Entrar

Plano de aula de Orações Adverbiais

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Orações Adverbiais

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de orações adverbiais e sua função na construção do sentido do texto.
  2. Identificar as diferentes classes de orações adverbiais (causais, condicionais, concessivas, comparativas, consecutivas, finais e temporais) e suas particularidades.
  3. Analisar e interpretar textos, reconhecendo e classificando as orações adverbiais presentes.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual.
  • Promover a prática da escrita, incentivando a utilização adequada das orações adverbiais em diferentes contextos.
  • Estimular a discussão e o pensamento crítico por meio de atividades em grupo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios (5 minutos):

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de orações, subordinadas e coordenadas, que foram estudados em aulas anteriores.
    • Os alunos são encorajados a participar, lembrando e explicando os conceitos com suas próprias palavras.
  2. Situações-problema (5 minutos):

    • O professor propõe duas situações para que os alunos pensem e discutam em grupos pequenos:
      • Quais elementos em uma frase podem indicar tempo, causa, condição, finalidade, comparação, concessão ou consequência?
      • Como identificar e diferenciar entre uma oração subordinada adverbial e uma oração subordinada adjetiva ou substantiva?
  3. Contextualização (3 minutos):

    • O professor explica a importância das orações adverbiais na compreensão e produção de textos, mostrando exemplos do seu uso em diferentes contextos, como notícias, textos literários, e-mails, entre outros.
    • Os alunos são encorajados a compartilhar suas próprias experiências de leitura e escrita, identificando situações em que as orações adverbiais foram importantes para a compreensão do texto.
  4. Ganhar a atenção dos alunos (2 minutos):

    • O professor introduz o tópico da aula contando uma breve história sobre como as orações adverbiais surgiram na língua portuguesa e como elas evoluíram ao longo do tempo. Por exemplo, como o uso de palavras específicas para indicar tempo, causa, condição, finalidade, comparação, concessão ou consequência se tornou uma prática comum na escrita.
    • O professor também pode compartilhar curiosidades sobre o uso das orações adverbiais em outras línguas, destacando as diferenças e semelhanças com o português. Por exemplo, como em algumas línguas, como o inglês, as orações adverbiais são geralmente formadas de maneira diferente, o que pode causar confusão para aprendizes de português.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Mapeamento de Contextos (10 - 12 minutos):

    • O professor distribui textos curtos, como trechos de notícias, poemas, contos, e-mails, entre outros, para cada grupo de alunos.
    • Cada grupo tem a tarefa de identificar as orações adverbiais presentes no texto e classificá-las de acordo com a função que desempenham (causal, condicional, concessiva, comparativa, consecutiva, final ou temporal).
    • O professor circula pela sala, orientando os grupos conforme necessário e esclarecendo dúvidas.
    • Ao final da atividade, cada grupo compartilha suas descobertas com a classe, promovendo a discussão e a troca de ideias.
  2. Atividade de Criação de Histórias (10 - 12 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos são desafiados a criar histórias curtas, mas completas, que incluam pelo menos uma oração adverbial de cada tipo (causal, condicional, concessiva, comparativa, consecutiva, final e temporal).
    • O professor fornece um guia para a estrutura da história, incluindo o número de personagens, cenários e eventos que devem ser incluídos.
    • Os alunos são incentivados a usar sua criatividade e imaginação para criar histórias interessantes e divertidas, ao mesmo tempo em que aplicam o conhecimento adquirido sobre as orações adverbiais.
    • Ao final da atividade, cada grupo lê sua história para a classe, e os outros alunos são desafiados a identificar e classificar as orações adverbiais usadas.
  3. Atividade de Jogo de Tabuleiro (5 minutos):

    • Para encerrar a fase de Desenvolvimento, o professor apresenta um jogo de tabuleiro temático sobre orações adverbiais.
    • O jogo é projetado para reforçar o conhecimento adquirido de uma maneira divertida e interativa. Os alunos avançam no tabuleiro respondendo a perguntas sobre orações adverbiais e ganhando pontos.
    • O professor divide a turma em pequenos grupos e cada grupo joga uma rodada do jogo.
    • Ao final do jogo, o grupo vencedor é anunciado e os alunos são incentivados a compartilhar o que aprenderam com a atividade.

Essas atividades foram projetadas para envolver os alunos de maneira ativa e promover a compreensão e aplicação prática do conceito de orações adverbiais. Além disso, ao trabalharem em grupos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas pelos diferentes grupos durante as atividades.
    • Cada grupo é convidado a compartilhar brevemente suas histórias, destacando as orações adverbiais usadas e como elas contribuíram para a estrutura e o significado da história.
    • O professor reforça os pontos principais, esclarece quaisquer dúvidas remanescentes e fornece feedback sobre o desempenho dos alunos.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • O professor aproveita a discussão em grupo para fazer a conexão entre a prática e a teoria. Ele revisa os tipos de orações adverbiais e suas funções, destacando como eles foram aplicados nas histórias criadas pelos alunos.
    • O professor também pode propor aos alunos que identifiquem orações adverbiais em outros textos, como trechos de livros didáticos, notícias, músicas, entre outros, para fortalecer ainda mais a conexão entre a teoria e a prática.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor então propõe um momento de reflexão individual, onde os alunos pensam silenciosamente sobre o que aprenderam durante a aula.
    • O professor fornece perguntas orientadoras, como:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
      3. Como você pode aplicar o que aprendeu sobre orações adverbiais na sua vida diária ou em outras disciplinas?
    • O professor incentivará os alunos a anotarem suas reflexões em um caderno, para que possam revisá-las posteriormente e monitorar seu próprio progresso de aprendizado.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor solicita um feedback rápido dos alunos sobre o que acharam da aula e das atividades realizadas.
    • O professor agradece a participação de todos, reforça a importância do assunto e de como ele se aplica ao dia a dia, e faz um breve resumo dos pontos principais abordados durante a aula.
    • O professor também informa aos alunos sobre o que será abordado na próxima aula, para que possam se preparar adequadamente.

O Retorno é uma etapa essencial para consolidar o aprendizado dos alunos e para que o professor possa avaliar a eficácia de suas estratégias de ensino. Através da discussão em grupo, da conexão com a teoria, da reflexão individual e do feedback, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, esclarecer quaisquer dúvidas restantes e fornecer feedback valioso para o professor.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reafirma o conceito de orações adverbiais, sua função na construção do sentido do texto e as diferentes classes existentes (causais, condicionais, concessivas, comparativas, consecutivas, finais e temporais).
    • Ele lembra os exemplos e as atividades práticas realizadas para facilitar a compreensão dos alunos.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 minuto):

    • O professor ressalta como as atividades práticas, como a análise de textos e a criação de histórias, permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de forma significativa.
    • Ele destaca como a identificação e classificação das orações adverbiais nos textos contribui para a interpretação do conteúdo e para a produção de textos mais coerentes e coesos.
  3. Indicação de Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • Para complementar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor sugere materiais extras para estudo, como vídeos explicativos, exercícios online e textos de leitura com foco nas orações adverbiais.
    • Ele também recomenda a prática contínua da leitura e da escrita, prestando atenção especial ao uso das orações adverbiais em diferentes contextos.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor enfatiza a relevância das orações adverbiais no cotidiano.
    • Ele destaca como a habilidade de identificar e usar corretamente as orações adverbiais é essencial para a compreensão de textos e para a produção de textos coerentes e expressivos em diferentes situações (escola, trabalho, lazer, entre outros).
    • O professor também pode mencionar como o conhecimento das orações adverbiais pode facilitar a comunicação em outras línguas, já que muitos idiomas usam estruturas semelhantes para expressar tempo, causa, condição, finalidade, comparação, concessão e consequência.

A Conclusão da aula é um momento crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, estabelecer conexões entre a teoria e a prática, e reforçar a relevância do assunto no dia a dia. Além disso, ao indicar materiais extras para estudo, o professor incentiva a aprendizagem contínua e autônoma dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies