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Plano de aula de Esteróides e Anabolizantes

Educação Física

Original Teachy

'EM13LGG503'

Esteróides e Anabolizantes

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o que são esteróides e anabolizantes:

    • Identificar as características dos esteróides e anabolizantes.
    • Diferenciar esteróides de anabolizantes, destacando seus usos e efeitos no corpo.
  2. Analisar o uso de esteróides e anabolizantes no esporte:

    • Compreender a razão pela qual os atletas usam essas substâncias.
    • Identificar os impactos do uso dessas substâncias no desempenho esportivo.
  3. Conhecer os efeitos colaterais do uso de esteróides e anabolizantes:

    • Listar os diversos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso dessas substâncias.
    • Discutir as implicações desses efeitos para a saúde dos atletas e não atletas que fazem uso dessas substâncias.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico sobre o uso de substâncias para melhorar o desempenho no esporte.
  • Fomentar a discussão sobre as implicações éticas do uso de esteróides e anabolizantes.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão sobre o sistema endócrino e a função dos hormônios. (3 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor pode propor duas situações que despertem a curiosidade dos alunos. A primeira pode ser: "Por que alguns atletas têm um físico tão musculoso, mesmo sem treinar tanto quanto outros?" A segunda pode ser: "Quais são os riscos de usar medicamentos para melhorar o desempenho no esporte?" Estas perguntas servem para introduzir o tópico e preparar os alunos para o conteúdo que será apresentado. (4 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando que o uso de esteróides e anabolizantes é um problema real no esporte, comprovado por vários casos de doping em competições internacionais. Além disso, pode-se mencionar que o uso dessas substâncias também é um problema de saúde pública, pois muitas pessoas, não apenas atletas, fazem uso desses medicamentos sem prescrição médica. (3 minutos)
  4. Introdução ao tópico:

    • Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades: por exemplo, que os esteróides anabolizantes foram originalmente desenvolvidos para tratar pacientes com perda de massa muscular, como os que sofrem de AIDS ou câncer, mas acabaram sendo usados de maneira indiscriminada por atletas em busca de melhor desempenho. Outra curiosidade é que, embora os esteróides sejam comumente associados ao fisiculturismo e a esportes de força, eles também são usados em esportes de resistência, como ciclismo, para aumentar a capacidade de recuperação e reduzir a fadiga. (2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: O que são esteróides e anabolizantes? (5 - 7 minutos)

    • O professor deve começar explicando que os esteróides são um tipo de hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, enquanto os anabolizantes são uma forma sintética desses hormônios.
    • Deve-se esclarecer que os esteróides anabolizantes são usados para aumentar a quantidade de músculo no corpo, a força e a resistência, enquanto os esteróides corticosteróides são usados para tratar inflamações e alergias.
    • O professor deve enfatizar que o uso de esteróides e anabolizantes sem prescrição médica é ilegal e pode trazer sérios riscos à saúde.
  2. Teoria: Uso de esteróides e anabolizantes no esporte (5 - 7 minutos)

    • O professor deve explicar que o uso de esteróides e anabolizantes no esporte é considerado doping, pois confere uma vantagem injusta sobre os competidores que não usam essas substâncias.
    • O professor deve mencionar que, além de ser ilegal, o uso de esteróides e anabolizantes no esporte também é considerado antiético.
    • Deve-se discutir os motivos pelos quais os atletas podem ser tentados a usar essas substâncias, como a pressão para ter um desempenho excepcional e a recompensa financeira associada ao sucesso no esporte.
  3. Teoria: Efeitos colaterais do uso de esteróides e anabolizantes (5 - 7 minutos)

    • O professor deve listar os diversos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de esteróides e anabolizantes, tais como: alterações na libido, acne, crescimento de pelos no corpo, alterações no humor, agressividade, danos ao fígado e ao coração, entre outros.
    • Deve-se enfatizar que, embora os efeitos colaterais possam variar de pessoa para pessoa e dependam da dose e da duração do uso, a maioria desses efeitos colaterais são irreversíveis.
  4. Discussão: Implicações do uso de esteróides e anabolizantes (5 - 7 minutos)

    • O professor deve conduzir uma discussão em sala de aula sobre as implicações do uso de esteróides e anabolizantes, tanto para a saúde dos atletas quanto para a integridade do esporte.
    • Deve-se discutir também o papel dos treinadores, dos médicos e das entidades esportivas na prevenção do uso de esteróides e anabolizantes.
    • O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e a refletirem sobre a importância do jogo limpo no esporte.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo: Reflexão sobre o tópico (3 - 4 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje sobre esteróides e anabolizantes?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
      3. Quais são as aplicações práticas do que foi aprendido?
    • Após a discussão, cada grupo deve compartilhar suas conclusões com a turma. O professor deve facilitar a discussão, esclarecendo quaisquer dúvidas e destacando os pontos mais relevantes.
  2. Conexão com o mundo real: Aplicação do conhecimento (2 - 3 minutos)

    • O professor deve então pedir que os alunos reflitam sobre como o que foi aprendido se aplica no mundo real. Algumas perguntas que podem ser feitas são:
      1. Como o conhecimento sobre esteróides e anabolizantes pode me ajudar a tomar decisões saudáveis em relação ao meu próprio corpo e à prática de esportes?
      2. Como posso usar o que aprendi para conscientizar os outros sobre os riscos do uso de esteróides e anabolizantes?
    • Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões com a turma.
  3. Autoavaliação: Verificação do aprendizado (2 - 3 minutos)

    • O professor deve pedir que os alunos avaliem o seu próprio aprendizado, respondendo mentalmente às seguintes perguntas:
      1. Quais foram os principais conceitos aprendidos hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos podem anotar suas respostas em um pedaço de papel, que será coletado pelo professor no final da aula. Essa autoavaliação ajudará o professor a identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos e a planejar aulas futuras para abordar essas lacunas.
  4. Encerramento da aula: Conclusões e próximos passos (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e reforçar a importância de entender os riscos do uso de esteróides e anabolizantes, tanto para a saúde quanto para a integridade do esporte.
    • O professor deve então anunciar o tópico da próxima aula e dar uma breve visão geral do que será abordado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a diferença entre esteróides e anabolizantes, o uso dessas substâncias no esporte e os diversos efeitos colaterais que podem ocorrer.
    • Deve-se lembrar aos alunos que os esteróides anabolizantes são usados para aumentar a quantidade de músculo no corpo, a força e a resistência, enquanto os esteróides corticosteróides são usados para tratar inflamações e alergias.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (o que são esteróides e anabolizantes, o uso dessas substâncias no esporte, os efeitos colaterais) com a prática (discussão de casos e situações-problema).
    • Deve-se reforçar a importância de entender os conceitos teóricos para poder aplicá-los no mundo real, seja para tomar decisões saudáveis em relação ao próprio corpo e à prática de esportes, seja para conscientizar outras pessoas sobre os riscos do uso de esteróides e anabolizantes.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Esses materiais podem incluir artigos científicos, documentários, entrevistas com atletas que usaram esteróides e anabolizantes, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam ao documentário "Bigger, Stronger, Faster", que explora o uso de esteróides anabolizantes nos Estados Unidos.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se lembrar que, mesmo que os alunos não sejam atletas profissionais, eles podem encontrar pressões para usar esteróides e anabolizantes para melhorar seu desempenho em atividades físicas.
    • Além disso, o professor deve enfatizar que o conhecimento adquirido na aula pode ajudar os alunos a tomar decisões informadas e saudáveis em relação ao próprio corpo e à prática de esportes.
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