Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil Era Vargas: 2º Governo Vargas: Revisão
Palavras Chave | 2º Governo Vargas, Getúlio Vargas, História, 1951-1954, Eleições Democráticas, Políticas Econômicas, Políticas Sociais, Metodologia Digital, Redes Sociais, Gamificação, Perfil de Influenciador, Documentário Digital, Análise Crítica, Aprendizagem Ativa, Engajamento Estudantil |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets, Computadores com acesso à internet, Plataformas digitais (Canva, Google Slides), Ferramentas de edição de vídeo (iMovie, Adobe Spark), Papéis e canetas para anotações, Projetor e tela para apresentações, Materiais para gravação de vídeo (câmeras ou celulares), Conexão estável à internet, Microfones (opcional, para melhor áudio nas gravações), Software de criação de jogos (Scratch, Google Slides) |
Códigos BNCC | EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS602: Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História do Brasil |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é definir claramente o que se espera que os alunos aprendam ao final da aula, estabelecendo uma direção clara para todas as atividades subsequentes. Isso garante que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados em relação aos objetivos centrais da aula, facilitando um aprendizado focado e eficaz.
Objetivos principais:
1. Entender os principais eventos e políticas do 2º governo Vargas, entre 1951 e 1954.
2. Analisar como o 2º governo Vargas foi influenciado por ser eleito democraticamente.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades críticas para analisar contextos históricos e políticos.
- Incorporar ferramentas digitais para um entendimento mais contextualizado e interativo do período em estudo.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é criar um ambiente de engajamento inicial, onde os alunos possam se conectar com o tema através de uma atividade interativa e atual. O aquecimento e as perguntas chave ajudam a estimular a curiosidade e a preparar os alunos para uma discussão mais aprofundada, ao mesmo tempo que promovem a utilização de ferramentas digitais para pesquisa e compartilhamento de informações.
Aquecendo
Introduza o tema da aula explicando brevemente que o 2º Governo Vargas, que ocorreu entre 1951 e 1954, foi um período marcado pela volta de Getúlio Vargas ao poder por meio de eleições democráticas. Esse governo foi significativo devido às suas políticas econômicas, sociais e à turbulência política que culminou com o suicídio de Vargas. A seguir, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o 2º Governo Vargas e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais foram as principais políticas implementadas por Vargas durante seu segundo governo?
2. Como o contexto político e econômico do Brasil influenciou as decisões de Vargas entre 1951 e 1954?
3. Quais foram os principais desafios enfrentados por Vargas durante esse período?
4. De que maneira a eleição democrática de Vargas influenciou seu governo em comparação com o período do Estado Novo?
5. Como o suicídio de Vargas afetou a política brasileira subsequente?
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva e interativa, na qual os alunos utilizam tecnologias digitais para contextualizar e vivenciar os acontecimentos e políticas do segundo governo Vargas. Ao criar projetos digitais, os alunos desenvolvem habilidades criativas, analíticas e colaborativas.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Criação de um Perfil de Influenciador de Getúlio Vargas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Utilizar a criatividade e o conhecimento histórico para criar um perfil de rede social que explique as políticas e ações do segundo governo Vargas de forma interativa e contextualizada.
- Descrição: Os alunos devem criar um perfil em uma rede social fictícia (pode ser feita em uma plataforma digital como Canva ou em um slide do Google) onde Getúlio Vargas seria um influenciador digital na época de seu segundo governo. Este perfil deve incluir postagens estratégicas que reflitam as ações e políticas implementadas por Vargas entre 1951 e 1954, incluindo imagens, textos e hashtags que ele poderia ter usado para se conectar com a população.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Peça aos grupos para selecionar uma plataforma digital para criar o perfil de Getúlio Vargas (Canva, Google Slides, etc.).
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Os grupos devem pesquisar as políticas, ações e acontecimentos durante o segundo governo Vargas e criar postagens que reflitam esses eventos.
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Inclua no perfil: a descrição do perfil, fotos de eventos, reflexões políticas e hashtags relevantes.
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Apresentar o perfil para a turma ao final da atividade, explicando o raciocínio por trás de cada postagem.
Atividade 2 - Gamificação da Política: Jogo de Decisões de Vargas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de tomada de decisão e compreensão do contexto histórico por meio da criação de um jogo interativo que simula os desafios enfrentados por Vargas.
- Descrição: Os alunos vão criar um jogo de tabuleiro digital onde os jogadores tomam decisões como se fossem Getúlio Vargas durante seu segundo governo. O jogo deve incluir diferentes cenários políticos e econômicos que exigem decisões estratégicas, com base em eventos históricos reais.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Peça aos grupos para criar um tabuleiro digital usando uma ferramenta como Google Slides ou uma plataforma de criação de jogos como Scratch.
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Os grupos devem pesquisar eventos do segundo governo Vargas e transformar esses eventos em cartas ou cenários de jogo.
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Cada carta deve descrever um evento histórico e oferecer pelo menos duas opções de ação, com consequências positivas ou negativas.
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Os grupos devem definir as regras do jogo e as condições de vitória.
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Apresentar o jogo para a turma, explicando as decisões tomadas e como isso se alinha com os eventos históricos reais.
Atividade 3 - Documentário Digital: A Vida de Getúlio Vargas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover um entendimento profundo e narrativo do segundo governo Vargas através da criação de um documentário, desenvolvendo habilidades de pesquisa, escrita e edição de vídeo.
- Descrição: Os alunos vão criar um mini documentário digital, usando ferramentas como o iMovie ou o Adobe Spark, para narrar os principais eventos do segundo governo Vargas. Inclua entrevistas fictícias, cenas dramatizadas e explicações narrativas para ilustrar o período histórico.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher uma ferramenta de edição de vídeo (iMovie, Adobe Spark, etc.).
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Os grupos devem pesquisar e roteirizar os principais eventos do segundo governo Vargas.
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Distribuir os papéis entre os membros do grupo: narradores, atores para dramatizações, editores de vídeo.
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Grave as cenas e compile tudo em um mini documentário.
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Apresentar o documentário para a turma ao final da atividade, explicando as cenas e a importância histórica dos eventos representados.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
Finalidade: Esta etapa visa consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos articulem suas compreensões e recebam diferentes perspectivas dos colegas, enquanto o feedback 360° promove um ambiente de crescimento contínuo e colaboração. Esta prática não apenas reforça o conteúdo histórico, mas também desenvolve habilidades sociais e de comunicação críticas para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Comece a discussão pedindo aos grupos para compartilharem brevemente suas experiências durante as atividades. Encoraje-os a destacar o que aprenderam sobre o 2º Governo Vargas, como os métodos digitais ajudaram nesse aprendizado e qualquer desafio que enfrentaram. Um roteiro sugerido pode incluir: Introdução da atividade que realizaram. Principais descobertas e aprendizados. Desafios enfrentados e como os superaram. Reflexão sobre como o uso de ferramentas digitais influenciou a compreensão do tema.
Reflexões
1. Como a criação do perfil de influenciador, jogo de tabuleiro ou documentário mudou sua compreensão sobre o segundo governo Vargas? 2. Quais foram as políticas mais impactantes de Vargas durante esse período, e por que você acha que elas foram importantes? 3. De que maneira a eleição democrática de Vargas afetou suas políticas e decisões comparado ao seu primeiro governo?
Feedback 360°
Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma rodada de feedback 360° dentro de seus grupos. Cada membro deve fornecer feedback construtivo sobre a contribuição dos colegas, destacando pontos fortes e sugerindo áreas para melhoria. Oriente os alunos a serem específicos e respeitosos em seus comentários. Por exemplo: Algo que você fez muito bem foi... Uma área onde você pode melhorar é... Algo que eu aprendi foi...
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e conectar os principais pontos discutidos durante a aula a contextos mais amplos e atuais. Ao resumir os conteúdos de maneira criativa e divertida, a conclusão facilita a fixação do conhecimento. Além disso, relacionar os temas históricos com a vida contemporânea ajuda os alunos a perceberem a relevância prática do que estudaram, promovendo um aprendizado mais significativo.
Resumo
Resumo: Para encerrar nossa jornada pelo 2º Governo Vargas, imagine-se no feed de um Instagram histórico. Postagem 1: ' Getúlio Vargas eleito democraticamente! Início de uma nova era política no Brasil' | Postagem 2: ' Criação da Petrobrás: Um marco na industrialização brasileira' | Postagem 3: ' Crise política e econômica abala o governo' ⚠️ | Postagem 4: ' Tragédia: Suicídio de Vargas emociona o país e muda os rumos da história' ️. Cada 'postagem' nos ajuda a visualizar e entender os eventos cruciais desse período.
No Mundo
No Mundo: A aula de hoje se conecta com o mundo atual ao nos lembrar que políticas públicas e decisões governamentais moldam a sociedade em diversos aspectos – econômicos, sociais e políticos. As redes sociais, como canais de comunicação e engajamento, nos mostram como líderes modernos compartilham suas ações e influenciam a opinião pública, muito semelhante a como Vargas teria feito se estivesse em nossa era digital.
Na Prática
Aplicações: Compreender o 2º governo Vargas ajuda os alunos a refletirem sobre a importância de eleições democráticas, a influência das políticas econômicas no desenvolvimento de um país, e o impacto de crises políticas nas lideranças e no povo. Isso se aplica diretamente ao nosso cenário atual, onde decisões governamentais continuam a afetar nosso cotidiano de diversas maneiras.