Entrar

Plano de aula de Brasil: Indústria e o Neoliberalismo

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS201'

Brasil: Indústria e o Neoliberalismo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil: Indústria e o Neoliberalismo

Palavras ChaveNeoliberalismo, Indústria Brasileira, Capital Estrangeiro, Estatais, Políticas Econômicas, Globalização, Redes Sociais, Interatividade, Aprendizagem Ativa, Tecnologia Digital, Criatividade, Colaboração
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Contas no Instagram, Ferramentas de criação gráfica (ex.: Canva), Plataformas de criação de quizzes (ex.: Kahoot!, Quizizz), Software de gravação e edição de áudio (ex.: Audacity), Computadores ou tablets, Formulários digitais para feedback (ex.: Google Forms), Materiais de pesquisa sobre neoliberalismo e indústria brasileira
Códigos BNCCEM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.; EM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos principais do estudo e a importância do tema. Isso ajuda a estabelecer um foco claro para a aula, orientando as atividades subsequentes e facilitando a conexão com a realidade digital e contemporânea dos alunos.

Objetivos principais:

1. Entender o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira, com ênfase na presença do capital estrangeiro.

2. Analisar o papel das estatais no contexto do neoliberalismo e suas transformações ao longo das últimas décadas.

Objetivos secundários:

  1. Explorar casos específicos de indústrias que se beneficiaram ou sofreram com políticas neoliberais.
  2. Investigar a influência de empresas multinacionais no mercado brasileiro.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos e estimular a curiosidade sobre o tema. Ao buscar fatos interessantes e compartilhar com a turma, os alunos começam a construir um conhecimento coletivo e contextualizado, que será aprofundado nas atividades seguintes.

Aquecendo

Aquecimento: Comece contextualizando brevemente o tema para os alunos: 'O Brasil passou por significativas transformações econômicas e sociais com a adoção de políticas neoliberais, especialmente na década de 1990. Estas políticas alteraram a forma como a indústria brasileira opera, promovendo a entrada de capital estrangeiro e questionando o papel das empresas estatais.' Após essa introdução, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira. Cada aluno deve compartilhar o que encontrou com a turma.

Reflexões Iniciais

1. ️ Perguntas Chave:

2. Quais foram as principais mudanças na indústria brasileira após a adoção de políticas neoliberais?

3. Como a entrada de capital estrangeiro afetou o mercado de trabalho e a economia brasileira?

4. Qual foi o papel das empresas estatais antes e depois do neoliberalismo?

5. Pode citar exemplos de indústrias que prosperaram ou enfrentaram dificuldades devido ao neoliberalismo?

6. Como a globalização influenciou a indústria brasileira e sua competitividade no mercado mundial?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa é envolver os alunos em atividades práticas que permitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira criativa e interativa. Cada atividade é projetada para estimular a colaboração, o pensamento crítico e o uso de tecnologias digitais, fazendo com que os alunos se sintam protagonistas em seu processo de aprendizado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Indústria Brasileira no Instagram

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar e entender o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira de uma maneira criativa e visual, utilizando redes sociais para facilitar o aprendizado e promover a interação.

- Descrição: Os alunos deverão criar uma série de postagens no Instagram que expliquem o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira. Cada grupo irá gerenciar uma conta fictícia e deverá criar posts que incluam gráficos, estatísticas e análises sobre diferentes setores da indústria brasileira sob a influência do neoliberalismo. Os posts devem ser visualmente atraentes e informativos, utilizando hashtags populares e recursos multimídia.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deverá criar uma conta fictícia no Instagram dedicada ao tema 'Indústria Brasileira e Neoliberalismo'.

  • Cada grupo deve criar pelo menos 5 postagens, utilizando gráficos, imagens e textos curtos para explicar o impacto do neoliberalismo em diferentes setores.

  • Peça aos alunos para utilizarem ferramentas como Canva para criar gráficos e elementos visuais.

  • Cada postagem deve incluir hashtags relevantes (ex.: #Neoliberalismo, #IndústriaBrasileira, #Economia).

  • Incentive os alunos a comentar e interagir com as postagens dos outros grupos, promovendo uma discussão virtual.

  • No final, cada grupo apresentará suas postagens para a turma e explicará suas escolhas e o que aprenderam.

Atividade 2 -  Jogo da Indústria e Neoliberalismo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver um entendimento profundo do impacto do neoliberalismo na indústria brasileira por meio de um jogo interativo e educativo, incentivando a colaboração e o aprendizado ativo.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital interativo que simule as decisões industriais numa economia neoliberal. Utilizando plataformas como Kahoot! ou Quizizz, cada grupo desenvolverá um jogo que inclua perguntas e cenários baseados em fatos históricos e econômicos. Os demais grupos jogarão e responderão às perguntas, testando seus conhecimentos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de criação de quizzes como Kahoot! ou Quizizz.

  • Os alunos devem pesquisar e desenvolver pelo menos 15 perguntas sobre o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira.

  • Cada pergunta deve ser acompanhada por um cenário ou fato histórico relevante.

  • Peça aos alunos que incluam opções de resposta, com explicações que apareçam após a seleção de uma resposta.

  • Os grupos devem testar seus jogos uns com os outros, promovendo uma competição saudável.

  • No final, discuta as respostas e cenários apresentados, reforçando o aprendizado.

Atividade 3 -  Podcast: Neoliberalismo e Indústria Brasileira

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração ao criar um conteúdo digital relevante e informativo sobre o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira.

- Descrição: Os alunos produzirão um episódio de podcast discutindo o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira. Cada grupo atuará como uma equipe de produção de podcast, com papéis específicos como apresentadores, pesquisadores e editores. O episódio deve incluir entrevistas fictícias com 'especialistas' e análises econômicas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar um episódio de podcast de 10-15 minutos.

  • Os alunos devem dividir os papéis dentro do grupo (apresentadores, pesquisadores, editores, etc.).

  • Cada grupo deve decidir os tópicos específicos sobre o neoliberalismo e a indústria que irão abordar.

  • Os grupos devem roteirizar seus episódios, incluindo entrevistas fictícias e debates.

  • Utilize ferramentas como Audacity para gravação e edição de áudio.

  • Cada grupo deve gravar e editar seu episódio, garantindo qualidade de áudio e clareza na apresentação.

  • No final, os episódios serão compartilhados com a turma e avaliados coletivamente.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio de uma reflexão coletiva e do feedback mútuo. Ao compartilhar suas experiências e receber feedback dos colegas, os alunos têm a oportunidade de reconhecer suas forças e áreas para melhoria, além de reforçar o conhecimento adquirido de forma colaborativa e interativa.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando-os a compartilhar suas experiências e conclusões após a realização das atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Agora que concluímos as atividades, vamos refletir sobre o que aprendemos. Cada grupo deve compartilhar um resumo das suas postagens no Instagram, os insights do jogo interativo e as principais discussões do podcast. Vamos discutir como essas atividades ajudaram a entender melhor o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira e qual foi o papel das redes sociais e das ferramentas digitais nesse processo.'

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. Como as atividades digitais ajudaram a aprofundar seu entendimento sobre o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira? 3. Quais foram as maiores dificuldades que vocês enfrentaram ao criar os conteúdos digitais e como as superaram? 4. De que forma as discussões e interações nas redes sociais enriqueceram seu conhecimento sobre o tema?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo sobre sua participação e contribuição nas atividades. Oriente os alunos a seguirem estas diretrizes para um feedback construtivo e respeitoso: seja específico, mantenha um tom positivo, ofereça sugestões para melhoria e valorize as contribuições de cada um. Isso pode ser feito utilizando um formulário digital (como Google Forms) ou verbalmente, dependendo da preferência da turma.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar um encerramento que consolide o aprendizado de maneira divertida e engajante. Ao resumir os principais pontos da aula e conectar o conteúdo ao mundo atual, os alunos consolidam seu entendimento e refletem sobre a relevância prática do que foi estudado, preparando-se para aplicar esse conhecimento em situações reais.

Resumo

Resumo: Sessão Flashback! Vamos imaginar que estamos assistindo a um trailer de um filme emocionante sobre a indústria brasileira e o neoliberalismo. Primeira cena: Vemos a chegada de políticas neoliberais no Brasil, mudando completamente o cenário econômico. A indústria começa a ver uma entrada massiva de capital estrangeiro, e o papel das estatais é questionado. Corta para a segunda cena: Pequenas indústrias lutam para sobreviver, enquanto outras prosperam com novas parcerias internacionais. E na cena final: Uma análise das mudanças estruturais e impactos no mercado de trabalho. É um filme cheio de altos e baixos, com lições importantes sobre economia e política!

No Mundo

No Mundo Atual: Pense nas redes sociais como exemplos de como o neoliberalismo e a globalização moldam nossas vidas hoje. Grandes empresas de tecnologia influenciam mercados globais de formas antes inimagináveis. Da mesma forma, a indústria brasileira foi transformada, e compreender essas mudanças nos ajuda a navegar melhor pelas dinâmicas econômicas atuais e suas implicações no nosso cotidiano.

Na Prática

Aplicações: Importância no Dia a Dia: Entender o impacto do neoliberalismo na indústria brasileira nos dá insights sobre como políticas econômicas afetam nosso trabalho, consumo e desenvolvimento nacional. Isso nos capacita a tomar decisões mais informadas como cidadãos e profissionais, além de estimular um pensamento crítico sobre o papel das empresas públicas e privadas na sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies