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Plano de aula de Arte: Cristã Primitiva

Artes

Original Teachy

'EM13LGG604'

Arte: Cristã Primitiva

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Arte: Cristã Primitiva

Palavras ChaveArte Cristã Primitiva, Pinturas em Catacumbas, Catacumbas, Expressão Religiosa, Perseguição Cristã, Análise Crítica, Apresentação Oral, Trabalho em Grupo, Investigação Histórica, Contexto Cultural, Evolução do Cristianismo
Materiais NecessáriosImagens de pinturas em catacumbas (reais e fictícias), Quadros comparativos impressos, Materiais para recriação de pinturas: papel pardo, giz, carvão, tinta, Espaço preparado como 'catacumba', Artefatos e pistas para a atividade de investigação, Diários de campo para os alunos, Materiais de apresentação para o 'congresso' e os 'murais'
Códigos BNCCEM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaHistória da Arte

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer um foco claro e direcionado para a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos são capazes de compreender melhor o que se espera deles e como as atividades propostas se conectam com o conteúdo estudado previamente. Isso ajuda a maximizar o aprendizado e a aplicação prática dos conhecimentos sobre Arte Cristã Primitiva, garantindo uma maior eficácia no uso do tempo em sala.

Objetivos principais:

1. Analisar a evolução da prática artística na expressão da religiosidade cristã, desde suas raízes em encontros secretos até a aceitação como religião oficial.

2. Identificar e descrever as características estilísticas e iconográficas da Arte Cristã Primitiva, destacando a influência das pinturas em catacumbas.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a capacidade de análise crítica dos alunos ao comparar e contrastar diferentes formas de expressão artística no contexto da religiosidade cristã.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A fase de Introdução tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e conectá-los com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulam a reflexão sobre o conhecimento prévio e a aplicação prática do mesmo. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos reais e curiosidades históricas, busca-se instigar a curiosidade e a compreensão da relevância da Arte Cristã Primitiva no contexto religioso e cultural.

Situações Problema

1. Imagine que você é um arqueólogo que descobriu uma caverna na qual estão preservadas pinturas que parecem contar histórias bíblicas. Como você investigaria para confirmar que se trata de arte cristã primitiva e não de outro tipo de arte?

2. Pense que você é um historiador da arte tentando explicar por que, em um período de perseguição, os cristãos usavam as catacumbas para expressar sua fé através de arte. Que motivos culturais e religiosos você apontaria para essa escolha?

Contextualização

A Arte Cristã Primitiva não apenas reflete a evolução da arte, mas também oferece insights valiosos sobre a formação e a disseminação do Cristianismo. Por exemplo, as pinturas em catacumbas, locais de sepultamento subterrâneos, serviam não apenas como decoração, mas como uma forma de comunicação e expressão da fé durante períodos de perseguição. Essas pinturas não apenas ilustravam passagens bíblicas, mas também poderiam ter servido como guias para rituais e cerimônias que eram perigosos de realizar abertamente. Este contexto realça a importância da arte como veículo de resistência e sobrevivência cultural.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e colaborativa os conhecimentos adquiridos sobre a Arte Cristã Primitiva. Ao trabalhar em grupos, eles não só aprofundam sua compreensão do tema, mas também desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e apresentação. Cada atividade proposta visa explorar um aspecto particular da arte cristã primitiva, desde sua origem em contextos de perseguição até a evolução de suas técnicas e temas, proporcionando uma imersão rica e engajadora no tópico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arqueólogos da Fé: Descobrindo as Cavernas Sagradas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e apresentação oral, aplicando conhecimentos sobre Arte Cristã Primitiva.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de arqueólogos que acabaram de fazer uma descoberta incrível: pinturas em uma caverna que podem ser as primeiras expressões artísticas cristãs. Eles precisarão analisar as pinturas, identificar elementos que os ajudem a datar e classificar as obras, e apresentar suas descobertas em um 'congresso' simulado.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua imagens de pinturas em catacumbas, algumas reais e outras fictícias que seguem os estilos da Arte Cristã Primitiva.

  • Cada grupo deverá analisar as imagens, preenchendo um quadro comparativo que inclui características estilísticas, possíveis temas religiosos e técnicas de pintura.

  • Com base na análise, os alunos deverão criar uma breve apresentação para o 'congresso', onde explicarão por que acreditam que as pinturas são de origem cristã e como elas se encaixam no contexto histórico da perseguição aos cristãos.

  • Encenar o 'congresso', onde cada grupo apresentará suas descobertas e responderá a perguntas do 'público' (outros grupos e o professor).

Atividade 2 - Mestres da Cátedra: Recriando as Pinturas em Cenários de Perseguição

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão das condições históricas e culturais que influenciaram a Arte Cristã Primitiva e fomentar a criatividade artística.

- Descrição: Os alunos irão recriar pinturas em pequenos painéis, usando materiais que simulem as condições de uma catacumba. Eles deverão escolher uma passagem bíblica ou um símbolo cristão para representar, considerando as limitações de espaço e luz, e discutirão como essa obra de arte poderia servir como ferramenta de ensino ou consolo durante a perseguição.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais como papel pardo, giz, carvão e tinta para simular as condições de uma catacumba.

  • Cada grupo escolherá uma passagem bíblica ou símbolo cristão para representar em seu painel.

  • Os alunos criarão uma pintura em seu painel, discutindo as escolhas artísticas feitas e como estas refletem o contexto de perseguição.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua pintura, explicando o significado e a importância da escolha do tema e das técnicas utilizadas.

Atividade 3 - Detetives da História: Investigando as Catacumbas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a capacidade de investigação e contextualização histórica, utilizando a arte como fonte de informação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma 'catacumba' (um espaço na sala de aula preparado com pistas e réplicas). Eles deverão usar as pistas para inferir sobre a vida e a fé dos cristãos que ali estiveram, culminando na criação de um 'jornal mural' que conta a história descoberta.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente a 'catacumba' na sala, com diferentes pistas e artefatos que representam a vida cristã primitiva.

  • Divida os alunos em grupos e apresente cada 'catacumba' a um grupo diferente.

  • Os alunos deverão examinar as pistas, anotando suas descobertas e inferências em um diário de campo.

  • Após a investigação, cada grupo criará um 'jornal mural' na sala, que contará a história que eles descobriram sobre os cristãos que utilizavam a catacumba.

  • Os grupos apresentarão seu 'jornal mural' para a classe, discutindo as descobertas e o processo de inferência.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam as perspectivas dos colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conteúdo estudado, a identificar lacunas de compreensão e a considerar diferentes interpretações e abordagens. Além disso, essa etapa permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e oferecer esclarecimentos adicionais, se necessário.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente suas descobertas e experiências durante as atividades. Uma maneira eficaz de conduzir essa discussão é estabelecer um padrão de apresentação de cada grupo, seguido de perguntas abertas para a classe, incentivando todos a participar e aprofundar o entendimento do tema.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar reconstruir a história e o contexto das pinturas descobertas nas cavernas ou catacumbas?

2. Como a arte cristã primitiva ajuda a entender a evolução do Cristianismo e seu impacto cultural em diferentes períodos históricos?

3. De que maneira as atividades alteraram ou fortaleceram sua percepção sobre o papel da arte na expressão e preservação da fé cristã?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas discutidos durante a aula. Recapitulando os pontos chave, a aula reforça o aprendizado e ajuda os alunos a conectarem os conhecimentos teóricos com as práticas realizadas, assegurando que possam aplicar essas informações de forma significativa em contextos acadêmicos e além.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados, destacando a evolução da arte cristã desde as pinturas em catacumbas até o uso de catacumbas, enfatizando como estas práticas refletiam e influenciavam a religiosidade cristã primitiva.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades práticas, como a análise de pinturas simuladas e a criação de murais, ajudaram a solidificar o conhecimento teórico sobre a Arte Cristã Primitiva, mostrando a interconexão entre teoria e prática e reforçando a compreensão do tema.

Fechamento

Para finalizar, é essencial destacar a relevância da Arte Cristã Primitiva não apenas como uma expressão artística, mas como um documento histórico que revela a resistência e a adaptação do Cristianismo em períodos de perseguição, além de seu impacto duradouro na cultura ocidental.

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