Entrar

Plano de aula de Nova Ordem Mundial: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Nova Ordem Mundial: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da Nova Ordem Mundial: O professor deve garantir que os alunos tenham uma compreensão clara do conceito de Nova Ordem Mundial. Isso inclui entender o que é, como surgiu e quais são os principais atores e características desse novo cenário geopolítico.

  2. Identificação de Mudanças e Continuidades: Os alunos devem ser capazes de identificar as principais mudanças e continuidades na ordem mundial pós-Segunda Guerra Mundial. Isso inclui entender como a Guerra Fria moldou o mundo e como as mudanças posteriores, como o fim da União Soviética, afetaram a ordem mundial.

  3. Análise de Conflitos e Tensões Atuais: Os alunos devem ser capazes de analisar conflitos e tensões atuais à luz da Nova Ordem Mundial. Isso inclui entender como as relações internacionais contemporâneas são moldadas por essa nova ordem e como os conflitos atuais se encaixam nesse cenário.

    • Objetivo secundário: Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise, incentivando os alunos a questionar e refletir sobre as questões globais atuais.

    • Objetivo secundário: Estimular a pesquisa e o estudo autônomo, incentivando os alunos a buscar informações adicionais sobre o tema.

No início da aula, o professor deve apresentar esses Objetivos aos alunos, explicando a importância de cada um e como serão alcançados durante a aula. Isso ajuda a estabelecer expectativas claras e a motivar os alunos a se engajarem na aprendizagem.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo prévio: O professor deve iniciar a aula revisando brevemente os conceitos de geopolítica, poder global, guerra fria e a ordem mundial pós-Segunda Guerra Mundial. Isso pode ser feito através de uma rápida discussão em sala de aula ou quiz para relembrar os alunos e garantir que todos estejam na mesma página.

  2. Apresentação de situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema relacionadas ao tema da aula:

    • Situação 1: "Imagine que você é um líder de um país em Desenvolvimento e está tentando decidir entre se aliar aos Estados Unidos ou à China. Que fatores você consideraria e como isso se relaciona com a Nova Ordem Mundial?"

    • Situação 2: "Suponha que você é um diplomata tentando resolver um conflito entre dois países que fazem parte de um bloco regional. Como a Nova Ordem Mundial influencia sua abordagem para resolver esse conflito?"

  3. Contextualização do tema: O professor deve então contextualizar a importância do tema, explicando como a Nova Ordem Mundial molda as relações internacionais, influencia a política global, economia e até mesmo a vida cotidiana dos cidadãos.

  4. Introdução do tópico: O professor deve introduzir o tópico de forma atraente, destacando curiosidades, histórias ou exemplos interessantes:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a expressão 'Nova Ordem Mundial' foi usada pela primeira vez pelo presidente George H. W. Bush em 1990, após o fim da Guerra Fria, para descrever a nova realidade geopolítica?"

    • Curiosidade 2: "Vocês já ouviram falar do BRICS? É um acrônimo que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cinco países emergentes que muitos acreditam que podem desafiar a hegemonia dos Estados Unidos e da Europa na Nova Ordem Mundial."

Ao final da Introdução, os alunos devem estar engajados e curiosos para aprender mais sobre a Nova Ordem Mundial e como ela afeta o mundo em que vivemos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Simulação de Negociações Internacionais (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor divide a classe em pequenos grupos, cada um representando um país ou bloco regional. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com diferentes recursos (por exemplo, petróleo, tecnologia, mão de obra, etc) e um conjunto de Objetivos específicos (por exemplo, melhorar a economia, garantir a segurança, etc). A tarefa dos grupos é negociar entre si, trocando recursos e formando alianças para alcançar seus Objetivos.

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos experimentem na prática como a Nova Ordem Mundial influencia as negociações internacionais e a formação de alianças. Eles devem considerar fatores como o poder global, a geopolítica, a economia e os conflitos para tomar suas decisões.

    • Passo a passo:

      1. O professor explica a atividade e distribui os materiais.
      2. Os alunos se organizam em seus grupos e começam a negociar.
      3. O professor circula pela sala, observando e orientando os grupos, se necessário.
      4. Após o tempo determinado, os grupos apresentam suas decisões e o professor facilita uma discussão sobre as lições aprendidas.
  2. Atividade de Debate sobre a Nova Ordem Mundial (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor propõe um debate em sala de aula sobre a Nova Ordem Mundial. Os alunos são divididos em dois grupos, um defendendo a ideia de que a Nova Ordem Mundial trouxe mais benefícios do que problemas e o outro defendendo o contrário. Cada grupo deve preparar seus argumentos com base no que foi estudado.

    • Objetivo: Esta atividade visa desenvolver as habilidades de argumentação e pensamento crítico dos alunos, permitindo que eles analisem a Nova Ordem Mundial de diferentes perspectivas. Além disso, promove a discussão em sala de aula, o que pode ajudar a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema.

    • Passo a passo:

      1. O professor explica a atividade e divide a classe em dois grupos.
      2. Cada grupo tem um tempo determinado para preparar seus argumentos.
      3. O debate começa, com cada grupo apresentando seus argumentos e refutando os do outro.
      4. O professor modera o debate, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e mantendo a discussão focada e respeitosa.
      5. No final do debate, o professor facilita uma discussão sobre as ideias apresentadas e como elas se relacionam com o conceito de Nova Ordem Mundial.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Descrição: Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo para permitir que os alunos compartilhem suas conclusões e insights. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas soluções e argumentos, seguidos por 1 minuto de perguntas e comentários dos outros alunos.
    • Objetivo: Esta discussão permite que os alunos aprendam uns com os outros, expondo-os a diferentes perspectivas e ideias. Além disso, ela ajuda o professor a avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a identificar quaisquer lacunas que possam precisar ser abordadas em aulas futuras.
    • Passo a passo:
      1. O professor organiza um círculo de discussão, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar.
      2. O professor estabelece as regras para a discussão, lembrando os alunos de ouvir atentamente, respeitar as opiniões dos outros e manter a discussão focada e respeitosa.
      3. Cada grupo apresenta suas conclusões e insights, seguidos por perguntas e comentários dos outros alunos.
      4. O professor facilita a discussão, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar, mantendo a discussão focada e respeitosa e ajudando a conectar as ideias apresentadas com o conceito de Nova Ordem Mundial.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria discutida. Isso pode incluir a revisão dos principais conceitos, a identificação de como eles foram aplicados nas atividades e a discussão de quaisquer questões que possam ter surgido.
    • Objetivo: Esta etapa ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles vejam como a teoria se aplica na prática. Além disso, ajuda o professor a avaliar a eficácia das atividades e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de reforço em aulas futuras.
    • Passo a passo:
      1. O professor revisa brevemente os principais conceitos discutidos na aula.
      2. O professor pergunta aos alunos como eles aplicaram esses conceitos nas atividades práticas.
      3. O professor discute quaisquer questões ou dificuldades que possam ter surgido e esclarece quaisquer mal-entendidos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Eles devem pensar sobre o conceito mais importante que aprenderam, as questões que ainda têm e o que gostariam de aprender mais.
    • Objetivo: Esta reflexão ajuda os alunos a consolidar seu aprendizado, identificar quaisquer lacunas em seu entendimento e definir metas para seu estudo futuro. Além disso, fornece feedback valioso ao professor sobre a eficácia da aula e quaisquer áreas que possam precisar de reforço.
    • Passo a passo:
      1. O professor explica a atividade de reflexão individual e dá aos alunos um minuto para pensar.
      2. O professor então pede aos alunos para compartilhar brevemente suas reflexões, se sentirem confortáveis.
      3. O professor agradece aos alunos por sua participação e encerra a aula, lembrando-os de qualquer trabalho de casa ou leituras que precisam ser completadas.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida do conceito de Nova Ordem Mundial, bem como a capacidade de analisar conflitos e tensões atuais à luz deste conceito. Eles também devem ter desenvolvido suas habilidades de pesquisa, pensamento crítico, argumentação e trabalho em equipe.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui a definição e origem da Nova Ordem Mundial, os principais atores e características, as mudanças e continuidades na ordem mundial pós-Segunda Guerra Mundial, e a análise de conflitos e tensões atuais à luz da Nova Ordem Mundial.
    • Objetivo: Esta etapa ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os principais conceitos e garantindo que eles tenham uma compreensão clara do conteúdo da aula.
    • Passo a passo:
      1. O professor revisa brevemente os principais pontos da aula, destacando as ideias mais importantes.
      2. O professor verifica a compreensão dos alunos, incentivando-os a fazer perguntas ou esclarecer quaisquer dúvidas.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode incluir a discussão de como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar a teoria e analisar as aplicações práticas do conceito de Nova Ordem Mundial.
    • Objetivo: Esta etapa ajuda a reforçar a relevância do conteúdo da aula, mostrando aos alunos como ele se aplica no mundo real.
    • Passo a passo:
      1. O professor discute brevemente como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
      2. O professor encoraja os alunos a refletirem sobre essa conexão, perguntando-lhes como eles aplicarão o que aprenderam em suas vidas ou em outros contextos.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para os alunos. Isso pode incluir livros, artigos, documentários, sites ou outras fontes de informação que aprofundem o entendimento dos alunos sobre o tema.
    • Objetivo: Esta etapa ajuda a promover o estudo autônomo dos alunos, incentivando-os a buscar mais informações sobre o tema e a desenvolver uma compreensão mais completa e detalhada do conceito de Nova Ordem Mundial.
    • Passo a passo:
      1. O professor sugere alguns materiais de estudo complementares, explicando por que eles são relevantes e úteis.
      2. O professor encoraja os alunos a explorarem esses materiais por conta própria e a compartilharem suas descobertas e insights na próxima aula.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Descrição: Finalmente, o professor deve destacar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Isso pode incluir exemplos de como a Nova Ordem Mundial afeta a política, a economia, as relações internacionais e até mesmo a vida cotidiana dos cidadãos.
    • Objetivo: Esta etapa ajuda a motivar os alunos, mostrando-lhes que o que eles aprenderam na aula tem aplicações práticas e relevantes em suas vidas.
    • Passo a passo:
      1. O professor discute brevemente a importância do assunto para o dia a dia dos alunos, usando exemplos concretos e relevantes.
      2. O professor encerra a aula, encorajando os alunos a continuarem a explorar o tema e a aplicar o que aprenderam em suas vidas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies