Entrar

Plano de aula de Verbos: Perífrase Verbal de Futuro

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Perífrase Verbal de Futuro

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da Perífrase Verbal de Futuro: Os alunos deverão ser capazes de compreender e identificar a perífrase verbal de futuro no contexto da língua espanhola. Isso inclui o reconhecimento da estrutura gramatical e a compreensão do seu uso e significado.

  2. Diferenciação da Perífrase Verbal de Futuro e o Futuro simples: Os alunos deverão ser capazes de diferenciar claramente a perífrase verbal de futuro do futuro simples, identificando as situações em que cada um é usado.

  3. Aplicação Prática da Perífrase Verbal de Futuro: Os alunos deverão ser capazes de aplicar a perífrase verbal de futuro em situações reais, formando frases corretamente e compreendendo o seu uso em contextos variados.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolvimento da Fluência: Ao trabalhar com a formação de frases e a aplicação prática da perífrase verbal de futuro, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua fluência na língua espanhola.

  2. Melhoria na Compreensão de Textos: Ao aprimorar a habilidade de identificar e entender a perífrase verbal de futuro, os alunos também irão melhorar sua compreensão de textos em espanhol, uma vez que esse recurso linguístico é frequentemente encontrado em textos escritos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios (3 - 5 minutos): O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os verbos em espanhol, especialmente os tempos verbais que são usados para expressar o futuro. Isso pode ser feito de forma interativa, solicitando que os alunos compartilhem o que lembram e corrigindo as respostas se necessário.

  2. Situações Problemas (4 - 5 minutos): Para introduzir o tópico da aula, o professor pode propor duas situações que envolvam a utilização da perífrase verbal de futuro:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão planejando uma viagem com a turma para um país de língua espanhola. Como vocês expressariam seus planos e intenções para o futuro em espanhol?"

    • Situação 2: "Agora, imaginem que vocês estão escrevendo um conto em espanhol e querem expressar uma ação que vai acontecer no futuro. Como vocês fariam isso?"

  3. Contextualização do Tópico (2 - 3 minutos): O professor deve, então, explicar a importância da perífrase verbal de futuro, destacando que é um recurso linguístico amplamente utilizado na língua espanhola, tanto na fala quanto na escrita. Pode-se mencionar que, ao dominar esse aspecto da língua, os alunos serão capazes de se comunicar de forma mais eficaz em situações cotidianas e em contextos acadêmicos.

  4. Introdução do Tópico (2 - 3 minutos): Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode iniciar a explicação sobre a perífrase verbal de futuro contando uma curiosidade sobre o seu uso na língua espanhola. Por exemplo, pode mencionar que, ao contrário do português, o espanhol usa a perífrase verbal de futuro com muito mais frequência do que o futuro simples. Outra curiosidade pode ser que a perífrase verbal de futuro é usada de forma bastante semelhante ao "ir + infinitivo" em português, mas com algumas diferenças importantes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-playing (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a classe em grupos de cinco alunos. Cada grupo receberá um cenário diferente que envolva a utilização da perífrase verbal de futuro. Os cenários podem incluir situações como a planificação de uma festa de aniversário, a organização de uma viagem escolar, a criação de um roteiro para um curta-metragem, entre outros.

    • Instruções: Cada grupo deverá discutir o cenário e preparar um diálogo em espanhol que envolva a utilização da perífrase verbal de futuro. Eles devem se concentrar em expressar planos, intenções e previsões para o futuro. O professor deve fornecer um modelo de como a perífrase verbal de futuro pode ser usada nessas situações.

    • Sugestão de Recursos: Para auxiliar os alunos na realização da atividade, o professor pode fornecer dicionários bilíngues, livros didáticos, sites de aprendizado de espanhol e quaisquer outros recursos que achar úteis.

    • Feedback e Correção: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar seu diálogo para a classe. O professor deve fornecer feedback e corrigir quaisquer erros na utilização da perífrase verbal de futuro.

  2. Atividade de Criação de Histórias (10 - 12 minutos): Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a criar uma história curta em espanhol que faça uso da perífrase verbal de futuro. A história deve ter início, meio e fim, e deve incluir personagens, cenários e ações que ocorrerão no futuro.

    • Instruções: O professor deve fornecer aos alunos um tempo para planejar a história, discutindo ideias e organizando a estrutura. Em seguida, eles devem escrever a história, prestando atenção na utilização correta da perífrase verbal de futuro.

    • Sugestão de Recursos: O professor pode fornecer modelos de histórias curtas em espanhol e/ou exemplos de como a perífrase verbal de futuro pode ser usada para expressar ações futuras em diferentes contextos.

    • Feedback e Correção: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve ler sua história em voz alta para a classe. O professor e os outros alunos devem prestar atenção na utilização da perífrase verbal de futuro e fornecer feedback construtivo.

  3. Discussão em Grupo (5 - 8 minutos): Para encerrar a parte de Desenvolvimento da aula, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. O objetivo é que os alunos reflitam sobre a importância da perífrase verbal de futuro e sobre as dificuldades encontradas na sua utilização. O professor deve orientar a discussão e fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos.

    • Temas de Discussão: O professor pode sugerir os seguintes temas para a discussão: a importância da perífrase verbal de futuro na língua espanhola, as principais diferenças entre a perífrase verbal de futuro e o futuro simples, as estratégias utilizadas pelos alunos para se lembrar da utilização correta da perífrase verbal de futuro, entre outros.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades de role-playing e criação de histórias. Aqui, o foco deve ser em como a perífrase verbal de futuro foi aplicada de maneira prática e efetiva nas situações propostas. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, garantindo que todos tenham a chance de compartilhar suas ideias e experiências.

    • Observações e Correções: Durante a discussão, o professor deve fazer observações, corrigir possíveis erros e reforçar os pontos importantes relacionados à utilização da perífrase verbal de futuro. O objetivo é garantir que os alunos estejam compreendendo o conceito e aplicando-o corretamente.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito através de perguntas direcionadas, como "Como vocês aplicaram a teoria da perífrase verbal de futuro na atividade de role-playing?" ou "Como vocês usaram a teoria para criar a história em espanhol?".

    • Resolução de Dúvidas: Neste momento, o professor deve esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir sobre a teoria ou a aplicação prática da perífrase verbal de futuro. É importante garantir que todos os alunos estejam compreendendo o tópico e se sentindo confiantes em usá-lo.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    • Compartilhamento das Reflexões: Após o minuto de reflexão, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve prestar atenção nas respostas dos alunos, pois elas podem indicar quaisquer lacunas na compreensão do tópico que precisam ser abordadas em aulas futuras.
  4. Feedback do Professor (1 minuto): Para finalizar a aula, o professor deve fornecer um feedback geral sobre o desempenho da classe. O professor pode elogiar os pontos fortes, identificar as áreas que precisam de mais prática e encorajar os alunos a continuar estudando e praticando a perífrase verbal de futuro.

    • Encorajamento ao Estudo Independente: O professor deve enfatizar a importância do estudo independente, sugerindo que os alunos revisem a teoria e pratiquem a utilização da perífrase verbal de futuro em casa. O professor pode sugerir materiais de estudo, como livros didáticos, sites de aprendizado de idiomas e exercícios online.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve começar a fase de Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de perífrase verbal de futuro, a diferença entre a perífrase verbal de futuro e o futuro simples, e exemplos de como a perífrase verbal de futuro é usada em situações cotidianas. O professor pode fazer isso de forma interativa, solicitando aos alunos que compartilhem o que lembram sobre cada um desses pontos.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria com a prática. Isso pode ser feito relembrando as atividades de role-playing e criação de histórias, e como elas permitiram que os alunos aplicassem a teoria da perífrase verbal de futuro de forma prática e significativa. O professor pode também mencionar como a discussão em grupo ajudou a esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter tido sobre a teoria.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais de estudo complementares para os alunos. Isso pode incluir livros didáticos, sites de aprendizado de idiomas, exercícios online, vídeos educativos e podcasts em espanhol que usam a perífrase verbal de futuro. O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais em seu próprio ritmo, como parte de seu estudo independente.

  4. Importância do Tópico (1 minuto): Para finalizar, o professor deve ressaltar a importância da perífrase verbal de futuro no dia a dia. Isso pode ser feito explicando como o domínio desse conceito pode ajudar os alunos a se comunicarem de forma mais eficaz em situações cotidianas e em contextos acadêmicos. O professor pode também mencionar que a perífrase verbal de futuro é uma estrutura essencial para a fluência na língua espanhola, e que seu uso correto pode fazer uma grande diferença na habilidade dos alunos de se expressarem e de compreenderem textos em espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies