Entrar

Plano de aula de Enunciação

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Enunciação

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de enunciação: O primeiro objetivo é que os alunos entendam o que é a enunciação, a diferença entre enunciado e enunciação, e como eles se relacionam na comunicação.

  2. Identificar os elementos da enunciação: Os alunos deverão ser capazes de identificar os elementos da enunciação: o locutor, o interlocutor, o referente, o contexto e a situação de enunciação.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido em exercícios práticos: Por fim, o objetivo é que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido sobre enunciação em exercícios práticos, como analisar textos e identificar os elementos da enunciação presentes.

Objetivos secundários:

  • Estimular a discussão e o pensamento crítico: Além de adquirir conhecimento, os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente sobre a enunciação e como ela afeta a comunicação.

  • Desenvolver habilidades de análise textual: Ao analisar textos e identificar os elementos da enunciação, os alunos também estarão desenvolvendo habilidades de análise textual, o que é fundamental para a compreensão de textos mais complexos.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores (2 - 3 minutos): O professor deve começar relembrando os conceitos de linguagem, comunicação e texto, que foram estudados previamente. É importante que os alunos tenham uma base sólida desses conceitos para entender o tópico da enunciação.

  2. Situações-Problema (3 - 4 minutos): O professor pode propor duas situações problemáticas que envolvam a enunciação para despertar o interesse dos alunos. Por exemplo, pode perguntar por que uma mesma frase pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é dita, ou por que uma mesma pessoa pode usar diferentes palavras ou tom de voz para se dirigir a pessoas diferentes em situações diferentes.

  3. Contextualização do Assunto (2 - 3 minutos): O professor deve então contextualizar a importância da enunciação, explicando como o entendimento dos elementos da enunciação pode melhorar a comunicação dos alunos, tanto na escrita como na fala. Além disso, pode mencionar como a enunciação é um tema recorrente em discussões sobre linguagem e comunicação.

  4. Introdução ao Tópico (3 - 4 minutos): Para introduzir o tópico da enunciação, o professor pode começar com um gancho, como uma curiosidade ou uma história relacionada. Por exemplo, pode contar a história de como a compreensão da enunciação foi fundamental para a resolução de um crime em uma série de TV. Em seguida, deve explicar de forma clara e simples o que é a enunciação e quais são os seus elementos.

  5. Ganhar a Atenção dos Alunos (1 - 2 minutos): Para captar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar algumas frases enigmáticas ou ambíguas e pedir que eles tentem interpretá-las. Depois, deve explicar como a enunciação pode nos ajudar a entender o significado dessas frases. Além disso, pode propor um desafio: os alunos devem pensar em uma frase que tenha um significado diferente dependendo do contexto em que é dita.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar motivados e preparados para aprender mais sobre a enunciação.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria da Enunciação (10 - 12 minutos)

    1.1 Definição de Enunciação (2 - 3 minutos): O professor deve começar explicando que a enunciação é o ato de produzir um enunciado, ou seja, é o ato de falar ou escrever algo. Deve ressaltar que a enunciação não é apenas a ação física de falar ou escrever, mas também envolve a escolha de palavras, a entonação, o tom de voz, a postura, entre outros elementos.

    1.2 Diferença entre Enunciado e Enunciação (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve esclarecer a diferença entre enunciado e enunciação. O enunciado é o produto da enunciação, ou seja, é o que foi falado ou escrito. Já a enunciação é o ato de produzir esse enunciado.

    1.3 Elementos da Enunciação (3 - 4 minutos): O professor deve então apresentar os elementos da enunciação:

    • Locutor: é a pessoa que enuncia, ou seja, que fala ou escreve o enunciado.
    • Interlocutor: é a pessoa para a qual o enunciado é dirigido, ou seja, é o destinatário do enunciado.
    • Referente: é o assunto, o tema do enunciado.
    • Contexto: é o conjunto de circunstâncias em que o enunciado é produzido, incluindo o lugar, o tempo, a situação social, etc.
    • Situação de Enunciação: é a situação comunicativa em que o enunciado é produzido, incluindo o objetivo da comunicação, as normas sociais, etc.

    1.4 Exemplos Práticos (2 - 3 minutos): Para cada um desses elementos, o professor deve dar exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor. Por exemplo, pode apresentar um enunciado e perguntar aos alunos quem é o locutor, quem é o interlocutor, qual é o referente, qual é o contexto, e qual é a situação de enunciação.

  2. Atividade de Análise de Texto (10 - 13 minutos)

    2.1 Distribuição do Material (1 - 2 minutos): O professor deve distribuir um texto para cada aluno. Pode ser um trecho de um livro, um artigo de jornal, uma música, um poema, etc. O texto deve ser escolhido de forma a conter vários exemplos de enunciação.

    2.2 Leitura do Texto (2 - 3 minutos): Os alunos devem ler o texto silenciosamente.

    2.3 Identificação dos Elementos da Enunciação (3 - 5 minutos): Em seguida, os alunos, individualmente, devem identificar e anotar no próprio texto os elementos da enunciação presentes. O professor deve circular pela sala para ajudar e esclarecer dúvidas.

    2.4 Discussão em Grupo (2 - 3 minutos): Por fim, os alunos devem se reunir em grupos de cinco para discutir as suas anotações. Cada grupo deve escolher um representante para apresentar as conclusões para a turma. O professor deve guiar a discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter adquirido um bom entendimento sobre a teoria da enunciação e ter desenvolvido habilidades de análise textual.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve pedir que cada grupo compartilhe com a turma as conclusões da atividade de análise de texto. Cada grupo deve ter até 3 minutos para fazer a apresentação. Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para estimular a discussão e o pensamento crítico. O objetivo é que os alunos possam aplicar o que aprenderam na prática e refletir sobre como a enunciação afeta a comunicação.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma breve revisão dos principais pontos da teoria da enunciação. Deve destacar como os elementos da enunciação foram identificados na atividade de análise de texto. O professor pode também reforçar a importância da enunciação para a comunicação eficaz, e como o entendimento da enunciação pode ajudar os alunos a se expressarem melhor, tanto na escrita como na fala.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Deve pedir que eles pensem sobre as seguintes questões:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Após um minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem as suas respostas com a turma. O objetivo é que os alunos possam consolidar o que aprenderam e identificar quaisquer lacunas no seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o seu entendimento sobre a enunciação e ter adquirido habilidades de análise textual. Além disso, devem estar motivados para continuar aprendendo sobre o tema.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados na aula. Deve relembrar a definição de enunciação, a diferença entre enunciado e enunciação, e os cinco elementos da enunciação: locutor, interlocutor, referente, contexto e situação de enunciação. Deve também recapitular a atividade de análise de texto e as discussões que surgiram a partir dela.

  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve explicar que a teoria foi apresentada de forma clara e simples, e que os alunos tiveram a oportunidade de aplicar esse conhecimento na prática, através da atividade de análise de texto. Além disso, deve ressaltar como a enunciação é uma habilidade fundamental para a comunicação eficaz, tanto na escrita como na fala.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu entendimento sobre a enunciação. Pode ser um livro, um artigo, um vídeo, um podcast, ou qualquer outro recurso que seja relevante e acessível para os alunos. O professor deve explicar brevemente o que cada recurso aborda e por que ele é útil.

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância da enunciação para o dia a dia. Deve explicar que, ao entender e aplicar os elementos da enunciação, os alunos serão capazes de se expressar de forma mais clara e eficaz. Além disso, deve mencionar que a enunciação é um tema recorrente em diversas situações da vida, desde uma conversa com amigos até uma apresentação de trabalho.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o seu entendimento sobre a enunciação, estar motivados para continuar aprendendo sobre o tema, e compreender a importância da enunciação para a sua vida diária.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies