Entrar

Plano de aula de Literatura: Simbolista e Parnasiana

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: Simbolista e Parnasiana

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender as características e diferenças entre o Parnasianismo e o Simbolismo: O professor deve incentivar os alunos a analisar as características de cada movimento literário, a fim de identificar suas diferenças e semelhanças. É importante que os alunos sejam capazes de identificar como a poesia parnasiana e simbolista refletem o contexto histórico e cultural de suas respectivas épocas.

  2. Analisar poemas representativos de cada movimento: Através da leitura e análise de poemas selecionados, os alunos devem ser capazes de identificar os elementos próprios de cada movimento, como o uso de imagens, a linguagem formal e o foco temático. Além disso, os alunos devem ser incentivados a refletir sobre a interpretação e significado dos poemas, considerando o contexto de produção.

  3. Comparar os dois movimentos: Os alunos devem ser capazes de identificar as semelhanças e diferenças entre o Parnasianismo e o Simbolismo, tanto em termos de estilo literário quanto de visão de mundo. Isso pode ser feito através de um debate em sala de aula, onde os alunos são incentivados a expressar suas opiniões e argumentos de maneira respeitosa e construtiva.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual: Além de entender os movimentos literários, os alunos devem aprimorar suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos, aplicando essas habilidades na análise dos poemas selecionados.

  • Fomentar o pensamento crítico e a expressão argumentativa: Através de discussões em sala de aula e atividades de escrita, os alunos devem ser incentivados a desenvolver seu pensamento crítico e a expressar suas ideias de maneira argumentativa e coesa.

  • Estimular o interesse pela literatura: Ao explorar os movimentos literários e suas obras, o professor deve buscar despertar o interesse dos alunos pela literatura, mostrando como ela reflete e influencia o mundo ao nosso redor.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os movimentos literários já estudados, como o Romantismo e o Realismo, e suas principais características. Esta revisão ajudará os alunos a estabelecer comparações e contrastes com o Parnasianismo e o Simbolismo, os focos da aula.

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, o professor pode propor duas situações-problema:

    • Primeira situação: "Imagine que você é um poeta vivendo no final do século XIX. Como você descreveria a realidade ao seu redor? Quais seriam suas principais preocupações e sentimentos? Como você usaria a linguagem para expressá-los?"

    • Segunda situação: "Agora, imagine que você é um poeta vivendo no início do século XX. Como suas preocupações e sentimentos seriam diferentes do poeta anterior? Como você usaria a linguagem para expressá-los?"

  3. Contextualização: O professor deve explicar que, no final do século XIX e início do século XX, houve uma mudança significativa na maneira como os artistas e escritores viam e representavam o mundo. Isso refletiu-se nos movimentos literários, como o Parnasianismo e o Simbolismo, que serão estudados na aula.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para prender a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades:

    • Primeira curiosidade: "Você sabia que o Parnasianismo foi chamado de 'o último reduto da poesia formal', devido à sua ênfase na perfeição formal e na objetividade?"

    • Segunda curiosidade: "E o Simbolismo, você sabia que esse movimento literário foi influenciado pela psicanálise e pelo ocultismo, e que seus poetas frequentemente usavam símbolos e metáforas para expressar suas emoções e percepções?"

Ao final da Introdução, os alunos devem estar curiosos e motivados a aprender mais sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, e como esses movimentos literários refletiram e influenciaram a sociedade de sua época.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Poetas do Século XIX" (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Esta atividade é um jogo de dramatização que visa fazer os alunos experimentarem o papel de poetas do Parnasianismo e do Simbolismo. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma ficha com a descrição de um poeta famoso de cada movimento (por exemplo, Olavo Bilac do Parnasianismo e Cruz e Sousa do Simbolismo). Eles também terão uma lista de palavras e imagens que representam as características do movimento ao qual o poeta pertence.

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem ler a descrição do poeta e estudar as palavras e imagens associadas a ele.
      2. Em seguida, eles devem preparar uma pequena dramatização ou apresentação, na qual tentarão expressar as ideias e sentimentos do poeta, usando as palavras e imagens fornecidas. Eles podem, por exemplo, recitar um poema do poeta ou criar um novo poema no estilo do poeta.
      3. Cada grupo terá 3 minutos para realizar sua apresentação.
      4. Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em sala de aula, na qual os alunos são incentivados a comparar os dois movimentos e a refletir sobre como cada um deles reflete o contexto histórico e cultural de sua época.
  2. Atividade "Parnasianismo X Simbolismo: Batalha de Poemas" (10 - 15 minutos)

    • Descrição: Esta atividade é uma competição de escrita de poemas entre os grupos. O objetivo é que os alunos criem um poema que combine elementos do Parnasianismo e do Simbolismo, refletindo sobre a tensão entre a objetividade e a subjetividade, tão característica desses dois movimentos.

    • Passo a passo:

      1. Os alunos devem usar as fichas dos poetas e as palavras e imagens associadas a cada movimento para criar um poema que represente a visão de mundo de um poeta que está "em conflito" entre o Parnasianismo e o Simbolismo.
      2. Eles terão 10 minutos para escrever o poema.
      3. Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar seu poema para a turma.
      4. O professor e os alunos devem discutir os poemas, destacando os elementos do Parnasianismo e do Simbolismo presentes em cada um e refletindo sobre como esses elementos se complementam ou se contradizem.
      5. Ao final da atividade, o professor deve reforçar os principais pontos discutidos, esclarecer quaisquer dúvidas restantes e preparar os alunos para a próxima etapa da aula.

Estas atividades lúdicas e interativas visam não só aprofundar o entendimento dos alunos sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, mas também a desenvolver suas habilidades de análise, interpretação e produção de textos literários. Além disso, ao permitir que os alunos "vistam a pele" dos poetas, essas atividades podem ajudá-los a se identificar e a se conectar de maneira mais profunda com os movimentos literários estudados.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • Descrição: O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas descobertas com a turma. O professor deve atuar como mediador, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que a discussão permaneça focada nos Objetivos da aula.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve chamar um grupo por vez para compartilhar suas descobertas. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar.
      2. Durante as apresentações, os outros grupos devem ser incentivados a fazer perguntas e comentários construtivos.
      3. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de compartilhar suas descobertas e que a discussão permaneça focada nos Objetivos da aula.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O objetivo é reforçar os conceitos-chave, destacar as principais descobertas dos alunos e esclarecer quaisquer equívocos ou mal-entendidos.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve começar destacando as principais descobertas dos alunos durante as atividades práticas.
      2. Em seguida, o professor deve fazer a conexão com a teoria, explicando como as atividades práticas ilustram e aplicam os conceitos teóricos apresentados.
      3. O professor deve esclarecer quaisquer equívocos ou mal-entendidos que possam ter surgido durante as atividades práticas, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão clara e precisa dos conceitos.
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O objetivo é que os alunos identifiquem os conceitos mais importantes que aprenderam e os questionamentos ainda presentes.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve propor que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
      2. Após um minuto, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.
      3. O professor deve encerrar a aula reforçando os conceitos mais importantes e incentivando os alunos a continuar explorando e questionando o tema por conta própria.

Esta etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, garantir que eles tenham compreendido os conceitos-chave e identificado quaisquer lacunas em seu entendimento. Além disso, ao promover a reflexão e a discussão, o professor pode ajudar os alunos a desenvolver sua capacidade de pensamento crítico e sua confiança para expressar suas ideias e opiniões.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando as características do Parnasianismo e do Simbolismo, as diferenças entre eles e como esses movimentos refletem o contexto histórico e cultural de suas épocas.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve relembrar as principais características do Parnasianismo, como a linguagem formal, a objetividade e o foco na forma.
      2. Em seguida, deve resumir as principais características do Simbolismo, como o uso de símbolos e metáforas, a subjetividade e o foco no inconsciente.
      3. O professor deve então recapitular as diferenças e semelhanças entre os dois movimentos, destacando como cada um deles reflete o contexto de sua época.
      4. Por fim, deve reforçar os principais aprendizados da aula e preparar os alunos para as próximas etapas do estudo.
  2. Conexão Teoria-Prática-Aplicação (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (apresentada no início da aula) com a prática (através das atividades realizadas) e a aplicação (ao analisar a relevância do Parnasianismo e do Simbolismo para a literatura e a sociedade).
    • Passo a passo:
      1. O professor deve relembrar os conceitos teóricos apresentados no início da aula, explicando como eles foram aplicados durante as atividades práticas.
      2. Em seguida, deve destacar como a análise dos poemas e dos movimentos literários permite uma compreensão mais profunda da literatura e da sociedade da época.
      3. O professor deve enfatizar a importância de conectar a teoria, a prática e a aplicação para um aprendizado significativo e contextualizado.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Parnasianismo e o Simbolismo. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, sites e outros recursos online.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve sugerir alguns títulos de livros que exploram o Parnasianismo e o Simbolismo, como antologias de poesia, biografias de poetas e estudos críticos.
      2. Em seguida, deve indicar alguns artigos, sites e outros recursos online que oferecem uma análise mais aprofundada dos dois movimentos.
      3. O professor deve encerrar sugerindo que os alunos explorem esses materiais extras por conta própria, como parte de seu estudo autônomo.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do Parnasianismo e do Simbolismo para a compreensão da literatura e da sociedade moderna, destacando como esses movimentos influenciaram e continuam a influenciar a forma como vemos e expressamos o mundo.
    • Passo a passo:
      1. O professor deve explicar que, ao entender o Parnasianismo e o Simbolismo, os alunos serão capazes de apreciar e analisar de maneira mais profunda e crítica a poesia e a literatura em geral.
      2. Em seguida, deve ressaltar que a habilidade de analisar e interpretar textos literários é uma competência valiosa, não só para a escola, mas também para a vida, ajudando os alunos a desenvolver seu pensamento crítico, sua empatia e sua habilidade de comunicação.
      3. Por fim, o professor deve encerrar reforçando a importância de estudar a literatura e os movimentos literários para uma educação humanística e integral.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies