Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Verbos: Pretérito Imperfecto e Pretérito Pluscuamperfecto

Palavras ChaveVerbos, Pretérito Imperfecto, Pretérito Mais-que-perfeito, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Histórias no Instagram, Influenciadores Históricos, Jogo de Memória, Feedback 360°, Ensino Médio, Espanhol, Engajamento, Tecnologia, Contextualização
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativo Instagram ou ferramenta de design gráfico (Canva), Computadores ou laptops com acesso à internet, Plataformas de gamificação (Kahoot, Quizizz), Projetor ou tela para apresentação, Materiais de papelaria (caso necessário)
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de esclarecer aos alunos o que se espera que eles alcancem ao final da aula, facilitando a compreensão do conteúdo e guiando o foco da aprendizagem. Ao destacar os objetivos principais e secundários, cria-se uma estrutura clara e organizada que ajuda tanto o professor quanto os alunos a manterem-se alinhados e motivados durante toda a aula.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar os tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

2. Escrever frases corretamente utilizando os tempos verbais pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Objetivos secundários:

  1. Compreender as nuances e contextos de uso de ambos os tempos verbais em textos diversos.
  2. Estabelecer comparações entre os tempos verbais estudados e outros tempos verbais do espanhol.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é criar uma conexão imediata dos alunos com o tema da aula, utilizando a pesquisa digital para promover o interesse e a participação ativa. Ao buscar informações, os alunos começam a refletir sobre os usos práticos dos verbos, preparando-se para um debate enriquecedor e contextualizado. Isso também permite que o professor avalie o nível de entendimento prévio dos estudantes e ajuste o andamento da aula conforme necessário.

Aquecendo

Inicie a aula destacando a importância dos tempos verbais no aprendizado da língua espanhola, enfatizando os usos específicos do Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito para descrever ações passadas de diversas nuances. Instrua os alunos a usarem seus celulares para pesquisar um fato interessante sobre o uso desses tempos verbais em diferentes contextos culturais e históricos. Esse exercício inicial ajudará a contextualizar a importância dos tempos verbais na comunicação cotidiana e em textos literários.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais diferenças entre o Pretérito Imperfecto e o Pretérito Mais-que-perfeito?

2. Em que contextos cotidianos você poderia usar o Pretérito Imperfecto?

3. Quando é mais apropriado usar o Pretérito Mais-que-perfeito?

4. Você encontrou algum exemplo interessante sobre esses verbos em sua pesquisa? Compartilhe com a turma.

5. Como os tempos verbais nos ajudam a entender melhor uma história ou uma narração?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Esta etapa tem a finalidade de aplicar na prática os conhecimentos já adquiridos pelos alunos sobre os tempos verbais Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito. Ao envolver os alunos em atividades lúdicas e integradas com a tecnologia, a aula se torna mais dinâmica e conecta o aprendizado com contextos reais e atuais, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Histórias no Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de contextualizar ações passadas utilizando Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito, por meio de uma atividade prática e atualizada.

- Descrição: Os alunos irão criar uma 'História' no Instagram simulando uma sequência de eventos de um dia no passado, usando os tempos verbais Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito. Eles deverão contextualizar as ações passadas em relação a momentos anteriores e utilizar elementos multimídia como fotos, vídeos e textos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um evento ou uma sequência de ações para retratar em uma 'História' fictícia no Instagram.

  • Utilize aplicativos de design gráfico, como Canva ou diretamente o Instagram, para criar slides com fotos, vídeos e textos narrativos.

  • Nas descrições, enfatize o uso de Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito.

  • Depois de finalizadas, os grupos compartilharão suas histórias com a turma, explicando o uso dos tempos verbais escolhidos.

Atividade 2 - Influenciadores Históricos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Relacionar eventos históricos com o uso apropriado dos tempos verbais, além de desenvolver a capacidade de criar narrativas coerentes e envolventes.

- Descrição: Os alunos irão se colocar no papel de influenciadores digitais que viveram em épocas passadas e criarão postagens sobre eventos históricos utilizando os tempos verbais Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito para descrever os eventos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um evento histórico ou um personagem histórico famoso.

  • Os alunos devem criar postagens para redes sociais (Twitter, Facebook ou Instagram) como se fossem influenciadores digitais daquela época.

  • As postagens devem usar Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito para descrever os eventos históricos.

  • Utilize ferramentas como Canva ou Google Docs para criar as postagens.

  • Após a criação, cada grupo fará uma apresentação das suas postagens para a classe.

Atividade 3 - Jogo de Memória Temporal 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fixar o uso dos tempos verbais Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito de maneira interativa e competitiva, promovendo a colaboração e discussão em grupo.

- Descrição: Utilizando uma plataforma de gamificação, como Kahoot ou Quizizz, os alunos participarão de um jogo de memória onde terão que associar corretamente frases e situações com os tempos verbais Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Crie um quiz com questões que envolvam o uso correto de Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito.

  • Os alunos devem acessar a plataforma escolhida (Kahoot, Quizizz) via seus celulares ou computadores.

  • Cada grupo responderá às perguntas do quiz, discutindo as respostas antes de enviá-las.

  • A pontuação será baseada na rapidez e precisão das respostas.

  • Após o jogo, revele o grupo vencedor e discuta as respostas corretas com toda a turma.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é refletir sobre as atividades realizadas, promovendo uma avaliação crítica e construtiva do processo de aprendizagem. Através da discussão e do feedback entre pares, os alunos terão a oportunidade de identificar pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas, além de reforçar o aprendizado colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipe.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão aberta com todos os alunos, incentivando-os a compartilhar suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Inicie a discussão perguntando como foi a criação das 'Histórias no Instagram', 'Influenciadores Históricos' e o 'Jogo de Memória Temporal'. Pergunte aos alunos quais dificuldades encontraram e como essas atividades ajudaram a compreender melhor o uso dos Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito. Encoraje comentários sobre as estratégias que utilizaram para diferenciar esses tempos verbais.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios ao utilizar Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito nas atividades? 2. De que maneira as atividades práticas ajudaram a consolidar o entendimento dos tempos verbais estudados? 3. Como vocês acham que poderão aplicar esses conhecimentos em contextos reais fora da sala de aula?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos colegas de grupo. Explique a importância de fornecer um feedback respeitoso e construtivo, destacando aspectos positivos e oferecendo sugestões para melhorias. Oriente os alunos a mencionar como cada colega contribuiu para as atividades, o que poderia ser melhorado e o que foi aprendido com a colaboração em grupo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade : A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado da aula, fazendo uma revisão criativa e envolvente dos conteúdos abordados. Também visa conectar o conhecimento teórico com suas aplicações práticas no cotidiano dos alunos, reforçando a relevância do aprendizado. Isso assegura que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável dos tempos verbais estudados.

Resumo

Resumo da Aula : Hoje, mergulhamos no fascinante mundo dos verbos em espanhol, mais especificamente nos tempos Pretérito Imperfecto e Pretérito Mais-que-perfeito. Viajamos pelo passado, recriando histórias e eventos, quase como se estivéssemos em uma máquina do tempo! ️ Usamos as redes sociais para dar vida a narrativas, conectando a gramática à realidade digital dos estudantes. 

No Mundo

No Mundo Atual : No mundo digital que vivemos, onde as narrativas são constantemente criadas e compartilhadas em tempo real, entender como descrever ações passadas é crucial. Seja assistindo a uma série de TV, lendo um livro ou postando nas redes sociais, os tempos verbais nos ajudam a estruturar nossas histórias e experiências de maneira clara e envolvente.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia : Saber usar corretamente o Pretérito Imperfecto e o Pretérito Mais-que-perfeito nos permite narrar eventos passados com precisão, seja em uma conversa casual ou em uma produção textual. Além disso, essas habilidades são essenciais para a compreensão de conteúdos culturais e históricos em espanhol, enriquecendo a nossa visão de mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies