Entrar

Plano de aula de Sudeste: As Metrópoles, a Desigualdade Social, os Problemas Ambientais, a Interiorização da Região e seus Biomas

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Sudeste: As Metrópoles, a Desigualdade Social, os Problemas Ambientais, a Interiorização da Região e seus Biomas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sudeste: As Metrópoles, a Desigualdade Social, os Problemas Ambientais, a Interiorização da Região e seus Biomas

Palavras ChaveSudeste, Metrópoles, Desigualdade Social, Problemas Ambientais, Interiorização, Biomas, Metodologia Digital, Geografia, Ensino Médio, Engajamento, Redes Sociais, Gamificação, Colaboração, Pensamento Crítico, Sustentabilidade, Cidadania, Inovação Educacional
Materiais NecessáriosSmartphones, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Imagem e Vídeo, Aplicativos de Redes Sociais (Instagram, TikTok), Plataforma de Quiz (Kahoot!, Quizziz), Computadores ou Tablets, Projetor e Tela, Quadro Branco e Marcadores
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS402: Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de estabelecer as metas de aprendizagem para a aula, orientando os alunos sobre o que eles devem ser capazes de compreender e discutir ao final da sessão. Os objetivos principais proporcionarão um foco claro, enquanto os objetivos secundários oferecerão uma visão mais ampla e aprofundada do tema.

Objetivos principais:

1. Compreender as características socioeconômicas e ambientais da região Sudeste do Brasil.

2. Identificar os principais problemas ambientais e sociais decorrentes do crescimento urbano desordenado na região Sudeste.

3. Explorar os biomas e ecossistemas presentes na região Sudeste, analisando suas interações e impactos no meio ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Analisar os efeitos das desigualdades sociais na distribuição de recursos e serviços na região Sudeste.
  2. Discutir possíveis soluções para os problemas ambientais e sociais identificados.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: Esta etapa da aula tem como objetivo engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre o tema, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo. As perguntas chave iniciam um debate que permitirá ao professor entender o nível de compreensão dos alunos e ajustar as atividades subsequentes conforme necessário. Esse aquecimento também prepara a mente dos alunos para se aprofundarem nas questões críticas a serem exploradas ao longo da aula.

Aquecendo

Aquecimento: Comece a aula introduzindo o tema da região Sudeste do Brasil, destacando suas características como uma área densamente povoada, com importantes metrópoles, biomas diversificados e problemas socioambientais significativos. Depois dessa breve introdução, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema, que pode ser relacionado às metrópoles, desigualdade social, problemas ambientais ou qualquer outro aspecto pertinente. Incentive-os a compartilhar essas informações com a turma.

Reflexões Iniciais

1. ❓ Quais são as principais características socioeconômicas das metrópoles no Sudeste?

2. ❓ Como a desigualdade social se manifesta na distribuição de recursos e serviços na região?

3. ❓ Quais são os principais problemas ambientais enfrentados pelas grandes cidades do Sudeste?

4. ❓ Como o crescimento urbano desordenado impacta o ecossistema e os biomas regionais?

5. ❓ De que maneiras a interiorização da região Sudeste influencia tanto a sociedade quanto o meio ambiente?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa com os conteúdos estudados previamente, utilizando a tecnologia não apenas como ferramenta de pesquisa, mas como meio de expressão e engajamento. Ao trabalhar em grupo e explorar soluções para os problemas da região Sudeste, os alunos não apenas solidificam seu conhecimento, mas também desenvolvem habilidades importantes como colaboração, comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Criação de um Instagram sobre a Desigualdade Social no Sudeste

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fazer com que os alunos compreendam a complexidade da desigualdade social nas metrópoles do Sudeste, utilizando uma ferramenta digital familiar para tornarem-se mais engajados e críticos sobre o tema.

- Descrição: Os alunos criarão um perfil fictício no Instagram dedicado a documentar e discutir a desigualdade social nas metrópoles do Sudeste. Usando fotos, vídeos e stories, eles explorarão os diferentes aspectos desse problema, incluindo causas, efeitos e possíveis soluções.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício no Instagram relacionado à desigualdade social nas metrópoles do Sudeste.

  • Os alunos devem fazer uma pesquisa breve com seus smartphones e selecionar casos reais de desigualdade social, usando imagens, vídeos e dados para ilustrar seus posts.

  • Os grupos devem produzir pelo menos 5 posts e 3 stories, abordando diferentes aspectos da desigualdade social: educação, saúde, habitação, segurança e transporte.

  • Os alunos podem usar aplicativos de edição de imagem e vídeo para criar conteúdo mais atrativo e profissional.

  • Cada grupo deve apresentar seu perfil para a turma, explicando suas escolhas de conteúdo e as principais reflexões sobre o tema.

Atividade 2 - Simulação de Influenciador Digital Ambiental

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de investigar e comunicar problemas ambientais urbanos, utilizando as redes sociais como meio de disseminação de informação e mobilização social.

- Descrição: Os alunos irão se colocar no papel de influenciadores digitais especializados em questões ambientais. Cada grupo será responsável por criar uma campanha digital que possa sensibilizar a população sobre um problema ambiental urbano específico da região Sudeste.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um problema ambiental urbano comum na região Sudeste (ex: poluição do ar, descarte inadequado de resíduos, poluição de rios, etc.).

  • Os grupos devem criar um plano de campanha digital, incluindo posts para redes sociais, vídeos curtos (usando aplicativos como TikTok ou Reels do Instagram), além de textos explicativos.

  • Estimule os alunos a usarem fatos e dados reais para embasar suas campanhas, além de proporem soluções práticas que possam ser adotadas pela comunidade.

  • Cada grupo apresentará sua campanha para a turma, simulando uma live ou uma série de stories, com direito a interação e perguntas da audiência (demais alunos).

Atividade 3 - Gamificação: Desafio dos Biomas do Sudeste

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos de forma lúdica no estudo dos biomas do Sudeste, reforçando o conhecimento através da competição e colaboração, além de estimular a criatividade na proposição de soluções para os problemas ambientais.

- Descrição: Os alunos participarão de um desafio gamificado onde deverão identificar e resolver problemas relacionados aos biomas do Sudeste. Utilizando um aplicativo de quiz ou plataforma de gamificação, os grupos competirão para ver quem acumula mais pontos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que eles participarão de um desafio gamificado sobre os biomas do Sudeste, utilizando um aplicativo de quiz (ex: Kahoot!, Quizziz).

  • Os grupos devem responder a diversas perguntas sobre os biomas do Sudeste, incluindo Mata Atlântica e Cerrado, focando em suas características, importância ecológica e problemas ambientais.

  • Além das perguntas de múltipla escolha, inclua perguntas abertas onde os alunos devem propor soluções para problemas ambientais específicos de cada bioma.

  • Cada pergunta respondida corretamente acumula pontos, e no final do tempo estipulado, o grupo com mais pontos vence.

  • Realize uma discussão pós-game para que os alunos reflitam sobre as questões abordadas, reforçando o aprendizado e discutindo as propostas de soluções apresentadas.

Retorno

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir essa discussão:

  1. Introduza a discussão destacando a importância de compartilhar experiências e aprendizagens.
  2. Peça a cada grupo que apresente um resumo breve das suas atividades, focando nas principais descobertas e reflexões.
  3. Estimule os grupos a discutirem as soluções propostas para os problemas ambientais e sociais abordados.
  4. Encoraje os alunos a fazerem perguntas uns aos outros para aprofundar a discussão.

Reflexões

1.  Quais foram os aspectos mais surpreendentes que vocês descobriram sobre a desigualdade social e problemas ambientais nas metrópoles do Sudeste? 2.  Como as atividades realizadas hoje ajudaram a entender melhor a complexidade dos biomas e ecossistemas do Sudeste? 3.  Quais são algumas das soluções propostas durante as atividades que vocês acreditam serem mais viáveis e por quê?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou durante as atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, sugerindo que abordem os seguintes pontos:

  1. Pontos fortes do trabalho desenvolvido.
  2. Áreas em que poderiam melhorar.
  3. Como a contribuição de cada membro impactou positivamente o resultado final do grupo.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: Esta etapa tem como finalidade consolidar o aprendizado, proporcionando uma visão clara e divertida dos conteúdos abordados. Além disso, conecta o tema ao contexto moderno, destacando a importância de ser um cidadão informado e engajado. Por meio desta conclusão, os alunos são incentivados a refletir sobre a relevância do assunto para suas vidas e o impacto que podem gerar em seus próprios ambientes.

Resumo

Resumo:  Imagine o Sudeste do Brasil como um gigantesco tabuleiro de jogo onde cada peça representa um elemento vital da região: metrópoles vibrantes, desigualdade social acentuada, incríveis biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado, e desafios ambientais complexos. Nesta aula, os alunos se tornaram investigadores digitais, exploradores e influenciadores para compreenderem e resolverem esses quebra-cabeças reais da sociedade e do meio ambiente. Tudo isso utilizando a mágica das redes sociais! 

No Mundo

No Mundo: Com o crescimento das redes sociais e a digitalização da informação, discutir problemas como desigualdade social e questões ambientais através dessas plataformas torna-se cada vez mais relevante. Os alunos se conectam com o mundo moderno ao utilizar ferramentas digitais para investigar, comunicar e propor soluções, refletindo a forma contemporânea como temas críticos são tratados na era da internet, onde cada post pode ser um catalisador de mudanças globais.️✨

Na Prática

Aplicações: Compreender as dinâmicas sociais e ambientais do Sudeste ajuda os alunos a se tornarem cidadãos mais críticos e atentos às realidades que os cercam. Eles aprendem a valorizar a importância da sustentabilidade, a reconhecer as desigualdades e a pensar em soluções práticas que podem ser aplicadas em suas próprias comunidades, tornando-os mobilizadores sociais e futuros líderes mais conscientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies