Entrar

Plano de aula de Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses no Brasil: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS101'

Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses no Brasil: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses no Brasil: Revisão

Palavras ChaveBrasil Colônia, Chegada dos Portugueses, Metodologia Digital, História, Ensino Médio, Grandes Navegações, Mapas Digitais, Redes Sociais, Gamificação, História Interativa, Expansão Marítima, Comércio no Século XV, Storytelling Digital
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Ferramentas de mapas digitais (Google Maps, Google Earth), Plataformas de redes sociais (Instagram, Twitter), Ferramentas de criação de jogos online (Kahoot, Quizlet), Ferramentas de edição de vídeo e design gráfico (Canva, Adobe Spark), Perfis de redes sociais (Instagram, TikTok) para postagens fictícias
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e concisa dos objetivos a serem alcançados na aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão sólida do foco principal da sessão, o que facilitará o engajamento com as atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Revisar os antecedentes históricos que levaram à chegada dos portugueses na América.

2. Analisar as questões mercantis envolvidas na expansão marítima portuguesa do século XV.

Objetivos secundários:

  1. Discutir a influência da expansão portuguesa nas dinâmicas econômicas e sociais da época.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos de forma ativa e conectá-los ao contexto histórico de forma dinâmica e atualizada. Isto permitirá uma ambientação mais efetiva, facilitando a troca de conhecimentos e estimulando o interesse pelo tema, preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, introduza o tema 'Brasil Colônia: A Chegada dos Portugueses no Brasil', relembrando brevemente que no final do século XV, as grandes navegações europeias, lideradas pelos portugueses, culminaram na chegada ao território que hoje conhecemos como Brasil. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a chegada dos portugueses na América e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram os principais motivos que levaram os portugueses a se lançarem nas grandes navegações?

2. Qual era a situação econômica e social em Portugal na época das grandes navegações?

3. De que forma os interesses mercantis influenciaram a expansão marítima portuguesa?

4. Como a descoberta de novas terras impactou as relações entre os diferentes países europeus?

5. Que mudanças ocorreram no Brasil após a chegada dos portugueses?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre a chegada dos portugueses ao Brasil de maneira prática, interativa e contextualizada com o mundo digital. Ao utilizar tecnologias modernas e metodologias ativas, os alunos se tornam protagonistas do aprendizado, desenvolvendo habilidades críticas de pesquisa, comunicação e pensamento criativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ️ Exploradores Digitais: Rastreando os Navegadores

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão prática da rota seguida pelos navegadores portugueses e dos desafios enfrentados por eles, utilizando ferramentas digitais modernas para simular essa experiência.

- Descrição: Os alunos irão simular a jornada dos navegadores portugueses utilizando ferramentas de mapas digitais e redes sociais. Eles criarão uma sequência de postagens no Instagram ou Twitter, como se fossem os próprios navegadores relatando suas descobertas, desafios e aventuras.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um navegador português e pesquisar sobre seu trajeto até a chegada ao Brasil.

  • Utilizando ferramentas como Google Maps e Google Earth, os alunos devem traçar a rota seguida pelo navegador.

  • Os alunos devem criar postagens fictícias em plataformas como Instagram ou Twitter, relatando a jornada do navegador. Cada postagem deve incluir a data, local e um breve relato da experiência.

  • Incentive os alunos a serem criativos e utilizarem imagens, mapas e memes para tornar as postagens mais interessantes.

  • Cada grupo deve apresentar suas postagens para a turma, explicando as escolhas feitas e o que aprenderam durante o processo.

Atividade 2 -  Investigadores do Passado: O Comércio no Século XV

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Compreender as dinâmicas comerciais do século XV e como elas influenciaram a expansão marítima portuguesa, utilizando a gamificação para tornar o aprendizado mais interativo e divertido.

- Descrição: Os alunos irão explorar a dinâmica do comércio no século XV através de uma atividade de gamificação. Eles criarão um jogo de tabuleiro digital que simula o comércio entre diferentes continentes durante o período das grandes navegações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pesquisar sobre as principais mercadorias comercializadas pelos portugueses durante o século XV, como especiarias, ouro e escravos.

  • Os alunos devem utilizar uma ferramenta de criação de jogos online, como Kahoot ou Quizlet, para desenvolver um jogo de tabuleiro digital.

  • O jogo deve incluir perguntas e desafios relacionados ao comércio do século XV, como rotas comerciais, mercadorias e práticas comerciais da época.

  • Cada grupo deve testar o jogo desenvolvido por outro grupo, fornecendo feedback e sugestões de melhoria.

  • No final, todos devem jogar o melhor jogo escolhido pela turma, discutir o que aprenderam e como as dinâmicas comerciais influenciaram a expansão marítima portuguesa.

Atividade 3 -  Influenciadores Históricos: Contando a História via Stories

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de storytelling e comunicação digital, enquanto aprofunda a compreensão histórica sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

- Descrição: Os alunos irão criar stories de Instagram ou TikTok que contem a história da chegada dos portugueses ao Brasil. Eles devem utilizar vídeos curtos, imagens e narração para envolver a audiência como um influenciador digital faria.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um aspecto específico da chegada dos portugueses ao Brasil para focar sua narrativa (ex. primeiro contato com os indígenas, a viagem marítima, a vida na nau, etc.).

  • Os alunos devem planejar uma sequência de stories que contem essa história de maneira envolvente, utilizando vídeos, imagens e narração.

  • Os grupos podem utilizar ferramentas como Canva ou Adobe Spark para editar os vídeos e criar uma apresentação visualmente atraente.

  • Cada grupo deve postar suas stories em um perfil de Instagram ou TikTok criado para a atividade (pode ser um perfil fictício) e compartilhar o link com a turma.

  • No final, os grupos devem assistir às stories uns dos outros e discutir o que aprenderam sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e promover a reflexão crítica sobre as atividades realizadas. Ao compartilhar e discutir suas experiências, os alunos podem aprofundar sua compreensão dos conteúdos abordados e desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento analítico. O feedback 360° incentiva a autoavaliação e o crescimento pessoal, ao mesmo tempo que fortalece o espírito de equipe e respeito mútuo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão circular onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para guiar essa discussão:

  1. Comece pedindo a cada grupo que apresente brevemente suas postagens no Instagram ou Twitter, ou mostrem os jogos de tabuleiro digitais e stories que criaram.
  2. Pergunte como eles decidiram quais informações e imagens incluir nas postagens e jogos.
  3. Incentive os alunos a refletirem sobre os desafios que encontraram ao simular as jornadas dos navegadores ou ao criar os jogos de tabuleiro e stories.
  4. Peça aos alunos para discutirem como a utilização de ferramentas digitais influenciou seu aprendizado e envolvimento com o tema.

Reflexões

1. Como a atividade ajudou você a entender melhor os motivos por trás da chegada dos portugueses ao Brasil? 2. Quais foram os desafios mais significativos que você encontrou durante a realização das atividades digitais? 3. Como essas atividades mudaram ou reforçaram sua percepção sobre a importância das redes de comércio do século XV para a expansão marítima portuguesa?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo sobre sua contribuição. Oriente a turma a dar feedbacks construtivos e respeitosos, utilizando uma abordagem de 'Elogio, Sugestão, Elogio'. Instrua os alunos a destacar um aspecto positivo da contribuição do colega, sugerir algo que poderia ser melhorado e concluir com outro elogio sobre a participação dele. Esta prática não só promove um ambiente de respeito, mas também auxilia no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e conectar os conhecimentos adquiridos com a realidade atual dos alunos. Ao resumir os principais conteúdos de forma divertida, contextualizar com o mundo moderno e destacar as aplicações práticas, a conclusão reforça a importância do assunto estudado e promove uma reflexão crítica e integradora. Esta etapa também atua como um fechamento envolvente, garantindo que os alunos saiam da aula inspirados e motivados a continuar explorando a História.

Resumo

☠️ Ahoy, futuros historiadores!  Navegamos pelos mares revoltos da História, rastreamos os passos de navegadores como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral e nos aventuramos nas rotas mercantis do século XV! Trocamos especiarias por ouro e enfrentamos tempestades históricas nas redes sociais! Cada post e meme criaram uma jornada épica, cheia de descobertas e desafios!

No Mundo

 A chegada dos portugueses no Brasil está profundamente conectada com a globalização atual. Assim como as navegações do século XV abriram novas rotas e possibilidades econômicas, hoje vivemos em um mundo interconectado onde as trocas culturais e mercantis são intensas e constantes.  As ferramentas digitais que usamos em aula refletem essa dinâmica moderna, mostrando como a história é moldada e como continua a moldar o mundo de hoje.

Na Prática

 Entender a chegada dos portugueses ao Brasil nos ajuda a compreender não só nosso passado colonial, mas também as raízes das diversas influências culturais e econômicas que formaram o Brasil moderno. ️ Esse conhecimento é fundamental para entender as complexas relações que fazem parte do nosso dia a dia, desde a globalização econômica até a diversidade cultural presente em nossa sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies