Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbos: Passado Perfeito
Palavras Chave | Passado Perfeito, Inglês, 2º ano Ensino Médio, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, RULER, Meditação Guiada, Histórias Sequenciais, Reflexão Emocional, Regulação Emocional |
Materiais Necessários | Quadro branco e marcadores, Folhas de papel, Canetas e lápis, Computador e projetor (opcional), Guião de meditação, Lista de emoções comuns, Relógio ou cronômetro |
Códigos BNCC | EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o entendimento e aplicação do tempo verbal passado perfeito, essencial para a construção de narrativas coerentes e consistentes em inglês. Além disso, esta etapa busca fomentar o autoconhecimento e a reflexão sobre as emoções associadas ao aprendizado de uma nova estrutura gramatical, bem como a regulação dessas emoções para um aprendizado mais eficaz.
Objetivos Principais
1. Desenvolver a habilidade de escrever verbos no passado perfeito e diferenciá-los dos outros tempos verbais.
2. Identificar e analisar verbos escritos no passado perfeito em textos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
Atividade de Aquecimento Emocional
Meditação Guiada para Foco e Concentração
A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática envolve a condução dos alunos através de uma série de instruções para ajudar a relaxar e focar a mente. A meditação guiada é uma técnica que promove o foco, a presença e a concentração, essenciais para um aprendizado eficaz.
1. Solicite aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos repousando no colo.
2. Peça para que fechem os olhos e comecem a prestar atenção na sua respiração, inspirando profundamente pelo nariz e expirando lentamente pela boca.
3. Comece a guiá-los com uma voz calma e suave, dizendo: 'Inspire profundamente, sinta o ar preenchendo seus pulmões. Agora, expire lentamente, liberando toda a tensão do seu corpo.'
4. Continue com a orientação: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo e seguro, pode ser uma praia, uma floresta ou qualquer lugar que te traga paz. Sinta-se relaxado e em paz nesse lugar.'
5. Após alguns minutos de visualização guiada, peça para que os alunos comecem a trazer a atenção de volta ao momento presente, ainda focando na respiração.
6. Finalize a atividade pedindo para que eles abram os olhos lentamente e se alonguem, se necessário, antes de iniciar a aula.
Contextualização do Conteúdo
O passado perfeito em inglês é uma ferramenta essencial para contar histórias de forma clara e coerente. Imagine que cada um dos verbos que usamos é como uma peça de um quebra-cabeça, ajudando a formar uma imagem completa dos eventos que ocorreram. Aprender a usar o passado perfeito não só melhora a nossa habilidade de comunicação, mas também nos permite compreender e compartilhar experiências de vida de maneira mais rica e detalhada. Além disso, é importante reconhecer que aprender uma nova estrutura gramatical pode trazer sentimentos mistos, como ansiedade e entusiasmo. Ao entender e regular essas emoções, podemos transformar o processo de aprendizagem em uma experiência mais positiva e eficaz.
Desenvolvimento
Duração: (50 - 60 minutos)
Roteiro Teórico
Duração: (15 - 20 minutos)
1. Definição do Passado Perfeito: O passado perfeito (Past Perfect) é um tempo verbal usado para indicar que uma ação foi concluída antes de outra no passado. Geralmente, é formado pelo verbo auxiliar 'had' seguido do particípio passado do verbo principal.
2. Estrutura da Frase: A estrutura básica para formar frases no passado perfeito é: Sujeito + had + particípio passado do verbo principal. Exemplos: 'I had finished my homework before dinner.' 'She had left the party when I arrived.'
3. Uso do Passado Perfeito: O passado perfeito é frequentemente usado em situações onde é necessário mostrar a ordem das ações. Por exemplo, em uma narrativa, ele ajuda a esclarecer qual ação ocorreu primeiro.
4. Diferença entre o Passado Perfeito e Outros Tempos: O passado perfeito é diferente do passado simples (simple past) e do presente perfeito (present perfect). Enquanto o passado simples indica uma ação completada em um ponto específico no passado, e o presente perfeito conecta uma ação passada com o presente, o passado perfeito sempre se refere a uma ação que foi completada antes de outra ação no passado. Exemplos: 'I ate dinner' (passado simples), 'I have eaten dinner' (presente perfeito), 'I had eaten dinner before you arrived' (passado perfeito).
5. Exemplos e Analogias: Uma maneira de ajudar os alunos a entenderem o uso do passado perfeito é através de analogias visuais e exemplos claros. Por exemplo, imagine uma linha do tempo onde uma ação (marcada por 'X') ocorreu antes de outra ação ('Y'): [X]---[Y]. 'I had studied (X) before I took the exam (Y).'
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: (35 - 40 minutos)
Histórias Sequenciais com Passado Perfeito
Os alunos formarão grupos e criarão pequenas histórias utilizando o passado perfeito para mostrar a ordem das ações. Cada grupo apresentará sua história para a turma, e será realizada uma discussão sobre as emoções envolvidas no processo de criação.
1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
2. Cada grupo deve criar uma história curta utilizando pelo menos cinco frases no passado perfeito.
3. Peça para os grupos apresentarem suas histórias oralmente para a turma.
4. Após a apresentação, cada grupo deve explicar por que usou o passado perfeito em cada frase e quais emoções estavam envolvidas na criação da história.
5. Durante as apresentações, anote exemplos de uso correto e incorreto do passado perfeito para discutir posteriormente.
Discussão e Feedback em Grupo
Após a atividade, reconduza a turma para uma discussão em grupo utilizando o método RULER:
Reconhecer: Peça aos alunos para reconhecerem e identificarem as emoções que sentiram ao criar e apresentar suas histórias. Pergunte: 'Como vocês se sentiram durante a criação da história? E durante a apresentação?'
Compreender: Ajude os alunos a compreenderem as causas e consequências dessas emoções. Pergunte: 'Por que vocês acham que se sentiram assim? Como essas emoções afetaram a maneira como vocês trabalharam em grupo e apresentaram a história?'
Nomear: Incentive os alunos a nomearem as emoções corretamente. Forneça uma lista de emoções comuns, se necessário, e peça para que cada grupo escolha uma ou duas emoções para descrever.
Expressar: Dê espaço para que os alunos expressem suas emoções de maneira apropriada. Eles podem compartilhar suas experiências e como lidaram com sentimentos de ansiedade, entusiasmo ou desafio.
Regular: Encoraje uma discussão sobre estratégias para regular essas emoções no futuro. Pergunte: 'O que vocês poderiam fazer de diferente para lidar melhor com essas emoções na próxima vez? Como o conhecimento das emoções pode ajudar no aprendizado de novas estruturas gramaticais?'
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
Reflexão e Regulação das Emoções
Para a reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo ou participem de uma discussão sobre os desafios enfrentados durante a aula. Eles devem refletir sobre como se sentiram ao aprender e aplicar o passado perfeito, e como geriram essas emoções. Pergunte: 'Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao aprender o passado perfeito? Como vocês lidaram com sentimentos de ansiedade ou frustração? O que vocês aprenderam sobre si mesmos durante esse processo?'
Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar os alunos a autoavaliarem suas emoções e estratégias de regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e como geriram suas emoções, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro, aplicando essas habilidades ao contexto do aprendizado do passado perfeito em inglês.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Para o encerramento, sugira que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Eles podem escrever essas metas individualmente ou compartilhar em pequenos grupos. Pergunte: 'Quais são as suas metas para melhorar o uso do passado perfeito? Como vocês planejam praticar e aplicar o que aprenderam hoje em suas próximas atividades de inglês?'
Possíveis Ideias de Metas:
1. Praticar a escrita de frases usando o passado perfeito diariamente.
2. Identificar e corrigir erros no uso do passado perfeito em textos.
3. Ler histórias e identificar o uso do passado perfeito, compreendendo seu contexto.
4. Participar de atividades orais que envolvam o uso do passado perfeito. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definirem metas pessoais e acadêmicas, os alunos continuam a desenvolver suas habilidades e conhecimentos adquiridos durante a aula, promovendo um desenvolvimento contínuo tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.