Objetivos (5 - 7 minutos)
- Fornecer uma visão geral e contextualizada sobre o cenário político, econômico e social da Revolução Russa, destacando os principais fatores que contribuíram para a ascensão de Lenin e Stalin.
- Analisar a vida, o pensamento e as ações de Lenin e Stalin durante a Revolução Russa, enfatizando a liderança e as ideologias de cada um.
- Compreender as principais diferenças e semelhanças entre Lenin e Stalin, particularmente em relação às suas políticas internas e externas.
Objetivos secundários:
- Estimular a reflexão crítica sobre o impacto das ações de Lenin e Stalin na história mundial e na formação do regime soviético.
- Incentivar o pensamento analítico e a discussão em sala de aula sobre os dilemas e desafios enfrentados por Lenin e Stalin, e as consequências de suas decisões.
- Promover a compreensão dos alunos sobre o contexto e a importância da Revolução Russa para a história contemporânea.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre o contexto histórico que antecedeu a Revolução Russa. Falará brevemente sobre a Rússia czarista, a situação do campesinato, a industrialização acelerada e o descontentamento social que culminou na revolução. Também relembrará os principais eventos da revolução até o período em questão. (3 - 5 minutos)
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Situação-problema: O professor apresentará duas situações para os alunos pensarem e discutirem:
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Situação 1: Imagine que você é um trabalhador da Rússia do início do século XX e está insatisfeito com a situação de pobreza e exploração. O que você faria para mudar essa situação?
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Situação 2: Suponha que você é um líder revolucionário que acabou de assumir o poder após a queda do regime czarista. Quais seriam suas primeiras ações para transformar a Rússia em uma sociedade socialista? (3 - 5 minutos)
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Contextualização: O professor explicará a importância do tema, ressaltando que a Revolução Russa e o período subsequente foram marcos históricos que moldaram o mundo moderno. As ações de Lenin e Stalin durante esse tempo tiveram consequências duradouras para a Rússia e para o resto do mundo, tanto positivas quanto negativas. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode:
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Compartilhar curiosidades sobre Lenin e Stalin, como a origem de seus nomes reais e por que eles os mudaram.
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Contar histórias ou anedotas que ilustrem a personalidade ou as ações de ambos, como a famosa ordem de Lenin para assassinar a família real czarista ou a brutalidade das purgas stalinistas.
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Mostrar imagens ou vídeos relacionados ao tema, como fotografias da Rússia pré-revolucionária, discursos de Lenin ou filmes sobre Stalin. (2 - 5 minutos)
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Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade 1: "Caminho para a Revolução" (10 - 12 minutos)
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Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com eventos e decisões que levaram à Revolução Russa, desde a morte de Lenin até a ascensão de Stalin. Cada cartão terá uma breve descrição e uma data. O objetivo é que os alunos organizem esses cartões em ordem cronológica, criando um "caminho" que represente a sequência de eventos que permitiram a ascensão de Stalin ao poder.
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Passo a passo:
- O professor divide a classe em grupos de até 5 alunos.
- Cada grupo recebe um conjunto de cartões e um pano grande ou papelão para organizar os cartões.
- Os alunos leem as descrições dos cartões e tentam identificar a data correta.
- Após identificar a data, os alunos devem colocar o cartão no "caminho" em ordem cronológica.
- Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu "caminho" para a classe, explicando a sequência de eventos que levou à ascensão de Stalin.
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Atividade 2: "Lenin x Stalin: Quem fez mais pela Revolução Russa?" (10 - 12 minutos)
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Descrição: Nesta atividade, os alunos continuarão trabalhando em grupos. Cada grupo receberá uma lista de ações e políticas de Lenin e Stalin e terá que decidir, justificando suas escolhas, quem consideram que fez mais pela Revolução Russa.
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Passo a passo:
- O professor entrega a lista de ações e políticas de Lenin e Stalin para cada grupo.
- Os alunos discutem em seus grupos as ações e políticas listadas, considerando o impacto de cada uma na Revolução Russa.
- Depois de discutir, os alunos votam e escolhem uma ação ou política de cada líder que consideram ser a mais significativa.
- Cada grupo deve preparar uma breve apresentação para a classe, explicando sua escolha e justificando por que a ação ou política selecionada foi a mais importante para a Revolução Russa.
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Atividade 3: "Debate: Leninismo x Stalinismo" (5 - 8 minutos)
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Descrição: Ainda em grupos, os alunos participarão de um debate simulado, defendendo o "lado" de Lenin ou Stalin. Cada grupo receberá uma afirmação relacionada à ideologia e às políticas de seu líder, e terá que apresentar argumentos para apoiar ou contestar a afirmação.
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Passo a passo:
- O professor apresenta uma série de afirmações sobre o leninismo e o stalinismo, como "A política de Lenin era mais focada na classe trabalhadora do que a de Stalin" ou "Stalin foi mais eficaz em transformar a URSS em uma potência industrial".
- Cada grupo recebe uma afirmação e tem um tempo para preparar seus argumentos.
- Os grupos apresentam seus argumentos, alternando entre os "lados" de Lenin e Stalin.
- Após todas as apresentações, os alunos têm a oportunidade de refutar ou complementar os argumentos dos outros grupos.
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Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 5 minutos): O professor deve conduzir uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Durante essa discussão, o professor pode fazer perguntas para incentivar os alunos a explicarem suas respostas ou a refletirem sobre seus processos de pensamento. Esta é uma oportunidade para os alunos ouvirem diferentes perspectivas e ideias, e para o professor esclarecer quaisquer mal-entendidos ou equívocos.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos, conectando-os com a teoria apresentada no início da aula. O professor pode destacar as semelhanças e diferenças entre as ações e políticas de Lenin e Stalin, e como essas diferenças refletiram suas ideologias e metas para a Revolução Russa. Além disso, o professor pode reforçar a importância da Revolução Russa e do papel de Lenin e Stalin na formação da União Soviética e na história mundial.
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Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Como você acha que as ideias de Lenin e Stalin se aplicam ao mundo de hoje?
Os alunos devem anotar suas respostas, e o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com a classe. Essa atividade de reflexão ajuda os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer áreas que ainda não entendam completamente.
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Feedback (1 minuto): Por fim, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito por meio de uma rápida enquete verbal ou escrita. O feedback dos alunos é valioso para o professor avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes para aulas futuras.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a contextualização da Revolução Russa, a análise das ações e políticas de Lenin e Stalin, e a comparação entre o leninismo e o stalinismo. O professor pode reforçar a importância de entender esses conceitos para compreender a formação da União Soviética e a história mundial.
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Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento. Isso pode ser feito destacando como as atividades práticas permitiram aos alunos explorar as ideologias e ações de Lenin e Stalin de maneira mais aprofundada e envolvente. O professor pode também apontar como a compreensão desses eventos históricos pode ajudar a entender melhor o mundo atual.
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Materiais Complementares (1 minuto): O professor pode sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre a Revolução Russa, Lenin, Stalin e o período soviético. Isso pode incluir livros, documentários, sites e artigos de pesquisa. Alguns exemplos podem ser "A Revolução Russa: Uma Breve História" de Richard Pipes, "Lenin on the Train" de Catherine Merridale, e o documentário "The Russian Revolution" da BBC.
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Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto apresentado para a vida cotidiana dos alunos. Pode-se enfatizar como o legado da Revolução Russa e das políticas de Lenin e Stalin ainda são sentidos hoje, não apenas na Rússia, mas em todo o mundo. Além disso, o professor pode destacar como a compreensão da história e da política pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais informados e engajados.