Entrar

Plano de aula de Verbos: Futuro Imperfecto e Futuro Perfecto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Futuro Imperfecto e Futuro Perfecto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito em Espanhol: O professor deve orientar os alunos a entenderem o conceito e a formação do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito no idioma espanhol. Isso inclui a identificação das regras gramaticais e suas respectivas aplicações no contexto das frases.

  2. Diferenciação entre Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito: Os alunos devem ser capazes de distinguir claramente entre o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito, tanto em termos de formação como de uso. Isso implica em entender que o Futuro Imperfeito é usado para descrever ações inacabadas no passado, enquanto o Futuro Perfeito descreve ações concluídas no passado.

  3. Aplicação prática do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito: Os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam sobre o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito em atividades práticas, como a escrita de frases e parágrafos utilizando corretamente esses tempos verbais.

    • Objetivo secundário: Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico e a capacidade de análise e síntese dos alunos, uma vez que a correta utilização dos tempos verbais exige o entendimento de regras gramaticais e a aplicação delas no contexto apropriado.

    • Objetivo secundário: Fomentar a prática da escrita e da leitura em espanhol, contribuindo para o Desenvolvimento da fluência e da compreensão do idioma.

O professor deve apresentar esses Objetivos aos alunos no início da aula, de modo a estabelecer expectativas claras e orientar o foco do aprendizado. É importante que os alunos entendam a relevância desses Objetivos para o seu aprendizado de espanhol e para a melhoria de suas habilidades de comunicação na língua.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os tempos verbais já estudados, como o presente, passado e futuro simples. Essa revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos, pedindo exemplos de frases em espanhol utilizando esses tempos verbais. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: Para despertar o interesse dos alunos no tópico da aula, o professor pode apresentar duas situações-problema que envolvam o uso do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. Por exemplo:

    • Situação 1: "Imaginem que estão descrevendo um evento passado em que algo inesperado aconteceu. Qual tempo verbal em espanhol vocês usariam?"

    • Situação 2: "Agora, pensem em um evento passado que foi planejado e concluído. Qual tempo verbal usariam para descrever isso?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito no espanhol, destacando que esses tempos verbais são comumente usados na literatura, em conversas informais e em narrativas. Além disso, pode mencionar que conhecer e usar corretamente esses tempos verbais ajuda a expressar ideias de maneira mais precisa e a entender melhor textos em espanhol. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode:

    • Curiosidade 1: Mencionar que o Futuro Imperfeito em espanhol é formado adicionando as terminações -ía, -ías, -ía, -íamos, -íais, -ían ao infinitivo do verbo, e que essas terminações são as mesmas que as do Condicional Simples. Ou seja, o Futuro Imperfeito e o Condicional Simples têm a mesma forma, mas são usados em contextos diferentes.

    • Curiosidade 2: Comentar que, embora o Futuro Perfeito seja menos usado na língua falada do que o Futuro Imperfeito, ele é muito comum na literatura e em textos formais, e que é formado adicionando as terminações -é, -ás, -á, -emos, -éis, -án ao verbo no Pretérito Perfeito de Indicativo do verbo haber. Ou seja, o Futuro Perfeito é formado com o verbo haber no Pretérito Perfeito de Indicativo + o particípio passado do verbo principal.

Essa Introdução tem como objetivo despertar a curiosidade dos alunos, prepará-los para o conteúdo da aula e motivá-los a aprender sobre o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. (5 - 7 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Play - "Viaje en el Tiempo" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um roteiro que contém uma série de situações onde eles terão que usar o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito para descrever eventos passados em espanhol. O roteiro também incluirá algumas dicas sobre o uso correto desses tempos verbais.

    • Desenvolvimento: Os alunos devem ler o roteiro e se preparar para a atividade. Eles terão que se imaginar viajando no tempo e descrever em espanhol o que viram e o que aconteceu em diferentes épocas do passado. Os alunos devem discutir entre si e decidir qual tempo verbal usar em cada frase: Futuro Imperfeito ou Futuro Perfeito. Depois, cada grupo apresentará sua "viagem no tempo" para a classe, usando o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito corretamente em suas descrições.

    • Feedback e Discussão: Após cada apresentação, o professor e os outros alunos darão feedback, apontando os pontos fortes e as áreas de melhoria no uso do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. O professor também esclarecerá quaisquer dúvidas que os alunos possam ter sobre o uso desses tempos verbais.

  2. Atividade de Escrita - "El Diario del Futuro" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve fornecer a cada grupo um "Diário do Futuro" em branco, que contém uma série de espaços para os alunos escreverem pequenas histórias ou anedotas usando o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. O professor também deve fornecer uma lista de verbos que os alunos podem usar em suas histórias, juntamente com suas formas no Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito.

    • Desenvolvimento: Os alunos, em seus grupos, devem escolher uma situação da vida cotidiana (por exemplo, "Um dia na escola", "Uma festa de aniversário", etc.) e escrever uma história sobre essa situação, usando o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. Eles devem tentar usar o máximo de verbos possíveis da lista fornecida, mas sem perder o sentido e a coerência da história.

    • Feedback e Discussão: Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresentará sua história para a classe. O professor e os outros alunos darão feedback, destacando o uso correto do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito e sugerindo melhorias, se necessário. O professor também pode pedir aos outros alunos que apontem exemplos de uso desses tempos verbais em outras histórias, para promover a participação e a colaboração de toda a classe.

Essas atividades foram projetadas para permitir que os alunos pratiquem o uso do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito de maneira divertida e envolvente, em um contexto significativo para eles. Além disso, essas atividades promovem a colaboração entre os alunos, a discussão e a reflexão sobre o uso desses tempos verbais em diferentes contextos. O feedback do professor e dos colegas ajudará os alunos a entender melhor o uso desses tempos verbais e a melhorar suas habilidades de escrita e de comunicação em espanhol.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos por grupo): O professor deve convidar cada grupo a compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante a atividade "Viaje en el Tiempo" e "El Diario del Futuro". É importante que cada grupo apresente suas ideias e exemplos, e que os outros alunos tenham a oportunidade de fazer perguntas e dar feedback. O professor deve estar atento para corrigir quaisquer erros e esclarecer quaisquer mal-entendidos que surjam durante as apresentações.

  2. Conexão entre a Atividade e a Teoria (2 - 3 minutos): Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma revisão geral das atividades, destacando como elas se conectam com a teoria do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. O professor pode relembrar as regras gramaticais desses tempos verbais e mostrar como eles foram aplicados nas atividades. Além disso, o professor pode destacar os pontos fortes e as áreas de melhoria observados durante as apresentações, para que os alunos tenham uma ideia clara do que conseguiram e do que precisam melhorar.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve pedir aos alunos que reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam durante a aula. Para facilitar essa reflexão, o professor pode fazer perguntas como:

    • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Como você se sente em relação ao uso do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito agora, em comparação com o início da aula?

    Após um minuto de reflexão, os alunos devem ser encorajados a compartilhar brevemente suas respostas com a classe. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, pois elas podem fornecer insights valiosos sobre o que os alunos aprenderam e sobre quais áreas ainda precisam de mais atenção.

  4. Feedback e Encerramento (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve dar um feedback geral sobre o desempenho da turma, elogiando os esforços dos alunos e destacando as melhorias observadas. O professor também deve reforçar os conceitos-chave da aula e esclarecer quaisquer dúvidas finais que os alunos possam ter. Por fim, o professor deve ressaltar a importância do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito no espanhol e encorajar os alunos a continuar praticando esses tempos verbais fora da sala de aula.

Este Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, reflitam sobre seu próprio aprendizado e recebam feedback do professor e dos colegas. Além disso, essa etapa ajuda o professor a avaliar a eficácia de sua instrução e a planejar futuras aulas com base nas necessidades e nos interesses dos alunos.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos): O professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito e a formação do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito, bem como as diferenças entre esses dois tempos verbais. O professor também deve recapitular as atividades realizadas, destacando como elas ajudaram os alunos a entender e a praticar o uso desses tempos verbais.

  2. Conexão teórico-prática (1 minuto): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. Isso pode incluir a discussão sobre como as atividades práticas ajudaram a reforçar a compreensão teórica dos alunos e a desenvolver suas habilidades práticas de uso desses tempos verbais.

  3. Materiais extras (1 minuto): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, livros de gramática, exercícios online e vídeos explicativos. O professor pode também encorajar os alunos a praticar o uso desses tempos verbais em suas atividades diárias de leitura e escrita em espanhol.

  4. Relevância do tópico (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito no dia a dia, tanto para a comunicação efetiva em espanhol quanto para a compreensão de textos em espanhol. O professor pode mencionar exemplos de situações em que o uso correto desses tempos verbais é essencial, como ao descrever eventos passados, ao contar histórias ou ao fazer previsões. O professor deve reforçar que o conhecimento e a prática do uso desses tempos verbais ajudarão os alunos a se tornarem mais fluentes e confiantes na língua espanhola.

A Conclusão da aula é uma etapa importante para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a relevância e a aplicabilidade dos conceitos ensinados e motivar a continuidade do estudo e da prática. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do Futuro Imperfeito e Futuro Perfeito, ser capazes de distinguir entre eles e de usá-los corretamente em suas comunicações em espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies