Entrar

Plano de aula de Eletroquímica: Pilhas

Química

Original Teachy

'EM13CNT107'

Eletroquímica: Pilhas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Eletroquímica: Pilhas

Palavras ChaveEletroquímica, Pilhas, Ânodo, Cátodo, Corrente, ddp, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Gamificação, Podcast, Feedback, Trabalho em equipe
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Plataforma digital para compartilhar vídeos (Facebook, Instagram, TikTok), Plataforma de escape room virtual, Microfones ou dispositivos de gravação, Computadores ou tablets para edição de vídeos e podcasts, Plataforma de compartilhamento de arquivos (Google Drive), Quadro branco ou flip chart para anotações durante a discussão em grupo
Códigos BNCCEM13CNT107: Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaFísico-Química

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e objetiva dos conteúdos e habilidades que serão abordados durante a aula. Isso orientará o professor na condução da aula e ajudará os alunos a focarem nos principais pontos de aprendizado, garantindo que todos os tópicos essenciais sejam cobertos de maneira eficiente e eficaz.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito e funcionamento das pilhas eletroquímicas.

2. Calcular o sentido da corrente, identificar ânodo e cátodo e determinar a diferença de potencial (ddp) de uma pilha em condições padrão.

3. Resolver problemas práticos envolvendo pilhas eletroquímicas.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o conhecimento adquirido com aplicações práticas no cotidiano.
  2. Estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre a importância das reações eletroquímicas.

Introdução

Duração: (10 – 15 minutos)

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando o tema estudado à realidade cotidiana deles. Esta atividade inicial serve para despertar a curiosidade, incentivar o uso de ferramentas digitais e preparar o terreno para discussões mais profundas. Além disso, as perguntas chave ajudam a revisar conceitos fundamentais e estimulam o pensamento crítico, preparando os alunos para as atividades práticas subsequentes.

Aquecendo

Aquecimento: Comece a aula com uma breve introdução sobre eletroquímica e o conceito de pilhas. Explique que as pilhas são dispositivos que convertem energia química em energia elétrica e são fundamentais no nosso dia a dia, desde baterias de celulares até carros elétricos. Após isso, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante relacionado ao uso ou desenvolvimento de pilhas no mundo moderno. Incentive-os a pensar em inovações tecnológicas, desenvolvimentos sustentáveis ou curiosidades históricas sobre o tema.

Reflexões Iniciais

1. O que são pilhas e como elas funcionam?

2. Qual é a diferença entre o ânodo e o cátodo em uma pilha?

3. Como é determinado o sentido da corrente em uma pilha?

4. Qual a importância da diferença de potencial (ddp) em uma pilha?

5. Podem dar exemplos de situações cotidianas onde as pilhas são essenciais?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado prática e engajadora, na qual os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos sobre pilhas eletroquímicas em atividades criativas e colaborativas. Este método de ensino promove maior retenção do conteúdo e desenvolve habilidades essenciais como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Eletroquímicos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar a comunicação de conceitos científicos utilizando formatos de redes sociais, promovendo a criatividade, colaboração e aprofundamento no tema de pilhas eletroquímicas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão se transformar em influenciadores digitais especializados em ciência. Eles deverão criar um vídeo curto (no estilo TikTok ou Instagram Reels) explicando o funcionamento de uma pilha eletroquímica, destacando os conceitos de ânodo, cátodo, sentido da corrente e diferença de potencial (ddp). Cada grupo deve escolher um estilo de postagem que seja popular nas redes sociais, como desafios, dublagem ou vídeos explicativos, visando alcançar o máximo de engajamento possível.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve discutir e definir o estilo do vídeo que irá criar.

  • Pesquisem e planejem o conteúdo do vídeo, assegurando que todos os conceitos importantes (ânodo, cátodo, sentido da corrente, ddp) sejam explicados de forma clara.

  • Gravem o vídeo utilizando os celulares e editem se necessário.

  • Postem o vídeo em uma plataforma criada especificamente para a turma (pode ser um grupo privado no Facebook, Instagram ou TikTok).

  • Cada grupo deve assistir e comentar nos vídeos dos outros grupos, destacando pontos fortes e perguntas sobre o conteúdo.

Atividade 2 - Gamificação Eletroquímica 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o aprendizado através da resolução de problemas e trabalho em equipe, utilizando uma abordagem lúdica e interativa para fixar os conceitos de eletroquímica.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo de escape room virtual, onde os desafios são baseados em problemas e conceitos relacionados a pilhas eletroquímicas. Eles precisarão resolver uma série de enigmas que envolvem cálculos de ddp, identificação de ânodo e cátodo, e determinação do sentido da corrente para 'escaparem' do jogo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique o funcionamento geral do escape room virtual e distribua um link para acesso à plataforma online utilizada.

  • Cada grupo deve trabalhar em conjunto para resolver os desafios propostos pela plataforma, que incluirão:

  • Cálculos de ddp em condições padrão.

  • Identificação de ânodo e cátodo em diferentes pilhas.

  • Determinação do sentido da corrente.

  • Ao resolverem um desafio, eles desbloquearão pistas para o próximo enigma.

  • O grupo vencedor será aquele que conseguir escapar da sala virtual em menos tempo.

Atividade 3 - Histórias de Pilhas: Um Podcast ‍

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e comunicação oral, promovendo um entendimento profundo das pilhas eletroquímicas através do compartilhamento de conhecimento em formato de podcast.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos para criar e gravar um episódio de podcast contando a 'história' de uma pilha eletroquímica famosa, como a pilha de Daniell. Eles devem relatar a história da invenção, explicar o funcionamento com ênfase em ânodo, cátodo, sentido da corrente e ddp, e discutir as aplicações modernas e importância histórica.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma pilha eletroquímica famosa para ser o tema do podcast.

  • Realizem uma pesquisa detalhada sobre a história e funcionamento da pilha escolhida.

  • Escrevam o roteiro do podcast, incluindo todos os pontos chave que precisam ser abordados.

  • Gravem o episódio utilizando os celulares.

  • Compartilhem os episódios em uma plataforma digital comum, como Google Drive ou uma página da escola.

  • Os grupos devem ouvir os episódios dos outros colegas e escrever um breve feedback.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado adquirido e fortaleçam suas habilidades de comunicação e colaboração por meio de feedback construtivo. Esta atividade promove um ambiente de aprendizado positivo e incentiva a melhoria contínua, além de reforçar os conceitos abordados de maneira prática e aplicada.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo envolvendo todos os alunos, onde os grupos compartilham suas experiências e conclusões ao realizar as atividades. Sugira que cada grupo comece falando sobre o processo de criação do conteúdo (vídeo, escape room ou podcast) e destaque um ou dois aspectos que acharam mais interessantes ou desafiadores. Incentive os alunos a relacionar o que aprenderam com aplicações práticas no cotidiano e a compartilhar insights sobre o valor do aprendizado colaborativo e das metodologias digitais. Use o seguinte roteiro para guiar a discussão:

  1. Introdução: Peça a cada grupo para apresentar brevemente a atividade que realizaram e o produto final.
  2. Processo: Solicite que os alunos expliquem como foi o processo de pesquisa, elaboração e execução da atividade.
  3. Desafios: Pergunte sobre os principais desafios enfrentados e como foram superados.
  4. Aprendizado: Peça que cada grupo compartilhe o que aprenderam sobre pilhas eletroquímicas e como o conhecimento pode ser aplicado em situações reais.
  5. Reflexão: Incentive os alunos a refletirem sobre o uso de metodologias digitais no aprendizado e como isso afetou sua compreensão do tema.

Reflexões

1. Como a criação de conteúdos digitais (vídeo, podcast) ajudou a compreender melhor os conceitos de pilhas eletroquímicas? 2. Quais foram os principais desafios que você encontrou ao trabalhar em grupo e como os superou? 3. De que maneira o uso de metodologias digitais pode enriquecer o aprendizado de disciplinas tradicionais como a Química?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber e fornecer feedback aos colegas do grupo em que trabalhou. Instrua os alunos a destacar pontos positivos e oferecer sugestões construtivas para melhoria. Reforce a importância de manter um tom respeitoso e colaborativo durante o feedback. Utilize as seguintes orientações para facilitar o processo:

  1. Pontos Fortes: Peça aos alunos para identificar um aspecto positivo do trabalho de cada colega.
  2. Áreas de Melhoria: Sugira que mencionem uma ou duas áreas em que o colega pode melhorar.
  3. Agradecimentos: Encoraje os alunos a expressarem gratidão pela colaboração e apoio durante as atividades.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

 Finalidade:  A conclusão tem como objetivo reforçar os principais pontos discutidos durante a aula, conectando o conteúdo com o mundo moderno e suas aplicações práticas. Esta etapa proporciona uma reflexão sobre a importância do tema, consolidando o aprendizado e destacando a relevância do conhecimento adquirido para a vida diária e futuras inovações tecnológicas.

Resumo

 Resumo:  Imagine que a eletroquímica é um grande espetáculo de mágica! ✨ Pilhas são como os mágicos que transformam energia química 離 em energia elétrica ⚡. No show de hoje, entendemos o papel do ânodo (o herói que perde elétrons 隸‍♂️) e do cátodo (o salvador que ganha elétrons 隸‍♀️), identificamos o sentido da corrente (a dança dos elétrons ) e calculamos a diferença de potencial (ddp) que é a força do show! 

No Mundo

 No Mundo:  As pilhas estão em todos os lugares! Desde smartphones  e laptops  até carros elétricos  e dispositivos médicos . Compreender como elas funcionam nos conecta diretamente com as inovações tecnológicas que movem o mundo moderno. Utilizar redes sociais para explicar ciência traz o aprendizado para nossa realidade digital, onde a informação é compartilhada em segundos! 

Na Prática

 Aplicações:  Aprender sobre pilhas eletroquímicas é essencial para entender muitas tecnologias do nosso cotidiano. Sem elas, nossos dispositivos portáteis, veículos elétricos e muitos aparelhos domésticos simplesmente não funcionariam. Além disso, o conhecimento de eletroquímica é fundamental para avanços em energia renovável e armazenamento de energia sustentável. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies