Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Palavras ChavePretérito Imperfeito, Pretérito Mais-que-perfeito, Atividades Interativas, Narrativas, Espanhol, Colaboração, Aplicação Prática, Teatro, Jogos de Tabuleiro, Comunicação, Diferenciação de Tempos Verbais
Materiais NecessáriosComputador com projetor, Acesso à internet, Material de escrita (canetas, lápis), Papéis grandes para criação de tabuleiros, Peças de jogo (pode ser feito em papel), Câmera ou celular para gravação de vídeos, Espaço para ensaio e apresentação
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer a direção da aula e garantir que tanto os alunos quanto o professor tenham clareza sobre o que é esperado ao final da sessão. Ao definir objetivos claros e específicos, facilita-se a avaliação do aprendizado e a efetividade das atividades propostas. Esta seção prepara o terreno para um aprendizado focado e direcionado, essencial para a compreensão profunda dos temas abordados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e utilizar corretamente os verbos nos tempos pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito em contextos variados.

2. Desenvolver a habilidade de diferenciar claramente entre o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito, além de distingui-los de outros tempos verbais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e aplicação prática dos tempos verbais estudados.
  2. Estimular o pensamento crítico ao analisar exemplos de usos dos tempos pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito em textos autênticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como objetivo engajar os alunos com o conteúdo que eles revisaram previamente em casa. Por meio de situações problema e contextualizações relevantes, busca-se ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para a aplicação prática dos tempos verbais durante a aula. Esta etapa serve para conectar o estudo teórico com a aplicação real do conhecimento, incentivando os alunos a pensarem criticamente sobre a importância e o uso prático dos tempos verbais no idioma espanhol.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro em espanhol e se depara com uma narrativa que alterna entre o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Como você identificaria cada tempo verbal e o que eles acrescentam à compreensão da história?

2. Pense em uma situação onde você está contando uma história sobre suas férias. Como você usaria o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito para descrever a sequência de eventos e ações concluídas antes de outras no passado?

Contextualização

Os tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito são fundamentais para a compreensão de narrativas e para descrever ações que ocorreram no passado, antes de outras ações já passadas. Por exemplo, em uma conversa sobre a infância, o uso do pretérito imperfeito pode transportar o ouvinte para aquele momento específico, enquanto o mais-que-perfeito pode ser usado para enfatizar ações que ocorreram antes de um ponto específico no passado. Além disso, curiosidades como o uso frequente destes tempos em canções e literatura destacam a relevância prática e cultural desses tempos no idioma espanhol.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos revisados em casa sobre os tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito. Ao trabalhar em grupos, os estudantes têm a oportunidade de colaborar, discutir e corrigir uns aos outros, o que não só reforça o aprendizado individual mas também promove a aprendizagem comunitária. As atividades propostas visam solidificar o conhecimento dos alunos através de experiências concretas e envolventes, fazendo com que os conceitos sejam internalizados de maneira mais efetiva.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cronistas do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso correto e diferenciado dos tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito em contexto narrativo, além de promover habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, assumem o papel de cronistas que devem recontar uma série de eventos históricos famosos, utilizando o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito de forma correta e criativa. Cada grupo recebe um evento diferente, como a descoberta da América ou a Revolução Francesa, e deve criar um pequeno vídeo ou apresentação teatral que narre os eventos principais, intercalando os tempos verbais conforme a sequência temporal dos acontecimentos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua os eventos históricos, cada grupo recebendo um diferente.

  • Oriente os alunos a pesquisarem brevemente sobre o evento designado para garantir a precisão histórica.

  • Instrua-os a criar um roteiro para o vídeo ou a apresentação que utilize o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito para narrar os eventos.

  • Os alunos devem ensaiar e apresentar suas crônicas, focando na correta utilização dos tempos verbais.

Atividade 2 - Viagem ao Passado: Um Jogo de Tabuleiro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão profunda e prática dos tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito, além de fomentar habilidades de colaboração e criatividade.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos colaboram em grupos para criar um jogo de tabuleiro que simule uma viagem ao passado, utilizando o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito para descrever ações e eventos. O tabuleiro deve incluir casas que representam eventos históricos ou situações cotidianas do passado, onde os jogadores devem narrar o que teria ocorrido usando os tempos verbais corretos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais para a criação de um tabuleiro e peças de jogo.

  • Oriente os alunos a desenvolverem o tabuleiro com casas que representam eventos passados.

  • Cada grupo deve criar um conjunto de regras que incluam o uso obrigatório do pretérito imperfeito e mais-que-perfeito.

  • Os alunos testam e revisam o jogo em grupo antes de apresentá-lo para a classe.

Atividade 3 - Drama Temporal: O Teatro do Pretérito

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão e aplicação dos tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito em um contexto teatral, promovendo também habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, criam pequenas peças de teatro que exploram eventos históricos ou situações cotidianas usando o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Cada grupo escolhe um tema, pesquisa brevemente, e escreve um roteiro que deve ser apresentado na aula, garantindo o uso correto dos tempos verbais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Permita que cada grupo escolha um evento histórico ou situação do passado para basear sua peça.

  • Oriente os alunos a pesquisarem o suficiente para construir um roteiro preciso.

  • Cada grupo deve escrever e ensaiar sua peça, com foco na utilização adequada dos tempos verbais.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua peça para a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre suas experiências e compartilhem insights com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento adquirido, além de promover habilidades de comunicação e colaboração. Este momento também oferece ao professor a oportunidade de avaliar a compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os objetivos de aprendizagem tenham sido atingidos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar e aplicar os tempos verbais do pretérito imperfeito e do pretérito mais-que-perfeito em diferentes contextos, vamos compartilhar nossas experiências e aprendizados. Cada grupo terá a chance de explicar como utilizou os tempos verbais em suas apresentações e o que descobriu de mais interessante durante o processo.' Encoraje os alunos a discutirem não apenas o conteúdo, mas também o processo de aprendizado, destacando desafios superados e novas compreensões.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais diferenças que vocês notaram entre o uso do pretérito imperfeito e do pretérito mais-que-perfeito?

2. Como a aplicação prática dos tempos verbais em contextos como teatro e jogos de tabuleiro ajudou a solidificar o entendimento desses tempos?

3. Houve alguma dificuldade em aplicar os tempos verbais de maneira correta? Como vocês conseguiram superar isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos conceitos discutidos durante a aula. Resumindo e recapitulando os pontos principais, o professor ajuda os alunos a fixar o conhecimento e a preparar-se para avaliações futuras. Além disso, ao destacar a conexão entre a teoria e a prática e discutir a importância dos tempos verbais na comunicação, reforça-se a relevância do aprendizado para situações reais.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados, destacando as diferenças entre o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito, suas estruturas e usos em contextos variados. Deve-se relembrar os exemplos práticos das atividades realizadas, enfatizando como cada grupo aplicou os tempos verbais de forma criativa e correta.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria estudada em casa e a prática em sala foi estabelecida através de atividades lúdicas e interativas, como a criação de peças teatrais, jogos de tabuleiro, e vídeos narrativos. Essas aplicações práticas não apenas reforçaram o conhecimento teórico, mas também ajudaram os alunos a visualizar e internalizar o uso correto dos tempos verbais.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância dos tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito, não apenas no contexto da língua espanhola, mas também em narrativas, história e comunicação cotidiana. Compreender e utilizar corretamente esses tempos verbais enriquece a capacidade dos alunos de expressar-se de maneira mais precisa e envolvente em espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies