Entrar

Plano de aula de Operadores Argumentativos

Português

Original Teachy

'EM13LGG502'

Operadores Argumentativos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Operadores Argumentativos

Palavras ChaveOperadores Argumentativos, Estruturação de Argumentos, Debate, Atividades Práticas, Análise Crítica, Comunicação Efetiva, Engajamento Estudantil, Persuasão, Coerência Textual, Aplicação de Conhecimento, Colaboração, Discussão em Grupo, Reflexão Crítica
Materiais NecessáriosArtigos de opinião variados, Computador com acesso à internet (para apresentações), Projetor ou tela para apresentações, Papel e canetas, Cópias de roteiros para atividades de debate, Cenários controversos impressos, Cronômetro
Códigos BNCCEM13LGG502: Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir metas específicas, proporciona-se aos alunos e ao professor uma direção clara do foco e das atividades a serem realizadas. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir que os alunos compreendam a importância e a aplicabilidade dos operadores argumentativos no contexto da comunicação eficaz.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e compreender operadores argumentativos em textos diversos, reconhecendo a função de cada um na estruturação do discurso.

2. Desenvolver a habilidade de analisar criticamente os efeitos dos operadores argumentativos na construção de argumentos sólidos e coesos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e aplicação dos conteúdos aprendidos em casa.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e relembrar conceitos estudados previamente sobre operadores argumentativos. As situações problema propostas estimulam a reflexão crítica e a aplicação prática do conhecimento, preparando os alunos para atividades mais complexas em sala. A contextualização ajuda a relacionar o tema com situações reais, aumentando o interesse e a relevância do estudo dos operadores argumentativos.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um artigo de opinião sobre mudanças climáticas. O autor utiliza expressões como 'por conseguinte' e 'além disso' para conectar argumentos. Quais efeitos esses operadores têm sobre a clareza do argumento apresentado?

2. Você está assistindo a um debate político onde um candidato utiliza constantemente o termo 'de fato' para introduzir suas afirmações. Como isso influencia a percepção do público sobre a validade de seus argumentos?

Contextualização

Os operadores argumentativos são como as engrenagens que tornam o discurso coeso e eficaz. Eles não apenas conectam ideias, mas também ajudam na persuasão e clareza do argumento. Por exemplo, em discursos políticos, o uso de 'por outro lado' pode mudar completamente a percepção do ouvinte sobre um tópico. Essas palavras e expressões são fundamentais não apenas na escrita acadêmica, mas também no dia a dia, moldando como recebemos e respondemos a informações.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprimorem suas habilidades com operadores argumentativos em contextos variados e desafiadores. Ao trabalhar em grupos, os alunos podem colaborar, discutir e aprender uns com os outros, além de praticar a argumentação de forma mais intensiva. As atividades propostas visam solidificar o conhecimento teórico adquirido em casa, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Jornalista e o Detetive

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação e a aplicação de operadores argumentativos em um contexto prático e colaborativo, aprimorando a habilidade de construir argumentos coesos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e assumirão papéis de jornalistas investigativos. Cada grupo receberá um artigo de opinião com elementos argumentativos destacados, mas com alguns operadores argumentativos removidos. O desafio será identificar onde esses operadores deveriam ser inseridos para fortalecer a coerência e a lógica do texto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um artigo de opinião para cada grupo, com operadores argumentativos faltando.

  • Peça que cada grupo identifique os locais onde os operadores estariam mais adequados e justifiquem suas escolhas.

  • Cada grupo deverá apresentar o artigo corrigido e discutir as alterações feitas com a classe.

  • Realize uma votação para escolher o artigo mais bem estruturado.

Atividade 2 - Cinema Argumentativo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e uso de operadores argumentativos de forma criativa e visual, além de melhorar a capacidade de apresentação e persuasão.

- Descrição: Os alunos, em grupos, deverão criar um roteiro curto para um vídeo de até 5 minutos. O roteiro deve incluir um debate entre dois personagens que utilizam operadores argumentativos de forma estratégica para persuadir o público. Após a criação, os grupos apresentarão seus roteiros para a classe, que votará no mais convincente.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo cria um roteiro para um curto debate, onde os personagens devem usar operadores argumentativos.

  • Os grupos ensaiam e, em seguida, apresentam seus debates para a classe.

  • Após todas as apresentações, os alunos votam no debate que consideram mais persuasivo.

Atividade 3 - Desafio dos Argumentos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Exercitar a rápida e eficaz construção de argumentos com o uso de operadores argumentativos em um contexto competitivo, promovendo a habilidade de pensar criticamente e expressar ideias claramente.

- Descrição: Neste jogo de simulação, os alunos, em grupos, receberão cenários controversos e deverão argumentar, utilizando operadores argumentativos, a favor ou contra uma posição. Cada rodada terá um tempo limite para apresentação dos argumentos e uma votação dos colegas para decidir o vencedor.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente a cada grupo um cenário controvertido para argumentar.

  • Dê um tempo para preparação dos argumentos, com foco na utilização de operadores argumentativos.

  • Cada grupo apresenta seus argumentos em um tempo determinado.

  • A classe vota no grupo com os argumentos mais persuasivos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, enquanto as perguntas chave direcionadas garantem que os alunos tenham compreendido efetivamente a importância e o impacto dos operadores argumentativos na construção de argumentos sólidos e persuasivos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutirem não só o que aprenderam sobre os operadores argumentativos, mas também como aplicaram esse conhecimento nas atividades práticas. Peça para que cada grupo destaque um exemplo de como o uso de operadores modificou a eficácia de um argumento em suas tarefas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os operadores argumentativos mais desafiadores de aplicar e por quê?

2. Como o uso de operadores argumentativos pode influenciar a percepção do leitor sobre um argumento?

3. Houve alguma situação durante as atividades em que a escolha de um operador argumentativo mudou radicalmente o entendimento do argumento?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A conclusão da aula serve para consolidar os conhecimentos adquiridos, garantindo que os alunos tenham compreendido os pontos fundamentais sobre operadores argumentativos e sua aplicação prática. Além disso, ao destacar a conexão entre teoria e prática e a relevância do tema para o cotidiano, busca-se reforçar a importância do aprendizado contínuo e da aplicação destas habilidades em diversas situações. Esta etapa final também reforça a autoconfiança dos alunos ao perceberem a utilidade imediata do que aprenderam.

Resumo

Para encerrar, é essencial resumir e recapitular os pontos-chave abordados sobre os operadores argumentativos. Durante a aula, exploramos como esses elementos são fundamentais na estruturação de argumentos, conectando ideias e reforçando a lógica interna dos textos. Através de atividades práticas como 'O Jornalista e o Detetive', 'Cinema Argumentativo' e 'Desafio dos Argumentos', os alunos puderam aplicar e aprofundar seu entendimento sobre a utilização desses operadores em diferentes contextos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada de forma a conectar teoria e prática de maneira integrada. Os alunos tiveram a oportunidade de revisitar o conteúdo teórico sobre operadores argumentativos, que estudaram previamente em casa, e em seguida, aplicaram esse conhecimento em atividades práticas. Essa abordagem não apenas reforça a compreensão dos conceitos, mas também demonstra a aplicabilidade dos operadores argumentativos em situações reais e simuladas, preparando os alunos para utilizar essas habilidades de forma eficaz em diversos contextos.

Fechamento

Compreender e saber aplicar operadores argumentativos é uma habilidade crucial em diversos aspectos da vida, desde a escrita acadêmica até a participação em debates e discussões. A capacidade de estruturar e reforçar argumentos não apenas melhora a clareza da comunicação, mas também aumenta a persuasividade e a eficácia dos discursos. Portanto, os conhecimentos adquiridos hoje são ferramentas valiosas que os alunos podem continuar aperfeiçoando e aplicando em suas jornadas acadêmicas e profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies