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão

A finalidade desta etapa é consolidar e reforçar os conhecimentos adquiridos durante a aula de forma leve e divertida. É uma oportunidade para conectar os conceitos teóricos com o mundo real, demonstrando sua relevância e aplicabilidade. Além disso, gera um momento de reflexão final que ajuda a fixar o aprendizado e a encerrar a aula com chave de ouro. 

Resumo

 Resumo da Aula - Substâncias e Misturas 

Vamos dar uma turbinada no resumo dos conceitos que exploramos hoje!  Substâncias puras são aquelas que têm uma única composição química, como a água destilada (H2O) ou o ferro (Fe). Já as substâncias compostas são formadas por mais de um tipo de elemento químico, como a água (H2O) e o sal (NaCl). As misturas podem ser homogêneas (soluções) ou heterogêneas (aquelas que têm diferentes fases visíveis). Um exemplo de mistura homogênea é o ar que respiramos, enquanto um exemplo de mistura heterogênea é a salada de frutas. 

No Mundo

No Mundo Atual

A aula de hoje se conecta diretamente com a dinâmica moderna em várias frentes. Vivemos em um mundo onde a química está em todos os lugares, desde os produtos que usamos em casa até os avanços tecnológicos e científicos. Entender sobre substâncias e misturas nos ajuda a compreender melhor os produtos que consumimos, a sustentabilidade ambiental e até o engajamento em debates sobre temas emergentes nas redes sociais. Além disso, habilidades digitais como criação de vídeos e conteúdos virais são essenciais no mundo atual.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia

Saber diferenciar substâncias de misturas e reconhecer seus tipos é crucial no cotidiano. Pense em escolher produtos no mercado, entender rótulos de alimentos, ou mesmo em práticas de reciclagem e sustentabilidade. Nossos alunos estão mais preparados para tomar decisões informadas e críticas, contribuindo para um consumo consciente e uma vida mais sustentável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies