Entrar

Plano de aula de Neoclassicismo Moderno

Artes

Original Teachy

'EM13LGG604'

Neoclassicismo Moderno

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico da era neoclássica e seu impacto nas artes.

    • Identificar os principais eventos históricos do período neoclássico.
    • Relacionar o contexto social, político e cultural com as características da arte neoclássica.
  2. Conhecer e reconhecer as principais características e elementos do Neoclassicismo nas artes.

    • Diferenciar o Neoclassicismo de outros movimentos artísticos.
    • Identificar as características do Neoclassicismo nas obras de arte.
  3. Analisar obras de arte neoclássicas a partir de seu conhecimento sobre o movimento.

    • Utilizar conhecimento sobre o movimento neoclássico para interpretar e analisar obras de arte.
    • Formar uma avaliação crítica de uma obra de arte baseada em seu conhecimento do Neoclassicismo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • O professor inicia a aula relembrando alguns conceitos de movimentos artísticos anteriores, como o Barroco e o Rococó, que foram discutidos em aulas anteriores. Ele se certifica de que os alunos compreendem a diferença entre esses movimentos e o Neoclassicismo, que será o foco da aula. (3 - 5 minutos)

  • Em seguida, o professor propõe duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos:

    1. Como as mudanças sociopolíticas de uma era podem influenciar a arte produzida durante esse período?
    2. Como você acha que a arte neoclássica se diferenciaria do Barroco e do Rococó em termos de estilo, temas e técnicas? (3 - 5 minutos)
  • O professor então contextualiza a importância do Neoclassicismo na história da arte, destacando como este movimento foi uma reação contra os excessos do Barroco e Rococó e como ele refletiu a nova valorização dos ideais de racionalidade, ordem e equilíbrio que estavam presentes na sociedade da época. Ele também menciona como o Neoclassicismo influenciou a arquitetura e o design de interiores, com muitas estruturas e decorações modernas ainda exibindo características deste estilo. (3 - 5 minutos)

  • Para introduzir o tópico de forma interessante e envolvente, o professor compartilha duas curiosidades sobre o Neoclassicismo:

    1. O Neoclassicismo foi fortemente influenciado pela descoberta de antigas ruínas romanas em Pompeia e Herculano. Os artistas ficaram fascinados por essas descobertas e começaram a imitar o estilo e os temas da arte antiga em suas próprias obras.
    2. O famoso pintor neoclássico Jacques-Louis David foi também um fervoroso revolucionário e político, e suas pinturas muitas vezes retratavam cenas patrióticas e heróicas da Revolução Francesa. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (25 - 30 minutos)

  1. Discussão sobre o contexto histórico do Neoclassicismo (5 - 7 minutos)

    • O professor inicia a discussão afirmando que o Neoclassicismo emergiu principalmente em resposta às extravagâncias do Barroco e Rococó, e foi impulsionado pela descoberta das antigas cidades romanas de Pompeia e Herculano.
    • Ele explica que o movimento foi caracterizado por um retorno à simplicidade e grandeza da arte grega e romana antiga, com um foco particular na ordem, simetria e proporção.
    • O professor faz uma conexão entre os eventos sociopolíticos da época - como a Revolução Francesa e a Era do Iluminismo - e o surgimento do Neoclassicismo, destacando como essas mudanças culturais influenciaram o estilo e conteúdo das obras neoclássicas.
  2. Exploração das características principais do Neoclassicismo (10 - 12 minutos)

    • O professor apresenta as principais características do Neoclassicismo, incluindo a ênfase em temas históricos, mitológicos e alegóricos, o uso de cores suaves e a preferência por linhas nítidas e formas geométricas.
    • Ele também discute como os artistas neoclássicos buscavam retratar a moralidade e o heroísmo em suas obras, em contraste com os temas mais frívolos e sensuais do Rococó.
    • Para ilustrar esses pontos, o professor mostra exemplos de obras neoclássicas famosas, como "A Morte de Sócrates" de Jacques-Louis David e "Apotheosis of Homer" de Jean-Auguste-Dominique Ingres.
    • Os alunos são convidados a identificar as características neoclássicas nessas obras e a discutir como elas se relacionam com o contexto histórico que foi apresentado anteriormente.
  3. Análise de obras de arte neoclássicas (10 - 12 minutos)

    • O professor seleciona algumas obras de arte neoclássicas para análise em profundidade.
    • Ele começa com uma discussão geral sobre a obra, incluindo o artista, o contexto histórico de sua criação e a mensagem ou tema que o artista estava tentando transmitir.
    • Em seguida, ele guia os alunos através de uma análise detalhada da obra, destacando os elementos neoclássicos específicos que estão presentes e como eles contribuem para a interpretação geral da obra.
    • Os alunos são incentivados a participar ativamente desta análise, trazendo suas próprias observações e interpretações para a discussão.
    • O professor conclui esta seção reforçando a importância de olhar além da superfície de uma obra de arte e considerar o contexto histórico e cultural em que foi criada.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Revisão dos conceitos-chave (3 - 4 minutos)

    • O professor retoma os conceitos-chave discutidos durante a aula, incluindo a influência do contexto histórico sobre a arte neoclássica, as características principais do Neoclassicismo e a importância da análise de obras de arte dentro de seu contexto.
    • Ele convida os alunos a relembrar os exemplos de obras neoclássicas que foram analisadas e a explicar como essas obras refletem os conceitos discutidos.
    • O professor também verifica a compreensão dos alunos pedindo que eles apresentem exemplos de como o Neoclassicismo pode ser reconhecido na arquitetura e no design de interiores modernos, reforçando assim a relevância do tópico no mundo real.
  2. Reflexão sobre o aprendizado (3 - 4 minutos)

    • O professor pede aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante a aula, ponderando questões como "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos são incentivados a compartilhar suas respostas com a turma, promovendo assim uma discussão aberta e construtiva sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser explorado.
    • O professor aproveita essa oportunidade para esclarecer quaisquer mal-entendidos e para identificar áreas que podem requerer revisão ou aprofundamento em aulas futuras.
  3. Conexão com o mundo real (3 - 4 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor encoraja os alunos a aplicarem o que aprenderam ao mundo ao seu redor.
    • Ele sugere que os alunos procurem exemplos de Neoclassicismo em sua cidade ou online, sejam eles prédios, monumentos, obras de arte ou desenhos de interiores.
    • Os alunos também são incentivados a pensar em como os conceitos discutidos na aula podem ser aplicados em outras disciplinas ou contextos, como história, literatura, política ou mesmo em suas próprias vidas.
    • Ao fazer essas conexões, os alunos são capazes de perceber que a arte não existe isoladamente, mas sim em constante interação com o mundo ao seu redor.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  • O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos discutidos durante a aula sobre o Neoclassicismo. Ele reforça a definição do movimento, suas principais características, o impacto do contexto histórico na sua formação e a influência que teve nas artes. (1 - 2 minutos)

  • Ele então faz uma revisão dos conceitos aplicados durante a aula, mostrando como a teoria aprendida sobre o Neoclassicismo foi usada para analisar e interpretar diferentes obras de arte. O professor destaca como essa abordagem prática ajudou os alunos a consolidar seu entendimento do tópico e a desenvolver habilidades de análise crítica. (1 - 2 minutos)

  • O professor sugere alguns recursos adicionais para os alunos explorarem depois da aula, tais como livros, documentários, websites e exposições de arte que abordam o Neoclassicismo. Ele encoraja os alunos a utilizarem esses recursos para aprofundar seu conhecimento sobre o movimento e para explorar tópicos relacionados que possam ser de interesse. (1 - 2 minutos)

  • Finalizando a aula, o professor ressalta a relevância do Neoclassicismo no mundo atual. Ele explica como o movimento influenciou não apenas a arte, mas também a arquitetura, o design de interiores e até mesmo a moda. O professor destaca que, ao entender o Neoclassicismo, os alunos ganham uma nova perspectiva para apreciar e analisar o mundo ao seu redor. Ele encoraja os alunos a observarem o ambiente em que vivem e a identificarem influências neoclássicas em sua própria cidade ou comunidade. (1 - 2 minutos)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies