Entrar

Plano de aula de Futebol

Educação Física

Original Teachy

Futebol

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Futebol

Palavras ChaveFutebol, Educação Física, Regras do Futebol, História do Futebol, Campeonatos de Futebol, Metodologia Digital, Engajamento, Atividades Práticas, Redes Sociais, Storytelling, Gamificação, Quiz, Podcast, Trabalho em Equipe, Tecnologias Digitais, Aprendizado Interativo, Realidade Digital
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Conexão à Internet, Aplicativos de Edição de Imagem e Vídeo, Plataformas de Quiz (Kahoot!, Quizizz), Aplicativos de Gravação de Áudio, Projetor ou Tela para Apresentação
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base sólida para o aprendizado dos aspectos fundamentais do futebol, abrangendo desde suas regras e características até sua história e principais competições. Isso permite que os alunos conectem o conhecimento prévio com as atividades práticas e discussões que ocorrerão durante a aula, promovendo um entendimento integrado e contextualizado do esporte.

Objetivos principais:

1. Proporcionar um entendimento profundo das regras do futebol e suas características principais.

2. Explorar a história e o desenvolvimento do futebol como esporte global.

3. Conhecer os principais campeonatos de clubes e seleções, suas importâncias e formatos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a pesquisa e análise crítica sobre a evolução tática e técnica do futebol ao longo dos anos.
  2. Fomentar discussões sobre a influência social e cultural do futebol em diferentes partes do mundo.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é conectar os alunos ao tema de forma pessoal e interativa, utilizando a tecnologia como uma ferramenta de engajamento. O uso de dispositivos móveis para buscar e compartilhar informações cria um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico, preparando os alunos para as atividades mais aprofundadas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente aos alunos que o futebol é um esporte que transcende fronteiras culturais e sociais, unindo pessoas de todo o mundo. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante sobre o futebol, seja uma curiosidade histórica, uma estatística impressionante ou uma anedota sobre um jogador famoso.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a origem do futebol moderno e como ele se desenvolveu ao longo dos anos?

2. Como as regras do futebol evoluíram desde o seu início até os dias atuais?

3. Quais são os principais campeonatos de clubes e seleções no mundo do futebol?

4. Como o futebol influencia a cultura e a sociedade em diferentes países?

5. Quais são algumas das maiores rivalidades no futebol global e por que elas são significativas?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 85 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre futebol de uma forma prática e interativa. Ao utilizar tecnologias digitais, os alunos desenvolvem habilidades relevantes para o século 21, como pesquisa, criação de conteúdo, trabalho em equipe e comunicação. Cada atividade foi planejada para tornar o aprendizado dinâmico e contextualizado com a realidade dos alunos, reforçando os conceitos estudados de maneira envolvente e divertida.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de Conteúdo para Redes Sociais: Storytelling sobre uma Lenda do Futebol

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, narrativa e uso de tecnologias digitais, além de incentivar o trabalho em equipe e a criatividade.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de posts para uma rede social (Instagram, TikTok, Twitter) contando a história de uma lenda do futebol. Devem incluir imagens, vídeos, estatísticas e curiosidades.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe uma lenda do futebol (Pelé, Maradona, Messi, Ronaldo, etc.).

  • Utilizar celulares e computadores para pesquisar sobre a lenda escolhida.

  • Criar uma narrativa cativante que inclua os marcos mais importantes da carreira da lenda.

  • Produzir uma série de ao menos 5 posts, incluindo textos, imagens, vídeos e estatísticas.

  • Utilizar aplicativos de edição de imagem e vídeo para melhorar a qualidade do conteúdo.

  • Ao finalizar, cada grupo apresenta sua série de posts para a turma, explicando suas escolhas e o que aprenderam durante o processo.

Atividade 2 -  Gamificação: Quiz Interativo sobre Regras e História do Futebol

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre as regras, história e campeonatos de futebol de forma interativa e lúdica, promovendo a cooperação e o uso de tecnologias digitais.

- Descrição: Os alunos criarão um quiz interativo sobre as regras e a história do futebol usando plataformas como Kahoot! ou Quizizz.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um quiz interativo de ao menos 20 perguntas sobre regras, história e campeonatos de futebol.

  • Utilizar os celulares e computadores para pesquisar as perguntas e respostas.

  • Incluir diferentes tipos de questões: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, completar espaços, etc.

  • Adicionar imagens e vídeos às perguntas para tornar o quiz mais dinâmico e atrativo.

  • Cada grupo deve testar seu quiz entre si antes de apresentar à turma.

  • No final, os grupos trocam os quizzes e jogam o quiz criado por outro grupo.

Atividade 3 -  Influenciadores Digitais: Podcast sobre Principais Campeonatos de Futebol

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a comunicação oral, capacidade de pesquisa e uso de tecnologias digitais, além de promover a colaboração em equipe e a criatividade.

- Descrição: Os alunos irão criar um episódio de podcast discutindo os principais campeonatos de futebol, suas histórias, formato e impacto cultural, imitando influenciadores digitais e especialistas do esporte.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um ou mais campeonatos principais (Copa do Mundo, Champions League, Libertadores, etc.).

  • Usar celulares e computadores para pesquisar informações detalhadas sobre os campeonatos.

  • Definir o roteiro do podcast, incluindo introdução, tópicos principais e conclusão.

  • Gravar o podcast usando aplicativos de gravação de áudio.

  • Editar o podcast, adicionando trilhas sonoras, efeitos e outros componentes que tornem o episódio mais profissional.

  • Cada grupo apresenta seu podcast para a turma e debatem os pontos de vista apresentados.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado ao promover uma reflexão coletiva e individual sobre o processo e os resultados das atividades realizadas. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem insights e aprendam com as experiências dos outros, enquanto o feedback 360° promove autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, fortalecendo habilidades de comunicação e colaboração.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para que eles compartilhem suas experiências e conclusões após realizar as atividades. Siga este roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Comece destacando a importância de compartilhar aprendizados e diferentes perspectivas. Enfatize que o objetivo é refletir sobre o que cada grupo aprendeu durante as atividades práticas.
  2. Compartilhamento: Convide cada grupo a apresentar brevemente suas séries de posts, quizzes ou podcasts. Peça que falem sobre o que mais gostaram na atividade e os maiores desafios que enfrentaram.
  3. Discussão Aberta: Incentive os alunos a fazer perguntas uns aos outros sobre os trabalhos apresentados. Estimule uma troca de ideias e reflexões sobre como as atividades contribuíram para o entendimento do tema.

Reflexões

1. Como a realização das atividades práticas ajudou você a entender melhor as regras, a história e os campeonatos de futebol? 2. Quais habilidades novas você desenvolveu durante a criação dos conteúdos digitais (storytelling, quizzes e podcasts)? 3. De que maneira o trabalho em equipe influenciou a forma como você abordou e resolveu os desafios das atividades?

Feedback 360°

Instrua os alunos a participar de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno recebe e dá feedback aos colegas de seu grupo. Oriente a turma sobre a importância de manter o feedback construtivo e respeitoso, seguindo estes passos:

  1. Explique o Objetivo: Diga aos alunos que o feedback serve para reconhecer os pontos fortes e as áreas de melhoria de cada um.
  2. Defina Critérios: Sugira critérios claros para o feedback, como colaboração, criatividade, empenho na pesquisa e uso das tecnologias digitais.
  3. Modelo de Feedback: Forneça uma estrutura simples, como 'Algo que você fez bem foi... Uma área para melhorar seria...'.
  4. Troca de Feedback: Organize para que cada aluno do grupo dê feedback a todos os outros integrantes de forma rodada, para que todos recebam feedback de todos os colegas.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o conhecimento adquirido de maneira criativa e engajada. Resumir os pontos principais, conectar o aprendizado com o mundo atual e reconhecer a aplicabilidade prática das habilidades desenvolvidas reforça a importância do tema estudado e promove uma compreensão mais profunda e contextualizada.

Resumo

Resumo Divertido:  Imagine que você está em um estádio lotado, sentindo a vibração da torcida e o suspense do jogo. Hoje, exploramos o universo do futebol de maneira dinâmica e interativa. Viajamos pela história do esporte, conhecemos as regras fundamentais e entendemos a grandiosidade dos principais campeonatos, como a Copa do Mundo e a Champions League. Tudo isso enquanto criávamos posts para redes sociais, quizzes interativos e até podcasts! ⚽️

No Mundo

No Mundo Atual: A aula de hoje conecta o futebol com a nossa realidade digital, mostrando como as redes sociais e outras tecnologias podem ser ferramentas poderosas para compartilhar conhecimentos e histórias. Em um mundo onde a informação está ao alcance dos nossos dedos, ser capaz de criar e compartilhar conteúdo relevante é uma habilidade essencial. Pensar no futebol como algo além do campo, como um fenômeno cultural e social global, também nos ajuda a entender melhor suas implicações na vida moderna.

Na Prática

Aplicações: O futebol não é apenas um esporte; ele é uma linguagem universal que conecta pessoas em todo o mundo. Entender suas regras, história e principais competições não só enriquece nosso conhecimento esportivo, mas também aprimora habilidades como pesquisa, narrativa digital e trabalho em equipe. Essas são competências valiosas para o dia a dia, seja em ambientes educacionais, profissionais ou sociais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies