Entrar

Plano de aula de Some, Any, Many, Much, Few, a Few e Quantidades

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Some, Any, Many, Much, Few, a Few e Quantidades

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Some, Any, Many, Much, Few, a Few e Quantidades

Palavras Chavesome, any, many, much, few, a few, quantities, contáveis, incontáveis, frases afirmativas, frases negativas, perguntas, exemplos práticos, exercícios, comunicação diária, diferenciação, aplicação prática, teoria e prática
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Folhas de exercícios impressas, Canetas e lápis, Cadernos para anotações
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão geral clara e objetiva do que será abordado durante a aula, estabelecendo uma base sólida para o entendimento de como utilizar 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few' corretamente, bem como a importância de distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis. Isso garantirá que os alunos estejam cientes das expectativas e dos objetivos de aprendizagem, facilitando a retenção e aplicação do conhecimento adquirido.

Objetivos principais:

1. Diferenciar o uso de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few' em frases.

2. Identificar e aplicar corretamente a distinção entre substantivos contáveis e incontáveis.

3. Utilizar expressões de quantidade de maneira apropriada em diferentes contextos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão geral clara e objetiva do que será abordado durante a aula, estabelecendo uma base sólida para o entendimento de como utilizar 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few' corretamente, bem como a importância de distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis. Isso garantirá que os alunos estejam cientes das expectativas e dos objetivos de aprendizagem, facilitando a retenção e aplicação do conhecimento adquirido.

Contexto

Para começar a aula sobre 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few', é essencial que os alunos compreendam a importância de saber diferenciar entre substantivos contáveis e incontáveis. Imagine que você está em um mercado fazendo compras. Você precisa saber quantas maçãs você quer (contável) ou quanto leite você precisa (incontável). Essas distinções são fundamentais não só para a comunicação efetiva em inglês, mas também para situações cotidianas, como fazer listas de compras, cozinhar receitas e até planejar eventos.

Curiosidades

Uma curiosidade interessante é que, em inglês, a forma como expressamos quantidades pode mudar completamente o significado de uma frase. Por exemplo, 'a few' e 'few' parecem semelhantes, mas 'a few' indica uma pequena quantidade suficiente (positiva), enquanto 'few' indica uma quantidade insuficiente (negativa). Isso pode influenciar diretamente a interpretação de uma mensagem, tornando o uso correto dessas palavras crucial para a clareza da comunicação.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão detalhada e prática do uso de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few', bem como a diferenciação entre substantivos contáveis e incontáveis. Este conhecimento é essencial para que os alunos possam utilizar corretamente essas expressões em diferentes contextos, melhorando sua capacidade de comunicação em inglês.

Tópicos Abordados

1. Diferenciação entre substantivos contáveis e incontáveis: Explique que substantivos contáveis são aqueles que podem ser contados individualmente (e.g., apples, cars) e substantivos incontáveis são aqueles que não podem ser contados individualmente, geralmente porque são líquidos, gases, substâncias ou conceitos abstratos (e.g., water, sugar, information). 2. Uso de 'Some' e 'Any': Detalhe que 'some' é usado em frases afirmativas e em perguntas quando se espera uma resposta positiva (e.g., I have some apples. / Do you have any sugar?). 'Any' é usado em frases negativas e em perguntas quando não se espera uma resposta específica (e.g., I don't have any apples. / Do you have any apples?). 3. Uso de 'Many' e 'Much': Explique que 'many' é usado com substantivos contáveis (e.g., many books) e 'much' é usado com substantivos incontáveis (e.g., much water). Ambos são geralmente usados em frases negativas e interrogativas. 4. Uso de 'A few' e 'Few': Detalhe que 'a few' é usado com substantivos contáveis e implica uma quantidade pequena, mas suficiente (e.g., I have a few friends). 'Few' também é usado com substantivos contáveis, mas implica uma quantidade muito pequena, insuficiente (e.g., I have few friends). 5. Uso de 'A little' e 'Little': Explique que 'a little' é usado com substantivos incontáveis e implica uma pequena quantidade suficiente (e.g., I have a little money). 'Little' também é usado com substantivos incontáveis, mas implica uma quantidade muito pequena, insuficiente (e.g., I have little money).

Questões para Sala de Aula

1. Complete as frases com 'some' ou 'any': I have ___ friends. Do you have ___ milk? She doesn't have ___ apples. 2. Complete as frases com 'many' ou 'much': How ___ books do you have? There isn't ___ sugar left. He has ___ friends. 3. Complete as frases com 'a few', 'few', 'a little' ou 'little': I have ___ money left. We need ___ eggs for the recipe. She has ___ time to finish the project.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, garantindo que eles compreendam plenamente as regras e aplicações de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few'. A discussão detalhada das respostas e o engajamento dos alunos em reflexões práticas ajudam a fixar o conteúdo e a promover uma aplicação mais eficaz das expressões de quantidade em diferentes contextos.

Discussão

  • Complete as frases com 'some' ou 'any': I have some friends. (Usa-se 'some' em frases afirmativas para indicar uma quantidade não especificada.) Do you have any milk? (Usa-se 'any' em perguntas para saber se existe alguma quantidade.) She doesn't have any apples. (Usa-se 'any' em frases negativas para indicar que não há nenhuma quantidade.)

  • Complete as frases com 'many' ou 'much': How many books do you have? (Usa-se 'many' com substantivos contáveis para perguntar sobre quantidade.) There isn't much sugar left. (Usa-se 'much' com substantivos incontáveis em frases negativas.) He has many friends. (Usa-se 'many' com substantivos contáveis em frases afirmativas.)

  • Complete as frases com 'a few', 'few', 'a little' ou 'little': I have a little money left. (Usa-se 'a little' com substantivos incontáveis para indicar uma quantidade suficiente.) We need a few eggs for the recipe. (Usa-se 'a few' com substantivos contáveis para indicar uma quantidade pequena, mas suficiente.) She has little time to finish the project. (Usa-se 'little' com substantivos incontáveis para indicar uma quantidade insuficiente.)

Engajamento dos Alunos

1. Por que usamos 'some' em frases afirmativas e 'any' em frases negativas ou perguntas? 2. Como você pode diferenciar entre o uso de 'many' e 'much'? 3. Qual é a diferença entre 'a few' e 'few'? Dê exemplos. 4. Explique a diferença entre 'a little' e 'little' com exemplos. 5. Como você pode aplicar essas regras em sua vida cotidiana? Dê um exemplo prático.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais conteúdos apresentados durante a aula, reforçando a compreensão e a importância prática do tema. Isso garante que os alunos saiam da aula com uma visão clara e aplicável das regras gramaticais discutidas, prontos para utilizá-las em suas interações diárias.

Resumo

  • Diferença entre substantivos contáveis e incontáveis.
  • Uso de 'some' em frases afirmativas e perguntas com resposta positiva.
  • Uso de 'any' em frases negativas e perguntas sem resposta específica.
  • Uso de 'many' com substantivos contáveis.
  • Uso de 'much' com substantivos incontáveis.
  • Uso de 'a few' para indicar uma quantidade pequena, mas suficiente.
  • Uso de 'few' para indicar uma quantidade insuficiente.
  • Uso de 'a little' para indicar uma pequena quantidade suficiente com substantivos incontáveis.
  • Uso de 'little' para indicar uma quantidade insuficiente com substantivos incontáveis.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre o uso de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few', além de exemplos práticos e exercícios. Isso permitiu que os alunos aplicassem diretamente as regras gramaticais em diferentes contextos, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

O tema apresentado é de extrema importância para a comunicação diária em inglês, seja em situações cotidianas como fazer compras, cozinhar ou planejar eventos. Compreender o uso correto de quantidades e a distinção entre substantivos contáveis e incontáveis ajuda a evitar mal-entendidos e melhora a clareza na comunicação. Curiosidades, como a diferença sutil entre 'a few' e 'few', destacam a importância da precisão no uso da língua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies