Entrar

Plano de aula de Geometria Espacial: Volume dos Cones

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT309'

Geometria Espacial: Volume dos Cones

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Geometria Espacial: Volume dos Cones

Palavras ChaveGeometria Espacial, Volume dos Cones, Área da Superfície Lateral, Área Total de um Cone, Aplicações Práticas, Construção Civil, Design de Interiores, Engenharia, Modelos Práticos, Resolução de Problemas, Habilidades Práticas
Materiais NecessáriosProjetor, Vídeo sobre aplicações de cones, Folhas de papel-cartão, Tesouras, Régua, Compasso, Cola, Calculadoras
Códigos BNCCEM13MAT309: Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais e de volumes de prismas, pirâmides e corpos redondos em situações reais (como o cálculo do gasto de material para revestimento ou pinturas de objetos cujos formatos sejam composições dos sólidos estudados), com ou sem apoio de tecnologias digitais.; EM13MAT201: Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais relacionados ao cálculo da área da superfície lateral e total de um cone. Isso é essencial não apenas para o domínio teórico do conteúdo, mas também para a aplicação prática em situações do cotidiano e no mercado de trabalho, onde tais habilidades podem ser utilizadas em áreas como construção civil, design de interiores e engenharia.

Objetivos principais:

1. Calcular a área da superfície lateral de um cone.

2. Calcular a área total de um cone.

3. Resolver problemas práticos envolvendo cálculo de áreas em contextos reais.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  2. Fortalecer a capacidade de aplicar conceitos matemáticos em contextos do mundo real.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais relacionados ao cálculo da área da superfície lateral e total de um cone. Isso é essencial não apenas para o domínio teórico do conteúdo, mas também para a aplicação prática em situações do cotidiano e no mercado de trabalho, onde tais habilidades podem ser utilizadas em áreas como construção civil, design de interiores e engenharia.

Contextualização

A geometria espacial é uma parte essencial da matemática que nos permite entender e calcular formas tridimensionais. O volume dos cones, em particular, tem várias aplicações no mundo real, como na construção de telhados, silos agrícolas e até em projetos de design de interiores. Compreender como calcular a área e o volume dessas estruturas pode ser crucial em diversas profissões e situações cotidianas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que os cones são utilizados em diversas indústrias? Por exemplo, na construção civil, um engenheiro pode precisar calcular a quantidade de material necessário para construir uma cobertura cônica. No design de interiores, um designer pode utilizar um cone para criar luminárias elegantes e funcionais. Além disso, os silos agrícolas muitas vezes possuem formato cônico para facilitar o armazenamento e a descarga de grãos.

Atividade Inicial

Para iniciar a aula, projete um vídeo curto (2-3 minutos) mostrando diferentes aplicações de cones na vida real, como em arquitetura e design. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Como você acha que calcular a área de um cone pode ajudar um arquiteto ou um engenheiro no seu dia a dia?' Incentive os alunos a compartilharem suas ideias e reflexões.

Desenvolvimento

Duração: 55 - 60 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos não apenas compreendam os conceitos teóricos relacionados ao cálculo da área da superfície lateral e total de um cone, mas também sejam capazes de aplicar esses conceitos em situações práticas. Através da construção de modelos e resolução de problemas, os alunos desenvolverão habilidades práticas e críticas que são essenciais para o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Conceitos básicos de Geometria Espacial
  2. Definição e propriedades de um cone
  3. Fórmulas para o cálculo da área da superfície lateral e total de um cone
  4. Aplicações práticas das fórmulas em problemas reais

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o conhecimento das propriedades de um cone pode ser útil em diferentes áreas profissionais. Por exemplo, pergunte como um arquiteto pode usar essas informações para projetar um telhado cônico ou como um engenheiro pode calcular a quantidade de material necessário para construir uma estrutura cônica. Incentive os alunos a pensarem em outras situações do cotidiano onde esses cálculos podem ser aplicados.

Mini Desafio

Construindo um Modelo de Cone

Nesta atividade, os alunos irão construir um modelo de cone usando materiais simples e, em seguida, calcular a área da superfície lateral e a área total do cone construído.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas.
  2. Forneça a cada grupo uma folha de papel-cartão, uma tesoura, uma régua, um compasso e cola.
  3. Peça aos alunos para desenharem e recortarem um setor circular no papel-cartão. Oriente-os a escolherem um raio e um ângulo para o setor.
  4. Instrua os alunos a formarem um cone a partir do setor recortado e colar as bordas.
  5. Após a construção do cone, cada grupo deve medir e calcular a área da superfície lateral e a área total do cone usando as fórmulas apropriadas.
  6. Peça aos grupos para apresentarem seus resultados e explicarem o processo de cálculo para a turma.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas de construção e medição, além de aplicar conceitos teóricos em situações práticas.

Duração: 25 - 30 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Calcule a área da superfície lateral de um cone com raio de base 5 cm e geratriz de 13 cm.
  2. Determine a área total de um cone cuja base tem raio de 7 cm e altura de 24 cm.
  3. Um silo agrícola tem a forma de um cone com altura de 10 metros e raio de base de 4 metros. Calcule a área da superfície lateral do silo.
  4. Um designer de interiores quer criar uma luminária em forma de cone com altura de 30 cm e raio de base de 10 cm. Qual a área total da luminária?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos, compreendam a relevância prática dos conceitos aprendidos e reflitam sobre as aplicações desses conhecimentos em suas futuras carreiras e na vida cotidiana. A discussão final e o resumo ajudam a fixar os conteúdos e a conectar a teoria à prática, preparando os alunos para utilizar essas habilidades no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta sobre como os conceitos aprendidos durante a aula podem ser aplicados em diferentes contextos profissionais e cotidianos. Pergunte aos alunos: 'Como vocês acham que o conhecimento sobre a área de cones pode ser útil em suas futuras carreiras?' Incentive os alunos a compartilharem suas reflexões sobre os desafios enfrentados durante a construção do modelo de cone e como resolveram os problemas práticos. Discuta também os exercícios de fixação, revisando as soluções e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

Resumo

Resuma e recapitule os principais conteúdos apresentados na aula, incluindo as fórmulas para calcular a área da superfície lateral e a área total de um cone, e as aplicações práticas desses cálculos. Reforce a importância de entender as propriedades e os cálculos relacionados aos cones para resolver problemas reais em áreas como engenharia, arquitetura e design de interiores.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações: os alunos não apenas aprenderam os conceitos teóricos, mas também os aplicaram na construção de modelos e na resolução de problemas práticos. Enfatize a importância do assunto apresentado para o dia a dia, destacando suas aplicações em diversas profissões e situações cotidianas. Agradeça a participação ativa dos alunos e encoraje-os a continuar explorando a geometria espacial em suas futuras aulas e carreiras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies