Entrar

Plano de aula de Modernismo

Artes

Original Teachy

'EM13LGG601'

Modernismo

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender os principais conceitos e características do Modernismo, identificar a sua origem e as principais razões que levaram ao seu surgimento.
  2. Analisar e discutir a influência do contexto histórico, social e cultural na formação do movimento modernista e em suas principais obras.
  3. Desenvolver a capacidade de análise crítica e interpretação das obras modernistas, reconhecendo os principais artistas e suas contribuições para o movimento.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo da arte moderna, incentivando a pesquisa e a leitura de obras e textos relacionados.
  2. Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento.
  3. Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o Modernismo em situações práticas, como a análise de obras de arte contemporâneas que possuam influências do movimento.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de arte, como a definição de movimentos artísticos e a importância do contexto histórico, social e cultural na formação destes. É importante também revisar brevemente os movimentos artísticos que antecederam o Modernismo, como o Realismo e o Impressionismo, para que os alunos possam fazer conexões com o novo conteúdo. (3 - 5 minutos)

  2. Situação-problema: O professor pode propor duas situações hipotéticas para despertar o interesse dos alunos. A primeira pode ser a seguinte: "Imagine que vocês são artistas vivendo no início do século XX. Vocês estão insatisfeitos com o que consideram ser regras rígidas e limitadoras da arte. O que vocês fariam para mudar isso?" A segunda situação pode ser: "Vocês são críticos de arte contemporâneos e estão analisando uma obra que foi pintada em 1922. Como vocês a descreveriam e que elementos do Modernismo vocês encontrariam nela?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do Modernismo, explicando que este movimento não se limitou apenas às artes visuais, mas também influenciou a literatura, a arquitetura, a música e o cinema. Além disso, o professor pode mencionar que o Modernismo representou uma ruptura com a tradição e uma busca por novas formas de expressão, refletindo as transformações sociais e culturais do início do século XX. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Modernismo. Por exemplo, pode mencionar que este movimento foi fortemente influenciado pelo Desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e que artistas como Pablo Picasso e Salvador Dalí, que são geralmente associados ao movimento, experimentaram com novas técnicas e materiais. Além disso, o professor pode mencionar que o Modernismo foi recebido com controvérsia e críticas no início, mas que acabou se tornando um dos movimentos artísticos mais influentes e duradouros da história. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade Prática 1 - Criação de um Manifesto Modernista (10-12 minutos)

    • Em grupos de no máximo 5 alunos, cada grupo deve criar o seu próprio "Manifesto Modernista", seguindo o modelo dos manifestos que foram produzidos por artistas do movimento.
    • O professor deve fornecer aos alunos materiais como cartolinas, canetas coloridas, revistas antigas para recortes e cola.
    • O manifesto deve expressar as ideias e os valores do grupo em relação à arte, de uma maneira que reflita o espírito de inovação e ruptura característico do Modernismo.
    • Os alunos devem ser incentivados a usar imagens, palavras e frases que expressem as suas ideias de maneira visual e impactante.
    • Após a Conclusão dos manifestos, cada grupo deve apresentar o seu trabalho para a classe, explicando as suas escolhas e o que elas representam.
  2. Atividade Prática 2 - Análise de uma Obra Modernista (10-12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos receberão uma reprodução de uma obra de arte modernista. Pode ser uma pintura, uma escultura, um poema, uma peça musical, um trecho de um filme, etc.
    • Os alunos devem analisar a obra, identificando os principais elementos que a caracterizam como modernista, como a inovação na forma de expressão, a ruptura com a tradição, a influência do contexto histórico, social e cultural, etc.
    • Cada grupo deve então preparar uma apresentação curta (aproximadamente 3-5 minutos) para a classe, na qual eles explicam a obra que receberam, a sua análise e as conclusões a que chegaram.
    • Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em classe, comparando as diferentes interpretações e analisando em conjunto as obras apresentadas.
  3. Atividade Complementar - Análise de uma Obra Contemporânea (5-7 minutos)

    • Para encerrar a parte prática da aula, os alunos serão desafiados a encontrar uma obra de arte contemporânea que eles acreditem ter influências do Modernismo.
    • Eles devem pesquisar a obra e preparar uma breve apresentação, na qual eles explicam a obra, as influências modernistas que eles identificaram e por que eles acreditam que a obra é relevante para o tópico da aula.
    • As apresentações devem ser breves (aproximadamente 2-3 minutos cada) e o professor deve orientar a discussão, fazendo perguntas para aprofundar a análise e estimulando a participação de todos os alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, permitindo que cada grupo compartilhe suas soluções e conclusões das atividades práticas.
    • O professor pode iniciar a discussão fazendo perguntas guiadas para cada grupo, como: "Quais foram as principais ideias que vocês tentaram expressar no Manifesto Modernista?" ou "Quais elementos da obra modernista vocês identificaram e como eles refletem as ideias do movimento?".
    • É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, ouvindo atentamente suas contribuições e fazendo perguntas para aprofundar a discussão.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a ligação entre as atividades práticas e a teoria do Modernismo.
    • O professor pode, por exemplo, destacar como os manifestos modernistas refletiam a insatisfação dos artistas com a tradição e a busca por novas formas de expressão, e como a análise das obras modernistas permitiu aos alunos identificar essas mesmas características.
    • Além disso, o professor pode discutir como a análise das obras contemporâneas com influências modernistas ajuda a entender a relevância e a durabilidade do movimento.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as respostas para essas perguntas, e então serão convidados a compartilhar suas reflexões com a classe.
    • O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em suas respostas, lembrando-os que a reflexão é uma parte importante do processo de aprendizagem.
  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos)

    • Após a reflexão individual, o professor deve dar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos fortes e áreas de melhoria.
    • O professor deve elogiar o esforço e a participação dos alunos, destacar as ideias mais interessantes que surgiram durante a discussão e apontar as conexões mais importantes entre a teoria e a prática.
    • Ao mesmo tempo, o professor deve lembrar os alunos das questões que ainda não foram respondidas e incentivá-los a continuar explorando o tema em casa ou em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve iniciar a Conclusão fazendo um breve resumo dos pontos principais que foram abordados durante a aula.
    • Ele deve relembrar os conceitos-chave do Modernismo, as razões do seu surgimento, as características que o definem e a influência do contexto histórico, social e cultural.
    • Além disso, o professor deve recapitular as principais ideias e conclusões que surgiram durante as atividades práticas, reforçando a importância da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria do Modernismo com a prática da análise de obras de arte modernistas e contemporâneas.
    • Ele deve ressaltar que as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de uma forma concreta e significativa, e que a discussão em grupo enriqueceu a compreensão de todos.
    • Além disso, o professor deve enfatizar que a capacidade de analisar e interpretar obras de arte é uma habilidade valiosa que pode ser aplicada não apenas na sala de aula, mas também em muitos aspectos da vida.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu conhecimento sobre o Modernismo.
    • Esses materiais podem incluir livros, documentários, websites de museus e galerias de arte, entre outros.
    • O professor deve encorajar os alunos a explorar esses materiais em seu próprio tempo, lembrando-os que a aprendizagem não se limita ao tempo de aula.
  4. Importância do Modernismo (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância do Modernismo, explicando que este movimento não apenas revolucionou a arte, mas também teve um impacto profundo na sociedade e na cultura.
    • O professor pode citar exemplos de como o espírito inovador do Modernismo continua a influenciar os artistas e a inspirar novas formas de expressão até os dias de hoje.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies