Entrar

Plano de aula de Vôlei

Educação Física

Original Teachy

Vôlei

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão das Regras e Características do Vôlei:

    • O professor trabalhará com os alunos a compreensão das regras básicas e características distintivas do vôlei.
    • Os alunos serão questionados sobre o que já sabem acerca do esporte, seguido de uma explicação detalhada das regras e características para eliminar quaisquer dúvidas e mal-entendidos.
  2. Identificação das Posições dos Jogadores e Tipos de Jogadas:

    • O professor apresentará as diferentes posições dos jogadores em uma equipe de vôlei e os tipos de jogadas que podem ser realizadas.
    • Os alunos deverão entender a importância de cada posição e como elas contribuem para a dinâmica do jogo.
  3. Conhecimento da História do Vôlei e Principais Campeonatos:

    • O professor abordará a história do vôlei, desde a sua origem até os dias atuais, realçando os principais marcos e figuras importantes na evolução do esporte.
    • Além disso, serão apresentados os principais campeonatos de vôlei, tanto nacionais quanto internacionais.
    • Os alunos terão a oportunidade de explorar o impacto cultural e social do vôlei ao longo do tempo e em diferentes regiões.

Objetivos Secundários:

  • Fomentar o Espírito de Equipe e a Comunicação:

    • Ao longo de todas as atividades, o professor incentivará os alunos a trabalharem juntos, promovendo a importância do espírito de equipe e a comunicação eficaz, aspectos fundamentais no vôlei.
  • Desenvolvimento da Aptidão Física:

    • O professor enfatizará como jogar vôlei pode ajudar a melhorar a aptidão física, incluindo a coordenação, a agilidade e a força.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo:

    • O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre as regras básicas de outros esportes coletivos, já estudados anteriormente. Falará sobre a importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz em qualquer esporte, reforçando a necessidade de respeito às regras e aos outros jogadores.
  2. Situações Problemas:

    • O professor propõe duas situações problemáticas:
      • "Como vocês lidariam com uma equipe adversária que tem um jogador que é particularmente bom nos saques? Quais estratégias poderiam ser usadas?"
      • "Suponha que vocês estejam em uma partida em que estão perdendo por uma grande margem. Como poderiam usar as regras e estratégias do vôlei para tentar virar o jogo?"
  3. Contextualização:

    • O professor enfatiza a importância do vôlei tanto como uma forma de exercício, quanto como uma atividade recreativa e competitiva. Explica como o esporte é jogado em todo o mundo, destacando sua presença nos Jogos Olímpicos e em outros campeonatos internacionais. Além disso, ressalta a importância do vôlei para o desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação e resiliência.
  4. Introdução ao Tópico:

    • Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o vôlei. Por exemplo:
      • "Vocês sabiam que o vôlei foi criado como uma alternativa ao basquete, para pessoas que queriam um esporte menos físico e mais estratégico?"
      • "Sabiam que o vôlei é um dos poucos esportes que foi inventado nos Estados Unidos e se tornou popular internacionalmente?"
    • Após apresentar esses fatos interessantes, o professor pode então fazer a transição para a aula principal, fazendo uma conexão com os objetivos de aprendizado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Regras e Características do Vôlei (5 - 7 minutos):

    • O professor deve começar explicando as características básicas do vôlei, como o fato de ser um jogo jogado por duas equipes de seis jogadores, divididos por uma rede.
    • Em seguida, deve-se falar sobre as regras básicas, como o fato de que a bola tem que ser rebatida sobre a rede e pode tocar qualquer parte do corpo, exceto para golpear a bola.
    • O professor deve enfatizar a proibição de segurar, jogar ou empurrar a bola.
    • Além disso, os alunos devem ser informados de que os jogadores devem rodar em uma posição no sentido horário quando a equipe recupera o serviço do adversário.
  2. Posições dos Jogadores e Tipos de Jogadas (7 - 10 minutos):

    • O professor deve explicar as diferentes posições dos jogadores em uma equipe de vôlei, incluindo o levantador, o oposto, os atacantes, os meio-de-rede e os líberos.
    • Em seguida, deve-se introduzir os diferentes tipos de jogadas, como o saque, a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio e a defesa.
    • É importante descrever as funções e responsabilidades de cada posição, bem como quando e como cada tipo de jogada é usada no jogo.
  3. História do Vôlei e Principais Campeonatos (5 - 7 minutos):

    • O professor deve traçar a história do vôlei, desde a sua invenção por William G. Morgan em 1895, até se tornar um esporte olímpico em 1964.
    • Deve-se destacar os eventos e figuras importantes na evolução do esporte, como a introdução do sistema de pontuação por rally e a criação da Federação Internacional de Voleibol.
    • Em seguida, o professor deve apresentar os principais campeonatos de vôlei, como a Liga Mundial, o Grand Prix, o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos.
    • Os alunos devem ser incentivados a pesquisar mais sobre estes campeonatos e seus times preferidos como tarefa de casa.
  4. Atividade Prática (10-15 minutos):

    • Após a explicação teórica, os alunos devem ser divididos em grupos para jogar uma partida de vôlei.
    • Durante o jogo, o professor deve observar e corrigir a postura dos alunos, técnicas de saque, levantamento e ataque, bem como a implementação das regras do jogo.
    • Esta atividade permite aos alunos aplicar os conceitos aprendidos na prática e reforçar seu aprendizado. Além disso, eles poderão desenvolver suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

O professor deve lembrar de sempre manter um ambiente de respeito e cooperação, onde os alunos se sintam confortáveis para fazer perguntas e expressar suas dúvidas. Além disso, o professor deve encorajar a participação ativa dos alunos e reconhecer suas contribuições para o aprendizado da classe.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Revisão do Conteúdo:

    • O professor deve começar esta etapa com uma revisão dos conceitos mais importantes abordados durante a aula. Isso pode ser feito por meio de perguntas diretas aos alunos ou por meio de um breve resumo apresentado pelo professor.
    • Algumas questões que podem ser levantadas incluem: "Quais são as principais regras do vôlei?", "Quais são as posições dos jogadores em uma equipe de vôlei e que tipo de jogadas eles podem fazer?", "Qual é a história do vôlei e quais são os principais campeonatos?".
  2. Reflexão:

    • O professor deve então pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante a aula. Isso pode ser feito pedindo aos alunos que escrevam em um pedaço de papel a resposta para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
  3. Aplicação Prática:

    • O professor deve fazer conexões entre os conceitos ensinados durante a aula e situações reais. Isso pode ser feito por meio da discussão de como as regras do vôlei são aplicadas em jogos reais ou de como as habilidades aprendidas durante a aula podem ser úteis fora do ambiente escolar.
    • Por exemplo, o professor pode discutir como a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar-se eficazmente é útil não só no vôlei, mas também em outras situações da vida, como no trabalho ou em projetos de grupo.
  4. Feedback dos Alunos:

    • Para terminar a aula, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito por meio de uma breve pesquisa ou discussão em grupo. O feedback dos alunos pode ser útil para melhorar as aulas futuras e para garantir que todos os alunos estejam compreendendo e se beneficiando do material didático.
  5. Tarefa de Casa:

    • Como tarefa de casa, os alunos podem ser solicitados a pesquisar mais sobre a história do vôlei e os principais campeonatos. Além disso, eles podem ser incentivados a assistir a uma partida de vôlei (ao vivo ou gravada) e observar como as regras e estratégias discutidas em sala de aula são aplicadas no jogo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos Principais Conteúdos:

    • O professor deve iniciar a conclusão relembrando os pontos principais da aula: as regras e características do vôlei, as posições dos jogadores e os tipos de jogadas, a história do vôlei e os principais campeonatos. Essa recapitulação pode ser feita através de um breve resumo ou uma discussão com os alunos para reforçar a retenção do material aprendido.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações:

    • Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria (regras, história do esporte, etc.) com a prática (jogo de vôlei), e como esses conceitos podem ser aplicados em situações reais. Este é um momento crucial para solidificar a relevância do conteúdo da aula, mostrando aos alunos que o que eles aprenderam tem aplicação prática e não é apenas informação teórica.
  3. Materiais Extras:

    • O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o vôlei. Isso pode incluir livros, documentários, sites especializados, entre outros. Por exemplo, documentários sobre grandes jogos de vôlei ou biografias de jogadores famosos podem oferecer uma visão aprofundada do esporte. Sites de federações internacionais de vôlei podem fornecer informações atualizadas sobre regras e competições.
  4. Importância do Conteúdo para o Dia a Dia:

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do vôlei no cotidiano dos alunos. Pode-se mencionar como o esporte contribui para a saúde física e mental, promove o trabalho em equipe e a comunicação eficaz, e oferece uma forma divertida e competitiva de exercício. Além disso, pode-se discutir como o conhecimento do esporte pode enriquecer a experiência dos alunos como espectadores de partidas de vôlei, seja em competições escolares, nacionais ou internacionais.
  5. Encerramento:

    • Para encerrar a aula, o professor deve agradecer a participação e o empenho dos alunos, reforçar a importância do respeito e da cooperação no esporte, e encorajá-los a continuar praticando e aprendendo sobre o vôlei. Deve-se enfatizar a importância do esporte não só como uma atividade física, mas também como um meio de desenvolver habilidades valiosas para a vida.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies