Entrar

Plano de aula de Fontes Energéticas: Energias Renováveis: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fontes Energéticas: Energias Renováveis: Revisão

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Revisar os conceitos fundamentais de fontes energéticas e energias renováveis, aprofundando o entendimento dos alunos sobre a importância e o funcionamento dessas fontes.

  2. Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes tipos de energias renováveis, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica.

  3. Estimular a reflexão crítica sobre a utilização de energias renováveis como uma alternativa sustentável e ambientalmente responsável em comparação com as fontes de energia tradicionais.

Objetivos secundários:

  • Incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo discussões em grupo e debates para aprofundar o entendimento do tema.
  • Facilitar a conexão entre a teoria e a prática, por meio de exemplos reais e situações-problema, para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, uma vez que os alunos serão encorajados a buscar informações complementares sobre o tema e a compartilhar suas descobertas com a turma.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conceitos Prévios: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de energia e fontes energéticas, que foram estudados previamente. Isso pode ser feito por meio de perguntas direcionadas aos alunos para avaliar seu conhecimento prévio e relembrar conceitos fundamentais. O professor deve garantir que todos os alunos compreendam e se lembrem desses conceitos antes de avançar para o tópico principal da aula.

  2. Situações-Problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema. A primeira pode ser sobre a dependência de nossa sociedade de fontes de energia não renováveis, que são finitas e causam impactos ambientais significativos. A segunda situação pode ser sobre a possibilidade de utilizarmos fontes de energia renováveis de forma mais ampla e eficiente, reduzindo nossa dependência de fontes não renováveis e mitigando os impactos ambientais.

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando como a escolha de nossas fontes de energia afeta não apenas o meio ambiente, mas também a economia, a política e a sociedade como um todo. É importante ressaltar que a transição para uma matriz energética mais sustentável é um desafio global que requer a compreensão e a participação de todos.

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de energias renováveis, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou fatos interessantes:

    • A primeira é que a energia solar que atinge a Terra em um único dia é mais do que suficiente para atender à demanda energética global por um ano inteiro. No entanto, até agora, apenas uma pequena fração dessa energia foi capturada e utilizada.

    • A segunda é que a energia eólica é a fonte de energia que mais cresce no mundo, e em alguns países, como a Dinamarca, já é responsável por uma parcela significativa da produção de eletricidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Energia Renovável no Meu Cotidiano": (10 - 15 minutos) O professor deve dividir a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e canetas coloridas. A tarefa é criar um mapa mental que represente as diferentes maneiras como eles interagem com as energias renováveis em seu dia a dia.

    • O professor deve orientar os alunos a começar pelo centro do mapa, onde eles devem desenhar uma casa ou um prédio. A partir daí, eles devem desenhar raios de sol, vento, água, e calor do interior da Terra, conectando-os a diferentes partes da casa ou do prédio que representam o uso de energia (por exemplo, lâmpadas, geladeira, chuveiro, etc.).

    • Em seguida, os alunos devem expandir o mapa para incluir outros lugares que eles frequentam (escola, parque, shopping, etc.) e as formas como as energias renováveis são utilizadas nesses locais.

    • Por fim, os alunos devem pesquisar e adicionar ao mapa outras formas de energia renovável que não foram mencionadas, bem como exemplos de como essas energias são usadas em outros lugares do mundo.

  2. Atividade "Debate: Energia Renovável vs Não Renovável": (10 - 15 minutos) Ainda em grupos, os alunos devem participar de um debate sobre a utilização de fontes de energia renováveis e não renováveis.

    • O professor deve atribuir a metade dos grupos para defender a utilização de fontes não renováveis, e a outra metade para defender a utilização de fontes renováveis.

    • Cada grupo deve preparar argumentos que sustentem sua posição, levando em consideração aspectos como custo, disponibilidade, impacto ambiental, entre outros.

    • Após a preparação, os grupos devem se revezar apresentando seus argumentos e contra-argumentando os pontos apresentados pelo grupo adversário.

    • O professor deve atuar como moderador, garantindo que o debate seja respeitoso e construtivo, e incentivando a participação de todos os alunos.

  3. Atividade "Construção de um Modelo de Usina Eólica": (5 - 10 minutos) Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve apresentar aos alunos materiais para a construção de um pequeno modelo de usina eólica.

    • Os alunos, ainda em seus grupos, devem montar o modelo e, em seguida, apresentar ao restante da turma, explicando como a usina funciona e os benefícios da energia eólica.

    • Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma compreensão prática e visual das energias renováveis, além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: (5 - 7 minutos) Após a Conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades. O professor deve orientar a discussão, fazendo perguntas para aprofundar o entendimento dos alunos e estimulando a troca de ideias entre os grupos.

    • Durante a discussão, o professor deve destacar as conexões entre as atividades realizadas e os conceitos teóricos discutidos no início da aula. Por exemplo, como a energia solar é utilizada em suas casas (atividade 1), como a discussão sobre fontes de energia renováveis e não renováveis se relaciona com a escolha de fontes de energia em escala global (atividade 2), e como a usina eólica que eles construíram funciona (atividade 3).
  2. Verificação de Aprendizado: (3 - 5 minutos) Após a discussão, o professor deve verificar o aprendizado dos alunos. Isso pode ser feito por meio de perguntas diretas, como "Qual é a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis?" ou "Como a energia eólica é convertida em eletricidade?". O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de responder e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

  3. Reflexão Final: (2 - 3 minutos) Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma. Isso não apenas ajuda a consolidar o aprendizado, mas também fornece feedback valioso ao professor sobre a eficácia da aula e quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou esclarecimento adicional.
  4. Tarefa de Casa: (1 - 2 minutos) Finalmente, o professor deve atribuir uma tarefa de casa relacionada ao tópico da aula. Isso pode ser uma pesquisa sobre uma fonte de energia renovável específica (como a energia solar ou eólica), um resumo de um artigo ou vídeo sobre a transição para uma matriz energética mais sustentável, ou a preparação de um argumento para um debate em sala de aula sobre um tópico relacionado. O professor deve explicar claramente a tarefa e as expectativas, e responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui a definição de fontes energéticas e energias renováveis, os diferentes tipos de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, e geotérmica), e a importância e benefícios da utilização de energias renováveis. O professor deve também ressaltar as principais descobertas ou conclusões das atividades realizadas.

  2. Conexão entre Teoria, Atividades e Prática: Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, as atividades práticas e o mundo real. Por exemplo, o professor pode destacar como a atividade "Energia Renovável no Meu Cotidiano" permitiu aos alunos observar a presença de energias renováveis em suas vidas diárias, ou como o debate sobre fontes de energia renováveis e não renováveis ajudou a entender as implicações sociais e ambientais dessas escolhas.

  3. Materiais Complementares: O professor deve então sugerir materiais de estudo complementares para os alunos. Isso pode incluir leituras, vídeos, documentários, jogos educativos online, ou sites de organizações ambientais que explicam e promovem o uso de energias renováveis. O professor pode também recomendar algumas questões para reflexão ou discussão baseadas nesses materiais, para que os alunos possam aprofundar seu aprendizado fora da sala de aula.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do assunto para a vida cotidiana dos alunos e para o mundo em geral. O professor pode explicar como a transição para uma matriz energética mais sustentável é uma questão urgente e global, e como cada um dos alunos pode contribuir para essa transição através de suas escolhas, hábitos e atitudes. O professor pode também enfatizar as oportunidades de carreira e de inovação tecnológica que existem no campo das energias renováveis, encorajando os alunos a considerarem essas opções no futuro.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies