Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Palavras ChaveVerbos, Pretérito Imperfeito, Pretérito Perfeito do Subjuntivo, Metodologia Digital, Ensino de Português, Atividades Práticas, Redes Sociais, Criatividade, Engajamento, Histórias Interativas, Colaboração, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores, Aplicativos de design gráfico (ex.: Canva), Ferramentas de criação de vídeos, Plataforma Twine para criação de histórias interativas, Recursos multimídia (imagens, vídeos, sons), Projetor ou tela para apresentação, Materiais para anotação (papel e caneta ou aplicativos de notas)
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa é fundamental para situar os alunos no tema que será abordado, garantindo que eles compreendam os objetivos principais da aula e estejam preparados para as atividades práticas subsequentes. É importante que eles tenham claro o que se espera deles em termos de habilidades e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

Objetivos principais:

1. Revisar os conceitos teóricos do pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo.

2. Identificar e usar corretamente os verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em diferentes contextos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse dos alunos pelo tema através de contextualização com situações do cotidiano.
  2. Promover a interação e colaboração entre os alunos desde o início da aula.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como objetivo engajar os alunos desde o início, utilizando a tecnologia e a pesquisa ativa para despertar o interesse pelo tema. Além disso, as perguntas chave visam revisar os conceitos que eles já estudaram em casa, facilitando a transição para as atividades práticas seguintes.

Aquecendo

Explique aos alunos que a aula de hoje será focada nos verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o uso destes tempos verbais em um contexto real, como em notícias, redes sociais ou literatura. ‍

Reflexões Iniciais

1. Qual é a principal diferença entre o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo?

2. Por que é importante entender e utilizar corretamente esses tempos verbais?

3. Vocês encontraram algum exemplo interessante ou curioso ao buscar sobre os tempos verbais? Compartilhem com a turma!

4. Como vocês acham que esses tempos verbais são usados em diálogos ou textos literários?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar, de maneira prática e criativa, os conceitos estudados sobre pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo. As atividades propostas visam envolver os alunos de forma lúdica, utilizando tecnologias digitais relevantes para seu cotidiano, promovendo a colaboração e a interação ativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Gramática 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar os alunos a aplicar seus conhecimentos teóricos sobre pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo em um contexto prático e moderno, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade.

- Descrição: Os alunos vão criar uma série de postagens para uma conta de rede social fictícia de um 'influenciador da gramática', que explica o uso do pretérito imperfeito e do pretérito perfeito do subjuntivo em diferentes contextos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um formato de mídia social (Instagram, TikTok, Twitter) e criar um plano de conteúdo.

  • Eles devem elaborar ao menos 3 postagens, cada uma com um exemplo prático do uso dos tempos verbais, imagens ou vídeos relevantes e uma breve explicação.

  • As postagens devem ser criativas e abordadas de forma que sejam acessíveis e divertidas para outros alunos.

  • Utilize aplicativos de design gráfico como Canva ou ferramentas de criação de vídeos para criar as postagens.

  • Após a criação, cada grupo vai apresentar suas postagens para a turma, explicando suas escolhas e a aplicação prática dos termos gramaticais.

Atividade 2 - Jogo de Narração Interativa 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos gramaticais em um formato interativo e criativo, promovendo a colaboração e o engajamento através da tecnologia.

- Descrição: Os alunos vão utilizar uma plataforma de criação de jogos interativos, como o Twine, para criar uma história onde os verbos no pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo são usados para avançar a narrativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve planejar e escrever uma narrativa onde os tempos verbais são utilizados corretamente para influenciar as escolhas do personagem principal.

  • Usar a plataforma Twine para criar a história interativa, onde os leitores podem escolher diferentes caminhos baseados nas opções fornecidas pelos alunos.

  • Os verbos devem ser usados de forma a mudar o curso dos eventos dependendo da escolha, demonstrando o uso correto e o impacto desses tempos verbais.

  • Incentive os alunos a serem criativos e a incluir elementos multimídia, como imagens e sons, para tornar a narrativa mais envolvente.

  • No final, cada grupo deve compartilhar seu jogo com a turma e discutir o uso dos tempos verbais em diferentes partes da história.

Atividade 3 - Diário Digital de Viagem 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar os alunos a utilizarem os tempos verbais em contextos práticos e ficcionais, promovendo a expressão criativa e o entendimento profundo através de multimídia.

- Descrição: Os alunos vão criar um diário de viagem digital fictício onde relatam suas aventuras usando o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo. Eles podem usar blogs, vlogs ou stories do Instagram para documentar.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve inventar um destino de viagem e personagens fictícios.

  • Os alunos devem criar uma série de entradas de diário ou vídeos de diário de viagem em um blog, vlog ou stories do Instagram.

  • Cada entrada deve incluir exemplos do uso dos tempos verbais, descrevendo experiências passadas usando o pretérito imperfeito, e situações que poderiam ou não ter ocorrido usando o pretérito perfeito do subjuntivo.

  • Devem ser utilizados recursos multimídia como fotos (reais ou fictícias) e vídeos para ilustrar o diário.

  • Após a criação, cada grupo vai compartilhar seu diário com a turma e explicar como usaram os tempos verbais em suas narrativas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e possam compartilhar suas experiências, solidificando o conhecimento adquirido. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, eles terão a oportunidade de aprender com os colegas e receber sugestões construtivas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e contínuo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos onde cada grupo compartilha o que aprendeu e suas conclusões das atividades realizadas. Comece a discussão com um breve roteiro, como: 'Agora que concluímos nossas atividades, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar as principais descobertas e desafios enfrentados durante a criação das postagens, jogos e diários de viagem. Lembrem-se de explicar como utilizaram o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo em suas produções.'

Reflexões

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao utilizar o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo? 2. Como vocês acham que estas atividades ajudaram a entender melhor o uso desses tempos verbais? 3. Vocês acham que poderiam aplicar esses conhecimentos em outras disciplinas ou na vida cotidiana? Como?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Instrua os alunos a destacar três pontos: algo que o colega fez muito bem, algo que poderia melhorar e uma sugestão construtiva para futuras atividades. Explique a importância de ser respeitoso e específico em seus comentários para ajudar no desenvolvimento mútuo. Utilize frases como: 'Eu gostei quando você...','Você poderia melhorar em...','Uma coisa que você poderia tentar na próxima vez é...'.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

♻️ Finalidade: A etapa de conclusão visa sintetizar e relembrar os principais aprendizados da aula, destacando sua relevância no contexto moderno e cotidiano. Esta reflexão final permite consolidar o conhecimento adquirido e conecta o conteúdo aprendido com as experiências diárias dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura.

Resumo

Resumo Criativo: Imagine que viajamos por uma estrada do tempo, onde cruzamos com os verbos do pretérito imperfeito e pretérito perfeito do subjuntivo.  Exploramos como esses verbos nos permitem contar histórias inacabadas e refletir sobre possibilidades passadas.  Com nossos 'influenciadores da gramática', criamos postagens cheias de estilo!  Tivemos aventuras interativas com nossos jogos  e registramos memórias inesquecíveis em nossos diários de viagem digitais. 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Com a crescente presença das redes sociais e narrativas digitais na nossa vida, compreender esses tempos verbais é essencial para criar conteúdos cativantes e precisos. De posts em blogs a vídeos no TikTok, o domínio desses tempos verbais enriquece a comunicação e torna nossas histórias ainda mais envolventes e corretas.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Saber usar o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito do subjuntivo é crucial para uma comunicação eficaz em português. Seja ao escrever um e-mail formal, criar um conteúdo para redes sociais, ou narrar uma história, esses tempos verbais são ferramentas poderosas que nos ajudam a expressar nuances temporais e possíveis realidades passadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies