Entrar

Plano de aula de Mundo Globalizado e Fluxos Migratórios

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS202'

Mundo Globalizado e Fluxos Migratórios

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mundo Globalizado e Fluxos Migratórios

Palavras ChaveMundo Globalizado, Fluxos Migratórios, Impactos Sociais, Impactos Econômicos, Soluções Políticas, Diplomacia, Planejamento Urbano, Integração Social, Crise de Refugiados, Simulações, Trabalho em Grupo, Negociação, Desenvolvimento de Estratégias, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosMapas dos continentes, Lápis coloridos, Papéis grandes, Fitas adesivas, Canetas, Marcadores, Recortes de papel, Cartolinas, Tesouras, Colas, Régua
Códigos BNCCEM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.; EM13CHS601: Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos tem como finalidade guiar os alunos na compreensão dos principais aspectos que envolvem o tema 'Mundo Globalizado e Fluxos Migratórios'. Através dos objetivos delineados, os estudantes serão capazes de focar em aspectos críticos como as causas e impactos dos fluxos migratórios no mundo contemporâneo, bem como desenvolver uma capacidade analítica para avaliar as respostas e soluções apresentadas para esses desafios. Esta clareza de objetivos é crucial para que os alunos possam aplicar de maneira efetiva os conhecimentos adquiridos e discutidos em casa durante a preparação para a aula invertida.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender os impactos do mundo globalizado nos fluxos migratórios, analisando as causas e consequências desses movimentos.

2. Desenvolver habilidades críticas nos alunos para avaliar as respostas e soluções propostas para os desafios do fluxo migratório no contexto globalizado.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a discussão crítica sobre a interconexão entre globalização e migração, e como isso afeta aspectos sociais, econômicos e políticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram em casa, utilizando situações problema que estimulam a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com situações reais e atuais, aumentando o interesse dos alunos e facilitando a compreensão da relevância do estudo dos fluxos migratórios em um mundo globalizado. Essa etapa prepara o terreno para uma discussão mais aprofundada e crítica durante as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você é um líder político em um país desenvolvido que enfrenta altas taxas de imigração. Como você equilibraria a necessidade de políticas migratórias mais rígidas com a responsabilidade humanitária?

2. Considere uma pequena comunidade rural que está recebendo um grande número de imigrantes. Quais seriam os impactos sociais e econômicos imediatos e a longo prazo, e que tipo de soluções você proporia para gerenciar esses fluxos migratórios?

Contextualização

O estudo dos fluxos migratórios no mundo globalizado não é apenas uma questão acadêmica, mas uma realidade que impacta diretamente a vida de milhões de indivíduos em todo o mundo. Por exemplo, a crise dos refugiados na Europa demonstra como a falta de políticas migratórias eficazes pode resultar em desafios humanitários e políticos significativos. Além disso, a migração de mão de obra em direção a economias mais desenvolvidas afeta não apenas essas economias, mas também os países de origem, criando um ciclo complexo de interdependências.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos pré-adquiridos sobre mundo globalizado e fluxos migratórios. As atividades propostas visam aprofundar a compreensão dos alunos sobre os desafios reais e complexos que envolvem a migração, estimulando habilidades de pensamento crítico, negociação, planejamento e cooperação. Ao trabalhar em grupos, os alunos também desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para lidar com questões sociais contemporâneas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Diplomacia Migratória: O Jogo dos Continentes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação e diplomacia em um contexto de migração global, além de compreender melhor as complexidades dos fluxos migratórios e as diferentes perspectivas envolvidas.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos representando diferentes continentes. Cada grupo terá que desenvolver uma estratégia que inclua aspectos políticos, econômicos e sociais para lidar com fluxos migratórios fictícios. Eles deverão considerar tanto os interesses de seu próprio continente quanto as necessidades dos migrantes, simulando a assinatura de acordos e a implementação de políticas.

- Instruções:

  • Divida a classe em cinco grupos, cada um representando um continente diferente.

  • Forneça a cada grupo um breve contexto sobre os fluxos migratórios que seu continente está enfrentando.

  • Os grupos terão 30 minutos para desenvolver uma estratégia e preparar uma apresentação.

  • Cada grupo apresentará sua estratégia, justificando as decisões tomadas e os possíveis impactos esperados.

  • Após as apresentações, promova um debate entre os grupos para que possam questionar e aprender uns com os outros.

Atividade 2 - Construindo Pontes: Um Projeto de Integração

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e criativo sobre como as cidades podem se preparar para a diversidade cultural trazida pela imigração, além de promover a cooperação e o planejamento em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em pequenos grupos, assumirão o papel de urbanistas e sociólogos. Eles terão que projetar uma cidade modelo que seja inclusiva e acolhedora para imigrantes. O projeto deve incluir soluções urbanísticas, sociais e econômicas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 membros.

  • Explique que eles terão que desenhar e apresentar uma maquete de uma cidade que seja especialmente planejada para receber imigrantes.

  • Os grupos deverão pensar em soluções urbanas, sociais, econômicas e culturais que facilitem a integração dos imigrantes.

  • Cada grupo terá 45 minutos para desenvolver o projeto e preparar a apresentação.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua maquete e explicará como sua cidade aborda os desafios dos fluxos migratórios.

Atividade 3 - Crise dos Refugiados: Uma Simulação Histórica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender os desafios práticos e éticos enfrentados por diferentes atores envolvidos em uma crise de refugiados, desenvolvendo empatia e capacidades de resolução de conflitos.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, assumirão papéis de diferentes atores envolvidos em uma crise de refugiados histórica. Eles terão que negociar soluções, considerando aspectos políticos, econômicos e humanitários, para simular um desfecho positivo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, cada grupo representando um ator diferente na crise de refugiados escolhida (ex: governo do país de origem, governo do país de destino, ONGs).

  • Forneça a cada grupo informações sobre seus interesses e recursos disponíveis.

  • Os grupos terão 60 minutos para negociar e tentar chegar a um acordo que seja satisfatório para todos.

  • Cada grupo apresentará o resultado das negociações e discutirá as dificuldades encontradas durante a simulação.

  • Promova uma discussão em classe sobre as diferentes estratégias adotadas e o que poderia ser feito de forma diferente.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre as experiências e soluções propostas durante as atividades. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos alunos sobre os complexos desafios dos fluxos migratórios e a importância de considerar múltiplas perspectivas e soluções. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou aprofundamento.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar diferentes perspectivas e soluções para os desafios dos fluxos migratórios, é hora de refletir e compartilhar o que aprendemos. Vamos discutir como as soluções propostas pelos diferentes grupos podem se aplicar no mundo real e quais são os desafios práticos de implementá-las.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades que seu grupo enfrentou ao tentar implementar soluções para os fluxos migratórios?

2. Como as soluções propostas em sua atividade podem ser adaptadas para enfrentar desafios reais de migração que vemos hoje?

3. Que habilidades ou conhecimentos você acha que precisaria desenvolver mais para lidar efetivamente com questões de migração e globalização?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido e internalizado os conceitos chave da aula. Revisitar os tópicos principais ajuda a reforçar a retenção de informações, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade do conhecimento em contextos reais promove a valorização da matéria e a sua importância para a formação integral dos alunos.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir e revisar os principais pontos discutidos sobre o Mundo Globalizado e Fluxos Migratórios. É fundamental reiterar as causas, os impactos e as possíveis soluções para os desafios migratórios, destacando as diferentes abordagens apresentadas pelas atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi claramente estabelecida através de atividades que simularam contextos reais de migração e globalização. Essa metodologia permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância do estudo sobre fluxos migratórios e globalização no cotidiano. Compreender esses fenômenos não apenas enriquece o conhecimento acadêmico dos alunos, mas também os prepara para serem cidadãos conscientes e críticos em um mundo cada vez mais interconectado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies