Entrar

Plano de aula de 1ª Revolução Industrial

História

Original Teachy

'EM13CHS504'

1ª Revolução Industrial

Plano de Aula | Metodologia Teachy | 1ª Revolução Industrial

Palavras Chave1ª Revolução Industrial, Transformações sociais, Inovações tecnológicas, Organização do trabalho, História, Ensino Médio, Metodologia Digital, Atividades práticas, Engajamento, Aprendizado ativo, Redes sociais, Criatividade, Pensamento crítico, Trabalho em equipe
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets com acesso à internet, Contas no Instagram (fictícias), Acesso à plataforma Scratch (ou similar), Acesso ao Canva, Materiais para pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis), Projetor ou TV para apresentações, Lousa e marcadores
Códigos BNCCEM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS504: Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.; EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é clarear para os alunos e para o professor quais serão os focos principais da aula, estabelecendo uma base sólida para a compreensão das mudanças no cenário mundial ocasionadas pela 1ª Revolução Industrial, bem como as novas organizações do mundo do trabalho. Com isso, pretende-se orientar as atividades de tal forma que os alunos consigam conectar a teoria estudada ao contexto atual, tornando o aprendizado mais significativo.

Objetivos principais:

1. Compreender as principais transformações sociais, econômicas e tecnológicas proporcionadas pela 1ª Revolução Industrial.

2. Identificar as novas formas de organização do trabalho e sua relação com a modernização das sociedades.

3. Analisar as consequências globais da Revolução Industrial e suas implicações no cenário mundial atual.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  2. Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas através da análise de casos históricos e contemporâneos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é despertar a curiosidade dos alunos e engajá-los no tema da aula. Ao solicitar que pesquisem fatos interessantes sobre a 1ª Revolução Industrial, os alunos são incentivados a se conectar com a matéria de maneira ativa e contextualizada, o que reforça o protagonismo no aprendizado.

Aquecendo

A 1ª Revolução Industrial marcou um momento crucial na história mundial, caracterizado pelo advento de novas tecnologias e transformações sociais e econômicas. Peça aos alunos que usem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante sobre a 1ª Revolução Industrial, utilizando fontes confiáveis disponíveis na internet.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram as principais inovações tecnológicas da 1ª Revolução Industrial?

2. Como essas inovações afetaram a organização do trabalho na época?

3. Quais mudanças sociais foram desencadeadas pela Revolução Industrial?

4. Há paralelos que podemos traçar entre a 1ª Revolução Industrial e as mudanças tecnológicas que vivemos hoje?

Desenvolvimento

Duração: 80 - 90 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa que aprofunde seu entendimento sobre a 1ª Revolução Industrial. As atividades propostas utilizam tecnologias e ferramentas digitais modernas, incentivando a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de contextualizar o aprendizado histórico com a realidade atual.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Industriais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fazer com que os alunos se aprofundem nas transformações da 1ª Revolução Industrial de maneira criativa e interativa, utilizando ferramentas digitais modernas.

- Descrição: Os alunos devem se dividir em grupos e criar uma série de postagens no Instagram, simulando serem influenciadores digitais durante a 1ª Revolução Industrial. Eles devem imaginar como seria retratar as inovações, mudanças no trabalho e impactos sociais da época nas redes sociais atuais.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma conta fictícia no Instagram, utilizando um nome de usuário relacionado à 1ª Revolução Industrial.

  • Pesquisar e selecionar três inovações ou eventos importantes da 1ª Revolução Industrial que serão o tema das postagens.

  • Criar uma série de pelo menos cinco postagens, incluindo imagens (podem ser desenhos, fotos antigas ou recriações) e textos explicativos ou narrativos.

  • As postagens devem ser criativas e contextualizadas, apresentando os eventos de forma que atraiam seguidores e engajem a audiência.

  • Utilizar hashtags relevantes e interagir com as outras contas fictícias criadas pelos colegas, comentando e curtindo as postagens.

Atividade 2 - Game da Revolução ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, ao mesmo tempo em que aprofundam seu conhecimento sobre a 1ª Revolução Industrial.

- Descrição: Os alunos devem desenvolver um protótipo de jogo digital que ilustra os principais eventos e inovações da 1ª Revolução Industrial. Utilizando uma plataforma de desenvolvimento de jogos simples, como o Scratch, eles criarão um jogo educacional que pode ser jogado por outros alunos para aprender sobre o período.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema central para o jogo, como uma fábrica têxtil, a invenção da máquina a vapor ou a vida dos trabalhadores na época.

  • Usar a plataforma Scratch (ou similar) para criar um protótipo do jogo, incluindo personagens, cenários e desafios.

  • Os jogos devem ter objetivos educacionais claros, como explicar uma inovação específica ou os impactos sociais da Revolução Industrial.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, destacando os principais aprendizados.

Atividade 3 - Jornal da Revolução 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar, organizar informações e comunicar conhecimentos históricos de forma criativa e digital.

- Descrição: Os alunos devem criar uma edição especial de um jornal da época da 1ª Revolução Industrial, utilizando ferramentas digitais como o Canva. O jornal deve conter artigos, entrevistas fictícias e anúncios publicitários que retratem as inovações tecnológicas, mudanças no trabalho e transformações sociais do período.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve decidir sobre quais eventos ou inovações da 1ª Revolução Industrial eles querem escrever.

  • Utilizar o Canva para criar a maquete do jornal, incluindo a diagramação, imagens e textos.

  • Criar artigos jornalísticos, entrevistas fictícias com personagens históricos e anúncios publicitários para produtos da época.

  • Os jornais devem ser apresentados para a turma, explicando o conteúdo e a relevância histórica de cada matéria.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos, promover a reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem e incentivar a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados, enquanto o feedback 360° proporciona uma oportunidade para que eles recebam apreciações e sugestões construtivas de seus pares.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Relembre brevemente as atividades realizadas (Influenciadores Industriais, Game da Revolução, Jornal da Revolução).
  2. Compartilhamento: Peça para que cada grupo apresente suas criações digitais e explique o processo de desenvolvimento, bem como os principais aprendizados e desafios enfrentados.
  3. Conexões: Incentive os grupos a discutirem como as atividades os ajudaram a entender melhor a 1ª Revolução Industrial e suas implicações no mundo atual.
  4. Conclusão: Solicite que os alunos reflitam sobre a importância de utilizar ferramentas digitais para o aprendizado e como isso pode ser aplicado em outras disciplinas.

Reflexões

1. Quais foram as principais descobertas que vocês fizeram sobre a 1ª Revolução Industrial durante a realização das atividades? 2. De que forma as atividades digitais ajudaram a contextualizar o conteúdo histórico com a realidade atual? 3. Quais habilidades vocês desenvolveram ou aprimoraram ao trabalhar em grupo e utilizar ferramentas digitais?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber um feedback dos colegas com quem trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, enfatizando os seguintes pontos:

  1. Aspectos Positivos: O que cada colega fez bem durante a atividade?
  2. Áreas de Melhoria: Quais aspectos poderiam ser aprimorados?
  3. Habilidades Desenvolvidas: Que habilidades (trabalho em equipe, criatividade, uso de ferramentas digitais) foram destacadas durante a atividade?
  4. Agradecimentos: Incentive os alunos a agradecerem uns aos outros pela colaboração e apoio durante as atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A conclusão serve para consolidar os aprendizados da aula, relacionando os conteúdos históricos com a realidade contemporânea e destacando a importância desses conhecimentos para a compreensão do mundo atual. Ela visa promover uma reflexão crítica e contextualizada, marcando o encerramento da aula de maneira significativa e engajadora.

Resumo

Resumo Criativo: Imagine um mundo onde as máquinas a vapor são as celebridades, as fábricas são os palcos e os trabalhadores são os heróis anônimos que fazem tudo acontecer. Bem-vindos à era da 1ª Revolução Industrial! Nessa jornada histórica, passamos pelo surgimento das primeiras máquinas, a transformação das fábricas e as mudanças drásticas na vida das pessoas. Soubemos como novas invenções e um novo jeito de trabalhar moldaram o mundo moderno. ‍

No Mundo

No Mundo Atual: Assim como os inovadores da 1ª Revolução Industrial, hoje estamos em meio a uma nova revolução tecnológica, com a inteligência artificial, automação e internet das coisas (IoT) mudando a forma como vivemos e trabalhamos. A aula conecta essas transformações passadas com as que vivemos atualmente, mostrando que a inovação contínua é uma constante na história humana.

Na Prática

Aplicações: Entender a 1ª Revolução Industrial nos permite compreender as bases do mundo moderno – desde a organização do trabalho e a economia global até os impactos sociais e ambientais. Esses conhecimentos são essenciais para navegar nas transformações tecnológicas atuais e futuras, preparando-nos para as mudanças e oportunidades que surgem continuamente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies