Entrar

Plano de aula de Lamarckismo e Darwinismo

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT201'

Lamarckismo e Darwinismo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Lamarckismo e Darwinismo

Palavras ChaveLamarckismo, Darwinismo, Seleção Natural, Lei do Uso e Desuso, Evolução, Simulações Práticas, Teorias Evolutivas, Atividades Interativas, Discussão em Grupo, Compreensão Crítica, Adaptação, Resistência a Antibióticos, Girafas, Bactérias, Jogo de Tabuleiro
Materiais NecessáriosPapelão, Papel, Massinha, Placas Petri simuladas, Sprays coloridos, Tabuleiro de jogo, Cartas de eventos, Dados para jogo de tabuleiro
Códigos BNCCEM13CNT201: Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa tem como objetivo central preparar os alunos para uma discussão profunda e análise crítica das teorias de Lamarck e Darwin. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem focar seus estudos e contribuições em sala de aula nas áreas chave, garantindo um entendimento mais robusto e completo das teorias evolutivas e suas implicações. Isso facilita uma aprendizagem direcionada e eficaz durante as atividades práticas que seguirão.

Objetivos principais:

1. Compreender e diferenciar as teorias evolutivas de Lamarck (Lamarckismo) e de Darwin (Darwinismo), enfocando especialmente na seleção natural e na lei do uso e desuso.

2. Analisar exemplos e evidências que suportam cada teoria, promovendo uma compreensão crítica sobre como essas ideias influenciaram a compreensão da evolução biológica.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para engajar os alunos com situações problema que os façam refletir sobre o estudo prévio das teorias evolutivas, estimulando a aplicação desses conceitos em contextos novos e desafiadores. A contextualização serve para conectar os conceitos teóricos com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do assunto para os alunos, promovendo uma compreensão mais profunda das implicações práticas e históricas das teorias de Lamarck e Darwin.

Situações Problema

1. Imagine que um grupo de girafas é isolado em uma região onde as árvores são muito altas. Como as teorias de Lamarck e Darwin explicariam as mudanças nas gerações subsequentes dessas girafas para se adaptarem a este novo ambiente?

2. Considere uma população de bactérias expostas a um antibiótico. Lamarck e Darwin teriam visões diferentes sobre como essas bactérias poderiam desenvolver resistência ao longo do tempo. Como cada teórico explicaria este fenômeno?

Contextualização

Ao explorar o Lamarckismo e o Darwinismo, é crucial entender como essas teorias se aplicam não apenas em exemplos históricos, mas também em situações contemporâneas, como a resistência antibiótica. Este fenômeno é um exemplo poderoso de seleção natural em ação, onde os microrganismos mais aptos sobrevivem e passam seus genes resistentes para a próxima geração. Curiosidades, como a história inicial de percepção das girafas por Lamarck e a viagem do Beagle por Darwin, contextualizam essas teorias no tempo e mostram sua evolução até os modernos conceitos de genética e biologia evolutiva.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem os conceitos de evolução de Lamarck e Darwin em cenários simulados, promovendo uma compreensão mais profunda através de atividades práticas e lúdicas. O uso de simulações e jogos facilita a visualização e compreensão dos processos evolutivos, estimulando o pensamento crítico e a análise comparativa das teorias estudadas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Evolução em Ação: A Grande Corrida das Girafas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a seleção natural e a lei do uso e desuso na prática, relacionando com os conceitos teóricos estudados previamente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para simular um ambiente onde as girafas precisam alcançar folhas cada vez mais altas. Cada grupo representará uma geração de girafas, e eles terão que 'evoluir' para alcançar os recursos disponíveis em árvores feitas de papelão, com folhas colocadas em diferentes alturas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe uma 'girafa' de papelão que pode ser modificada (pescoço mais longo, pernas mais altas, etc.).

  • As folhas de papel colocadas em alturas variadas representam os recursos. A cada rodada, as folhas são colocadas mais altas.

  • Os grupos devem decidir como 'evoluir' suas girafas a cada geração (rodada) para alcançar as folhas mais altas.

  • Após cada rodada, discuta as estratégias de cada grupo e como isso se relaciona com as teorias de Lamarck e Darwin.

Atividade 2 - Survival of the Fittest: Bactérias em Batalha

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar conceitos de resistência a antibióticos e adaptação, comparando as explicações de Lamarck e Darwin.

- Descrição: Os alunos usarão modelos de bactérias feitos de massinha para simular um cenário de exposição a diferentes concentrações de antibióticos. O objetivo é observar como diferentes estratégias de adaptação podem resultar em uma maior sobrevivência das bactérias, ilustrando as diferenças entre as teorias de Lamarck e Darwin.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e entregue massinhas e placas petri simuladas.

  • Cada grupo cria bactérias de diferentes cores, cada cor representando uma característica genética distinta.

  • Introduza 'antibióticos' em formas de sprays coloridos, cada cor representando uma potência diferente.

  • Os alunos decidem como suas bactérias 'evoluem' após cada rodada de exposição aos antibióticos.

  • Discuta como cada grupo adaptou suas bactérias e relacione com as teorias evolutivas.

Atividade 3 - A Aventura Evolutiva: O Jogo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Facilitar a compreensão das teorias evolutivas através de um jogo que exemplifica eventos e processos naturais.

- Descrição: Um jogo de tabuleiro onde os alunos, em grupos, devem ajudar diferentes espécies a evoluir e sobreviver a desafios ambientais. O tabuleiro contém casas que representam eventos evolutivos e desafios, e os alunos devem usar cartas de 'mutação' e 'seleção' para avançar.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue a cada grupo um tabuleiro e cartas de eventos (mutações, seleção natural, etc.).

  • Os grupos jogam o dado e avançam no tabuleiro, enfrentando os desafios propostos nas casas onde param.

  • Utilize as cartas para resolver os desafios, decidindo como as espécies evoluem ou são eliminadas.

  • Ao final, discuta como as decisões tomadas se relacionam com as teorias de Lamarck e Darwin.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências entre os alunos. Discutir em grupo permite que os alunos articulem sua compreensão e ouçam diferentes perspectivas, o que enriquece o entendimento do tema. Esta etapa também serve para verificar o entendimento dos alunos sobre as teorias de Lamarck e Darwin, assegurando que eles possam diferenciar claramente entre essas duas teorias evolutivas.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades práticas, promova uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar suas experiências e conclusões. Inicie a discussão com uma breve introdução sobre a importância de conectar a teoria à prática e como cada atividade ajudou a ilustrar os conceitos de Lamarck e Darwin. Encoraje cada grupo a explicar as estratégias que utilizaram e o que aprenderam sobre a evolução das girafas e das bactérias, bem como a aplicação do jogo de tabuleiro na compreensão dos processos evolutivos.

Perguntas Chave

1. Como as atividades práticas ajudaram a entender melhor as diferenças entre Lamarckismo e Darwinismo?

2. Que exemplos de uso e desuso vocês puderam identificar nas atividades realizadas?

3. Como a seleção natural foi representada nas simulações e jogos que vocês participaram?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que todos os conceitos-chave sejam consolidados e que os alunos compreendam como as teorias discutidas aplicam-se no mundo real. Além disso, serve para reforçar a relevância da teoria evolutiva em questões práticas e cotidianas, preparando os alunos para aplicar esses conhecimentos em futuros estudos ou situações práticas.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os conceitos principais discutidos sobre Lamarckismo e Darwinismo, destacando a seleção natural, a lei do uso e desuso, e como estas teorias aplicam-se a exemplos práticos e contemporâneos. A revisão deve incluir as diferenças fundamentais entre as abordagens de Lamarck e Darwin às mudanças evolutivas, usando exemplos das atividades como girafas e bactérias para ilustrar os pontos principais.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas integraram a teoria com a prática, permitindo aos alunos visualizar e experimentar a aplicação dos conceitos teóricos em cenários simulados. Destaque como este método de ensino ajuda a reforçar o entendimento dos alunos ao conectar conceitos abstratos com aplicações tangíveis e interativas.

Fechamento

Conclua enfatizando a importância do estudo da evolução e das teorias de Lamarck e Darwin para a compreensão da biodiversidade e adaptação das espécies. Relacione esses conceitos com questões práticas como resistência a antibióticos e adaptações ambientais, mostrando como a evolução continua a impactar nosso mundo atual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies