Entrar

Plano de aula de Modernidade: Etnocentrismo e Racismo

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Modernidade: Etnocentrismo e Racismo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Modernidade: Etnocentrismo e Racismo

Palavras ChaveEtnocentrismo, Racismo, Xenofobia, Sociologia, Metodologia Digital, Redes Sociais, Empatia, Modernidade, Diversidade Cultural, Atividades Práticas, Gamificação, Debate, Pensamento Crítico, Justiça Social, Educação
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Ferramentas de criação de conteúdo (Instagram, editores de imagem e vídeo), Plataformas de criação de jogos online (como Scratch), Grupo em rede social (Facebook ou WhatsApp), Materiais de pesquisa (artigos, notícias, dados estatísticos)
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Objetivos

Duração: 10-15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos estejam cientes dos objetivos principais da aula e compreendam a importância de discutir e refletir sobre questões complexas como etnocentrismo, racismo e xenofobia. Essa etapa prepara os alunos para as atividades práticas que se seguirão, contextualizando o tema com a realidade digital e social em que estão inseridos.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de etnocentrismo e suas manifestações na sociedade moderna.

2. Identificar e analisar os diferentes tipos de racismo e xenofobia presentes na sociedade.

3. Refletir sobre as implicações sociais e culturais desses comportamentos e atitudes.

Objetivos secundários:

  1. Promover a empatia e a conscientização sobre a diversidade cultural.
  2. Estimular a participação ativa e crítica dos alunos em discussões sobre justiça social.

Introdução

Duração: 15-20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma base sólida para a discussão e atividades futuras, ajudando os alunos a se conectar emocionalmente e intelectualmente ao tema através de exemplos reais e atuais. Esta introdução pretende engajar os alunos, estimulando sua curiosidade e incentivando uma abordagem crítica desde o início da aula.

Aquecendo

No mundo moderno, o etnocentrismo e o racismo continuam a ser questões sociais críticas. Esses comportamentos prejudicam nossa capacidade de viver em uma sociedade justa e inclusiva, criando divisões, preconceitos e tensões. Para começar a aula, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre etnocentrismo ou racismo que tenha sido notícia recentemente. Isso abrirá espaço para uma discussão inicial e contextualização do tema com eventos atuais.

Reflexões Iniciais

1. O que é etnocentrismo e como ele se manifesta na sociedade moderna?

2. Como o racismo se diferencia do etnocentrismo?

3. Quais são alguns exemplos de xenofobia que podemos observar em nosso cotidiano ou em notícias recentes?

4. De que maneiras as redes sociais podem perpetuar ou combater atitudes etnocêntricas e racistas?

5. Vocês já presenciaram ou vivenciaram algum ato de racismo ou xenofobia? Como reagiram ou gostariam de ter reagido?

6. Quais políticas ou ações sociais vocês acham que poderiam reduzir o racismo e a xenofobia em nossa sociedade?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de etnocentrismo e racismo, utilizando ferramentas digitais que estão inseridas em seu cotidiano. Através dessas atividades, espera-se que os alunos não apenas compreendam melhor os temas, mas também desenvolvam empatia, pensamento crítico e habilidades de comunicação, preparando-os para se tornarem cidadãos mais conscientes e ativos em suas comunidades.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Diversidade 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos enquanto eles desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre etnocentrismo e racismo, promovendo empatia e consciência por meio de atividades práticas e digitais.

- Descrição: Os alunos serão convidados a criar um perfil de 'influenciador digital' no Instagram (simulado) que tenha como missão combater o etnocentrismo e o racismo. Eles usarão suas habilidades de criação de conteúdo para produzir posts, stories e vídeos que eduquem e sensibilizem seu público sobre esses temas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício de influenciador digital em uma plataforma de sua escolha. Recomenda-se o uso do Instagram.

  • Utilizando seus celulares ou computadores, os alunos devem criar uma série de conteúdos (posts, stories, vídeos) que abordem o etnocentrismo, racismo e xenofobia.

  • Os conteúdos devem incluir: uma postagem explicativa sobre etnocentrismo, uma história pessoal sobre racismo ou xenofobia que poderiam ser compartilhadas por seguidores, e uma chamada para ação (por exemplo, um desafio de hashtag para promover a diversidade).

  • Os alunos devem utilizar ferramentas de edição de imagem e vídeo para tornar os conteúdos mais atrativos e impactantes.

  • Cada grupo apresentará seu perfil aos demais colegas, explicando as escolhas de conteúdo e estratégias de engajamento utilizadas.

Atividade 2 - Gamificação da Empatia 欄

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o desenvolvimento de habilidades técnicas e de programação enquanto se aborda a importância da empatia e das escolhas éticas em situações de etnocentrismo e racismo.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital interativo que simula situações de etnocentrismo e racismo, desafiando os jogadores a tomar decisões éticas e empáticas ao longo da narrativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve utilizar uma plataforma de criação de jogos online (como Scratch ou outra ferramenta similar) para desenvolver um jogo interativo.

  • O enredo do jogo deve incluir situações que envolvam etnocentrismo e racismo, apresentando aos jogadores dilemas éticos e escolhas que influenciam a história.

  • Os alunos devem criar personagens, cenários e diálogos que reflitam fielmente os desafios enfrentados por diferentes grupos étnicos e raciais.

  • Cada grupo deve testar o jogo entre si para garantir que as escolhas no jogo promovam reflexão e aprendizado.

  • Ao final, os grupos irão compartilhar suas criações com a turma, jogando os jogos uns dos outros e discutindo as diferentes abordagens e ensinamentos.

Atividade 3 - Debate Digital em Redes Sociais ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, enquanto se aprofunda na compreensão de etnocentrismo e racismo através de um debate mediado em uma plataforma digital.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado em um grupo de redes sociais (como Facebook ou WhatsApp), onde discutirão diferentes aspectos de etnocentrismo e racismo, utilizando argumentos embasados em pesquisas e dados recentes.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá se juntar a um grupo específico de uma rede social (pode ser criado um grupo fechado no Facebook ou WhatsApp) para realizar o debate.

  • Os grupos serão divididos em equipes pró e contra determinadas afirmações relacionadas a etnocentrismo e racismo, previamente definidas pelo professor.

  • Os alunos devem utilizar seus celulares ou computadores para buscar informações, fatos e exemplos que sustentem seus argumentos durante o debate.

  • Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder aos pontos levantados pela equipe oposta.

  • Ao final do debate, os alunos devem refletir sobre os argumentos apresentados e discutir como as redes sociais podem tanto perpetuar quanto combater atitudes etnocêntricas e racistas.

Retorno

Duração: 15-20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre suas experiências e internalizem os conhecimentos adquiridos. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a empatia, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação, fortalecendo o entendimento dos temas abordados e incentivando uma postura ativa e consciente diante do etnocentrismo e do racismo.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades práticas, promova uma discussão em grupo com todos os alunos para que compartilhem o que aprenderam e suas principais conclusões. Siga o roteiro abaixo para guiar a discussão:

  1. Convide cada grupo a apresentar um resumo de suas atividades e descobertas.
  2. Pergunte aos alunos como se sentiram ao utilizar ferramentas digitais para abordar temas como etnocentrismo e racismo.
  3. Incentive os alunos a discutir as estratégias que usaram para engajar e sensibilizar seu público.
  4. Peça aos alunos para refletirem sobre o impacto potencial de suas atividades na sociedade.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao criar conteúdos ou jogos sobre etnocentrismo e racismo? 2. Como as suas percepções sobre etnocentrismo e racismo mudaram após a realização das atividades? 3. De que maneira vocês acham que as redes sociais podem ser usadas de forma mais eficaz para combater o etnocentrismo e o racismo?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, orientando os alunos a fornecerem feedback construtivo e respeitoso uns aos outros. Cada aluno deve receber feedback de seus colegas de grupo, destacando pontos positivos e áreas de melhoria. Explique a importância do feedback para o crescimento pessoal e acadêmico, e sugira que os alunos usem frases como:

  • 'Eu gostei de como você...'
  • 'Uma sugestão para melhorar seria...'
  • 'Eu aprendi muito quando você...'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão

A conclusão visa consolidar os conceitos aprendidos, proporcionando um momento de reflexão sobre como o conhecimento adquirido se aplica ao cotidiano e ao mundo em geral. Além disso, é uma oportunidade para reforçar a importância da luta contínua contra o etnocentrismo e o racismo, utilizando as ferramentas digitais como aliadas na promoção da justiça social.

Resumo

Resumo Divertido e Criativo

 Imagine que estivemos em um teatro digital, onde exploramos os conceitos de etnocentrismo e racismo como personagens principais. Criamos influenciadores digitais fictícios, desenvolvemos jogos interativos, e até debatemos como verdadeiros cientistas sociais! No final, nossas mentes fervilharam com novas ideias e nossas percepções foram desafiadas e ampliadas. 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual

A aula refletiu a realidade dinâmica e moderna em que vivemos. Com as redes sociais e a digitalização, o impacto de etnocentrismo e racismo torna-se ainda mais visível e disseminado. Ao utilizar essas mesmas ferramentas para educar e conscientizar, mostramos como é possível transformar o digital em um aliado na luta contra essas questões sociais.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia

Discutir etnocentrismo e racismo é essencial para compreender e combater as injustiças diárias que diferentes grupos enfrentam. Saber identificar, compreender e agir contra essas atitudes não é apenas uma habilidade acadêmica, mas uma competência vital para a criação de uma sociedade mais justa e empática.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies