Entrar

Plano de aula de Literatura: Simbolista e Parnasiana

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: Simbolista e Parnasiana

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a estética simbolista e parnasiana: Os alunos devem ser capazes de identificar as principais características desses dois movimentos literários, tanto em termos de estilo de escrita quanto de temas abordados.

  2. Diferenciar o Simbolismo do Parnasianismo: Os alunos devem ser capazes de distinguir claramente entre o Simbolismo e o Parnasianismo, compreendendo que, embora ambos tenham surgido na mesma época, eles possuem abordagens e visões de mundo literárias diferentes.

  3. Analisar textos literários com base na estética simbolista e parnasiana: Os alunos devem ser capazes de identificar as características simbolistas e parnasianas nos textos que estudarem, e discutir como essas características contribuem para o significado e a interpretação dos textos.

    • Objetivos secundários:
      1. Desenvolver a apreciação pela literatura: Ao estudar diferentes movimentos literários, os alunos também devem desenvolver uma apreciação mais profunda pela literatura e pela arte em geral.
      2. Melhorar as habilidades de leitura e interpretação: Através da análise de textos simbolistas e parnasianos, os alunos devem melhorar suas habilidades de leitura e interpretação, que são fundamentais em várias áreas do currículo.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma rápida revisão dos movimentos literários estudados anteriormente, como o Romantismo e o Realismo. Isso ajudará os alunos a entenderem o contexto histórico e cultural em que o Simbolismo e o Parnasianismo surgiram, e a comparar as características desses movimentos com os anteriores. (3 - 4 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos:

    a. "Imagine que você é um escritor do século XIX e está insatisfeito com as limitações do Realismo. Como você descreveria suas emoções e pensamentos de uma maneira mais subjetiva e pessoal?"

    b. "Agora, imagine que você é o mesmo escritor, mas desta vez, em vez de focar em suas emoções, seu objetivo é criar uma poesia que siga rigorosamente as regras da métrica e da rima. Como você escreveria?" (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar como o Simbolismo e o Parnasianismo foram respostas ao Realismo, que buscava retratar o mundo de maneira objetiva e realista. O Simbolismo, por sua vez, buscou expressar as emoções e os sentimentos de maneira mais subjetiva, enquanto o Parnasianismo se concentrou na forma, na métrica e na rima. Essas explicações devem ser acompanhadas de exemplos de poetas e obras representativas de cada movimento. (3 - 4 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Simbolismo e o Parnasianismo, como:

    a. "Você sabia que o termo 'simbolismo' foi usado pela primeira vez em 1886 por Jean Moréas, um poeta franco-grego, em seu 'Manifesto do Símbolo'? Ele usou o termo para descrever a nova forma de expressão poética que ele e outros poetas, como Stéphane Mallarmé, estavam desenvolvendo."

    b. "E você sabia que o Parnasianismo recebeu esse nome porque seus seguidores acreditavam que a arte deveria ser tão perfeita e impessoal quanto uma estátua grega do Pártenon, o templo de Atena na Acrópole de Atenas?" (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de dramatização - O Salão Literário do Século XIX: (10 - 12 minutos)

    O professor dividirá a turma em dois grupos: um representando os poetas simbolistas e o outro os parnasianos. Cada grupo receberá cartões com características, temas e estilos de escrita típicos de seus respectivos movimentos literários.

    O objetivo da atividade é que cada grupo elabore um poema curto (10 a 15 versos) no estilo de seu movimento literário, utilizando as características e temas apresentados nos cartões. Os alunos devem se ater às regras de métrica e rima, caso sejam os parnasianos, e utilizar linguagem subjetiva e simbólica, caso sejam os simbolistas.

    Ao final, cada grupo apresentará seu poema para a turma, e o professor e os outros alunos tentarão adivinhar se o poema é simbolista ou parnasiano, com base nas características apresentadas.

  2. Atividade de criação de cartaz - "Simbolismo vs Parnasianismo": (10 - 13 minutos)

    O professor dividirá a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e entregará a cada grupo um cartaz em branco, marcadores coloridos e uma lista de características, temas e poetas simbolistas e parnasianos.

    O objetivo da atividade é que cada grupo crie um cartaz visualmente atraente que represente as principais diferenças entre o Simbolismo e o Parnasianismo, com base nas informações fornecidas. Os alunos devem usar as cores, desenhos e palavras para expressar as características e os temas de cada movimento literário.

    Ao final, os cartazes serão afixados nas paredes da sala de aula, e os alunos farão uma "galeria de arte" onde poderão observar e discutir os cartazes criados por outros grupos.

  3. Discussão em grupo - "A influência do Simbolismo e do Parnasianismo na literatura atual": (5 - 7 minutos)

    Após as atividades, o professor conduzirá uma discussão em grupo sobre como o Simbolismo e o Parnasianismo influenciaram a literatura moderna. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas opiniões e perceber como características dos movimentos estudados estão presentes em autores contemporâneos.

    Esta atividade tem como objetivo consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos percebam a relevância dos movimentos literários estudados para a literatura atual.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo - "O que aprendemos hoje?": (3 - 4 minutos)

    O professor deve conduzir uma discussão em grupo onde os alunos terão a oportunidade de expressar o que aprenderam durante a aula. Isso pode incluir a identificação das principais características do Simbolismo e do Parnasianismo, a compreensão das diferenças entre os dois movimentos, a análise de textos literários sob a perspectiva simbolista e parnasiana, e a apreciação da influência desses movimentos na literatura atual. O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas percepções e a esclarecerem quaisquer dúvidas restantes.

  2. Reflexão individual - "O que ainda não entendemos completamente?": (2 - 3 minutos)

    Após a discussão em grupo, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que ainda não entenderam completamente. Eles podem anotar essas dúvidas em seus cadernos para lembrarem-se de perguntar na próxima aula, ou podem compartilhá-las com a turma, se desejarem. O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a reconhecerem suas próprias lacunas de conhecimento e a buscarem respostas para elas.

  3. Feedback da aula - "O que poderia ser melhor?": (2 - 3 minutos)

    Por fim, o professor deve pedir aos alunos que forneçam feedback sobre a aula. Isso pode incluir o que eles acharam mais interessante, o que acharam mais difícil, e o que poderia ser melhorado no futuro. O professor deve encorajar os alunos a serem honestos e construtivos em seu feedback, e deve levar em consideração essas opiniões ao planejar as próximas aulas.

    Esta atividade é importante para garantir que o professor esteja atendendo às necessidades e expectativas dos alunos, e para promover um ambiente de aprendizado colaborativo.

    Ao final da aula, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e incentivar o estudo contínuo dos movimentos literários estudados.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos: O professor deve começar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui as características distintas do Simbolismo e do Parnasianismo, a compreensão das diferenças entre os dois movimentos, a análise de textos literários sob a perspectiva simbolista e parnasiana, e a apreciação da influência desses movimentos na literatura atual. O professor deve garantir que todos os alunos tenham compreendido esses pontos e esclarecer quaisquer dúvidas finais que possam surgir. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir a discussão sobre como a dramatização e a atividade de criação de cartaz permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática, e como a discussão sobre a influência do Simbolismo e do Parnasianismo na literatura atual trouxe uma aplicação real e contemporânea do conteúdo estudado. O professor deve ressaltar a importância de compreender a teoria para aplicá-la de maneira eficaz e relevante. (1 - 2 minutos)

  3. Sugestão de materiais extras: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Simbolismo e o Parnasianismo. Isso pode incluir a leitura de poesias de autores simbolistas e parnasianos, a pesquisa sobre a vida e a obra desses autores, e a análise de mais textos literários sob a perspectiva dos movimentos estudados. O professor pode também indicar filmes, documentários, exposições de arte e outras formas de arte que foram influenciadas pelo Simbolismo e pelo Parnasianismo. (1 - 2 minutos)

  4. Importância do assunto no dia a dia: Por fim, o professor deve explicar a importância do Simbolismo e do Parnasianismo no dia a dia. Isso pode incluir a percepção de como esses movimentos literários influenciam a forma como lemos e interpretamos textos, a apreciação de como a literatura reflete e influencia a sociedade em que vivemos, e a compreensão de como a arte, de maneira geral, pode nos ajudar a expressar e a compreender melhor o mundo ao nosso redor. (1 - 2 minutos)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies