Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreensão de conceitos fundamentais: Os alunos devem ser capazes de compreender e identificar o conceito de concordância verbal, bem como as suas regras básicas. Isso inclui entender a necessidade de que o verbo concorde com o sujeito em número e pessoa.
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Identificação de erros: Além da compreensão do conceito, os alunos devem ser capazes de identificar erros de concordância verbal em frases, e corrigi-los de forma apropriada. Isso envolve a aplicação das regras de concordância verbal em situações práticas.
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Prática para fixação: Por fim, os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido em exercícios práticos, reforçando assim a compreensão do conceito e a habilidade de identificar e corrigir erros de concordância verbal.
Objetivos secundários:
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Estimular o pensamento crítico: Durante a aula, é importante incentivar os alunos a pensarem criticamente sobre os conceitos apresentados, tornando a aprendizagem mais significativa.
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Promover o trabalho em equipe: Por meio de atividades em grupo, a aula também deve promover a colaboração entre os alunos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe.
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Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos necessários: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão de conceitos relacionados, que são essenciais para a compreensão do tópico da concordância verbal. Isso pode incluir uma revisão sobre verbos, sujeitos e suas classificações. O professor pode fazer perguntas para verificar se os alunos se lembram desses conceitos e esclarecer quaisquer dúvidas.
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Situações-problema: O professor deve apresentar duas situações que ilustrem a importância da concordância verbal. Por exemplo, pode-se apresentar uma notícia de jornal com um erro de concordância e uma carta formal com concordância correta. Em seguida, o professor deve perguntar aos alunos o que eles observam em cada situação, para iniciar uma discussão sobre o assunto.
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Contextualização: O professor deve explicar a importância da concordância verbal no uso da língua portuguesa. Pode-se mencionar que a falta de concordância pode levar a mal entendidos e prejudicar a comunicação. Além disso, pode-se destacar que a concordância verbal é uma das características que diferenciam a linguagem formal da informal.
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Introdução ao tópico: O professor deve introduzir o tópico da concordância verbal, explicando que é a regra que define a flexão do verbo de acordo com o sujeito. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar a origem do termo "concordância", que vem do latim "concordare", que significa "concórdia", "harmonia". Isso pode levar a uma breve discussão sobre a importância da harmonia na comunicação.
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Curiosidades: Para finalizar a Introdução, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre a concordância verbal. Por exemplo, pode-se mencionar que, em algumas línguas indígenas do Brasil, não há concordância verbal, ou seja, o verbo não muda de forma de acordo com o sujeito. Outra curiosidade é que, em algumas situações, a concordância verbal pode ser facultativa, ou seja, o verbo pode concordar ou não com o sujeito, sem que isso seja considerado um erro. Essas curiosidades podem despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a aprender mais sobre o assunto.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de caça ao tesouro (10 - 15 minutos)
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Preparação: O professor deve preparar antecipadamente cartões com frases que apresentem erros de concordância verbal. As frases devem ser relacionadas a diferentes contextos, como notícias, conversas informais, textos formais, etc. Em um cartão deve estar a frase e em outro a correção. As frases devem ser escolhidas de forma a representar os diferentes tipos de erro de concordância verbal. O professor deve esconder os cartões pela sala de aula, de forma que os alunos tenham que "caçá-los" para encontrar as frases.
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Execução: Os alunos, divididos em equipes, devem procurar os cartões e, ao encontrá-los, devem analisar a frase e identificar o erro de concordância. Em seguida, devem encontrar o cartão com a correção correspondente e corrigir a frase. A equipe que encontrar e corrigir mais frases corretamente será a vencedora.
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Discussão: Após a atividade, o professor deve reunir os alunos e discutir as frases encontradas. O professor deve perguntar às equipes quais erros eles identificaram e como corrigiram. Isso irá ajudar os alunos a consolidar o conhecimento adquirido e a entender melhor as regras de concordância verbal.
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Jogo de tabuleiro (10 - 15 minutos)
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Preparação: O professor deve preparar um jogo de tabuleiro que represente diferentes situações de uso da linguagem. Cada espaço do tabuleiro deve conter uma frase com um erro de concordância verbal. O professor deve também preparar cartas com regras de concordância verbal, que os alunos irão precisar para corrigir as frases. O professor deve dividir os alunos em equipes e designar um jogador para cada equipe.
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Execução: Os jogadores, em suas respectivas equipes, devem jogar um dado e mover seu marcador pelo tabuleiro. Quando pararem em um espaço, devem pegar uma carta com uma regra de concordância verbal e aplicá-la à frase do espaço. Se corrigirem a frase corretamente, permanecem onde estão. Se errarem, voltam para a posição anterior. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro.
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Discussão: Após o jogo, o professor deve reunir os alunos e discutir as regras que foram aplicadas e as dificuldades encontradas. O professor deve também corrigir as frases que ainda estiverem erradas, para que os alunos possam ver a correção.
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Atividade de criação de histórias (5 - 10 minutos)
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Preparação: O professor deve dividir os alunos em grupos e fornecer a cada grupo uma imagem. As imagens devem ser diferentes e representar diferentes situações e personagens.
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Execução: Os grupos devem criar uma história curta, de no máximo 10 frases, utilizando a imagem como base. As histórias devem ser escritas no quadro ou em papel grande, de forma que todos os alunos possam ver.
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Discussão: Após a criação das histórias, o professor deve ler cada uma delas em voz alta, e os alunos devem identificar e corrigir eventuais erros de concordância verbal. O professor deve corrigir as histórias, se necessário, e explicar as correções feitas.
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Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em grupo:
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O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades. Cada equipe deve compartilhar suas frases corrigidas ou histórias criadas, e o professor deve guiar a discussão, destacando os pontos corretos ou interessantes de cada uma.
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O professor deve incentivar os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas correções, ou a lógica utilizada para criar suas histórias. Isso irá ajudar a consolidar o aprendizado e a promover uma reflexão mais profunda sobre o tema da aula.
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Durante a discussão, o professor deve também corrigir quaisquer equívocos ou erros que possam ter sido cometidos pelas equipes, reforçando assim os conceitos corretos de concordância verbal.
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Conexão com a teoria:
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Após a discussão, o professor deve fazer a ponte entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O professor deve destacar como as regras de concordância verbal foram aplicadas nas atividades, e como a compreensão dessas regras foi fundamental para a realização das tarefas.
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O professor deve também reforçar a importância da concordância verbal no uso correto da língua portuguesa, e como a falta de concordância pode levar a mal entendidos e prejudicar a comunicação.
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Autoavaliação:
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Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve autoavaliação de seu aprendizado. O professor deve fazer perguntas como: "Você se sente confortável agora em identificar e corrigir erros de concordância verbal?" e "Quais foram os conceitos mais importantes que você aprendeu hoje?".
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O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em sua autoavaliação, e a indicar quaisquer dúvidas ou dificuldades que ainda possam ter. Isso irá permitir que o professor planeje aulas futuras de acordo com as necessidades dos alunos.
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Feedback do professor:
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Finalmente, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e as áreas que precisam de melhoria. O professor deve também reforçar a importância do tópico da aula e motivar os alunos a continuarem praticando em casa.
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O professor deve também responder a quaisquer perguntas finais que os alunos possam ter, e esclarecer quaisquer dúvidas restantes sobre o tópico da aula.
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Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos conteúdos principais: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando os conceitos de concordância verbal, os diferentes tipos de erro e as regras para sua correção. O professor pode fazer isso de forma interativa, pedindo a participação dos alunos para lembrar dos pontos mais importantes.
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Conexão entre teoria e prática: O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, através da explicação das regras de concordância verbal, com a prática, através das atividades de correção de frases e criação de histórias. O professor pode lembrar os alunos de como as atividades ajudaram a aplicar e fixar o conhecimento teórico.
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Materiais extras: O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre concordância verbal. Isso pode incluir livros, sites, vídeos e exercícios online. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos visitem um site de gramática online que explique em detalhes as regras de concordância verbal, ou que assistam a um vídeo no YouTube que exemplifique a aplicação dessas regras.
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Relevância do assunto: O professor deve encerrar a aula reforçando a importância da concordância verbal no uso da língua portuguesa. O professor pode relembrar as situações-problema apresentadas no início da aula e discutir como a correta aplicação da concordância verbal poderia ter evitado os erros observados. O professor pode também ressaltar que o conhecimento de concordância verbal é importante não apenas para a escrita, mas também para a leitura e a compreensão de textos.
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Encorajamento à prática: Por fim, o professor deve encorajar os alunos a praticarem o que aprenderam, seja através dos materiais extras sugeridos, seja através de exercícios de concordância verbal. O professor pode, por exemplo, propor que os alunos façam uma lista de frases com diferentes tipos de sujeito e pratiquem a concordância verbal, ou que tentem identificar e corrigir erros de concordância em textos que leiam. O professor deve também lembrar os alunos de que, como qualquer habilidade, a concordância verbal melhora com a prática.