Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Palavras ChaveVocabulário, Partes da Casa, Objetos, Materiais, Espanhol, 3º Ano do Ensino Médio, Competências Socioemocionais, RULER, Mindfulness, Habilidades Sociais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão, Consciência Social, Trabalho em Grupo, Reflexão, Metas Pessoais
Materiais NecessáriosFolhas grandes de papel, Materiais de desenho (lápis, canetas, etc.), Papel para anotações, Canetas ou lápis para escrever, Quadro e marcador para explicações, Computador e projetor (opcional), Acesso a dicionários de espanhol (físicos ou digitais)
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: (10-15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é estabelecer uma base clara e compreensível para os alunos sobre o que será abordado durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem direcionar seu foco e entender a importância do vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais em espanhol. Além disso, esta etapa visa integrar o desenvolvimento socioemocional, incentivando os alunos a reconhecerem e expressarem suas emoções durante o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente de aula mais empático e colaborativo.

Objetivos Principais

1. Compreender o vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais em espanhol.

2. Aplicar o vocabulário aprendido em contextos cotidianos para melhorar a comunicação em espanhol.

3. Desenvolver habilidades socioemocionais através do reconhecimento e expressão de emoções durante a aprendizagem do novo vocabulário.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para a Atenção Plena

A atividade de aquecimento emocional será uma sessão de Mindfulness ou Atenção Plena, que ajudará os alunos a se concentrarem no presente, promovendo um estado mental de calma e foco. A prática de Mindfulness envolve a observação dos próprios pensamentos e emoções sem julgamento, permitindo que os alunos estejam mais presentes e receptivos ao conteúdo da aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando suavemente no colo.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos ou a fixarem o olhar em um ponto à frente.

3. Oriente os alunos a respirarem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões e depois soltando o ar de forma lenta e controlada pela boca. Repita esta respiração profunda por três vezes.

4. Sugira que os alunos concentrem sua atenção na respiração natural, observando o movimento do ar entrando e saindo do corpo, sem tentar controlá-lo.

5. Se a mente dos alunos começar a divagar, instrua-os a gentilmente trazer a atenção de volta para a respiração, sem julgamento ou frustração.

6. Após alguns minutos, peça aos alunos que comecem a expandir sua atenção, percebendo os sons ao redor, as sensações corporais e seus próprios pensamentos.

7. Finalize a sessão pedindo aos alunos que, lentamente, abram os olhos e tragam sua atenção de volta para a sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

O vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais em espanhol é fundamental para a comunicação cotidiana. Pense em quantas vezes, ao longo de um dia, falamos sobre onde estão nossas coisas, o que precisamos fazer em casa ou como descrever um espaço onde estamos. Saber esse vocabulário não só facilita a comunicação, mas também ajuda a criar uma conexão emocional com o idioma, pois nos permite falar sobre nosso ambiente mais próximo e íntimo.

Além disso, ao aprender essas palavras e expressões, os alunos podem refletir sobre as emoções associadas a diferentes espaços da casa. Por exemplo, o conforto da sala de estar, a concentração no escritório, a tranquilidade do quarto. Essa reflexão promove a consciência emocional e pode enriquecer a compreensão e o uso do vocabulário.

Desenvolvimento

Duração: (60-75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (15-20 minutos)

1. Partes da Casa: Explique que a casa em espanhol é chamada de 'casa' e que cada cômodo tem um nome específico. Exemplos: 'sala de estar' (sala de estar), 'cocina' (cozinha), 'dormitorio' (quarto), 'baño' (banheiro), 'comedor' (sala de jantar).

2. Objetos e Materiais: Detalhe os principais objetos e materiais encontrados em cada cômodo. Por exemplo, na 'cocina' (cozinha), temos 'refrigerador' (geladeira), 'estufa' (fogão), 'microondas' (micro-ondas), 'mesa' (mesa), 'silla' (cadeira).

3. Exemplos de Uso: Dê exemplos de frases comuns que utilizam este vocabulário, como: 'La mesa está en el comedor' (A mesa está na sala de jantar), 'Voy a dormir en mi dormitorio' (Vou dormir no meu quarto).

4. Analogias e Comparações: Utilize analogias para ajudar na compreensão, por exemplo, comparando a 'cocina' com um 'centro de operações culinárias' onde diferentes materiais e objetos são essenciais para as atividades diárias.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30-40 minutos)

Criando uma Casa Imaginária

Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para criar uma casa imaginária. Eles desenharão a planta da casa, nomearão os cômodos e listarão os objetos e materiais presentes em cada um deles, utilizando o vocabulário aprendido. Em seguida, cada grupo apresentará sua casa para a turma, descrevendo as partes, objetos e materiais, e explicando suas escolhas.

1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

2. Distribua folhas grandes de papel e materiais de desenho (lápis, canetas, etc.) para cada grupo.

3. Instrua os alunos a desenharem a planta de uma casa, incluindo pelo menos cinco cômodos diferentes.

4. Peça que nomeiem cada cômodo em espanhol e listem pelo menos três objetos ou materiais presentes em cada um.

5. Dê aos grupos 20 minutos para completar o desenho e a lista.

6. Após a conclusão, cada grupo deve apresentar sua casa para a turma, descrevendo os cômodos, objetos e materiais em espanhol.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a apresentação de cada grupo, guie uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconheça as emoções envolvidas na atividade, perguntando aos alunos como se sentiram ao trabalhar em grupo e ao apresentar. Compreenda as causas dessas emoções, discutindo o que pode ter gerado sentimentos de nervosismo, entusiasmo ou colaboração. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a identificar se sentiram ansiedade, empolgação ou outro sentimento. Expresse essas emoções de forma apropriada, incentivando os alunos a falar sobre suas experiências de forma aberta e respeitosa. Regule as emoções eficientemente, sugerindo técnicas para lidar com o nervosismo, como respirações profundas, e promovendo um ambiente de apoio mútuo.

Conclusão

Duração: (10-15 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula, tanto no aspecto do conteúdo quanto no emocional. Alternativamente, organize uma discussão em grupo onde cada aluno compartilhe brevemente suas experiências e sentimentos. Incentive-os a pensar sobre como reconheceram, compreenderam, nomearam, expressaram e regularam suas emoções ao longo das atividades.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. A reflexão escrita ou discutida permitirá que os alunos compreendam melhor suas próprias reações emocionais e desenvolvam habilidades para gerenciar essas emoções de maneira mais eficiente no futuro.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos que eles devem definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Essas metas podem incluir melhorar o vocabulário em espanhol, aplicar o que aprenderam em situações reais ou desenvolver técnicas para gerenciar melhor suas emoções durante o aprendizado. Peça que escrevam essas metas em um papel e compartilhem com um colega para promover um senso de responsabilidade e apoio mútuo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar o vocabulário em espanhol relacionado às partes da casa, objetos e materiais.

2. Aplicar o vocabulário aprendido em situações reais, como descrever sua própria casa ou objetos em espanhol.

3. Desenvolver técnicas para reconhecer e regular emoções durante o aprendizado de um novo idioma.

4. Estabelecer uma rotina de estudo regular para revisar e expandir o vocabulário em espanhol.

5. Fortalecer habilidades de trabalho em grupo e colaboração, aplicando-as em outros contextos acadêmicos. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas concretas, os alunos podem direcionar seus esforços futuros e manter o engajamento com o conteúdo da aula, além de aprimorar suas habilidades socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies