Plano de Aula | Metodologia Teachy | Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo
Palavras Chave | Verbos, Pretérito Imperfeito, Pretérito Perfeito do Subjuntivo, Metodologia Digital, Ensino de Português, Atividades Práticas, Redes Sociais, Criatividade, Engajamento, Histórias Interativas, Colaboração, Feedback 360° |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Computadores, Aplicativos de design gráfico (ex.: Canva), Ferramentas de criação de vídeos, Plataforma Twine para criação de histórias interativas, Recursos multimídia (imagens, vídeos, sons), Projetor ou tela para apresentação, Materiais para anotação (papel e caneta ou aplicativos de notas) |
Códigos BNCC | EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Espanhol |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa é fundamental para situar os alunos no tema que será abordado, garantindo que eles compreendam os objetivos principais da aula e estejam preparados para as atividades práticas subsequentes. É importante que eles tenham claro o que se espera deles em termos de habilidades e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
Objetivos principais:
1. Revisar os conceitos teóricos do pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo.
2. Identificar e usar corretamente os verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em diferentes contextos.
Objetivos secundários:
- Estimular o interesse dos alunos pelo tema através de contextualização com situações do cotidiano.
- Promover a interação e colaboração entre os alunos desde o início da aula.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como objetivo engajar os alunos desde o início, utilizando a tecnologia e a pesquisa ativa para despertar o interesse pelo tema. Além disso, as perguntas chave visam revisar os conceitos que eles já estudaram em casa, facilitando a transição para as atividades práticas seguintes.
Aquecendo
Explique aos alunos que a aula de hoje será focada nos verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o uso destes tempos verbais em um contexto real, como em notícias, redes sociais ou literatura.
Reflexões Iniciais
1. Qual é a principal diferença entre o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo?
2. Por que é importante entender e utilizar corretamente esses tempos verbais?
3. Vocês encontraram algum exemplo interessante ou curioso ao buscar sobre os tempos verbais? Compartilhem com a turma!
4. Como vocês acham que esses tempos verbais são usados em diálogos ou textos literários?
Desenvolvimento
Duração: 75 - 85 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar, de maneira prática e criativa, os conceitos estudados sobre pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. As atividades propostas visam envolver os alunos de forma lúdica, utilizando tecnologias digitais relevantes para seu cotidiano, promovendo a colaboração e a interação ativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores da Gramática
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar os alunos a aplicar seus conhecimentos teóricos sobre pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em um contexto prático e moderno, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade.
- Descrição: Os alunos vão criar uma série de postagens para uma conta de rede social fictícia de um 'influenciador da gramática', que explica o uso do pretérito imperfeito e do pretérito perfeito do subjuntivo em diferentes contextos.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher um formato de mídia social (Instagram, TikTok, Twitter) e criar um plano de conteúdo.
-
Eles devem elaborar ao menos 3 postagens, cada uma com um exemplo prático do uso dos tempos verbais, imagens ou vídeos relevantes e uma breve explicação.
-
As postagens devem ser criativas e abordadas de forma que sejam acessíveis e divertidas para outros alunos.
-
Utilize aplicativos de design gráfico como Canva ou ferramentas de criação de vídeos para criar as postagens.
-
Após a criação, cada grupo vai apresentar suas postagens para a turma, explicando suas escolhas e a aplicação prática dos termos gramaticais.
Atividade 2 - Jogo de Narração Interativa
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos gramaticais em um formato interativo e criativo, promovendo a colaboração e o engajamento através da tecnologia.
- Descrição: Os alunos vão utilizar uma plataforma de criação de jogos interativos, como o Twine, para criar uma história onde os verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo são usados para avançar a narrativa.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve planejar e escrever uma narrativa onde os tempos verbais são utilizados corretamente para influenciar as escolhas do personagem principal.
-
Usar a plataforma Twine para criar a história interativa, onde os leitores podem escolher diferentes caminhos baseados nas opções fornecidas pelos alunos.
-
Os verbos devem ser usados de forma a mudar o curso dos eventos dependendo da escolha, demonstrando o uso correto e o impacto desses tempos verbais.
-
Incentive os alunos a serem criativos e a incluir elementos multimídia, como imagens e sons, para tornar a narrativa mais envolvente.
-
No final, cada grupo deve compartilhar seu jogo com a turma e discutir o uso dos tempos verbais em diferentes partes da história.
Atividade 3 - Diário Digital de Viagem
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar os alunos a utilizarem os tempos verbais em contextos práticos e ficcionais, promovendo a expressão criativa e o entendimento profundo através de multimídia.
- Descrição: Os alunos vão criar um diário de viagem digital fictício onde relatam suas aventuras usando o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo. Eles podem usar blogs, vlogs ou stories do Instagram para documentar.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve inventar um destino de viagem e personagens fictícios.
-
Os alunos devem criar uma série de entradas de diário ou vídeos de diário de viagem em um blog, vlog ou stories do Instagram.
-
Cada entrada deve incluir exemplos do uso dos tempos verbais, descrevendo experiências passadas usando o pretérito imperfeito, e situações que poderiam ou não ter ocorrido usando o pretérito perfeito do subjuntivo.
-
Devem ser utilizados recursos multimídia como fotos (reais ou fictícias) e vídeos para ilustrar o diário.
-
Após a criação, cada grupo vai compartilhar seu diário com a turma e explicar como usaram os tempos verbais em suas narrativas.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e possam compartilhar suas experiências, solidificando o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, eles terão a oportunidade de aprender com os colegas e receber sugestões construtivas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e contínuo.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos onde cada grupo compartilha o que aprendeu e suas conclusões das atividades realizadas. Comece a discussão com um breve roteiro, como: 'Agora que concluímos nossas atividades, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar as principais descobertas e desafios enfrentados durante a criação das postagens, jogos e diários de viagem. Lembrem-se de explicar como utilizaram o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo em suas produções.'
Reflexões
1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao utilizar o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo? 2. Como vocês acham que estas atividades ajudaram a entender melhor o uso desses tempos verbais? 3. Vocês acham que poderiam aplicar esses conhecimentos em outras disciplinas ou na vida cotidiana? Como?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Instrua os alunos a destacar três pontos: algo que o colega fez muito bem, algo que poderia melhorar e uma sugestão construtiva para futuras atividades. Explique a importância de ser respeitoso e específico em seus comentários para ajudar no desenvolvimento mútuo. Utilize frases como: 'Eu gostei quando você...','Você poderia melhorar em...','Uma coisa que você poderia tentar na próxima vez é...'.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
♻️ Finalidade: A etapa de conclusão visa sintetizar e relembrar os principais aprendizados da aula, destacando sua relevância no contexto moderno e cotidiano. Esta reflexão final permite consolidar o conhecimento adquirido e conecta o conteúdo aprendido com as experiências diárias dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura.
Resumo
✨ Resumo Criativo: Imagine que viajamos por uma estrada do tempo, onde cruzamos com os verbos do pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. Exploramos como esses verbos nos permitem contar histórias inacabadas e refletir sobre possibilidades passadas. Com nossos 'influenciadores da gramática', criamos postagens cheias de estilo! Tivemos aventuras interativas com nossos jogos e registramos memórias inesquecíveis em nossos diários de viagem digitais.
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: Com a crescente presença das redes sociais e narrativas digitais na nossa vida, compreender esses tempos verbais é essencial para criar conteúdos cativantes e precisos. De posts em blogs a vídeos no TikTok, o domínio desses tempos verbais enriquece a comunicação e torna nossas histórias ainda mais envolventes e corretas.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia: Saber usar o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo é crucial para uma comunicação eficaz em português. Seja ao escrever um e-mail formal, criar um conteúdo para redes sociais, ou narrar uma história, esses tempos verbais são ferramentas poderosas que nos ajudam a expressar nuances temporais e possíveis realidades passadas.