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Plano de aula de Crise de 1929: nos Estados Unidos da América e no Mundo: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Crise de 1929: nos Estados Unidos da América e no Mundo: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a Crise de 1929: Os estudantes devem ser capazes de entender o conceito e as características da Crise de 1929, bem como seu impacto nos Estados Unidos e no mundo. Eles devem ser capazes de identificar as principais causas e consequências dessa crise.

  2. Analisar o impacto da Crise de 1929: Os alunos devem ser capazes de analisar como a Crise de 1929 afetou a economia global, a política e a sociedade. Eles devem ser capazes de identificar e explicar as mudanças significativas que ocorreram como resultado dessa crise.

  3. Comparar a Crise de 1929 com outras crises econômicas: Os estudantes devem ser capazes de comparar a Crise de 1929 com outras crises econômicas, identificando semelhanças e diferenças. Eles devem ser capazes de discutir como as lições aprendidas com a Crise de 1929 podem ser aplicadas a crises econômicas posteriores.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo anterior: O professor começará a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos econômicos e históricos que são fundamentais para a compreensão da Crise de 1929. Isso incluirá uma revisão do conceito de capitalismo, a ascensão dos Estados Unidos como uma potência econômica e os fatores que contribuíram para o boom econômico da década de 1920. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor irá apresentar duas situações que envolvem a Crise de 1929 para incentivar o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. A primeira situação poderia ser: "Como você acha que a Crise de 1929 afetou a vida cotidiana das pessoas nos Estados Unidos?" A segunda situação poderia ser: "Quais foram as principais razões para a Crise de 1929 e por que ela se espalhou para o resto do mundo?" Os alunos serão incentivados a discutir essas perguntas em grupos pequenos antes de compartilhar suas respostas com a classe. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor irá contextualizar a importância do estudo da Crise de 1929, explicando como essa crise teve um impacto duradouro na economia global, na política e na sociedade. Ele pode mencionar, por exemplo, como a Crise de 1929 contribuiu para a ascensão do nazismo na Alemanha e para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ele também pode discutir como as políticas implementadas para lidar com a Crise de 1929 influenciaram as respostas do governo a crises econômicas subsequentes. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do tópico com curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a Crise de 1929. Por exemplo, ele pode mencionar que a crise começou com o colapso da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, mas que seus efeitos se espalharam rapidamente para o resto do mundo. Ou ele pode compartilhar a história de como a crise afetou a vida de pessoas comuns, como a Grande Depressão, a migração em massa de pessoas do Meio Oeste para outras partes do país em busca de emprego, e a criação do programa New Deal pelo presidente Franklin D. Roosevelt para tentar aliviar a pobreza e o desemprego. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Simulação de Bolsa de Valores (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor dividirá a classe em pequenos grupos (de preferência com 4 a 5 alunos em cada grupo). Cada grupo receberá uma quantidade inicial de "dinheiro" (pode ser papel-moeda ou fichas) e uma lista de ações de empresas que estavam ativas na década de 1920. O professor explicará que eles estarão simulando o mercado de ações antes e durante a Crise de 1929.

    • Atividade: Os alunos deverão pesquisar brevemente sobre as empresas listadas e decidir em quais ações eles gostariam de investir seu "dinheiro". Eles registrarão suas decisões e o valor de suas ações em um gráfico. Em seguida, o professor representará a queda repentina do mercado de ações, removendo aleatoriamente algumas ações do "mercado". Os alunos devem então calcular a perda de valor de suas ações e registrar as mudanças no gráfico.

    • Discussão e Reflexão: Após a simulação, os alunos discutirão as dificuldades enfrentadas, as lições aprendidas e as similaridades com a Crise de 1929. Eles também discutirão como a crise afetou não apenas os investidores, mas também a economia em geral e a vida das pessoas comuns.

  2. Debate sobre as Políticas Econômicas do New Deal (7 - 10 minutos):

    • Preparação: O professor dividirá a classe em dois grupos. Um grupo representará os defensores das políticas do New Deal, argumentando que essas políticas foram necessárias para combater a Crise de 1929. O outro grupo representará os críticos do New Deal, argumentando que essas políticas foram ineficazes ou até mesmo prejudiciais.

    • Atividade: Cada grupo terá um tempo pré-determinado para pesquisar e preparar seus argumentos. Em seguida, os grupos apresentarão seus argumentos, com a oportunidade de fazer perguntas e refutar os argumentos do grupo oposto.

    • Discussão e Reflexão: Após o debate, o professor facilitará uma discussão em toda a classe sobre as políticas do New Deal e seu impacto. Os alunos serão incentivados a refletir sobre como as políticas implementadas durante a Crise de 1929 podem informar as respostas do governo a crises econômicas atuais.

  3. Atividade de Jogo de Tabuleiro da Grande Depressão (5 - 7 minutos):

    • Preparação: O professor apresentará a atividade como um jogo de tabuleiro que retrata a vida durante a Grande Depressão. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tabuleiro, cartões de eventos e marcadores de jogador.

    • Atividade: Em seu turno, os jogadores lançarão um dado e moverão seu marcador pelo tabuleiro. Eles então pegarão um cartão de evento e seguirão as instruções. Os eventos podem incluir a perda de um emprego, a necessidade de pedir ajuda a um parente, a possibilidade de ganhar um pequeno prêmio em dinheiro, etc. O objetivo é sobreviver à Grande Depressão com a maior quantidade possível de "dinheiro" (pontos).

    • Discussão e Reflexão: Após o jogo, os alunos discutirão as dificuldades enfrentadas pelos jogadores e as semelhanças com a vida real durante a Grande Depressão. Eles também discutirão como a Crise de 1929 e a Grande Depressão afetaram a economia, a política e a sociedade, e como essas experiências podem informar as respostas à crise econômica atual.

Estas atividades proporcionarão aos alunos uma compreensão mais profunda e uma apreciação do impacto da Crise de 1929 na economia global, na política e na sociedade. Além disso, elas promoverão habilidades de pensamento crítico, colaboração e comunicação.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor organizará uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as principais conclusões ou soluções que chegaram durante as atividades.
    • O professor incentivará os alunos a fazer conexões entre as soluções propostas e as situações reais da Crise de 1929, estimulando, assim, a reflexão sobre a aplicação prática do conhecimento adquirido.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor fará um resumo das atividades, destacando os principais conceitos teóricos que foram aplicados.
    • Ele reforçará a importância desses conceitos, explicando como eles ajudam a entender a Crise de 1929 e a formular possíveis soluções para crises econômicas semelhantes.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Finalmente, o professor pedirá aos alunos que reflitam silenciosamente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após esse minuto de reflexão, o professor dará a oportunidade para que alguns alunos compartilhem suas respostas com a classe.
    • O professor encorajará os alunos a continuarem refletindo sobre essas perguntas após a aula, incentivando o estudo autônomo e a curiosidade.

Este Retorno permitirá ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema da aula, identificar quaisquer áreas de confusão e fornecer feedback imediato. Além disso, ele ajudará a consolidar o aprendizado e a promover uma abordagem reflexiva e crítica para o estudo da História.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele reforçará a definição e as causas da Crise de 1929, o impacto dessa crise na economia global e as políticas implementadas para tentar lidar com ela. Ele também recapitulará as principais conclusões tiradas das atividades práticas, enfatizando a importância do pensamento crítico e da compreensão do contexto histórico.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor explicará como a aula conectou a teoria (o estudo dos eventos históricos e econômicos) à prática (as atividades de simulação e debate) e às aplicações (a reflexão sobre as lições da Crise de 1929 para crises econômicas atuais). Ele destacará como essas conexões ajudam os alunos a entender não apenas o que aconteceu na Crise de 1929, mas também por que e como isso aconteceu.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugerirá alguns materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento da Crise de 1929. Isso pode incluir livros, documentários, artigos de periódicos e sites educacionais. Ele também pode sugerir tópicos relacionados para pesquisas futuras, como a Grande Depressão, o New Deal, ou outras crises econômicas.

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto): Finalmente, o professor resumirá a importância do estudo da Crise de 1929 para o dia a dia dos alunos. Ele explicará como o entendimento das causas e consequências das crises econômicas passadas pode informar as respostas do governo e das empresas a crises atuais. Ele também pode discutir como a compreensão da Crise de 1929 pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos informados e críticos, capazes de entender e avaliar as notícias e discussões sobre a economia.

A Conclusão da aula proporcionará aos alunos um resumo claro e conciso do que foi aprendido, ao mesmo tempo que os encoraja a continuar explorando o tópico por conta própria. Além disso, ela ajudará os alunos a ver a relevância do conteúdo aprendido para suas vidas e para o mundo ao seu redor.

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