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Plano de aula de Escrita e Oralidade

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Escrita e Oralidade

Introdução

Relevância do Tema

A Escrita e a Oralidade são pilares fundamentais da linguística e essenciais para a efetiva comunicação humana. O domínio dessas competências é crucial na vida de qualquer indivíduo, uma vez que são ferramentas essenciais para expressar ideias, transmitir informações, interagir em sociedade, além de serem requisitos básicos para o sucesso acadêmico e profissional.

Contextualização

A Escrita e a Oralidade são parte integrante do currículo de Português do 2º ano do Ensino Médio, constituindo a base para o aprendizado subsequente de leitura crítica e produção textual. O entendimento desses conceitos contribui para a aquisição de competências que envolvem não só a decodificação e codificação da linguagem, mas também a interpretação e produção de discursos complexos e o reconhecimento das diferenças entre as linguagens oral e escrita. Além disso, compreender a dicotomia entre a escrita e a oralidade é fundamental para entender as nuances socioculturais presentes na comunicação e como elas refletem nos diferentes contextos de fala e escrita.

Essas competências linguísticas são vitais para desenvolver pensamento crítico, habilidades de argumentação e de persuasão, que são transferíveis para qualquer área de estudo e campo profissional. Portanto, abordar Escrita e Oralidade é mais do que ensinar regras gramaticais, é proporcionar a construção de habilidades essenciais para o pleno exercício da cidadania.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Escrita: Mecanismo de representação gráfica dos sons da fala e de organização do pensamento. Caracteriza-se pela sua formalidade, estrutura mais elaborada, uso mais frequente de palavras refinadas e recursos retóricos, produção mais lenta e necessidade de conhecimento gramatical.

  • Oralidade: Forma de comunicação mais espontânea e dinâmica, caracterizada por expressões populares, repetições, interjeições, hesitações e pausas. O discurso oral também pode ser planejado, na forma de palestras e apresentações.

Termos-Chave

  • Prosódia: Refere-se à melodia da fala, incluindo entonação, ritmo e acentuação. Essencial na expressão oral, mas ausente na escrita.

  • Paralinguagem: Conjunto de sinais não verbais que acompanham a fala, como expressões faciais, gestos e postura corporal. Não aplicável à escrita.

  • Variação Linguística: Refere-se às variações que a língua sofre de acordo com o contexto geográfico, social, histórico, etário, etc. Essas variações são mais evidentes na oralidade.

  • Registro: Estilo de linguagem adotado de acordo com a situação de comunicação. A escrita costuma ser associada a um registro mais formal, enquanto a oralidade a um registro mais informal.

Exemplos e Casos

  • Entrevista Oral: Exemplo de oralidade, onde tanto o entrevistador quanto o entrevistado utilizam a fala para conduzir a conversa. No entanto, ainda há um certo nível de formalidade e planejamento envolvido.

  • Artigo Científico: Exemplo de escrita, onde o autor desenvolve um argumento de maneira estruturada, utilizando linguagem formal e precisão terminológica.

  • Mensagens de Texto: Apresentam uma mistura de características da oralidade e da escrita, pois, apesar de serem textos escritos, utilizam muitos recursos da linguagem oral, como a informalidade, o uso de emoticons (equivalente à paralinguagem) e a imediatez.

Diferenças entre a Escrita e a Oralidade

  • Planejamento e Organização: A escrita exige um maior nível de planejamento e organização do pensamento. A oralidade, por outro lado, pode ser mais espontânea e imediata.

  • Falar vs. Escrever: Falar é uma habilidade inata que adquirimos desde a tenra idade, enquanto a escrita é uma habilidade que precisa ser aprendida.

  • Formalidade: A escrita geralmente apresenta um nível de formalidade maior do que a oralidade.

  • Correção Gramatical: A correção gramatical é mais exigida na escrita. A oralidade permite mais "liberdade", admitindo construções não aceitáveis pela norma culta.

  • Feedback Imediato: Na oralidade, o feedback é imediato. Na escrita, o feedback não é tão instantâneo.

  • Uso de Recursos Não Verbais: A oralidade é acompanhada por recursos não-verbais como gestos, expressões faciais e entonação. A escrita tem que transmitir essas informações através do texto.

  • Contexto: Enquanto a oralidade é dependente do contexto e do interlocutor, a escrita precisa ser autossuficiente, explicando todas as informações necessárias para entender o texto.

A exploração aprofundada desses componentes, termos-chave e exemplos permitirá um melhor entendimento da distinção entre a escrita e a oralidade, assim como das suas características e usos.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • Distinção entre Escrita e Oralidade: São modalidades distintas da linguagem, cada uma com suas características e usos específicos. A oralidade é considerada mais espontânea e dinâmica, enquanto a escrita é mais formal e estruturada.

  • Componentes da Escrita e da Oralidade: A escrita utiliza principalmente a representação gráfica para expressar ideias, enquanto a oralidade se vale do som, da entonação (prosódia) e de sinais não verbais (paralinguagem) para transmitir informações.

  • Termos-Chave: Esses termos, como prosódia, paralinguagem, variação linguística e registro, são fundamentais para entender as diferenças e semelhanças entre a escrita e a oralidade.

  • Exemplos e Casos: A análise de exemplos variados, como entrevistas orais, artigos científicos e mensagens de texto, ajuda a ilustrar as diferenças entre a escrita e a oralidade, bem como a mostrar como essas duas formas de comunicação podem se mesclar.

  • Diferenças Entre a Escrita e a Oralidade: O entendimento dessas diferenças, incluindo planejamento e organização, nível de formalidade, uso de recursos não verbais e dependência do contexto, é crucial para dominar as habilidades de escrita e oralidade.

Conclusões

  • Domínio da Escrita e da Oralidade: A compreensão sólida das características da escrita e da oralidade facilita o desenvolvimento de habilidades de comunicação e produção textual.

  • Variedade da Linguagem: A linguagem é flexível e dinâmica, com variações dependendo do contexto, do registro e do tipo de diálogo. As diferenças na escrita e na oralidade refletem essa diversidade.

  • Inter-relação Entre Escrita e Oralidade: Mesmo sendo distintas, a escrita e a oralidade não são entidades separadas e isoladas, mas sim inter-relacionadas, complementando-se mutuamente.

Exercícios

  1. Análise de Discurso: Forneça um trecho de uma conversa gravada e um texto escrito. Peça aos estudantes para identificar as características de oralidade e escrita em cada um deles.

  2. Produção Textual: Proponha uma situação de comunicação (ex: carta formal, conversa com um amigo, apresentação em uma conferência) e peça ao estudante para produzir um texto apropriado para essa situação, levando em consideração os recursos e características da escrita e da oralidade pertinentes ao contexto.

  3. Identificação de Termos-chave: Apresente um texto misto (que contém características de oralidade e escrita) e peça aos estudantes para identificar e explicar o uso de prosódia, paralinguagem, variação linguística e registro no texto.

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