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Plano de aula de Arte: Oriental

Artes

Original Teachy

'EM13LGG602'

Arte: Oriental

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a Arte Oriental como um todo: O professor deve introduzir aos alunos o conceito de Arte Oriental, abordando suas características gerais e como ela se difere das outras formas de arte. Isso inclui a discussão sobre a influência da filosofia e da religião oriental na arte, bem como a importância do simbolismo e da natureza na representação artística.

  2. Identificar os principais movimentos artísticos orientais: Os alunos devem ser capazes de identificar e diferenciar os principais movimentos artísticos orientais, como a Arte Chinesa e Japonesa, por exemplo. Isso inclui a análise das características distintas de cada movimento, os artistas mais notáveis e as principais obras de arte produzidas.

  3. Analisar obras de arte orientais: Os alunos devem ser capazes de analisar criticamente obras de arte orientais, identificando os elementos visuais e simbólicos presentes, e discutindo o contexto histórico e cultural em que foram produzidas. Isso pode ser feito através da observação de reproduções de obras de arte, ou da visita a museus ou galerias de arte que possuam coleções orientais.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver a apreciação pela Arte Oriental: O professor deve incentivar os alunos a desenvolverem um apreço pela Arte Oriental, reconhecendo a sua importância e influência na história da arte global.

    • Promover a reflexão sobre a diversidade cultural: O estudo da Arte Oriental também pode ser uma oportunidade para promover a reflexão sobre a diversidade cultural, incentivando os alunos a respeitar e valorizar diferentes formas de expressão artística.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão dos conteúdos anteriores que são relevantes para a compreensão do tópico atual. Isso pode incluir uma revisão dos conceitos básicos de arte, como a definição de arte, os principais elementos visuais (como a linha, a cor, a forma, a textura, etc.) e os princípios de design (como o equilíbrio, a proporção, o contraste, etc.). Esta revisão pode ser realizada através de uma rápida discussão em sala de aula ou de um questionário curto.

  2. Situações-Problema: Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos duas situações-problema que irão guiar a aula:

    • Como a filosofia e a religião oriental influenciaram a arte oriental?
    • Quais são as principais características e diferenças entre a arte chinesa e a japonesa?
  3. Contextualização e Importância do Assunto: O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando como a arte oriental desempenhou um papel crucial na história da arte global, influenciando não apenas outras formas de arte orientais, mas também a arte ocidental. Além disso, o professor pode destacar como o estudo da arte oriental pode ajudar a promover a compreensão e a apreciação da diversidade cultural.

  4. Introdução do Tópico:

    • Curiosidade 1: O professor pode começar a introduzir o tópico compartilhando a curiosidade de que a arte chinesa é uma das mais antigas do mundo, remontando a pelo menos 10.000 anos.

    • Curiosidade 2: Em seguida, pode mencionar que a arte japonesa é conhecida por sua simplicidade e elegância, com um foco particular na representação da natureza e dos sentimentos humanos.

    • História 1: Para ilustrar a importância da arte oriental, o professor pode contar a história de como a técnica de impressão em bloco de madeira, que foi desenvolvida na China e depois aperfeiçoada no Japão, teve um impacto significativo na história da arte global, permitindo a produção em massa de imagens e livros ilustrados.

    • História 2: Finalmente, o professor pode compartilhar a história de um artista oriental notável, como Hokusai, um famoso pintor e gravurista japonês do século XIX, cuja obra "A Grande Onda" é uma das imagens mais reconhecíveis da arte japonesa.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Criação de Mandalas (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor deve dividir a turma em grupos de 4-5 alunos e fornecer a cada grupo uma folha de papel grande, compassos, réguas, lápis de cor e marcadores.
    • Descrição da Atividade: O professor deve explicar que as mandalas são diagramas geométricos que representam o cosmos na filosofia oriental. Os alunos terão que criar suas próprias mandalas, incorporando elementos da natureza e utilizando as cores de forma significativa.
    • Execução: Os alunos devem começar traçando um círculo grande no papel. Em seguida, eles devem usar o compasso e a régua para criar padrões geométricos dentro do círculo. Depois, eles devem adicionar elementos da natureza, como flores, árvores, montanhas, rios, etc., de forma simétrica. Por fim, os alunos devem colorir suas mandalas, usando cores que tenham significados importantes na filosofia oriental, como o vermelho para a sorte e a felicidade, o amarelo para a nobreza e a prosperidade, o azul para a juventude e a imortalidade, etc.
    • Discussão: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar sua mandala para a classe, explicando os elementos que escolheram e o significado das cores. O professor deve facilitar uma discussão em sala de aula sobre como a atividade de criação de mandalas se relaciona com a arte oriental e como ela reflete a influência da filosofia oriental na arte.
  2. Atividade de Criação de Haikus (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor deve fornecer a cada grupo um pedaço de papel e lápis ou canetas.
    • Descrição da Atividade: O professor deve explicar que o haiku é uma forma de poesia japonesa que consiste em três linhas, com a primeira e a última linha contendo 5 sílabas e a segunda linha contendo 7 sílabas. Os alunos terão que criar seus próprios haikus, incorporando elementos da natureza e sentimentos humanos.
    • Execução: Os alunos devem começar escolhendo um elemento da natureza, como uma flor, um pássaro, uma montanha, etc. Em seguida, eles devem pensar em um sentimento humano que esse elemento da natureza evoca, como a beleza, a alegria, a tristeza, etc. Por fim, eles devem escrever um haiku que reflita esse sentimento, seguindo a estrutura de 5-7-5 sílabas.
    • Discussão: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve compartilhar seu haiku com a classe, explicando o elemento da natureza que escolheram, o sentimento humano que ele evoca e como isso se relaciona com a arte oriental. O professor deve facilitar uma discussão em sala de aula sobre a importância da natureza na arte oriental e como os haikus refletem a filosofia oriental de apreciar os momentos simples e fugazes da vida.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Preparação e Execução: O professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas mandalas e haikus com a classe. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar, explicando os elementos que escolheram e como eles se relacionam com a arte oriental. Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas para estimular a reflexão e a discussão.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Preparação e Execução: Após as apresentações, o professor deve fazer uma breve recapitulação das atividades, destacando como elas se conectam com a teoria discutida na aula. Isso pode incluir a exploração da influência da filosofia e da religião oriental na arte, a importância da natureza na arte oriental, a utilização de cores simbólicas, etc. O professor deve enfatizar que as atividades foram projetadas para permitir que os alunos experimentem e apliquem os conceitos teóricos de uma maneira prática e criativa.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • Preparação e Execução: O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos devem anotar suas respostas em um pedaço de papel ou em seus cadernos. Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e utilizar as perguntas não respondidas para orientar a preparação da próxima aula.
  4. Encerramento (1 minuto):

    • Preparação e Execução: Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e reforçar a importância do estudo da arte oriental para a compreensão e apreciação da diversidade cultural. O professor deve também informar aos alunos sobre o tema da próxima aula e quaisquer tarefas ou materiais de leitura que eles precisem preparar.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Isso deve incluir uma revisão da definição de Arte Oriental, a influência da filosofia e da religião oriental na arte, e as características distintas da arte chinesa e japonesa.
    • O professor deve reiterar a importância de entender a arte oriental como um todo, e não apenas como movimentos artísticos separados, para uma apreciação completa e contextualizada.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir a discussão sobre como as atividades de criação de mandalas e haikus permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e criativa, e como a análise e discussão das obras de arte orientais permitiram aos alunos entender como esses conceitos são aplicados na prática.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do tópico. Isso pode incluir livros, documentários, websites, e museus ou galerias de arte que possuam coleções orientais. O professor deve também encorajar os alunos a continuarem explorando a arte oriental por conta própria, e a aplicar o que aprenderam na aula em suas próprias criações artísticas, se estiverem interessados.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Para concluir, o professor deve enfatizar a importância do estudo da Arte Oriental. Isso pode incluir a discussão sobre como a compreensão da arte oriental pode ajudar a promover a apreciação da diversidade cultural e a respeito por diferentes formas de expressão artística.
    • O professor deve também ressaltar como a arte oriental desempenhou um papel crucial na história da arte global, influenciando não apenas outras formas de arte orientais, mas também a arte ocidental. O professor pode citar exemplos específicos de como a arte oriental influenciou a arte ocidental, como a técnica de impressão em bloco de madeira, ou a influência da filosofia e da religião oriental na arte moderna, como o impressionismo e o cubismo.
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