Entrar

Plano de aula de Ásia: Extremo Oriente

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Ásia: Extremo Oriente

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a formação histórica e cultural do Extremo Oriente: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais eventos históricos que moldaram a formação dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão e a Coreia. Eles também devem desenvolver uma compreensão básica da cultura, religião e tradições desses países.

  2. Analisar as relações geopolíticas atuais no Extremo Oriente: Os alunos devem ser capazes de entender as relações atuais entre os países do Extremo Oriente, bem como a sua interação com o resto do mundo. Isso inclui o estudo de alianças, conflitos e acordos comerciais.

  3. Identificar as características econômicas do Extremo Oriente: Os alunos devem ser capazes de discutir as principais características da economia dos países do Extremo Oriente, como o papel da indústria, do comércio e da tecnologia. Eles também devem ser capazes de analisar como essas características influenciam as relações internacionais.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico: Ao longo da aula, os alunos serão incentivados a questionar, analisar e formar suas próprias opiniões sobre os assuntos discutidos. Isso ajudará a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico.

  • Promover a habilidade de pesquisa: Os alunos serão incentivados a pesquisar mais sobre os tópicos discutidos antes e depois da aula, para complementar o que foi aprendido em sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os principais conceitos e eventos da história mundial que levaram à formação do mundo moderno, com ênfase nas grandes navegações e a Era dos Descobrimentos. Isso é importante para contextualizar a formação do Extremo Oriente e as suas relações com outros continentes.

  2. Situações-problema: A seguir, o professor pode apresentar duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos.

    • Primeira situação: "Imagine que você é um diplomata de um país do Extremo Oriente e precisa negociar um acordo comercial com um país da América do Sul. Quais são os principais pontos que você levaria em consideração na negociação?"
    • Segunda situação: "Você é um historiador e recebeu o desafio de explicar para uma criança de 10 anos a importância do Extremo Oriente na história mundial. Como você faria isso de uma maneira que a criança pudesse entender?"
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do estudo do Extremo Oriente, ressaltando a relevância geopolítica e econômica da região. Pode-se mencionar a ascensão da China como uma potência mundial e a influência da cultura japonesa na indústria e na tecnologia global.

  4. Introdução ao tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre o Extremo Oriente.

    • Primeira curiosidade: "Você sabia que a China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,4 bilhão de habitantes? Isso significa que um em cada cinco pessoas no planeta é chinês."
    • Segunda curiosidade: "Você sabia que o Japão é conhecido como o 'País do Sol Nascente'? Esse apelido se deve ao fato de que o Japão é um dos primeiros lugares do mundo a ver o nascer do sol a cada manhã."

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que será abordado na aula e estar motivados a aprender mais sobre o Extremo Oriente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Viagem pelo Extremo Oriente": O professor deve dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá uma "passagem" para uma viagem imaginária pelo Extremo Oriente. A passagem conterá um itinerário que incluirá visitas a diferentes cidades e locais de interesse histórico e cultural da região, como a Grande Muralha da China, o Palácio Imperial de Tóquio e a Zona Desmilitarizada da Coreia.

    A tarefa dos alunos será pesquisar sobre cada local de sua "viagem", usando recursos disponíveis em sala de aula, como livros didáticos, enciclopédias e mapas. Eles deverão anotar as informações mais relevantes sobre cada local, incluindo sua história, cultura e importância geopolítica e econômica.

    Ao final da atividade, cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma, explicando por que escolheram visitar cada local em seu itinerário e o que aprenderam sobre a região. Esta atividade permitirá que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre o Extremo Oriente de uma maneira lúdica e envolvente.

  2. Atividade "Negociação Internacional": Após as apresentações, o professor deve propor uma simulação de negociação internacional. Cada grupo representará um país do Extremo Oriente (China, Japão, Coreia do Sul, etc.) e terá que negociar um acordo comercial com outro grupo que representará um país de outro continente.

    Para isso, cada grupo receberá um "perfil" de seu país, que incluirá informações sobre a economia, a indústria, a cultura e as relações internacionais do país. Eles também receberão um "perfil" do país com o qual terão que negociar.

    Usando essas informações, os grupos terão que preparar uma estratégia de negociação, considerando os interesses e as necessidades de seu país, bem como os do país com o qual estão negociando.

    Durante a simulação, os grupos terão que argumentar e negociar, tentando chegar a um acordo que seja benéfico para ambos os países. Esta atividade permitirá que os alunos apliquem o que aprenderam sobre as relações geopolíticas e comerciais do Extremo Oriente de uma maneira prática e interativa.

  3. Atividade "Cultura do Extremo Oriente": Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor uma atividade de apreciação cultural. Cada grupo receberá uma seleção de música, arte, literatura ou cinema do Extremo Oriente.

    Os alunos terão que apreciar a obra, identificando elementos que reflitam a cultura, a história e a sociedade do país de origem. Eles também terão que fazer conexões entre a obra e o que aprenderam sobre o Extremo Oriente durante a aula.

    Esta atividade permitirá que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda da cultura do Extremo Oriente e percebam como a arte e a cultura podem ser usadas como ferramentas para a compreensão e a comunicação intercultural.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida da formação histórica e cultural do Extremo Oriente, das suas relações geopolíticas e das suas características econômicas. Eles também devem ser capazes de apreciar e respeitar a diversidade cultural da região.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante a simulação de negociação. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar brevemente a estratégia que adotou, os desafios que enfrentou e os resultados de suas negociações.

    Durante essa discussão, o professor deve incentivar os alunos a fazerem conexões entre as atividades realizadas e os conceitos teóricos discutidos durante a aula. Por exemplo, eles podem discutir como os eventos históricos influenciaram a formação da cultura e da economia dos países do Extremo Oriente, e como esses fatores afetaram suas estratégias de negociação.

  2. Reflexão Individual: Após a discussão em grupo, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. Eles terão um minuto para pensar sobre as seguintes questões:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Essa reflexão permitirá que os alunos processem a informação que receberam e identifiquem áreas que podem precisar de mais estudo ou esclarecimento.

  3. Compartilhamento das Reflexões: Após o minuto de reflexão, o professor deve convidar os alunos a compartilharem suas respostas com a turma. Cada aluno terá a oportunidade de falar por até 30 segundos.

    Durante o compartilhamento, o professor deve demonstrar empatia e valorizar todas as contribuições dos alunos, incentivando-os a continuar explorando o tópico fora da sala de aula.

  4. Feedback do Professor: Por fim, o professor deve fornecer feedback aos alunos, destacando o que eles fizeram de bom durante a aula e sugerindo áreas que podem precisar de mais atenção. O professor também deve responder a quaisquer questões que ainda não tenham sido respondidas.

    Além disso, o professor pode fornecer orientações para estudos futuros, como sugestões de leituras adicionais, sites úteis ou documentários sobre o Extremo Oriente. Isso ajudará os alunos a aprofundar seu conhecimento sobre o tópico e a se preparar melhor para futuras aulas ou avaliações.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o que aprenderam durante a aula e estar preparados para continuar explorando o tópico de maneira autônoma. Eles também devem se sentir valorizados e apoiados em sua jornada de aprendizado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor deve começar a fase de Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a formação histórica e cultural do Extremo Oriente, suas relações geopolíticas atuais e suas características econômicas. O professor pode fazer isso de forma interativa, perguntando aos alunos para resumir ou relacionar os conteúdos, encorajando a participação e o pensamento crítico.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor deve explicar como as atividades realizadas durante a aula ajudaram a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o Extremo Oriente. Por exemplo, a simulação de negociação permitiu que os alunos aplicassem conceitos teóricos sobre as relações internacionais e a economia do Extremo Oriente de uma maneira prática e envolvente. A atividade de apreciação cultural, por sua vez, ajudou os alunos a entender como a cultura pode influenciar as relações internacionais e a comunicação intercultural.

  3. Materiais Complementares: O professor deve então sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Extremo Oriente. Isso pode incluir livros, documentários, sites e artigos acadêmicos. O professor pode também indicar algumas questões para os alunos refletirem enquanto exploram esses materiais, como "Como a história do Extremo Oriente se relaciona com a história de seu próprio país?" e "Quais são as principais semelhanças e diferenças entre a cultura do Extremo Oriente e a de seu próprio país?".

  4. Importância do Tópico: Por fim, o professor deve explicar a importância do estudo do Extremo Oriente para a vida real dos alunos. Isso pode incluir a influência da cultura do Extremo Oriente na sociedade global, as oportunidades profissionais relacionadas à região (como trabalhar para uma empresa japonesa ou chinesa) e a importância das relações internacionais para a paz e a estabilidade do mundo. O professor pode também encorajar os alunos a refletir sobre como o que aprenderam sobre o Extremo Oriente pode ser aplicado em outras áreas de seu conhecimento ou de sua vida.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara e abrangente do tópico da aula, bem como uma apreciação de sua relevância e importância. Eles também devem estar motivados e equipados para continuar aprendendo sobre o Extremo Oriente de forma autônoma e contínua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies