Plano de Aula | Metodologia Ativa | Bioquímica: Vitaminas e Sais Minerais
Palavras Chave | Vitaminas, Sais minerais, Deficiência nutricional, Excesso nutricional, Saúde, Dieta balanceada, Atividades interativas, Sintomas de deficiência, Diagnóstico nutricional, Trabalho em equipe, Contextualização, Aplicação prática |
Materiais Necessários | Mapas do corpo humano, Listas de sintomas de deficiências nutricionais, Computadores, tablets ou acesso à internet, Livros ou material de estudo sobre nutrição, Casos clínicos fictícios, Perfis de atletas com necessidades nutricionais específicas, Alimentos para planejamento de cardápios, Papéis para relatórios de detetive, Quadros ou papel grande para apresentações |
Códigos BNCC | EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Biologia |
Unidade Temática | Estrutura e Função dos Organismos |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco da aula e garantir que os alunos compreendam claramente o que se espera deles. Ao estabelecer objetivos claros, os alunos podem melhorar sua capacidade de concentração e engajamento, além de facilitar a aplicação prática dos conceitos estudados. Esta etapa ajuda a alinhar as expectativas entre professor e alunos, assegurando que todos estejam na mesma página em termos de aprendizado e avaliação.
Objetivos principais:
1. Desenvolver a compreensão sobre o papel das vitaminas e sais minerais no corpo humano, incluindo suas funções específicas e a importância para a saúde geral.
2. Analisar os efeitos da deficiência ou excesso de vitaminas e sais minerais no organismo, identificando as consequências para a saúde.
Objetivos secundários:
- Estimular a capacidade de argumentação e debate ao discutir casos práticos relacionados à deficiência ou excesso de vitaminas e sais minerais.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios através de situações-problema que os façam pensar criticamente sobre como os nutrientes afetam a saúde. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos do cotidiano e curiosidades, busca-se aumentar o interesse e a relevância do assunto, preparando o terreno para a exploração mais aprofundada durante a aula.
Situações Problema
1. Apresente aos alunos o caso de uma pessoa que, devido a uma dieta desequilibrada, está apresentando queda de cabelo, unhas quebradiças e feridas que demoram a cicatrizar. Peça para os alunos identificarem quais vitaminas e minerais podem estar em falta e discutirem as possíveis consequências para a saúde.
2. Descreva o caso de um atleta que, apesar de treinar intensamente, não está conseguindo melhorar sua performance e está frequentemente doente. Solicite que os alunos investiguem possíveis deficiências nutricionais, especialmente aquelas que poderiam impactar o sistema imunológico e a energia disponível para o corpo.
Contextualização
Contextualize a importância das vitaminas e sais minerais com situações do dia a dia, como o papel do ferro na prevenção da anemia, a necessidade de vitamina C para a cicatrização de feridas e a vitamina D na regulação do humor e do metabolismo ósseo. Inclua curiosidades, como o fato de que a vitamina D é conhecida como a 'vitamina do sol' por ser produzida na pele em resposta à exposição solar.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre vitaminas e sais minerais. Através de atividades em grupo, os alunos podem explorar cenários variados que simulam situações reais, fortalecendo assim sua capacidade de análise crítica, trabalho em equipe e comunicação. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também promove a retenção de informações de maneira mais eficaz e envolvente.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Caça ao Tesouro Nutricional
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e aplicação prática do conhecimento sobre vitaminas e minerais.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um mapa do corpo humano, no qual diferentes partes estão marcadas com pistas relacionadas a sintomas de deficiência de vitaminas e minerais. Os alunos deverão usar o conhecimento prévio e as informações adicionais fornecidas para identificar quais nutrientes estão associados a cada sintoma.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
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Distribua os mapas do corpo humano e as listas de sintomas comuns de deficiências nutricionais.
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Explique que cada pista leva a um nutriente específico que está relacionado ao sintoma indicado.
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Os alunos devem usar livros, tablets ou computadores para pesquisar e correlacionar os sintomas com os nutrientes.
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Cada grupo deve preencher um quadro com os sintomas e os respectivos nutrientes que acreditam ser responsáveis.
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Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas e explica as conexões feitas.
Atividade 2 - O Chef Nutricionista
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover a compreensão prática da importância dos nutrientes na dieta diária, especialmente para atletas.
- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de chefes de cozinha que precisam planejar um cardápio balanceado para um atleta de alto rendimento. Eles deverão incluir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais essenciais para maximizar a performance e a saúde do atleta.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de até 5 membros.
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Apresente o perfil do atleta, suas necessidades nutricionais e os alimentos disponíveis.
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Cada grupo deve planejar um dia completo de refeições, incluindo café da manhã, almoço, lanche e jantar.
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Os grupos devem justificar a escolha de cada alimento com base em seu conteúdo nutricional, especialmente em vitaminas e minerais.
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Os planos de refeição devem ser apresentados em forma de cardápio, com descrições e quantidades dos alimentos.
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Ao final, os cardápios são apresentados e discutidos em classe.
Atividade 3 - Detetives Nutricionais: Solucionando Mistérios de Saúde
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e aplicação de conhecimento para resolver problemas de saúde relacionados à nutrição.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os grupos de alunos receberão 'casos clínicos' fictícios que envolvem sintomas que podem ser atribuídos a deficiências ou excessos de vitaminas e minerais. Eles deverão, como detetives, usar o conhecimento adquirido para 'solucionar' qual nutriente está em falta ou em excesso e sugerir um plano de ação.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 participantes.
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Distribua os 'casos clínicos' que incluem sintomas e histórico alimentar dos 'pacientes'.
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Os alunos devem analisar os casos e identificar possíveis deficiências ou excessos de nutrientes.
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Cada grupo prepara um 'relatório de detetive' que inclui a descrição do problema, a análise realizada e as recomendações para melhorar a saúde do paciente.
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Os relatórios são compartilhados com a turma e discutidos em conjunto.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de investigação e colaboração. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas no entendimento e reforça os conceitos-chave, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para que o professor avalie o grau de assimilação dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo convidando cada equipe a compartilhar suas descobertas e experiências. Utilize perguntas como 'Quais foram os maiores desafios ao correlacionar os sintomas com os nutrientes?' e 'Como as informações que vocês descobriram podem ser aplicadas na vida real?'. Encoraje os alunos a discutir não apenas os resultados, mas também o processo de aprendizado e colaboração.
Perguntas Chave
1. Quais são os principais sintomas de deficiência ou excesso de vitaminas e minerais que encontraram nos casos analisados?
2. Como os sintomas observados podem ajudar no diagnóstico de desequilíbrios nutricionais na prática clínica?
3. Qual a importância de manter uma dieta balanceada, especialmente para pessoas com necessidades nutricionais específicas como atletas?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da Conclusão é assegurar que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, conectando teoria e prática e compreendendo a aplicabilidade dos conceitos no dia a dia. Este momento permite que os alunos reflitam sobre a importância do conteúdo aprendido e reconheçam sua relevância para a saúde pessoal e pública.
Resumo
Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados em relação às vitaminas e sais minerais, relembrando suas funções e a importância para o corpo humano. Deve-se recapitular as consequências da deficiência ou do excesso desses nutrientes, exemplificando com os casos discutidos durante a aula.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas, como a 'Caça ao Tesouro Nutricional' e 'O Chef Nutricionista', ajudaram a conectar a teoria com a prática, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em cenários práticos e contextuais. Destaque a importância dessas conexões para o entendimento mais profundo dos conceitos.
Fechamento
Para encerrar, ressalte a relevância do estudo das vitaminas e sais minerais no cotidiano, enfatizando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado para melhorar a saúde e o bem-estar. Discuta brevemente como as informações aprendidas podem influenciar as escolhas alimentares e a manutenção de um estilo de vida saudável.