Entrar

Plano de aula de Mundo: BRICS

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Mundo: BRICS

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito e a formação do BRICS: Os alunos devem ser capazes de explicar o que é o BRICS e como ele foi formado. Eles devem entender que o BRICS é uma associação de cinco países (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que possuem economias emergentes e que se uniram para fortalecer sua influência global.

  2. Identificar as principais características e desafios do BRICS: Os alunos devem ser capazes de listar e discutir as características que unem os países do BRICS, como a população, o território e a economia. Além disso, eles devem ser capazes de identificar os desafios que esses países enfrentam em sua busca por um maior Desenvolvimento e influência.

  3. Analisar a importância do BRICS no cenário global: Os alunos devem ser capazes de entender a influência que o BRICS exerce no cenário global, tanto no aspecto econômico quanto no político. Eles devem ser capazes de discutir como a cooperação entre os países do BRICS pode afetar a dinâmica global e o papel desses países na economia mundial.

Objetivos Secundários

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação: Ao longo da aula, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas individuais ou em grupo sobre os países do BRICS. Eles serão orientados a buscar informações em fontes confiáveis e a organizar essas informações de forma coerente e clara para suas apresentações.

  2. Promover o pensamento crítico e a discussão: Os alunos serão incentivados a pensar criticamente sobre as informações que estão aprendendo e a discutir essas informações com seus colegas. Eles serão incentivados a expressar suas opiniões e a considerar diferentes pontos de vista.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de economias emergentes e de globalização, uma vez que estes são fundamentais para a compreensão do BRICS. Ele pode fazer isso através de perguntas aos alunos, de modo a garantir que eles ainda se recordem desses conceitos. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor pode apresentar duas situações que instiguem o pensamento crítico dos alunos e os motive a aprender mais sobre o BRICS. Por exemplo:

    • "Imagine que você é um diplomata brasileiro em uma reunião do BRICS. Quais seriam os principais pontos que você levantaria para defender os interesses do Brasil?"
    • "Suponha que você é um empresário brasileiro que deseja expandir seus negócios para um dos países do BRICS. Quais seriam os principais desafios que você enfrentaria e como você poderia superá-los?" (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do BRICS no cenário internacional, destacando como a cooperação entre esses países pode impactar a economia global e o equilíbrio de poder entre as nações. Ele pode mencionar exemplos recentes de como o BRICS tem influenciado a política e a economia mundial. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre o BRICS. Por exemplo:

    • "Você sabia que juntos, os países do BRICS representam quase 30% da economia mundial?"
    • "Você sabia que o termo 'BRICS' foi cunhado por um economista do banco Goldman Sachs em 2001?" (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Simulação de uma reunião do BRICS (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos serão divididos em cinco grupos, cada um representando um dos países do BRICS. Cada grupo terá que pesquisar sobre o país que está representando, focando em sua economia, população, recursos naturais, desafios e Objetivos. Eles também devem considerar como esse país pode contribuir para a cooperação do BRICS. Depois, os grupos irão se juntar para uma "reunião do BRICS" onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e discutir possíveis áreas de cooperação. O professor deve atuar como facilitador, orientando a discussão e garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

    • Passo 1: Divida os alunos em grupos, um para cada país do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Cada grupo deve escolher um líder para facilitar a discussão.
    • Passo 2: Os grupos devem pesquisar sobre o país que estão representando, usando fontes confiáveis. Eles devem anotar as principais informações que encontrarem.
    • Passo 3: Na "reunião do BRICS", cada grupo deve compartilhar suas descobertas e discutir possíveis áreas de cooperação.
    • Passo 4: Após a discussão, cada grupo deve preparar uma breve apresentação sobre o que foi discutido.
  2. Atividade 2 - Desafios do BRICS (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos, ainda divididos em seus grupos de países do BRICS, irão discutir os principais desafios que seus países enfrentam e como eles podem ser superados. O professor deve fornecer a cada grupo uma lista de desafios comuns que o BRICS enfrenta (por exemplo, pobreza, desigualdade, corrupção, mudanças climáticas) para orientar a discussão. O professor deve circular pela sala, ouvindo as discussões e fornecendo orientações quando necessário.

    • Passo 1: O professor deve fornecer a lista de desafios comuns que o BRICS enfrenta para cada grupo.
    • Passo 2: Os grupos devem discutir cada desafio e como ele pode ser superado em seu país, anotando suas ideias.
    • Passo 3: Após a discussão, cada grupo deve preparar uma breve apresentação sobre os desafios e soluções discutidos.
  3. Atividade 3 - Apresentação e Discussão (5 - 7 minutos): No final das atividades, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas para a classe. Após cada apresentação, o professor deve facilitar uma discussão, incentivando os outros grupos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões.

    • Passo 1: Cada grupo deve ter um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas descobertas.
    • Passo 2: Após cada apresentação, o professor deve abrir para perguntas e comentários dos outros grupos.
    • Passo 3: O professor deve encerrar a atividade ressaltando os principais pontos discutidos e a importância da cooperação entre os países do BRICS.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Uma vez terminada a atividade de apresentação e discussão, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções propostas por cada grupo para os desafios do BRICS. O objetivo é que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre os países do BRICS e como essas diferenças influenciam a forma como enfrentam os desafios. O professor deve fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos, como:

    • "Vocês notaram algum padrão nas soluções propostas por todos os grupos?"
    • "Como as diferenças entre os países do BRICS influenciam a maneira como eles enfrentam os desafios?"
    • "Vocês acham que a cooperação entre os países do BRICS pode ajudar a superar esses desafios de maneira mais eficaz?"
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele deve reiterar os conceitos-chave do BRICS, as características que unem esses países, os desafios que enfrentam e a importância de sua cooperação. O professor pode fazer isso através de uma breve revisão dos pontos principais ou de uma discussão guiada, onde ele faz perguntas e os alunos devem responder, conectando as atividades práticas com a teoria.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer isso através de perguntas como:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • "Como você pode aplicar o que aprendeu na aula em sua vida diária ou em outras disciplinas?"

    O professor deve dar aos alunos um minuto para refletir em silêncio e, em seguida, convidá-los a compartilhar suas respostas. Ele deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e, se necessário, fornecer feedback ou orientação adicional.

  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor deve encerrar a aula com um breve feedback, reforçando o que foi aprendido e a importância do BRICS no cenário global. Ele deve também agradecer aos alunos pela participação e incentivar a continuidade dos estudos sobre o tema.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele deve relembrar a formação do BRICS, suas características, os desafios que enfrenta e a importância de sua cooperação. Isso ajuda a reforçar o conteúdo aprendido e a garantir que os alunos tenham entendido os conceitos-chave.

  2. Conexão Entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve, em seguida, explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele deve destacar como as atividades de simulação e discussão permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos do BRICS a situações práticas. Além disso, ele deve ressaltar como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais, como na compreensão das relações internacionais e da economia global.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o BRICS. Isso pode incluir livros, artigos, documentários, sites e relatórios de organizações internacionais. O professor deve explicar brevemente o conteúdo de cada material e por que ele seria útil para os alunos. Por exemplo, ele pode sugerir um documentário que explora a vida cotidiana nos países do BRICS, um livro que discute as implicações geopolíticas do BRICS ou um site que fornece dados econômicos atualizados sobre os países do BRICS.

  4. Importância do BRICS no Dia a Dia (1 minuto): Finalmente, o professor deve concluir a aula explicando a importância do BRICS no dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como os países do BRICS influenciam a economia global, as oportunidades de negócios que a cooperação do BRICS pode gerar, ou como as políticas do BRICS podem afetar a vida cotidiana dos cidadãos. Ao fazer isso, o professor ajuda a mostrar aos alunos a relevância do que aprenderam e a motivá-los a continuar explorando o tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies