Entrar

Plano de aula de Geometria Espacial: Volume do Prisma

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT201'

Geometria Espacial: Volume do Prisma

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de volume de um prisma:

    • Identificar as características de um prisma que influenciam no cálculo do volume.
    • Entender a fórmula geral para o cálculo do volume de um prisma.
  2. Aplicar a fórmula para calcular o volume de diferentes prismas:

    • Resolver problemas práticos que envolvam o cálculo do volume de prismas.
    • Utilizar a fórmula de volume para resolver problemas de contexto do mundo real.
  3. Desenvolver habilidades de pensamento espacial e lógico-matemático:

    • Reforçar a visualização de formas tridimensionais.
    • Desenvolver habilidades de cálculo e raciocínio lógico-matemático.

Objetivos secundários:

  • Estimular a interação e o trabalho em equipe entre os alunos através de atividades práticas.
  • Incentivar a aplicação dos conceitos matemáticos estudados em situações do cotidiano.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos Prévios:

    • O professor inicia relembrando os conceitos de geometria plana, em especial a ideia de área, que é um conceito fundamental para o cálculo do volume. Ele pode perguntar aos alunos sobre as fórmulas de área de figuras planas que já foram estudadas, como o retângulo, o quadrado e o triângulo, para que eles possam fazer a relação com o volume do prisma, que é calculado multiplicando a área da base pela altura do prisma.
  2. Situação Problema:

    • O professor apresenta duas situações problemas que servirão como motivação para o estudo do volume do prisma. A primeira situação pode ser a de calcular o volume de um caixa de sapatos retangular, e a segunda a de calcular o volume de um aquário retangular que um dos alunos tem em casa.
  3. Contextualização:

    • O professor contextualiza a importância do estudo do volume do prisma, explicando como este conceito é aplicado em diversas áreas, como a arquitetura, a engenharia, a física e até mesmo em atividades do cotidiano, como organizar objetos em uma caixa ou encher um recipiente com água.
  4. Introdução ao Tópico:

    • O professor introduz o tópico de geometria espacial, explicando que, assim como na geometria plana, onde se estuda figuras bidimensionais, na geometria espacial se estuda figuras tridimensionais, ou seja, figuras que têm altura, largura e profundidade. Ele pode usar exemplos de figuras tridimensionais presentes no cotidiano, como uma caixa de sapatos, um tijolo, um cubo de gelo, entre outros.

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar a história do matemático grego Arquimedes, que é famoso por ter dito a famosa frase "Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Arquimedes descobriu diversas propriedades das figuras tridimensionais, incluindo a fórmula para o cálculo do volume do prisma.

  5. Importância do Assunto:

    • O professor finaliza a Introdução reforçando a importância do assunto, destacando como o cálculo do volume do prisma pode ser útil em várias situações do cotidiano e em diversas carreiras. Além disso, ressalta que o estudo da geometria espacial contribui para o Desenvolvimento do pensamento espacial e lógico-matemático dos alunos, habilidades que são importantes não apenas na matemática, mas em diversas outras áreas do conhecimento.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade - "Construindo Prismas":

    • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papelão, régua, lápis, tesoura e fita adesiva.
    • O professor explica que eles deverão construir um prisma de base retangular usando o papelão e os demais materiais. O professor deve fornecer as medidas da base e da altura do prisma.
    • Após a construção do prisma, os alunos devem calcular o volume do prisma que construíram utilizando a fórmula de volume.
    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos que encontrarem dificuldades no cálculo do volume.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta o prisma que construiu e o volume que calculou. O professor deve corrigir os cálculos e explicar qualquer erro que tenha sido cometido.
  2. Atividade - "Volume do Meu Espaço de Estudo":

    • Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos apliquem o conceito de volume do prisma em uma situação do cotidiano.
    • O professor pede aos alunos que, em seus grupos, escolham um local na escola para analisar. Pode ser uma sala de aula, a biblioteca, o refeitório, etc.
    • Após escolherem o local, os alunos devem medir a altura, a largura e o comprimento do local, e calcular o volume do prisma que representa o local.
    • Os alunos devem discutir em seus grupos sobre a importância do volume do prisma na construção do local que escolheram e como este conceito é aplicado na vida real.
    • Cada grupo deve preparar uma apresentação para compartilhar com a classe suas descobertas. Eles devem explicar como mediram as dimensões do local, como calcularam o volume do prisma e como este conceito é aplicado no local que escolheram.
  3. Discussão em Grupo - "Aplicação do Volume do Prisma no Cotidiano":

    • O professor propõe uma discussão em grupo sobre outras situações do cotidiano em que o cálculo do volume do prisma pode ser importante.
    • Os alunos devem pensar em exemplos e discutir sobre como o volume do prisma é aplicado nestas situações.
    • O professor deve acompanhar a discussão, fazendo perguntas para incentivar a participação de todos e esclarecer possíveis dúvidas.
    • Ao final da discussão, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e reforçar a importância do cálculo do volume do prisma no cotidiano.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo - "Aplicação do Volume do Prisma no Cotidiano":

    • O professor retoma a discussão sobre a aplicação do volume do prisma no cotidiano, pedindo aos grupos para compartilharem as soluções ou conclusões encontradas.
    • Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas ideias. Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e comentários para enriquecer a discussão.
    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer um resumo das principais ideias apresentadas pelos grupos, destacando a variedade de aplicações do volume do prisma na vida real.
    • O professor pode também relacionar as ideias apresentadas pelos alunos com as situações problemas propostas no início da aula, mostrando como o cálculo do volume do prisma pode ser útil para resolver esses tipos de problemas.
  2. Conexão com a Teoria:

    • O professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula, explicando como a fórmula para o cálculo do volume do prisma foi aplicada nas atividades e como ela pode ser usada para resolver outros problemas semelhantes.
    • O professor também pode revisar a definição de prisma, suas características e propriedades, reforçando a importância de entender esses conceitos para conseguir calcular corretamente o volume de um prisma.
    • Para verificar se os alunos conseguiram fazer essa conexão, o professor pode fazer algumas perguntas de revisão sobre a teoria, como por exemplo: "Qual é a fórmula para calcular o volume de um prisma?" ou "Quais são as características de um prisma que influenciam no cálculo do volume?".
  3. Reflexão Final:

    • O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Após o minuto de reflexão, o professor pede a alguns alunos para compartilharem suas respostas. Ele deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, valorizando o que eles aprenderam e identificando possíveis lacunas em seu entendimento que precisam ser abordadas em aulas futuras.
  4. Feedback do Professor:

    • O professor conclui a aula fornecendo um feedback geral para a classe, elogiando o esforço e a participação dos alunos e destacando os pontos positivos do aprendizado deles.
    • Ele também pode apontar áreas que precisam ser reforçadas e sugerir atividades ou recursos extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o volume do prisma.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos:

    • O professor retoma os principais pontos abordados na aula, fazendo um resumo dos conceitos de volume de prismas, a fórmula geral para o cálculo do volume e as características de um prisma que influenciam no cálculo do volume.
    • Ele pode reforçar estes conceitos com exemplos práticos, como o cálculo do volume de um prisma construído pelos alunos na atividade "Construindo Prismas" e o cálculo do volume de um espaço na escola na atividade "Volume do Meu Espaço de Estudo".
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações:

    • O professor explica como a aula conectou a teoria do volume de prismas com a prática, através das atividades de construção de prismas e cálculo de volume, e com as aplicações no cotidiano, através da discussão sobre a importância do volume de prismas em diversas situações reais.
    • Ele pode reforçar esta conexão explicando que a matemática não é apenas um conjunto de regras e fórmulas abstratas, mas uma ferramenta poderosa para entender e resolver problemas do mundo real.
  3. Materiais Extras:

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o volume de prismas. Estes materiais podem incluir vídeos explicativos, sites de matemática interativa, exercícios adicionais e livros de matemática.
    • Ele pode também sugerir algumas aplicações do volume de prismas para os alunos explorarem em casa, como calcular o volume de uma caixa de sapatos, de um aquário, de um livro, entre outros.
  4. Importância do Assunto:

    • O professor encerra a aula reforçando a importância do volume de prismas no cotidiano e em diversas áreas do conhecimento, como a arquitetura, a engenharia, a física e até mesmo em atividades simples do dia a dia.
    • Ele pode também destacar que o estudo do volume de prismas não é apenas importante para resolver problemas práticos, mas também para desenvolver habilidades de pensamento espacial e lógico-matemático, que são fundamentais em várias carreiras e atividades humanas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies