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Plano de aula de MERCOSUL: Características e Membros

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS205'

MERCOSUL: Características e Membros

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito e os Objetivos do MERCOSUL: O professor deve garantir que os alunos entendam o que é o MERCOSUL, suas funções e Objetivos. Isso inclui o estudo da sua história e razão de existir, além de uma análise crítica sobre a relevância do bloco para os países membros.

  2. Identificar os países membros do MERCOSUL e suas características: Os alunos devem ser capazes de listar os países que compõem o MERCOSUL e identificar suas principais características, como localização geográfica, economia, cultura e política.

  3. Analisar as vantagens e desvantagens de pertencer ao MERCOSUL: A partir do estudo dos países membros, os alunos devem ser capazes de discutir as vantagens e desvantagens de fazer parte do MERCOSUL. Isso inclui a análise de aspectos econômicos, políticos e sociais.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese: Durante o processo de aprendizagem, os alunos serão incentivados a utilizar diferentes fontes de informação para aprofundar o seu entendimento sobre o MERCOSUL e os seus membros. Eles também terão a oportunidade de praticar a habilidade de sintetizar informações, transformando dados complexos em ideias claras e concisas.

    • Promover o pensamento crítico: Ao analisar as vantagens e desvantagens de pertencer ao MERCOSUL, os alunos serão desafiados a pensar criticamente sobre a importância e o impacto dos blocos econômicos na vida dos cidadãos e no Desenvolvimento dos países.

Introdução (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de blocos econômicos e a importância da cooperação entre os países. Também é relevante revisar os princípios gerais da geopolítica, para que os alunos possam compreender o contexto em que o MERCOSUL surgiu e se desenvolveu.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações para instigar o pensamento crítico dos alunos:

    • "Como a criação de um bloco econômico pode beneficiar os países envolvidos?"
    • "Quais são os possíveis desafios e conflitos que podem surgir entre os países membros de um bloco econômico?"
  3. Contextualização: Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do MERCOSUL na realidade atual, destacando a relevância do comércio internacional e das relações diplomáticas entre os países. Pode-se mencionar, por exemplo, a influência do MERCOSUL na economia, na política e na cultura dos países membros.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades e fatos interessantes sobre o MERCOSUL. Alguns exemplos são:

    • "Você sabia que o MERCOSUL é o maior bloco econômico da América do Sul, com uma população de mais de 260 milhões de habitantes e um PIB combinado de mais de 2 trilhões de dólares?"
    • "Você sabia que o MERCOSUL não é apenas sobre comércio, mas também promove a cooperação em áreas como educação, cultura, ciência e tecnologia?"
  5. Ganhar a atenção dos alunos: Por fim, o professor pode apresentar um vídeo curto (de 3 a 5 minutos) sobre o MERCOSUL, que inclua depoimentos de líderes políticos, empresários e cidadãos comuns dos países membros, falando sobre a importância do bloco em suas vidas e em suas comunidades. Esse vídeo pode ajudar a ilustrar de forma mais concreta e emocional os conceitos teóricos apresentados.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: O que é o MERCOSUL? (5 - 7 minutos) O professor deve começar a parte teórica da aula explicando o que é o MERCOSUL. Ele deve destacar que o MERCOSUL é um bloco econômico e político formado por países da América do Sul, cujo principal objetivo é promover a integração econômica e social entre os seus membros. O professor deve também abordar a história do MERCOSUL, desde a sua criação em 1991 até os dias atuais, destacando os momentos-chave e os principais desafios enfrentados pelo bloco. Além disso, o professor deve explicar as principais características do MERCOSUL, como a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, a adoção de uma tarifa externa comum e a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os países membros.

  2. Atividade: Mapa interativo do MERCOSUL (8 - 10 minutos) Após a explicação teórica, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um mapa da América do Sul e uma lista com o nome dos países membros do MERCOSUL. A tarefa dos alunos será localizar no mapa os países do MERCOSUL e marcar com cores diferentes os países que já faziam parte do bloco em 1991 e os que aderiram posteriormente. Esta atividade irá ajudar os alunos a visualizar a composição do MERCOSUL e a entender melhor a sua dinâmica de expansão.

  3. Teoria: Países membros do MERCOSUL (5 - 7 minutos) Após a atividade, o professor deve voltar à explanação teórica, desta vez focando nos países membros do MERCOSUL. O professor deve descrever as principais características de cada país, como a localização geográfica, o tamanho da população, a composição do PIB, os principais setores da economia, a língua oficial, a religião predominante, etc. O professor deve também destacar as diferenças e semelhanças entre os países membros e discutir como essas diferenças podem influenciar a dinâmica de funcionamento do MERCOSUL.

  4. Atividade: Debate sobre as vantagens e desvantagens de pertencer ao MERCOSUL (5 - 7 minutos) Após a explicação teórica, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma lista com argumentos a favor e contra a participação de um país fictício no MERCOSUL. Os alunos terão que analisar os argumentos e preparar um pequeno debate, no qual cada lado irá defender uma posição. Ao final dos debates, o professor deve conduzir uma discussão em sala de aula, na qual os alunos poderão compartilhar as suas conclusões e opiniões.

  5. Teoria: O MERCOSUL e o mundo (3 - 5 minutos) Por fim, o professor deve explicar como o MERCOSUL se relaciona com o resto do mundo. O professor deve discutir os acordos comerciais que o MERCOSUL tem com outros blocos e países, as suas relações diplomáticas e a sua posição geopolítica. O professor deve também abordar os desafios e oportunidades que o MERCOSUL enfrenta no contexto da globalização.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e iniciar uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as principais conclusões do seu debate sobre as vantagens e desvantagens de pertencer ao MERCOSUL. Durante a discussão, o professor deve incentivar os alunos a explicarem as suas opiniões e a defenderem os seus argumentos. O professor deve também fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos e para garantir que todos os aspectos relevantes do tópico sejam abordados.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a ligação entre as conclusões dos alunos e a teoria apresentada. O professor deve destacar como as discussões dos alunos refletiram os conceitos e princípios do MERCOSUL, e como esses conceitos e princípios se aplicam na prática. O professor deve também identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer mal-entendidos.

  3. Reflexão individual (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor deve fazer perguntas como:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • "O que você gostaria de aprender mais sobre o MERCOSUL?"

    Os alunos terão até 1 minuto para pensar sobre cada pergunta. Após o tempo de reflexão, os alunos serão convidados a compartilhar as suas respostas com a classe. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e utilizar essa informação para planejar futuras aulas e atividades.

  4. Feedback e encerramento (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve dar feedback aos alunos sobre a aula. O professor deve elogiar os pontos fortes dos alunos, como a sua participação ativa, a sua capacidade de argumentação e o seu pensamento crítico. O professor também deve apontar áreas de melhoria, como a necessidade de pesquisar mais sobre certos tópicos ou de praticar certas habilidades. O professor deve encerrar a aula reforçando os principais pontos aprendidos e fazendo a ligação com a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o conceito e os Objetivos do MERCOSUL, a identificação dos países membros, suas características, e a análise das vantagens e desvantagens de pertencer ao bloco. O professor deve assegurar que todos os alunos tenham compreendido esses tópicos, respondendo a quaisquer perguntas ou dúvidas que possam surgir.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, apresentada no início da aula, com a prática, realizada nas atividades em grupo. O professor deve explicar como a teoria forneceu a base para a compreensão dos conceitos do MERCOSUL, enquanto as atividades em grupo permitiram a aplicação desses conceitos através de discussões e debates. O professor deve enfatizar que a compreensão teórica é essencial para a participação efetiva em atividades práticas.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu entendimento sobre o MERCOSUL. Isso pode incluir artigos, vídeos, documentários, sites de organizações internacionais, entre outros. O professor deve também orientar os alunos sobre como utilizar esses materiais de forma eficaz, por exemplo, incentivando-os a fazer anotações enquanto leem ou assistem, a discutir o material com seus colegas, e a relacionar o material com o que foi aprendido em sala de aula.

  4. Relevância do MERCOSUL (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do MERCOSUL no contexto global e local. O professor deve explicar como a participação no MERCOSUL pode beneficiar os países membros, através do aumento do comércio e dos investimentos, da cooperação em áreas como educação e saúde, e do fortalecimento da voz dos países membros no cenário internacional. O professor deve também destacar a relevância do MERCOSUL para a vida dos cidadãos comuns, por exemplo, através da facilitação das viagens e do intercâmbio cultural, e da proteção dos direitos humanos e do meio ambiente.

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