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Plano de aula de Tabela Periódica: Propriedades

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Tabela Periódica: Propriedades

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Tabela Periódica: Propriedades

Palavras ChaveTabela Periódica, Propriedades Químicas, Eletronegatividade, Propriedades Periódicas, Propriedades Não Periódicas, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Atividades Interativas, Tecnologia na Educação, Aprendizado Lúdico, Trabalho em Equipe, Redes Sociais
Materiais NecessáriosTablets ou celulares com acesso à internet, Aplicativo de leitura de QR codes, Perfis fictícios em redes sociais (ou plataformas simuladas), Aplicativos ou sites para criação de apresentações digitais, Jogo de tabuleiro digital sobre a Tabela Periódica, Quadro branco e marcadores para discussão em grupo
Códigos BNCCEM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer claramente os objetivos de aprendizagem, para que os alunos compreendam o que se espera que eles alcancem ao final da aula. Isso ajudará a orientar tanto o professor quanto os alunos durante as atividades, garantindo o foco no desenvolvimento das habilidades propostas.

Objetivos principais:

1. Reconhecer as principais propriedades químicas, como eletronegatividade, que podem ser extraídas da tabela periódica.

2. Identificar as propriedades periódicas e não periódicas dos elementos químicos na tabela periódica.

Objetivos secundários:

  1. Promover a habilidade de análise crítica através da identificação de padrões na tabela periódica.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos sobre a organização e as propriedades dos elementos químicos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos de maneira interativa desde o início da aula, utilizando a tecnologia que eles já dominam para buscar informações relevantes. Isso não só facilita a introdução ao tema, como também promove a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. O debate inicial, incentivado pelas perguntas chave, visa revisar conceitos importantes e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão. 樂

Aquecendo

Introduza o tema da aula com uma breve explicação sobre a importância da Tabela Periódica no estudo da Química. Destaque como ela nos ajuda a entender as propriedades dos elementos e a prever o comportamento químico. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a Tabela Periódica ou sobre algum elemento específico nela presente. Pode ser um trivia, uma curiosidade histórica ou uma aplicação prática de um elemento no dia a dia. Isso ajudará a despertar a curiosidade e conectar o conhecimento com o mundo real. 

Reflexões Iniciais

1. Qual é a função da Tabela Periódica na Química?

2. Quais são as propriedades principais que podemos deduzir a partir da Tabela Periódica?

3. O que são propriedades periódicas e não periódicas? Podem dar exemplos?

4. Como a eletronegatividade varia ao longo da Tabela Periódica?

5. Por que é importante entender as propriedades dos elementos químicos para aplicações práticas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e interativa que permita aos alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos sobre a tabela periódica e suas propriedades. Utilizando tecnologias digitais, as atividades visam engajar os alunos, promover o trabalho em equipe e facilitar a compreensão de conceitos complexos através de métodos inovadores e lúdicos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Químico 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover uma aprendizagem de forma lúdica e interativa sobre as propriedades periódicas e não periódicas dos elementos químicos, utilizando tecnologia digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão participar de uma 'Caça ao Tesouro Químico' digital. Utilizando um aplicativo de QR code, cada grupo deve seguir pistas que os levarão a diferentes informações sobre as propriedades de um elemento químico específico na tabela periódica.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um tablet ou celular com acesso à internet e um aplicativo de leitura de QR codes.

  • Os QR codes estarão espalhados em locais estratégicos da sala de aula ou até mesmo da escola, contendo informações sobre eletronegatividade, afinidade eletrônica, raio atômico, etc.

  • Cada grupo deve seguir as pistas fornecidas pelos QR codes para encontrar e registrar as informações sobre seu elemento químico designado.

  • Ao final da atividade, cada grupo deve preparar uma apresentação digital (utilizando slides ou um vídeo curto) para compartilhar suas descobertas com a turma.

Atividade 2 - Influenciadores da Tabela Periódica 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão das propriedades dos elementos químicos através da criação de conteúdo digital e interação em redes sociais.

- Descrição: Os alunos irão criar perfis fictícios de 'influenciadores digitais' representando diferentes elementos químicos. Esses perfis serão usados para postar 'conteúdos' nas redes sociais sobre as propriedades dos elementos, fomentando uma discussão online entre os alunos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe ou recebe aleatoriamente um elemento químico.

  • Os alunos deverão criar um perfil fictício em uma plataforma de redes sociais (pode ser simulada em um documento compartilhado ou uma ferramenta de aprendizado online).

  • Cada perfil deve postar conteúdo que destaque as propriedades do elemento químico, como eletronegatividade, raio atômico, afinidade eletrônica, etc.

  • Os grupos podem comentar nos 'posts' uns dos outros, fazendo perguntas, comparações e discutindo as propriedades dos elementos.

  • No final, cada grupo apresenta os principais destaques sobre seu elemento e as interações que tiveram nas redes sociais simuladas.

Atividade 3 - Jogo de Tabuleiro Digital: Aventura na Tabela Periódica 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar os conhecimentos sobre a tabela periódica e suas propriedades de forma divertida e envolvente através de um jogo de tabuleiro digital.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de tabuleiro digital interativo, onde cada casa do tabuleiro apresentará desafios e perguntas sobre as propriedades dos elementos na tabela periódica. O jogo será acessado através de um site ou aplicativo específico.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo acesso a um tablet ou computador com o jogo de tabuleiro digital instalado.

  • Explique as regras básicas do jogo: cada grupo deve avançar no tabuleiro respondendo corretamente perguntas sobre eletronegatividade, afinidade eletrônica, raio atômico, etc.

  • Os desafios podem incluir mini-games, quizzes rápidos e quebra-cabeças relacionados às propriedades dos elementos.

  • O grupo que atingir o final do tabuleiro primeiro, com a maior pontuação, será o vencedor.

  • Ao final do jogo, faça uma discussão em classe sobre as perguntas e desafios apresentados, reforçando os conceitos aprendidos.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação do aprendizado dos alunos através da troca de experiências e informações. A discussão em grupo permite uma revisão coletiva dos conceitos aprendidos, enquanto o feedback 360° ajuda os alunos a desenvolverem habilidades sociais e de comunicação, além de promover um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Peça para cada grupo apresentar uma visão geral das atividades que realizaram. Incentive-os a serem claros sobre as propriedades que estudaram e como utilizaram a tecnologia para aprofundar seus conhecimentos.
  2. Destaques: Cada grupo deve destacar um ou dois pontos chave que consideraram mais interessantes ou surpreendentes sobre o elemento que estudaram. Eles devem explicar o porquê.
  3. Aprendizado: Peça aos alunos que reflitam sobre como a atividade ajudou a aumentar a compreensão das propriedades periódicas e não periódicas dos elementos. Como a metodologia digital ajudou nesse processo?
  4. Desafios e Soluções: Incentive os grupos a discutirem quaisquer desafios que enfrentaram durante as atividades e como os resolveram. Isso ajudará a promover o aprendizado colaborativo e a troca de estratégias.

Reflexões

1.O que mais surpreendeu vocês sobre o elemento que estudaram? Por quê? 2.Como a utilização de tecnologia digital facilitou a compreensão das propriedades químicas? 3.Vocês conseguiriam explicar a diferença entre propriedades periódicas e não periódicas, com exemplos?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando o seguinte formato:

  1. Aspectos Positivos: Cada aluno deve começar mencionando algo positivo sobre a contribuição do colega.
  2. Áreas de Melhoria: Em seguida, forneça feedback sobre alguma área onde o colega possa melhorar ou ser mais eficaz.
  3. Conclusão: Finalize mencionando novamente um ponto forte do colega, reforçando a importância da contribuição dele para o grupo.

Exemplo: “Gostei muito de como você explicou as propriedades periódicas, foi muito claro! Acho que você poderia tentar ser mais assertivo na divisão de tarefas na próxima vez. No geral, sua participação foi essencial para o nosso sucesso!”

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o que foi aprendido durante a aula. O resumo criativo visa fixar os conceitos de forma divertida e memorável, enquanto a discussão sobre a conexão com o mundo atual e as aplicações práticas reforça a relevância do conhecimento adquirido. Esta etapa ajuda os alunos a verem o valor do que aprenderam e como isso se aplica na vida real, aumentando o engajamento e a motivação para aprender mais. 欄

Resumo

Resumo: Imagine a grande festa onde cada elemento químico é um convidado especial! 拾 A Tabela Periódica é como o mapa dessa festa, mostrando onde cada elemento se senta e suas características especiais. Falamos sobre grandes personalidades da festa como a eletronegatividade (o carismático que quer atrair todos para si), a afinidade eletrônica (o amigável que adora fazer novos amigos), e o raio atômico (o grandalhão ou o pequeninho do grupo). Foi uma jornada e tanto conhecer essas propriedades e como elas variam ao longo da tabela! 

No Mundo

No Mundo: A Tabela Periódica não é apenas um conceito teórico; ela está em todos os lugares ao nosso redor! Desde a composição dos nossos dispositivos eletrônicos até a descoberta de novos materiais para tecnologia avançada, a organização e o entendimento das propriedades dos elementos são essenciais. Vivemos em um mundo onde a inovação depende diretamente do nosso conhecimento químico, e a aula de hoje conectou essas ideias com o cotidiano moderno. 

Na Prática

Aplicações: Compreender as propriedades dos elementos químicos é crucial para diversas áreas, como medicina, engenharia, tecnologia e até mesmo no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis. Por exemplo, ao conhecer a eletronegatividade, podemos desenvolver melhores materiais condutores para eletrônicos. Saber sobre o raio atômico ajuda no desenvolvimento de novos medicamentos mais eficazes. Essas propriedades são a base para inovações que melhoram nossa qualidade de vida. ⚗️

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