Entrar

Plano de aula de Energias Renováveis e não Renováveis

Física

Original Teachy

'EM13CNT309'

Energias Renováveis e não Renováveis

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Energias Renováveis e não Renováveis

Palavras ChaveEnergia Renovável, Energia Não Renovável, Sustentabilidade, Impactos Ambientais, Fontes de Energia, Tecnologia, Eficiência Energética, Desenvolvimento Futuro, Energias Limpas, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Gráficos e tabelas comparativas, Folhas de papel para anotações, Canetas e lápis, Material impresso sobre fontes de energia, Computador ou tablet com acesso à internet, Vídeos curtos sobre energia renovável e não renovável
Códigos BNCCEM13CNT309: Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTermologia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tópico de energias renováveis e não renováveis, estabelecendo uma base clara sobre as diferenças entre esses dois tipos de energia e destacando as principais fontes de energia renováveis. Isso prepara os alunos para entenderem a importância de cada tipo de energia no contexto atual e futuro, promovendo uma base sólida para discussões e aprendizados subsequentes.

Objetivos principais:

1. Diferenciar entre energia renovável e não renovável.

2. Reconhecer as principais fontes de energia renováveis existentes e em desenvolvimento.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tópico de energias renováveis e não renováveis, estabelecendo uma base clara sobre as diferenças entre esses dois tipos de energia e destacando as principais fontes de energia renováveis. Isso prepara os alunos para entenderem a importância de cada tipo de energia no contexto atual e futuro, promovendo uma base sólida para discussões e aprendizados subsequentes.

Contexto

Para iniciar a aula sobre energias renováveis e não renováveis, comece explicando a importância da energia no mundo moderno. A energia está presente em todos os aspectos das nossas vidas, desde o funcionamento de eletrodomésticos até o transporte e a iluminação pública. A crescente demanda por energia e os impactos ambientais associados ao seu uso tornam essencial compreender as diferentes fontes de energia disponíveis. Destaque que a discussão sobre energias renováveis e não renováveis é crucial para a sustentabilidade e o futuro do planeta.

Curiosidades

Você sabia que a energia solar que atinge a Terra em uma hora é suficiente para suprir toda a demanda energética mundial por um ano inteiro? No entanto, atualmente, utilizamos apenas uma pequena fração dessa energia abundante. Este fato destaca o enorme potencial das fontes de energia renováveis e a importância de investir em tecnologias que aproveitem esses recursos.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 70 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão detalhada e comparativa das energias renováveis e não renováveis. Ao abordar cada tipo de energia, suas características, vantagens e desvantagens, e os impactos ambientais associados, os alunos poderão compreender a importância dessas fontes de energia no contexto atual e futuro. Além disso, as questões propostas estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Tópicos Abordados

1. Energia Renovável: Explique que fontes de energia renováveis são aquelas que são reabastecidas naturalmente em um curto período de tempo. Exemplos incluem solar, eólica, hidrelétrica, biomassa e geotérmica. Detalhe cada uma dessas fontes, destacando suas características, vantagens e desvantagens. 2. Energia Não Renovável: Defina energia não renovável como sendo aquelas fontes que não se reabastecem em um período curto, levando milhões de anos para se formarem. Exemplos incluem petróleo, carvão, gás natural e energia nuclear. Explique as características, vantagens e desvantagens de cada uma dessas fontes. 3. Comparação entre Energias Renováveis e Não Renováveis: Aborde as principais diferenças entre energias renováveis e não renováveis, como a disponibilidade, impacto ambiental, custo e eficiência. Utilize gráficos e tabelas para facilitar a compreensão dos alunos. 4. Impactos Ambientais: Discuta os impactos ambientais associados ao uso de energias não renováveis, como emissão de gases de efeito estufa e poluição. Em contraste, mencione os impactos (ou a falta deles) das fontes de energia renováveis. 5. Desenvolvimento Tecnológico e Futuro das Energias Renováveis: Destaque as inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas para melhorar a eficiência das energias renováveis e reduzir custos. Fale sobre as tendências futuras e a importância de políticas públicas para o incentivo ao uso de energias limpas.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal diferença entre uma fonte de energia renovável e uma não renovável? Dê exemplos. 2. Explique como a energia solar e a energia eólica são captadas e transformadas em eletricidade. 3. Quais são os principais impactos ambientais do uso de combustíveis fósseis em comparação com energias renováveis?

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através de uma discussão detalhada sobre as questões apresentadas. Este momento permite que o professor esclareça dúvidas, aprofunde a compreensão dos alunos e estimule o pensamento crítico. Além disso, as perguntas de engajamento incentivam os alunos a refletirem sobre o conteúdo aprendido e a aplicarem esses conhecimentos em contextos reais.

Discussão

  • Qual é a principal diferença entre uma fonte de energia renovável e uma não renovável? Dê exemplos.

Explique que a principal diferença reside na capacidade de reabastecimento. Fontes de energia renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, são naturalmente reabastecidas em um curto período de tempo. Já as energias não renováveis, como petróleo, carvão, gás natural e energia nuclear, demoram milhões de anos para se formarem, o que as torna finitas no curto prazo humano.

  • Explique como a energia solar e a energia eólica são captadas e transformadas em eletricidade.

A energia solar é captada por painéis solares que convertem a luz do sol em eletricidade através do efeito fotovoltaico. A energia eólica é gerada por turbinas eólicas que captam a energia cinética do vento e a transformam em eletricidade por meio de um gerador.

  • Quais são os principais impactos ambientais do uso de combustíveis fósseis em comparação com energias renováveis?

Explique que os combustíveis fósseis emitem gases de efeito estufa, como CO₂, que contribuem para o aquecimento global e poluição do ar. Além disso, sua extração e transporte podem causar danos ambientais significativos. Em contraste, as energias renováveis, como solar e eólica, têm impactos ambientais muito menores, não emitem gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade e têm uma pegada ecológica reduzida.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta 1: Você acha que é possível substituir completamente as energias não renováveis pelas renováveis no futuro próximo? Justifique sua resposta. 2.Pergunta 2: Qual fonte de energia renovável você acredita que tem mais potencial para crescimento e por quê? 3.Pergunta 3: Como você imagina que a tecnologia pode evoluir para tornar as energias renováveis mais eficientes e acessíveis?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o entendimento dos alunos sobre o tema. A conclusão permite que os alunos conectem os conceitos teóricos com suas aplicações práticas e compreendam a relevância do conteúdo discutido para o mundo atual e futuro.

Resumo

  • Energia renovável: fontes que são reabastecidas naturalmente em um curto período de tempo, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa e geotérmica.
  • Energia não renovável: fontes que não se reabastecem em um período curto, levando milhões de anos para se formarem, como petróleo, carvão, gás natural e energia nuclear.
  • Comparação entre energias renováveis e não renováveis: disponibilidade, impacto ambiental, custo e eficiência.
  • Impactos ambientais das energias não renováveis: emissão de gases de efeito estufa e poluição.
  • Desenvolvimento tecnológico e futuro das energias renováveis: inovações para melhorar a eficiência e reduzir custos.

A aula conectou a teoria com a prática ao abordar a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis e não renováveis, discutindo suas características e impactos ambientais. Foram apresentados exemplos e comparações práticas que ajudaram os alunos a visualizar como essas fontes de energia são aplicadas no mundo real e sua importância para a sustentabilidade.

O tema de energias renováveis e não renováveis é extremamente relevante para o dia a dia, pois a energia é fundamental para todas as atividades humanas. Compreender as diferenças entre essas fontes de energia e seus impactos ambientais é crucial para tomar decisões informadas sobre o consumo de energia e apoiar práticas sustentáveis. Curiosidades como o potencial da energia solar demonstram a importância de investir em tecnologias limpas e renováveis.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies