Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Some, Any, Many, Much, Few, a Few e Quantidades
Palavras Chave | some, any, many, much, few, a few, quantities, contáveis, incontáveis, frases afirmativas, frases negativas, perguntas, exemplos práticos, exercícios, comunicação diária, diferenciação, aplicação prática, teoria e prática |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Folhas de exercícios impressas, Canetas e lápis, Cadernos para anotações |
Códigos BNCC | EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão geral clara e objetiva do que será abordado durante a aula, estabelecendo uma base sólida para o entendimento de como utilizar 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few' corretamente, bem como a importância de distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis. Isso garantirá que os alunos estejam cientes das expectativas e dos objetivos de aprendizagem, facilitando a retenção e aplicação do conhecimento adquirido.
Objetivos principais:
1. Diferenciar o uso de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few' em frases.
2. Identificar e aplicar corretamente a distinção entre substantivos contáveis e incontáveis.
3. Utilizar expressões de quantidade de maneira apropriada em diferentes contextos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão geral clara e objetiva do que será abordado durante a aula, estabelecendo uma base sólida para o entendimento de como utilizar 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few' corretamente, bem como a importância de distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis. Isso garantirá que os alunos estejam cientes das expectativas e dos objetivos de aprendizagem, facilitando a retenção e aplicação do conhecimento adquirido.
Contexto
Para começar a aula sobre 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few', é essencial que os alunos compreendam a importância de saber diferenciar entre substantivos contáveis e incontáveis. Imagine que você está em um mercado fazendo compras. Você precisa saber quantas maçãs você quer (contável) ou quanto leite você precisa (incontável). Essas distinções são fundamentais não só para a comunicação efetiva em inglês, mas também para situações cotidianas, como fazer listas de compras, cozinhar receitas e até planejar eventos.
Curiosidades
Uma curiosidade interessante é que, em inglês, a forma como expressamos quantidades pode mudar completamente o significado de uma frase. Por exemplo, 'a few' e 'few' parecem semelhantes, mas 'a few' indica uma pequena quantidade suficiente (positiva), enquanto 'few' indica uma quantidade insuficiente (negativa). Isso pode influenciar diretamente a interpretação de uma mensagem, tornando o uso correto dessas palavras crucial para a clareza da comunicação.
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão detalhada e prática do uso de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few', bem como a diferenciação entre substantivos contáveis e incontáveis. Este conhecimento é essencial para que os alunos possam utilizar corretamente essas expressões em diferentes contextos, melhorando sua capacidade de comunicação em inglês.
Tópicos Abordados
1. Diferenciação entre substantivos contáveis e incontáveis: Explique que substantivos contáveis são aqueles que podem ser contados individualmente (e.g., apples, cars) e substantivos incontáveis são aqueles que não podem ser contados individualmente, geralmente porque são líquidos, gases, substâncias ou conceitos abstratos (e.g., water, sugar, information). 2. Uso de 'Some' e 'Any': Detalhe que 'some' é usado em frases afirmativas e em perguntas quando se espera uma resposta positiva (e.g., I have some apples. / Do you have any sugar?). 'Any' é usado em frases negativas e em perguntas quando não se espera uma resposta específica (e.g., I don't have any apples. / Do you have any apples?). 3. Uso de 'Many' e 'Much': Explique que 'many' é usado com substantivos contáveis (e.g., many books) e 'much' é usado com substantivos incontáveis (e.g., much water). Ambos são geralmente usados em frases negativas e interrogativas. 4. Uso de 'A few' e 'Few': Detalhe que 'a few' é usado com substantivos contáveis e implica uma quantidade pequena, mas suficiente (e.g., I have a few friends). 'Few' também é usado com substantivos contáveis, mas implica uma quantidade muito pequena, insuficiente (e.g., I have few friends). 5. Uso de 'A little' e 'Little': Explique que 'a little' é usado com substantivos incontáveis e implica uma pequena quantidade suficiente (e.g., I have a little money). 'Little' também é usado com substantivos incontáveis, mas implica uma quantidade muito pequena, insuficiente (e.g., I have little money).
Questões para Sala de Aula
1. Complete as frases com 'some' ou 'any': I have ___ friends. Do you have ___ milk? She doesn't have ___ apples. 2. Complete as frases com 'many' ou 'much': How ___ books do you have? There isn't ___ sugar left. He has ___ friends. 3. Complete as frases com 'a few', 'few', 'a little' ou 'little': I have ___ money left. We need ___ eggs for the recipe. She has ___ time to finish the project.
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, garantindo que eles compreendam plenamente as regras e aplicações de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few'. A discussão detalhada das respostas e o engajamento dos alunos em reflexões práticas ajudam a fixar o conteúdo e a promover uma aplicação mais eficaz das expressões de quantidade em diferentes contextos.
Discussão
-
Complete as frases com 'some' ou 'any': I have some friends. (Usa-se 'some' em frases afirmativas para indicar uma quantidade não especificada.) Do you have any milk? (Usa-se 'any' em perguntas para saber se existe alguma quantidade.) She doesn't have any apples. (Usa-se 'any' em frases negativas para indicar que não há nenhuma quantidade.)
-
Complete as frases com 'many' ou 'much': How many books do you have? (Usa-se 'many' com substantivos contáveis para perguntar sobre quantidade.) There isn't much sugar left. (Usa-se 'much' com substantivos incontáveis em frases negativas.) He has many friends. (Usa-se 'many' com substantivos contáveis em frases afirmativas.)
-
Complete as frases com 'a few', 'few', 'a little' ou 'little': I have a little money left. (Usa-se 'a little' com substantivos incontáveis para indicar uma quantidade suficiente.) We need a few eggs for the recipe. (Usa-se 'a few' com substantivos contáveis para indicar uma quantidade pequena, mas suficiente.) She has little time to finish the project. (Usa-se 'little' com substantivos incontáveis para indicar uma quantidade insuficiente.)
Engajamento dos Alunos
1. Por que usamos 'some' em frases afirmativas e 'any' em frases negativas ou perguntas? 2. Como você pode diferenciar entre o uso de 'many' e 'much'? 3. Qual é a diferença entre 'a few' e 'few'? Dê exemplos. 4. Explique a diferença entre 'a little' e 'little' com exemplos. 5. Como você pode aplicar essas regras em sua vida cotidiana? Dê um exemplo prático.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais conteúdos apresentados durante a aula, reforçando a compreensão e a importância prática do tema. Isso garante que os alunos saiam da aula com uma visão clara e aplicável das regras gramaticais discutidas, prontos para utilizá-las em suas interações diárias.
Resumo
- Diferença entre substantivos contáveis e incontáveis.
- Uso de 'some' em frases afirmativas e perguntas com resposta positiva.
- Uso de 'any' em frases negativas e perguntas sem resposta específica.
- Uso de 'many' com substantivos contáveis.
- Uso de 'much' com substantivos incontáveis.
- Uso de 'a few' para indicar uma quantidade pequena, mas suficiente.
- Uso de 'few' para indicar uma quantidade insuficiente.
- Uso de 'a little' para indicar uma pequena quantidade suficiente com substantivos incontáveis.
- Uso de 'little' para indicar uma quantidade insuficiente com substantivos incontáveis.
A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre o uso de 'some', 'any', 'many', 'much', 'few' e 'a few', além de exemplos práticos e exercícios. Isso permitiu que os alunos aplicassem diretamente as regras gramaticais em diferentes contextos, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.
O tema apresentado é de extrema importância para a comunicação diária em inglês, seja em situações cotidianas como fazer compras, cozinhar ou planejar eventos. Compreender o uso correto de quantidades e a distinção entre substantivos contáveis e incontáveis ajuda a evitar mal-entendidos e melhora a clareza na comunicação. Curiosidades, como a diferença sutil entre 'a few' e 'few', destacam a importância da precisão no uso da língua.