Entrar

Plano de aula de Termodinâmica: Máquinas Térmicas

Física

Original Teachy

'EM13CNT102'

Termodinâmica: Máquinas Térmicas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Termodinâmica: Máquinas Térmicas

Palavras ChaveTermodinâmica, Máquinas Térmicas, Rendimento, Calor Gerado, Eficiência, Sustentabilidade, Metodologia Ativa, Tecnologia Digital, Colaboração, Pensamento Crítico, Aprendizado Interativo, Engajamento Estudantil
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Google Docs, Google Slides, Canva, Tinkercad, Plataforma Kahoot! ou Quizizz, Grupo fechado no Facebook, Instagram ou TikTok
Códigos BNCCEM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTermologia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade garantir que os alunos tenham uma visão clara dos objetivos principais que devem alcançar ao final da aula. Ao compreenderem esses objetivos, os alunos estarão mais focados e motivados para participar das atividades práticas, além de serem capazes de contextualizar o aprendizado dentro da realidade digital e tecnológica atual.

Objetivos principais:

1. Compreender o funcionamento básico das máquinas térmicas e sua aplicação na vida real.

2. Aplicar conceitos da termodinâmica para resolver problemas práticos relacionados ao rendimento e calor gerado por máquinas térmicas.

3. Analisar a viabilidade de diferentes tipos de máquinas térmicas com base em suas eficiências e condições operacionais.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao investigar a aplicabilidade das máquinas térmicas.
  2. Estimular a colaboração e o trabalho em equipe através de atividades práticas e discussões em grupo.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa inicial é engajar os alunos e relacionar o conhecimento prévio deles com a prática. Ao buscar fatos interessantes e responder às perguntas chave, os alunos começam a contextualizar o conteúdo estudado de forma prática e relevante. Isso também cria uma base para uma discussão mais rica e colaborativa durante a aula, uma vez que eles já terão compartilhado informações e ideias sobre o tema.

Aquecendo

Introdução: Aquecimento

Máquinas térmicas são dispositivos que convertem energia térmica em trabalho mecânico, desempenhando um papel crucial em diversas áreas, desde a geração de eletricidade até o funcionamento de motores de veículos. Durante a introdução, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre máquinas térmicas. Eles podem procurar curiosidades sobre invenções históricas, aplicações modernas ou até mesmo estatísticas surpreendentes. Isso ajudará a conectar o tema ao cotidiano deles e despertar o interesse inicial.

Diga-lhes: 'Agora, utilizando seus celulares, encontrem um fato interessante sobre máquinas térmicas e compartilhem com a turma.'

Reflexões Iniciais

1. Qual é a função principal de uma máquina térmica?

2. Você sabia que motores de carros são um tipo de máquina térmica? Pode nos contar mais sobre outros exemplos?

3. Como a eficiência de uma máquina térmica pode impactar o consumo de energia e a sustentabilidade?

4. Quais são os desafios atuais na otimização das máquinas térmicas?

5. De que forma as máquinas térmicas que estudamos se relacionam com o dia a dia moderno e as tecnologias que utilizamos?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado interativa e prática, onde os alunos podem aplicar seus conhecimentos em termodinâmica de maneira contextualizada e relevante. As atividades propostas visam estimular a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico, utilizando tecnologias digitais modernas para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Detetives Digitais da Termodinâmica

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar os conceitos de termodinâmica na resolução de problemas e investigar a viabilidade de máquinas térmicas, além de estimular habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação.

- Descrição: Neste cenário, os alunos se transformarão em detetives digitais para resolver um enigma. Eles terão que investigar um caso fictício onde uma máquina térmica inventada por um cientista foi roubada. A máquina tem características especiais e os alunos devem usar seus conhecimentos em termodinâmica para entender o funcionamento dela e identificar o ladrão.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça a eles um documento digital com pistas e descrições detalhadas da máquina térmica (incluindo seu rendimento e ciclos).

  • Peça que usem seus celulares e computadores para buscar informações adicionais na internet sobre máquinas térmicas semelhantes.

  • Os alunos devem calcular o rendimento e o calor gerado pela máquina para entender como ela pode ter sido utilizada pelo ladrão.

  • Cada grupo deve preparar um relatório digital (pode ser um Google Docs) e uma apresentação (utilizando uma plataforma como Canva ou Google Slides) para expor suas descobertas e justificar a escolha do suspeito com base em evidências termodinâmicas.

Atividade 2 -  Construindo Futuras Máquinas Térmicas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e aplicação prática dos conceitos de termodinâmica, além de desenvolver habilidades em design digital, colaboração e comunicação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um protótipo digital de uma máquina térmica inovadora e sustentável. Eles devem pensar em como essa máquina poderia ser utilizada no futuro, considerando as necessidades energéticas e sustentabilidade.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça um breve tutorial sobre o uso do Tinkercad (uma ferramenta online de design 3D) para que possam criar o protótipo digital.

  • Peça que cada grupo desenhe uma máquina térmica inovadora, considerando os conceitos de eficiência e calor gerado.

  • Os alunos devem documentar em um relatório digital (Google Docs ou similar) os cálculos realizados para justificar as características técnicas da máquina.

  • Cada grupo deve criar uma apresentação (usando ferramentas como Google Slides ou Canva) explicando o funcionamento da máquina, seus benefícios e aplicação no futuro.

  • Peça que compartilhem um vídeo curto (como uma simulação ou uma explicação de no máximo 3 minutos) nas redes sociais da turma (pode ser um grupo fechado no Facebook, Instagram ou TikTok) para engajar outros alunos e apresentar suas ideias.

Atividade 3 -  Quiz Show da Termodinâmica

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o aprendizado através de uma atividade lúdica e competitiva, promovendo a colaboração e a aplicação prática dos conceitos de termodinâmica.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um estúdio de gameshow com um quiz interativo sobre máquinas térmicas. Os alunos irão competir em grupos para ver quem consegue responder corretamente às questões baseadas em cálculos de eficiência e calor gerado por máquinas térmicas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilize uma plataforma como Kahoot! ou Quizizz para criar um quiz interativo com perguntas relacionadas às máquinas térmicas, incluindo cálculos de rendimento e eficiência.

  • Explique as regras do jogo: cada grupo deve discutir e decidir juntos a resposta correta para cada pergunta. A equipe deve submeter uma resposta utilizando a plataforma interativa.

  • Incentive os alunos a usarem seus dispositivos móveis para acessar o quiz e participar ativamente.

  • Após cada rodada, discuta brevemente as respostas corretas e explique os conceitos envolvidos.

  • No final, anuncie o grupo vencedor e ofereça uma recompensa simbólica (como um certificado digital ou um badge virtual).

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é refletir sobre o aprendizado e reforçar os conceitos discutidos durante a aula. Ao compartilhar descobertas e receber feedback, os alunos têm a oportunidade de consolidar seus conhecimentos, identificar áreas de melhoria e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo

Promova uma discussão coletiva onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e conclusões. Utilize o seguinte roteiro para iniciar e conduzir a discussão:

  1. Introdução: Peça que cada grupo faça uma breve apresentação de suas descobertas e conclusões sobre o caso investigado ou sobre a máquina térmica que projetaram.
  2. Destaques: Pergunte a cada grupo quais foram os pontos mais desafiadores e os mais interessantes durante a atividade.
  3. Interconexões: Incentive os alunos a discutir como os conceitos aprendidos se relacionam com outras disciplinas ou com o mundo real. Por exemplo, como a termodinâmica se aplica à sustentabilidade e economia de energia em suas vidas diárias?
  4. Aprendizagens Chave: Solicite que cada grupo destaque um aprendizado chave que gostaria de compartilhar com a turma.

Reflexões

1. Quais foram as dificuldades encontradas ao calcular o rendimento e o calor gerado pelas máquinas térmicas? 2. Como os conceitos de eficiência e sustentabilidade influenciaram o design de sua máquina térmica? 3. De que maneira o trabalho em grupo e a colaboração ajudaram a resolver os problemas encontrados nas atividades?

Feedback 360°

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada membro do grupo deve receber feedback dos outros integrantes. Oriente-os a fazer com que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugerindo áreas de melhoria. Utilize as seguintes etapas para facilitar essa atividade:

  1. Feedback Positivo: Cada aluno deve compartilhar um ponto positivo observado em relação ao trabalho e participação de seus colegas.
  2. Sugestão de Melhoria: Cada aluno deve sugerir uma área em que o colega possa melhorar, utilizando uma linguagem respeitosa e construtiva.
  3. Resumo do Feedback: Peça que cada aluno resuma o feedback recebido em uma frase ou duas e compartilhe com o grupo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e ligar os pontos entre os conceitos teóricos e suas aplicações práticas. Ao resumir e refletir sobre a aula, os alunos podem ver a relevância do que aprenderam e se sentir motivados a continuar explorando a termodinâmica em suas futuras jornadas acadêmicas e profissionais. Além disso, reforçamos a conexão com o mundo moderno, mostrando como os conceitos discutidos são aplicáveis na vida real de maneira prática e inovadora.

Resumo

Resumo Divertido

E assim, juntamos as peças do quebra-cabeça termodinâmico! Imaginamos máquinas térmicas como detetives resolvendo enigmas e designers criando o futuro. Exploramos eficiências, calor e ciclos como verdadeiros cientistas. ‍‍ Resolvemos crimes e projetamos inovações, tudo enquanto mergulhávamos no mundo digital dos dias de hoje.  Quem diria que a termodinâmica poderia ser tão empolgante? 

No Mundo

No Mundo Atual

A termodinâmica está presente em todos os lugares! Desde o motor do seu carro até o ar condicionado na sua casa, essas máquinas térmicas fazem o mundo girar. E, com a crescente necessidade de soluções sustentáveis, entender a eficiência e o impacto dessas máquinas é mais relevante do que nunca. No mundo moderno, onde a tecnologia avança a passos largos, dominar esses conceitos nos coloca na vanguarda da inovação.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia ️

Dominar a termodinâmica das máquinas térmicas é essencial. Não só para engenheiros e cientistas, mas para qualquer um que queira compreender melhor como otimizamos energia, economizamos recursos e desenhamos um futuro sustentável. Cada vez que ligamos um motor ou resfriamos um ambiente, estamos aplicando esses princípios fundamentais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies